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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 5:32 pm
por Pepê Rezende
nveras escreveu:Vou aproveitar que o Pepê tá na área pra perguntar:
Baseado nas info ou só na sua opinião, vc aacha que o GF mela o processo se se sentir muito pressionado por este lobby ou vai de Gripen mesmo? Abraços.
Não adianta pressionar. A decisão foi omada e, além de técnica, é política. Do que sobrou, o Rafale é a opção menos ruim.

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 5:33 pm
por helio
Flávio Rocha Vieira escreveu:
helio escreveu: Caro Hélio,

Claro que não existe obrigação, mas você me responderia duas perguntas?

1) Com referência a este texto postado pelo Santiago, você acredita que teríamos realmente 100% de transferência de tecnologia do Gripen NG, digamos, inclusive motores?

2) Se você acha que não (com referência ao motor de origem norte-americana) estaria então a SAAB mentindo de forma descarada, com a clara intenção de jogar para a torcida, ou melhor, jogar a torcida contra o Governo do seu País?

Gostaria muito de "ouvir" suas respostas.

Um fraternal abraço,
Eu respondo com uma pergunta muito simples para vc. Sem obrigação de responder também.
O Brasil pretende construir os motores dos FX?

Aproveito e faço outra pergunta para voce. De que adianta receber tecnologia da França se muitas delas é compativel somente com aviões franceses?

Abraço
Hélio

Você não respondeu se a tecnologia dos motores das aeronaves da SAAB seriam transferidos ao Brasi, ou seja, se estão contidas dentro dos 100% prometidos. E creio que enquanto você não me responder sim ou não (simples assim) sua defesa sobre a Nota e a proposta da SAAB fica altamente prejudicada.

Quanto a sua pergunta, o que vamos ter no País, aviões venusianos, marcianos...?

Um fraternal abraço,[/quote]

Flavio , quanto a sua pergunta:
-considerando que a SAAB fez uma nota à imprensa de grande tiragem e circulação
-considerando que não disponibilizou tal informação por intermédio de jornalistas que escrevem em jornais e revistas, pelo contrário o fez de forma direta assumnido abertamente a autoria
-considerando que até o presente momento (17:28hs- horário de Brasilia do dia 12 de abril de 2010) não houve qualquer comentário ou réplica repudiando a nota oficial
Acredito sim !

Quanto a sua resposta à minha pergunta comento o seguinte: a ToT que a França pretende nos repassar é uma tecnologia compativel apenas para aviões franceses. Ao contrário ,os países que vou citar possuem comunidade em grande parte dos componentes: Alemanha,Brasil,Canadá,EUA, Inglaterra, Itália, Israel, Taiwan,etc.. todos eles fabricantes de aviões. Por que a EMBRAER adota a maioria dos componentes aqueles compativeis com estes paises?

Abraços
Hélio

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 5:49 pm
por helio
soultrain escreveu:Hélio,

Vamos lá a ver, a FIESP é uma federação de entidade patronais, ou seja de empresas, de direito privado.

Não respondeu a nenhuma das minhas perguntas, mas vou um pouco mais além:

Acha que a FIESP está a lutar pelos seus interesses, ou pelos interesses superiores da Nação?

Se alterarmos o exemplo que eu dei, em vez de empresa, falarmos de Estado de Direito democrático, nao percebe a gravidade?

Consegue perceber que os supostos vazamentos, podem ter tido outro caminho, por exemplo os concorrentes? Não considera gravíssimo?

Acha mesmo no meio disto tudo, as acções de um concorrente licitas?

[[]]'s
Soultrain
Voce se equivoca em conceitos. A FIESP é uma FEDERAÇÃO homologada pelo governo federal.
Faz parte dos "5 S" do Ministério da Industria e do Comercio. Parte dos repasses governamentais aos sindicatos vão para as Federações através dos sindicatos a eles filiados. As eleições do seu presidente e do conselho seguem um estatuto aprovado pelo governo e suas despesas passam pelo crivo do Tribunal de Contas da União.
Em seu conselho incluem representantes diretos dos Ministerios do governo. Como vê embora seja presidida por um industrial, tem muito mais de governamental que privado.
Faz parte das atribuições das federações opinar, sugerir, tomar partido, para influenciar os interesses da classe.
Não tem nada de anti-patriotico, lesa-patria, ilegal, imoral, anti-ético e outros adjetivos.
É prefeitamente legitimo, legal, licito , mesmo porque através dos interesses da classe estão viabilizando o desenvolvimento da nação.
Por favor sei que temos alguns bachareis em direito e advogados que participam do forum. Gostaria de saber se a FIESP através desta manifestação infringiu alguma legislação em vigor e se possivel a capitulação legal.
Consequentemente seu exemplo me foi considerado não pertinente para o que estamos discutindo , e é por isto que não respondi.


