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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 5:30 pm
por FIGHTERCOM
Equipes de resgate encontram mais 4 corpos do AF 447

RECIFE/PARIS (Reuters) - Mais quatro corpos foram encontrados pelas equipes de resgate que trabalham nas buscas pelo Airbus A330 que desapareceu no domingo passado quando fazia o voo AF 447 da Air France com 228 pessoas a bordo. Agora, já são seis os corpos localizados.

A Marinha informou ter encontrado mais três corpos neste domingo e a França disse que um helicóptero operando de uma de suas fragatas navais achou outro corpo do pior desastre aéreo desde 2001.

Investigadores estão considerando a possibilidade de os sensores de velocidade do A330 terem congelado, e a Air France informou no final do sábado que está acelerando a substituição desses componentes em todos os aviões Airbus de sua frota que fazem voos de longa duração.

"Após intensa atividade noturna, mais três corpos foram localizados nesta madrugada", disse neste domingo o capitão Giucemar Tabosa Cardoso, da assessoria de imprensa da Marinha.

Segundo ele, os três corpos foram transferidos para a fragata Constituição, que já levava os dois cadáveres do sexo masculino encontrados no sábado.

A fragata teve de fazer um retorno para buscar os outros três corpos resgatados pelas equipes brasileiras e, por isso, só chegará a Fernando de Noronha na segunda-feira. Lá, os corpos passarão por uma catalogação inicial e depois serão transportados para o Recife para a identificação. Inicialmente, os dois primeiros corpos encontrados chegariam ao Recife no domingo.

"Não há ainda uma previsão de quando esses corpos chegarão ao Recife", disse o assessor da Marinha.

O Instituto Médico Legal (IML) do Recife já se prepara para receber os corpos. A polícia isolou as ruas de acesso ao edifício do IML para evitar tumultos no local.

Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Aeronáutica, outros corpos estão sendo avistados pelos navios e deverão ser recolhidos nas próximas horas. No início da noite, um novo balanço deve ser divulgado.

"Centenas de itens estão sendo localizados e estão sendo armazenados a fim de serem dados os devidos destinos a todo esse material", disse a jornalistas o tenente-coronel Henry Munhoz, da assessoria de imprensa da FAB.

De acordo com o assessor da Marinha, a fragata reportou "que estaria navegando em um mar de destroços".

Munhoz destacou que a FAB e a Marinha deixarão de divulgar detalhes sobre os objetos que estão sendo recolhidos dos passageiros da aeronave, que desapareceu sobre o Oceano Atlântico depois de decolar do Rio de Janeiro rumo a Paris.

"Pegamos, relacionamos todo esse material e apresentamos aos familiares. Se eles desejarem, eles comunicam à imprensa o que foi localizado", disse o assessor da FAB. "O que a gente não quer é criar uma tensão maior e um sofrimento maior a essas famílias que estão apreensivas."

Os corpos e os destroços estão sendo recolhidos por botes ou por içamento. De acordo com a FAB, a análise dos pedaços do avião será responsabilidade dos franceses.

"Os destroços da aeronave estarão à disposição das autoridades francesas aqui em Recife para o fim que eles acharem melhor para esses itens", comentou Munhoz.

A previsão do tempo para este domingo em toda a região das buscas é desfavorável para o cumprimento das missões das aeronaves, devido à redução de visibilidade e às formações meteorológicas.

Além dos cinco navios da Marinha do Brasil que se encontram na região, as buscas passaram a contar no domingo com a fragata Ventose, da Marinha francesa. No ar, as buscas são feitas com 12 aeronaves brasileiras e duas da França.

O voo AF 447 tinha 216 passageiros de 32 nacionalidades, incluindo sete crianças e um bebê. Segundo a Air France, 61 eram franceses, 58 brasileiros e 26 alemães. Dos 12 tripulantes, um era brasileiro e os demais franceses.
http://noticias.br.msn.com/especial/voo ... d=20299151


Abraços,

Wesley

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 5:49 pm
por FIGHTERCOM
Voo 447 da Air France

Vale como recordação, quando Armas de Guerra são usadas por um bem maior.


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Abraços,

Wesley

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 6:02 pm
por PRick
Pelo tamanho das partes encontradas, o A-330 se fragmentou em pleno ar pelo jeito, chegando já aos pedaços na superfície do mar. Portanto, me parece que só existem duas hipóteses, uma explosão ou fragmentação por forças g´s, ou mesmo ambos eventos somados.

Para aqueles que não sabem, uma turbulência pode arrancar ou danificar de forma fatal estabilizadores e lemes de uma aeronave. Tudo depende da soma dos fatores envolvidos e as atitudes da tripulação, afinal um avião desse porte não é um caça, se perder a estabilidade de forma rápida e radical a célula não aguenta.

