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Enviado: Qui Set 21, 2006 12:27 pm
por luis F. Silva
Das 3 Dealey (classe Pereira da Silva) construidas em Portugal nos anos 60 para serviço a norte do Trópico de Cancer, foram 2 lá e uma na LISNAVE

Rui, permita-me uma correcção. Duas Dealey foram construidas na Lisnave, e a Alm. Magalhães Correia nos ENVC. O navio reabastecedor S. Gabriel, e mais os seguintes:
Argos MINISTÉRIO DA MARINHA Portugal 1963
Dragão MINISTÉRIO DA MARINHA Portugal 1963
Escorpião MINISTÉRIO DA MARINHA Portugal 1963
Pegaso MINISTÉRIO DA MARINHA Portugal
Brava GOV. U.S.A. U.S.A. 1956
Fogo GOV. U.S.A. U.S.A. 1957

Enviado: Seg Out 09, 2006 7:00 am
por P44
http://www.scheldeshipbuilding.com/products.html#


The design of the Karel Doorman class reflects the increasing priority that the Royal Netherlands Navy gives to survivability. Designed to reduce the Radar, Under Water Noise, Infra-Red and magnetic signatures the ships have an extensive NBCD arrangement.The hull design is based on extensive research into seakeeping and propulsion, giving high sustained speed in seaway and a wide weather window for helicopter operation. Equipped with a rudder roll stabilising system.Highly automated in machinery control and C³I systems the class has a characteristically low manning level. International interest in the M-frigates as well as changes in the Royal netherlands Navy prompted the sale of two frigates each to Chile, Belgium and Portugal.

New names are:

F827 Leopold 1 Belgium
F829 Louise Marie Belgium
F830 Almirante Riveros Chile
F832 Almirante Blanco Encalada Chile
F833 Unknown Portugal
F834 Unknown Portugal

Enviado: Seg Out 09, 2006 7:06 am
por P44
da LUSA


PORTUGAL Indústria/Defesa: Marinha ultima compra de duas fragatas à Holanda

Lisboa, 06 Out (Lusa) - A Marinha está a ultimar a compra à Holanda de duas fragatas da Classe M, de modo a que as duas "João Belo" que restam possam ser substituídas em 2008, revelou hoje fonte oficial do ramo à Lusa.

De acordo com o porta-voz da Marinha, deverá ser assinado ainda este mês o contrato para aquisição dos dois navios de escolta e protecção, um programa de reequipamento que tem uma verba de 220 milhões de euros inscrita na última revisão da Lei de Programação Militar (LPM).

Portugal esteve em vias de adquirir a "custo zero" as fragatas Classe M aos Estados Unidos, duas Oliver Hazard Perry, da década de 80, negócio que chegou a ser aprovado pelo Congresso norte-americano em 2004.

O Ministério da Defesa previa então usar a verba inscrita na LPM para recuperar a capacidade de navegação e armar as duas fragatas norte-americanas, actualmente inutilizadas.

Mas, segundo a mesma fonte, a Marinha holandesa colocou entretanto à venda dois navios mais modernos, da década de 90, que usam o mesmo tipo de tecnologia que as fragatas Meko, classe Vasco da Gama.

"Equacionou-se a hipótese e verificou-se que era a mais adequada - enquanto que as Perry obrigavam a modernização para torná- las seguras e aptas a combater, estas são chave-na-mão, estão a funcionar, e usam uma tecnologia semelhante à das Vasco da Gama", afirmou à Lusa o Comandante Brás de Oliveira.

Dado que a tecnologia (STACOS - Tactical Command and Control System, de fabrico holandês) é a mesma que a das Vasco da Gama, a Marinha espera diminuir gastos, porque passa a ter uma só cadeia logística para as fragatas das duas classes, além de ter maior coordenação e eficiência operacional.

"Coloca-nos uma geração acima das Vasco da Gama, e recebemos navios mais modernos e com características que as tornam facilmente adaptáveis ao sistema de forças existente", adianta.

Caso se confirme a assinatura do contrato este mês, a primeira fragata deverá ser entregue no início de 2008, e a outra no final, com "um desfasamento de seis meses entre ambas".

Entretanto, as duas João Belo ainda operacionais - NRP João Belo e Sacadura Cabral - já foram vistoriadas por uma delegação da Marinha do Paquistão, e estão actualmente em curso negociações tendo em vista a venda dos dois navios.

O Paquistão possui fragatas da mesma classe, da década de 60, mas com equipamento de comunicações e sistema de combate de qualidade inferior.
As duas outras fragatas da classe João Belo - NRP Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo - estão actualmente inutilizadas, não se prevendo a sua recuperação.

O programa de reequipamento da Armada prevê também a aquisição dos dois submarinos (900 milhões de euros), que já foi concretizada, devendo o primeiro ser entregue em 2009.

Está ainda prevista a aquisição de 12 navios-patrulha aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, para vigilância costeira e combate à poluição



nota: Onde está escrito "Paquistão", ler "Uruguai" :wink:

Enviado: Seg Out 09, 2006 8:52 am
por Luís Henrique
Ótima aquisição.