Abraços

Hélio

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 5:53 pm
por rcolistete
helio escreveu:Quanto a sua resposta à minha pergunta comento o seguinte: a ToT que a França pretende nos repassar é uma tecnologia compativel apenas para aviões franceses. Ao contrário ,os países que vou citar possuem comunidade em grande parte dos componentes: Alemanha,Brasil,Canadá,EUA, Inglaterra, Itália, Israel, Taiwan,etc.. todos eles fabricantes de aviões. Por que a EMBRAER adota a maioria dos componentes aqueles compativeis com estes paises?
Poxa Hélio, assim não dá para levar a sério qualquer discussão...

Deve ser por isso que o CATIA é só usado pela Rússia :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 5:59 pm
por Pepê Rezende
helio escreveu: Flavio , quanto a sua pergunta:

-considerando que a SAAB fez uma nota à imprensa de grande tiragem e circulação

-considerando que não disponibilizou tal informação por intermédio de jornalistas que escrevem em jornais e revistas, pelo contrário o fez de forma direta assumnido abertamente a autoria

-considerando que até o presente momento (17:28hs- horário de Brasilia do dia 12 de abril de 2010) não houve qualquer comentário ou réplica repudiando a nota oficial
Acredito sim !

Quanto a sua resposta à minha pergunta comento o seguinte: a ToT que a França pretende nos repassar é uma tecnologia compativel apenas para aviões franceses. Ao contrário ,os países que vou citar possuem comunidade em grande parte dos componentes: Alemanha,Brasil,Canadá,EUA, Inglaterra, Itália, Israel, Taiwan,etc.. todos eles fabricantes de aviões. Por que a EMBRAER adota a maioria dos componentes aqueles compativeis com estes paises?

Abraços
Hélio
O ToT deles não inclui motores nem FCS Hélio. A SAAB, mais uma vez, oferece o que não tem. Onde estão as encomendas da Flygvapanet? Em lugar nenhum. Por favor, não insista em algo que não é real. Não há compatibilidade nenhuma do Gripen NG com aviões de outras nacionalidades. Nem o motor é igual ao do F/A-18E/F. O avião tem, inclusive, pouquíssimas partes comuns com o Gripen C/D. O Congresso dos Estados Unidos deu à Boeing, que é a Boeing, uma mera autorização genérica para negociar os ToT. Depois, cada parte dele terá de ser autorizada pelo Congresso. Negar a nota seria fazer o jogo do lobby sueco, jogar mais merda no ventilador. O único grupo brasileiro que será beneficiado no pacote é o Inbra, do senhor Jairo Cândido, que é um cara agradável, mas que enfiou a FIESP num jogo perigoso para se favorecer.

Gripen NG é roubada! Deveriam ter nos oferecido uma versão incrementada do C/D e guardado a grana para aplicar num avião de 5ª geração. Tem mais, se o Brasil não comprar essa joça, a SAAB morreu como projetista de aparelhos de combate. Por isso luta da maneira que está lutando.

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:06 pm
por ninjanki
helio escreveu: Flavio , quanto a sua pergunta:
-considerando que a SAAB fez uma nota à imprensa de grande tiragem e circulação
-considerando que não disponibilizou tal informação por intermédio de jornalistas que escrevem em jornais e revistas, pelo contrário o fez de forma direta assumnido abertamente a autoria
-considerando que até o presente momento (17:28hs- horário de Brasilia do dia 12 de abril de 2010) não houve qualquer comentário ou réplica repudiando a nota oficial
Acredito sim !

Quanto a sua resposta à minha pergunta comento o seguinte: a ToT que a França pretende nos repassar é uma tecnologia compativel apenas para aviões franceses. Ao contrário ,os países que vou citar possuem comunidade em grande parte dos componentes: Alemanha,Brasil,Canadá,EUA, Inglaterra, Itália, Israel, Taiwan,etc.. todos eles fabricantes de aviões. Por que a EMBRAER adota a maioria dos componentes aqueles compativeis com estes paises?