[]´s

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 7:14 pm
por Slip Junior
Paris, 06 June 2009 - 23:09 local time

Press release N° 12

Update on anemometric sensors

Following the many questions which have appeared in the media on the issue of the Pitot probes in its fleet (the Pitot probe is an instrument which measures the air speed of the aircraft), Air France wishes to make the following clarifications:

1) Malfunctions in the Pitot probes on the A 320 led the manufacturer to issue a recommendation in September 2007 to change the probes. This recommendation also applies to long-haul aircraft using the same probes and on which a very few incidents of a similar nature had occurred.

It should be noted that a recommendation from the manufacturer gives the operator total freedom to apply the corresponding guidelines fully, partially or not at all. Should flight safety be concerned, the manufacturer, together with the authorities, issues a mandatory service bulletin followed by an airworthiness directive (AD).

The recommendation to change the probes was implemented by Air France on its A320 fleet where this type of incident involving water ingress had been observed. It was not implemented on the A340/330s as no such incidents had been noted.

2) Starting in May 2008 Air France experienced incidents involving a loss of airspeed data in flight, in cruise phase on A340s and A330s. These incidents were analysed with Airbus as resulting from pitot probe icing for a few minutes, after which the phenomenon disappeared. Discussions subsequently took place with the manufacturer. Air France asked for a solution which would reduce or eliminate the occurrence of these incidents. In response to these requests, the manufacturer indicated that the probe model recommended for the A320 was not designed to prevent such incidents which took place at cruise levels, and reiterated the operational procedures well-known to the crews.

In the first quarter of 2009 laboratory tests suggested, however, that the new probe could represent a valuable improvement to reduce the incidence of high altitude airspeed discrepancy resulting from pitot probe icing, and an in service evaluation in real flight conditions was proposed by Airbus. Without waiting for the in service evaluation, Air France decided to replace all its probes and the programme was launched on 27 April 2009.

Without making any assumptions as to a possible link with the causes of the accident, Air France speeded up this programme and reminded its pilots of the current instructions issued by the manufacturer to cope with the loss of airspeed data.


http://alphasite.airfrance.com/s01/?L=1 (Obs.: o site também apresenta a nota em português mas o mesmo está com alguns erros de tradução então prefiri postar aqui a nota em inglês mesmo)

Essa nota de ontem ajuda a explicar um pouco a questão de boletins de serviço e diretrizes de aeronavegabilidade que eu abordei no meu post anterior nesse tópico.

Hoje li a revista Aeromagazine desse mês e a reportagem "Solução Tardia" (que fala sobre a questão do alerta de ajuste de manete no pouso no A320 que foi um fator contribuinte para o acidente com a aeronave da TAM em 2007) que também fala sobre esse tipo de questão.

A reportagem é boa mas o autor cometeu alguns erros como quando fala que "o recall torna-se apenas obrigatório quando a autoridade do país fabricante decide fazê-lo" (na verdade, o negócio é meio diferente. Exemplificando com o caso da Airbus que é francês e, portanto, tem como autoridade primária a EASA: se a EASA emitir uma DA para um Airbus, essa se torna obrigatória também no Brasil devido ao disposto no RBHA 39.15(b)(2), mas isso não impede que o Brasil emita uma DA para aeronaves Airbus independente de sua emissão pela EASA. Além disso, é importante mencionar que ao contrário do que a reportagem afirma, nem todos os países adotam as AD's emitidas pela autoridade primária. Em alguns países é necessário a emissão de uma DA pela autoridade local que "acoberte" uma DA da autoridade primária) e também quando fala que "o RBHA 39 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica) que define os requisitos para que uma DA (Diretriz de Aeronavegabilidade) seja classificada como de "Cumprimento Obrigatório"" (a informação não está exatamente incorreta pois, ao contrário do que o texto parece sugerir, todas as DA's são de cumprimento obrigatório). Apesar desses erros e de um certo exagero em algumas declarações, recomendo a leitura para quem tiver interesse em entender um pouco melhor como funciona a segurança (safety) na aviação civil.

Apenas para finalizar, eu vejo aqui muita gente postando notícias de sites de notícias mas muito poucas postando as notas oficiais disponibilizadas nos sites dos principais envolvidos (principalmente FAB e Air France que emitem rotineiramente atualizações sobre o caso em seus sites) e, sinceramente, acho muito mais interessante pegar a nota diretamente da fonte pois muitos jornais acabam se embananando (por falta de conhecimento ou por simples má fé) na hora de 'traduzir' as notas oficiais para seus leitores.