São essas que o Rui propunha para o Brasil...??

Pelo visto, ja foram. Mas pelo menos para um país irmão. :wink:

Enviado: Seg Out 09, 2006 9:55 am
por P44
Luís Henrique escreveu:Ótima aquisição.

São essas que o Rui propunha para o Brasil...??

Pelo visto, ja foram. Mas pelo menos para um país irmão. :wink:


Oi Luis

Pois, esperemos que sim... :wink:

Eu acho que o Rui se referia ás OHPs
http://en.wikipedia.org/wiki/Oliver_Haz ... ss_frigate

mas de qualquer modo os Holandeses ainda têm 2 KD, que deverão provavelmente ser vendidas ainda...o Brasil bem que podia tentar aproveitar!

Ships
Karel Doorman (F827) - commissioned 1991 (sold to Belgium as Leopold I in 2005).
Willem Van Der Zaan (F829) - commissioned in 1991 (sold to Belgium as Louise-Marie in 2005).
Tjerk Hiddes (F830) - commissioned in 1991 (sold to Chile as Almirante Riveros in 2004).
Van Amstel (F831) - commissioned in 1993.
Abraham Van Der Hulst (F832) - commissioned in 1993 (sold to Chile as Blanco Encalada in 2004).
Van Nes (F833) - commissioned in 1994.
Van Galen (F834) - commissioned in 1994.

Van Speijk (F828) - commissioned in 1995.


http://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Door ... ss_frigate

se se confirmar a F833 e a F834, a Holanda ainda fica com a F831 e a F828.

Pelo que sei os planos da Holanda são ficar com as 4 Fragatas LCF De Zeven Provincen + 4 corvetas.

Enviado: Seg Out 09, 2006 10:41 am
por P44
o "Jornal da Madeira" (saudações, Paisano! 8-] ) tb noticiou a compra das Fragatas:

http://www.jornaldamadeira.pt/not2005.p ... p=0&sdata=

Jornal da Madeira :: Nacional


Para que as duas \'João Belo\' que restam possam ser substituídas em 2008
Marinha ultima compra à Holanda de duas fragatas


A Marinha ultima a compra de duas fragatas da Classe M, à Holanda, de modo a que as duas "João Belo" que restam possam ser substituídas em 2008, revelou, ontem, fonte oficial do ramo à Lusa.
Segundo o porta-voz da Marinha, deverá ser assinado ainda este mês o contrato para aquisição dos dois navios de escolta e protecção, um programa de reequipamento que tem a verba de 220 milhões de euros inscrita na última revisão da Lei de Programação Militar (LPM).
Portugal esteve prestes a adquirir a "custo zero" as fragatas aos Estados Unidos da América, duas Oliver Hazard Perry, da década de 80, negócio que chegou a ser aprovado pelo Congresso dos EUA.
O Ministério da Defesa previa, então, utilizar a verba inscrita na LPM para recuperar a capacidade de navegação e armar as duas fragatas norte-americanas, actualmente inutilizadas, mas, segundo a mesma fonte, a Marinha holandesa colocou, entretanto, à venda dois navios mais modernos, da década de 90, que usam o mesmo tipo de tecnologia que as fragatas Meko, classe Vasco da Gama.
"Enquanto que as Perry obrigavam a modernização para torná-las seguras e aptas a combater, estas são chave-na-mão, estão a funcionar, e usam uma tecnologia semelhante à das Vasco da Gama", afirmou o comandante Brás de Oliveira.
Por a tecnologia (STACOS - Tactical Command and Control System, de fabrico holandês) ser a mesma da das Vasco da Gama, a Marinha espera diminuir gastos, por via de uma só cadeia logística para as fragatas das duas classes, e obter maior coordenação e eficiência operacional.
Sendo o contrato assinado este mês, a primeira fragata deverá ser entregue no início de 2008 e a outra, no final.

Enviado: Seg Out 09, 2006 12:41 pm
por Jose Matos
É realmente uma grande notícia. Ainda bem que não nos metemos no negócio das OHP.

Um abraço


Enviado: Qua Out 11, 2006 4:58 am
por P44
Imagem

Enviado: Qua Out 11, 2006 5:20 am
por manuel.liste
Con tres Vasco de Gama y dos Karel Doorman, la Marinha portuguesa está bien servida. No veo la razón de los lamentos... :wink:

Enviado: Qua Out 11, 2006 5:32 am
por P44
manuel.liste escreveu:Con tres Vasco de Gama y dos Karel Doorman, la Marinha portuguesa está bien servida. No veo la razón de los lamentos... :wink:


Olá Manuel

Os lamentos são só por causa de, até vermos tudo "preto no branco", estarmos de pé atrás....

As desilusões têm sido muitas percebes? :wink:

Enviado: Qua Out 11, 2006 5:40 am
por Rui Elias Maltez
PORTUGAL Indústria/Defesa: Marinha ultima compra de duas fragatas à Holanda

Lisboa, 06 Out (Lusa) - A Marinha está a ultimar a compra à Holanda de duas fragatas da Classe M, de modo a que as duas "João Belo" que restam possam ser substituídas em 2008, revelou hoje fonte oficial do ramo à Lusa.

