TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38941 Mensagem por ninjanki » Qui Abr 15, 2010 3:36 pm

Claudio Xavier escreveu:Fonte: http://www.aereo.jor.br/
EDITORIAL - F-X2: decisão não está em boas mãos

Secretaria escolhida por Jobim para dar parecer final não possui competência necessária para decidir qual é a melhor proposta

Em janeiro deste ano a COPAC (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate) encaminhou ao ministro da Defesa Nelson Jobim o seu parecer final sobre os três concorrentes do programa F-X2. Este, por sua vez, deveria recomendar ao presidente a convocação do CDN (Conselho de Defesa Nacional) para a tomada da decisão final.
O CDN é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático. É ali que o presidente houve seus integrantes para decidir sobre os assuntos em pauta. Foi assim que, no passado, diversos outros programas de aquisição de material militar foram decididos. Só como exemplos da FAB temos a programa P-X e o programa CL-X.
No entanto, em um movimento único na história da aquisição de aeronaves no país, o Ministro Jobim decidiu alterar as “regras do jogo” e solicitou um novo parecer de um órgão que não possuísse vínculos com todo o processo de escolha. Por decisão própria o ministro encaminhou o assunto à Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) do Ministério da Defesa.
É importante destacar quais são as competências e as atribuições da SELOM. Conforme informado pelo próprio MinDef, temos o seguinte:
Competências
A Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM), órgão específico e singular do Ministério da Defesa, que trata dos assuntos relativos às diretrizes gerais para a Logística e a Mobilização Militares e para a Ciência e Tecnologia do interesses das Forças Armadas.
Atribuições da Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia:
• Formular e supervisionar a Política de Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas;
• Formular a Política de Mobilização Nacional;
• Estabelecer diretrizes gerais para a logística e a mobilização militares;
• Supervisionar o Programa de Mobilização Nacional;
• Formular e supervisionar a Política Nacional de Exportação de Produtos de Defesa;
• Estabelecer as diretrizes para a fiscalização de produtos de defesa;
• Fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, a produção e a exportação em áreas de interesse da defesa;
• Exercer o controle da exportação de material bélico de natureza convencional;
• Coordenar as atividades relativas ao Serviço Militar; e
• Coordenar a participação das Forças Armadas nas atividades relacionadas com desenvolvimento nacional.
Áreas de interesse
• Mobilização Militar
• Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas
• Indústria de Defesa Nacional
• Serviço Militar
• Cartografia militar e Aerolevantamento Nacional
• Catalogação de Materiais
A SELOM por sua vez está estruturada em quatro departamentos conforme organograma do próprio ministério. Cada um dos departamentos é ocupado por um oficial general de três estrelas. Dependendo do departamento este oficial pode ser da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Cabe destacar que nenhum destes departamentos possui experiência, conhecimento ou competência para lidar com todas as informações constantes no relatório do COPAC.
Quem comanda a SELOM
O General Elito possui um currículo brilhante, destacando-se o Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé/AM), Comando da 6ª Região Militar (Salvador), Force Commander das Forças de Paz, no Haiti e Comando Militar do Sul.
Após deixar o Comando Militar do Sul, o General Elito assumiu em dezembro de 2008 o cargo de secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM). O comando desta secretaria é ocupado por um oficial general de quatro estrelas, geralmente do Exército (general-de-exército).
Mesmo com o seu currículo brilhante e seus subordinados de alto nível, nem o general Elito e nem a estrutura de sua secretaria possuem os conhecimentos e os instrumentos necessários para avaliar os concorrentes do programa F-X2.
Bela porcaria de editorial. A SELOM não existe para refazer o trabalho da COPAC, tampouco para interpretar TODO o trabalho da COPAC. As perguntas feitas pelo NJ à cada secretaria consultada se focaram em aspectos específicos do relatório, e para ser mais claro, a SELOM analisou somente a adequação das propostas aos objetivos e princípios descritos na END, que é a referência mor para as políticas de compras das forças armadas, principalmente nas questões de desenvolvimento de tecnologia e ToTs(que é sua atribuição, que estranho não?). Em nenhum momento o NJ falou que o relatório foi "reinterpretado", refeito ou substituido por outro melhor. Tem gente que ainda não entendeu que, por mais que a COPAC seja abrangente, agora eles não tem mais todas as peças do jogo, nem sua análise pode ser considerada suficiente e de forma isolada para a tomada de decisão.

Allan

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#38942 Mensagem por Skyway » Qui Abr 15, 2010 3:38 pm

:wink:

Mas vai tentar explicar isso lá... :roll:

AD ASTRA PER ASPERA
Booz
Sênior
Sênior

#38943 Mensagem por Booz » Qui Abr 15, 2010 3:56 pm

Sinceramente, não sei o que ´emais angustiante:

1) Um alcáide que faz um vôo turístico e crê que a soberania de São Bernardo do Campo está ameaçada se não for comprado o avião "x".
2) A espera que provoca este festival incomensurável e estapafúrdio de besteiras, maliciosas ou não, que se transformou os gritos nos jornais dos naufragos da nave dos desesperados.