Abraços

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 7:47 pm
por FIGHTERCOM
Brazil: Bodies, Bag From Doomed Air France Jet




Abraços,

Wesley

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 7:53 pm
por RenaN
Marinha resgata 17 corpos do acidente com Airbus; outros são avistados
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Colaboração para a Folha Online

Atualizado às 19h25.

Os comandos da Aeronáutica e da Marinha informaram neste domingo que foram resgatados 17 corpos de passageiros que estavam a bordo do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo passado (31) após decolar do Rio com destino a Paris, foram resgatados. Dois foram resgatados ontem, e 15 hoje. Outros corpos já estão sendo avistados

Dos corpos, nove foram resgatados pela Marinha brasileira e oito pela Marinha francesa, que auxilia nas buscas com a fragata Ventuse.

Os resgatados pela Marinha brasileira estão a caminho de Fernando de Noronha, para depois seguirem para Recife, onde serão feitos os exames de identificação. Desses nove, quatro são masculinos, quatro femininos e um ainda não foi identificado.

Segundo a Aeronáutica, ainda foram encontrados dezenas de destroços e do avião acidentado. A maior parte está localizada a cerca de 1.150 km de Recife.

Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de ocupantes do voo 447
Veja onde conseguir informações sobre o voo

As buscas estão sendo feitas por 14 aviões, sendo 12 brasileiros e dois franceses, além de seis navios, sendo cinco brasileiros e um francês, a fragata Ventuse, que se incorporou à operação hoje.

As duas aeronaves francesas (Falcon 50 e Atlantic Rescue D) permanecem colaborando com as missões de busca.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 7894.shtml

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 8:19 pm
por Skyway
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Dom Jun 07, 2009 11:24 pm
por JOSE CARNEIRO
Brasileiro escreveu:Só uma curiosidade minha...

Em que parte de um avião como esse Airbus fica localizada a Caixa-preta?



abraços]

Em 2003, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam ser compostas de no mínimo 2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”, um grupo deveria ficar próximo ao cockpit e o outro o mais longe possível.
Em 2008, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam utilizar sistemas rígidos de gravação (tipo cartão de memória), no lugar das fitas magnéticas e ampliou o número de informações mínimas que deveriam ser gravadas nos equipamentos.
De não me engano, o modelo A300-200 conta com três pares redundantes de caixas-preta. Um próximo ao cockpit, um na altura das asas e outro no fim da aeronave, considerada a região mais resistentes a acidentes.
Quanto a busca do equipamento submerso, após contato com a água ele inicia emissão acústica automática na freqüência 37,5 KHz, cujo alcance é cerca de 4.267 metros.
Acredito que apesar de difícil, não é tão improvável a localização de um par, ainda mais com a presença de navios e um submarino equipados com sistemas adequados.

Abs

José Carneiro

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 1:32 am
por Bolovo
Erva + Bob Marley =

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Antes que falem que é FAKE, mi tengo pruevas!!!!

http://jbonline.terra.com.br/pextra/200 ... 612092.asp


Como tem asno nesse mundo!

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 1:37 am
por Skyway
A "melhor" parte é essa: Para alguns estudiosos....

Estudiosos???????? [018]

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 2:53 am
por Bolovo
máquinas lindas

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Brazilian Air Force's BlackHawk awaits its turn for take off as aircraft C-105 is seen in the background at Fernando de Noronha island, 545 km east Recife, Brazil, 07 June 2009, where the military recovery operations from Air France flight 447 are supervised. Brazilian search crews on 06 June 2009 retrieved the first bodies from a crashed Air France plane in the Atlantic. The Air France's Airbus A330-200 vanished in the Atlantic Ocean with 228 people on board while flying between Rio de Janeiro and Paris

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 8:54 am
por wagnerm25
Skyway escreveu: Imagem
Não sei se minha percepção está correta, mas parece que o terço inferior deste pedaço foi "dobrado" de dentro para fora como se fosse uma folha de papel. Isso não poderia indicar uma explosão?

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 9:53 am
por DELTA22
wagnerm25 escreveu:Não sei se minha percepção está correta, mas parece que o terço inferior deste pedaço foi "dobrado" de dentro para fora como se fosse uma folha de papel. Isso não poderia indicar uma explosão?
Não sei. Acho que ainda não se sabe bem o esforço aerodinâmico pelo qual o A-330 passou...

[]'s.

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 10:20 am
por Bourne
Skyway escreveu:A "melhor" parte é essa: Para alguns estudiosos....

Estudiosos???????? [018]
De qualquer forma acharam os pedaços do avião e um monte de corpos. Portanto, a tese do buraco negro pode ser descartada. Mas o avião pode ter sido abdusido e recolocado num lugar próximo. [040] [098] [099] [085] [101]

Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro

Enviado: Seg Jun 08, 2009 11:16 am
por Skyway
A cena que todos sabiam que iriam ver:

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