De acordo com o porta-voz da Marinha, deverá ser assinado ainda este mês o contrato para aquisição dos dois navios de escolta e protecção, um programa de reequipamento que tem uma verba de 220 milhões de euros inscrita na última revisão da Lei de Programação Militar (LPM).


Uma luz ao fundo do túnel, finalmente. :D

E como refere a notícia, uma boa compra, já que as KD estão em funcionamento, são ligeiramente mais novas que as 3 fragatas da classe Vasco da Gama, têm omesmo padrão das 3 VdG e não como as 2 OHP que precisariam de grandes reformas para voltarem a navegar.

Apenas 2 observações relativamente à notícia:

900 milhões de euros pelo 2 submarinos é muito mais do que os inicialmente anunciados 700 milhões.

Será que assim é, ou será erro da notícia?

Outra coisa será o custo das 2 KD, agora avaliado nos 220 milhões, em vez dos primeiramente anunciados 240 milhões.

Enviado: Qua Out 11, 2006 5:44 am
por manuel.liste
Percebo, percebo :D

O que nao percebo é a raçao pela qual o contrato será assinado este mês, e a primeira unidade nao será entregue até o 2008. Seguen a ter raçoes para a desconfiança :!:

Enviado: Qua Out 11, 2006 5:45 am
por Rui Elias Maltez
Luís Henrique:

Como o P44 já referiu, as fragatas que eu sugeriria para o Brasil, para num primeira fase ter capacidade de defesa aérea, já que a MB possui navios de projecção, seriam, de facto as OHP americanas e eventualmente as 2 OHP da classe Adelaide, australianas que segundo consta esse país quer vender, já que as KD pra a MB não representariam grandes acrescentos à vossa capacidade já assegurada pela existência das 6 Niteroi.

A única vantagem seria serem mais novas, já que as KD são dos anos 90, e as Niterói são dos anos 70, não obstante a recente modernização a que foram sujeitas recentemente.

Enviado: Qua Out 11, 2006 6:14 am
por P44
manuel.liste escreveu:Percebo, percebo :D

O que nao percebo é a raçao pela qual o contrato será assinado este mês, e a primeira unidade nao será entregue até o 2008. Seguen a ter raçoes para a desconfiança :!:


Bom, eu faço comparação com o tempo de entrega para o Chile e a Bélgica, e parece-me sensivelmente o mesmo...

Tal deve-se ao facto segundo tenho lido, de que as fragatas são submetidas a uma "grande revisão" antes de serem entregues aos novos donos...

http://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Door ... ese_Navies

In 2004 two ships, Tjerk Hiddes and Abraham van der Hulst were sold to Chile and renamed Almirante Riveros (FF18) and Blanco Encalada (FF15) respectively. Blanco Encalada commissioned into the Chilean Navy on 16. December 2005, with Almirante Riveros to be commissioned in April 2007
.
:arrow: Como vês o Chile ainda não recebeu a segunda...

On 20. July 2005, the Belgian government decided to buy two of the remaining six Dutch M-class frigates to replace the two remaining frigates of the Wielingen class (Wielingen and Westdiep) currently in service with the Belgian Navy, which in turn might be sold to Bulgaria. On 21. December 2005, Karel Doorman and Willem van der Zaan were sold to Belgium and renamed Leopold I (F930) and Louise-Marie (F931) respectively. They will be recommissioned between 2007- 2008.

:arrow: Os Belgas assinaram contrato em finais de 2005 e tb só devem receber a 1ª em 2007

Portanto eu faço, assim contas redondas, DOIS ANOS entre a assinatura do contrato e a entrega, portanto se o contrato fôr assinado agora, e a entrega da 1ª em 2008, até bate certo... :wink:

:shock: Fiquei surpreendido foi porque parece que vamos ficar com 2 das mais recentes, a F833 e a F834 (isto retirado do SITE OFICIAL do construtor, a SHELDE...ver post mais atrás...)

Sempre pensei que levássemos a F831 e a F833

A Holanda portanto ainda ficará com a F831 e a F828

(não sei se o facto de não nos venderem a F831 se deverá ao facto de esta estar em missão nas Antilhas Holandesas...o que por outro lado pode ser um BOM sinal, isto é, não vão esperar pelo regresso dela, o que talvez "apresse" as coisas...!!!!)
(isto é especulação minha)

Enviado: Qua Out 11, 2006 6:21 am
por Rui Elias Maltez
Segundo as negociações que (esperemos) levem à assinatura, as fragatas antes de serem entregues aos países compradores, serão completamente revistas, preparadas em termos de navegabilidade, sistemas de armas, electrónicas e etc, e até pintadas já e com o numeral e nome do navio.

Ou seja:

Será de esperar que quando em 2008 chegarem ao Tejo, já venham pintadas e com o numeral e nome que entretanto a MP lhes der.

Por mim, proponho:

NRP Diogo Cão
NRP Bartolomeu Dias