3) Ou, OU, ter minha sacrossanta "senhoura" de carranca fechada (só esta semana já levei três cascudos [011] ), atrás de mim e eu tentando explicar-lhe que as assinaturas do Edu, do Midnight e do biquini na bundinha fazem parte da END [018]

Imagem
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#38944 Mensagem por Edu Lopes » Qui Abr 15, 2010 4:03 pm

jp escreveu:Sinceramente, não sei o que ´emais angustiante:

3) Ou, OU, ter minha sacrossanta "senhoura" de carranca fechada (só esta semana já levei três cascudos [011] ), atrás de mim e eu tentando explicar-lhe que as assinaturas do Edu, do Midnight e do biquini na bundinha fazem parte da END [018]
[018] [018] Difícil mesmo deve ser explicar pra patroa que o site que você está acessando é sobre Defesa e não de sacanagem.

ImagemImagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2915 vezes
Agradeceram: 2586 vezes

#38945 Mensagem por P44 » Qui Abr 15, 2010 4:03 pm

:mrgreen: eu quando a Maria está por perto tenho sempre muito cuidado ao visualizar o DB

ir ao tópico das Mulheres Bonitas está fora de questão, é claro, e quando começo a visualizar posts dos colegas acima citados, tenho de fazer "scrool" muito rapidamente :mrgreen:

*Turn on the news and eat their lies*
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#38946 Mensagem por tflash » Qui Abr 15, 2010 4:08 pm

Pensava que era o único a sofrer deste problema!!! :mrgreen:

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#38947 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Abr 15, 2010 4:14 pm

Humm...

Ja que estamos neste pequeno Off Topic tbm vou comentar uma passagem minha...

Os e-mails de aviso de resposta em algum tópico chegam em meu e-mail de serviço, minha patroa trabalha na mesma empresa que eu, onde num belo dia, ela dizendo que eu não faço nada e coisa e tals, tentei explicar que é um assunto importante, que estamos saindo de pais de fundo de quintal pra nos tornarmos potencia e bla bla bla...ela fingiu que acreditou...

Como ela tem acesso a minha caixa de entrada, quando ela abrir e viu:
Resposta ao tópico: Mulheres Bonitas

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Soberania do cão, seu safado, sem vergonha...sabia que era coisa do tipo, pilantra...vagabundo..."

Meu deus, até contornar essa passagem foi fodis... rs

[002]

Imagem
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#38948 Mensagem por nveras » Qui Abr 15, 2010 4:16 pm

Sávio Ricardo escreveu:Humm...

Ja que estamos neste pequeno Off Topic tbm vou comentar uma passagem minha...

Os e-mails de aviso de resposta em algum tópico chegam em meu e-mail de serviço, minha patroa trabalha na mesma empresa que eu, onde num belo dia, ela dizendo que eu não faço nada e coisa e tals, tentei explicar que é um assunto importante, que estamos saindo de pais de fundo de quintal pra nos tornarmos potencia e bla bla bla...ela fingiu que acreditou...

Como ela tem acesso a minha caixa de entrada, quando ela abrir e viu:
Resposta ao tópico: Mulheres Bonitas

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Soberania do cão, seu safado, sem vergonha...sabia que era coisa do tipo, pilantra...vagabundo...

Meu deus, até contornar essa passagem foi fodis... rs

[002]
Isso tem nome. IMPONDERÁVEIS DA GUERRA. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#38949 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 15, 2010 4:17 pm

Pois é...

Daqui até que eu consiga explicar que esse é o tópico do F-X e que eu estou "Moderando"... [018]

Outro dia ainda tive que ouvir:

- Ao invés de "Moderar"... você deveria tomar vergonha e "moralizar"!!! [018]

:) Tem que rir

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
P44
Sênior
Sênior

#38950 Mensagem por P44 » Qui Abr 15, 2010 4:18 pm

[018] [018] Boa essa Sávio

trabalhar no mm sitio da mulher deve ser sodas [001]

ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#38951 Mensagem por ELSONDUARTE » Qui Abr 15, 2010 4:19 pm

czarccc escreveu:
ELSONDUARTE escreveu: Mas não adiantou,eles insistem que querem comprar dos franceses!Isso não vai ficar assim não!Só porque o Sarkosy se faz de amiguinho do presidente da Argentina!

.

Ola Justin, não estou aqui para defender A,B ou C, porem que a verdade seja dita, tivemos outros governantes civis antes do Lula e não vi nenhum deles se preocuparem com as Forças Armadas, o que assistimos foi um verdadeiro sucateamento das forças, porem isto mudou neste governo, nós ja assistimos o Exercito recebendo novos carros de combat, a Marinha com os novos submarinos e estamos prestes de ver a Aeronautica fechar os caças, sem falar dos helicopteros e outros...
O que estou querendo dizer que da forma que estava indo, nossos pilotos estariam voando em "vassouras" daqui a algum tempo.

Então, neste caso eu prefiro um governo que não consulta os servidores públicos federais militares da FAB,que ainda por cima utiliza o tal de direito soberano de escolher de quem comprar qualquer coisa e com quem quer negociar,e ainda mais,decide por conta própria. Porem desta forma (não digo que é a correta) que o governo tem agido, nós estamos reaparelhando nossas forças com equipamentos ultra modernos e alem disto estamos negociando a transferencia de tecnologia destes fornecedores.

O Bender tava sendo irônico Elson. O pior que ele fez o discurso "for the world and beyond" tão bem que até te enganou! :mrgreen:[/quote]

Caramba !!!! Me enganou direitinho !!!

P44
Sênior
Sênior

#38952 Mensagem por P44 » Qui Abr 15, 2010 4:22 pm

tem de colocar tag de [ironismo mode on] :twisted:

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#38953 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Abr 15, 2010 4:37 pm

P44 escreveu:[018] [018] Boa essa Sávio

E o pior...

Uma sala do lado da outra...quando ela quer falar comigo, ela da uns murro na parede e em menos de 2 segundos eu estou la, firme e forte...rs

E mais pior ainda, ela é Tecnica em Segurança no Trabalho...ai ja sabem....ferro na buneca...

Imagem
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#38954 Mensagem por ELSONDUARTE » Qui Abr 15, 2010 4:40 pm

Comunicado SAAB

Compromisso da Saab para Transferência de Tecnologia no programa F-X2

É com grande respeito às autoridades envolvidas no processo de seleção do F-X2, aos nossos parceiros industriais e tecnológicos no Brasil, e ao povo brasileiro, que a Saab Gripen vem a público esclarecer determinadas informações incorretas que recentemente ganharam destaque na mídia.

Com relação ao tema Transferência de Tecnologia, a Saab Gripen ofertou e garantiu ao governo brasileiro, em sua proposta à Força Aérea Brasileira (FAB), a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG.

Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil.

A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de risco econômico para o governo brasileiro.

A Saab Gripen está comprometida em envolver a indústria aeroespacial brasileira em todos os níveis do desenvolvimento do Gripen NG, assim como em sua produção e manutenção.

Com relação ao desenvolvimento do Gripen NG, equipes de engenheiros brasileiros já estão trabalhando ativamente no projeto, tanto em instalações suecas como brasileiras, concentradas em São José dos Campos (SP).

O direito de propriedade intelectual de tais desenvolvimentos será compartilhado entre o Brasil e a Suécia.

No que diz respeito à produção, todas as 36 aeronaves da FAB serão produzidas no Brasil. Os principais segmentos da estrutura do Gripen NG serão feitos no futuro pólo aeronáutico de São Bernardo do Campo (SP), de forma exclusiva, e serão fornecidos às linhas de produção do Brasil, da Suécia e para todas as aeronaves Gripen NG a serem comercializadas em todo o mundo.

Todas as aeronaves serão montadas em Gavião Peixoto (SP). Dessa forma, o Brasil será o primeiro país no hemisfério sul a produzir e exportar caças supersônicos.

Estima-se que, com o projeto do Gripen NG, serão criados no Brasil aproximadamente 6 mil empregos na cadeia de produção e 22 mil na área de tecnologia.

Os softwares, códigos-fonte e os sistemas de armas da versão brasileira do Gripen NG também serão totalmente desenvolvidos e testados no Brasil. Isto proporcionará à FAB e às empresas brasileiras total capacidade para operar, manter e integrar sistemas, armamentos e sensores de forma independente e autônoma.

A Saab Gripen entende e apoia a Estratégia Nacional de Defesa, e se compromete a oferecer ao Brasil todos os conhecimentos necessários para dar origem às futuras gerações de aviões de caça.

Saab Gripen

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_sb_abr.htm

Vou contar uma coisa pra voces, TA FOD.. de aturar estes caras!!!
O Lula pelo amor de Deus resolve logo esta parada!!! cade o Rafale !!!!
Ja tem gente aqui apelando para o Santo Expedito !!!

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#38955 Mensagem por nveras » Qui Abr 15, 2010 4:45 pm

Sávio Ricardo escreveu:
P44 escreveu:[018] [018] Boa essa Sávio

E o pior...

Uma sala do lado da outra...quando ela quer falar comigo, ela da uns murro na parede e em menos de 2 segundos eu estou la, firme e forte...rs

E mais pior ainda, ela é Tecnica em Segurança no Trabalho...ai ja sabem....ferro na buneca...
O pior vai ser se ela vir os posts da Rafaela, vai dizer- Safado! Num era nada de Rafale seu picareta!
:mrgreen:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Responder