Abraços
Hélio
Hélio,

Cortei um pedaço da mensagem porque estava ficando muito grande... :-)

Os ToTs que a França pretende nos passar, de acordo com oque foi pedido pela FAB, além do software de controle de armas para nos dar independência na integração de armamentos, envolvem principalmente participação em projetos de empresas brasileiras, ou seja, transferência de tecnologia útil para projetos nossos, não a mera capacidade de fazer as peças do Rafale(oque entra em nacionalização, e só ocorre se houver ganho de escala na fabricação, ou seja, mais encomendas). O ToT do Gripen é que é focado nas peças e partes do Gripen. Claro que, como vamos reprojetar com eles algumas coisas, imagino que os ToTs deles também vão nos ensinar a fazer coisas que não temos capacidade de fazer hoje. Mas inicialmente, os ToTs deles servem ao único propósito de desenvolver peças e partes do Gripen.
Não se trata, portanto, de compatibilidade de tecnologia, até porque não é isso que queremos. Usando como exemplo, quando adquirimos uma fábrica de torpedos e a tecnologia correspondente, demos com os burros náqua, porque a fábrica só servia para fazer aquele torpedo, que já ficava obsoleto. O mesmo vale para turbinas, por exemplo: Não queremos fazer a turbina do FX, necessariamente, mas sim a turbina do caça de 5a. geração, dos mísseis de cruzeiro, de UAVs, de turbo-hélices, de helicópteros... Para tanto, precisamos aprender oque os grandes fabricantes de turbina já sabem, tanto em termos de design e otimização, quanto em termos de metalurgia e materiais. São as tecnologias e conhecimentos de base que nos habilitarão, não o conhecimento específico de como fazer a M88, ou a F414.

Allan

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:13 pm
por Paisano
orestespf escreveu:Olá Túlio, vi a notícia postada pelo amigo P44 mais cedo, porém não quis comentá-la. As coisas têm se revelado muito quentes nesta reta final do FX-2, minha opinião poderia contaminar ainda mais este universo, daí ter me esquivado. Ao invés de dizer o que penso, apresentarei apenas algumas conjecturas no estilo especulação, deixando que cada um pense e forme sua opinião sobre o assunto. Motivo: já estão usando a expressão formador de opinião como sinônimo de subversivo. :wink:

1) Este acordo pode ser o análogo ou o contra-ponto do SOFA realizado com os franceses;

2) Este acordo pode apenas visar a venda dos F-18 ao Brasil, passando mais confiança nas negociações, confiança esta colocada em xeque pelos pares brasileiros;

3) Este acordo pode ser a forma encontrada pelos americanos para acompanharem de perto o tal "desenvolvimento militar" desejado pelo Brasil (vigiar de perto?);

4) Este acordo pode ser uma forma de apresentar contra-propostas "interessantes" para que o Brasil se sinta compensado e decida assinar o protocolo adicional ao TNP;

5) Este acordo pode ser uma forma para criar uma situação de forma tal que as autoridades brasileiras sejam enquadradas em questões mais sutis;

6) Este acordo pode ser uma forma de atenuar o mal-estar gerado pelo acordo com os colombianos e os americanos, que tiveram permissão para instalações de bases naquelas terras;

7) Este acordo pode ser apenas um gesto político, sem maiores importâncias para nada do que foi dito acima.

Minha opinião está perdida neste meio, não necessariamente em um dos pontos, pode ser a fusão de alguns ou de todos eles. :mrgreen: :mrgreen:


Abração, meu velho!!!
Meu voto nas opções 6 e 7 :!:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:34 pm
por soultrain
Hélio,

Você sabe o que é um sindicato patronal, não sabe? Você sabe que a FIESP é uma Federação sindical patronal e portanto de direito privado? Um Sindicato é ente de direito privado, pois trata-se de uma associação de pessoas para a defesa de seus interesses pessoais.

Em geral, o sindicato tem a natureza de pessoa jurídica de direito público apenas nos regimes totalitários.

As contas auditadas pelo TCU, são as que tiveram repasses de dinheiro da União, claramente têm de ser auditadas (Atribuições do TCU: Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convénio, acordo, juste ou outros instrumentos congéneres).

Já agora gostaria que dissesse quem são os "Em seu conselho incluem representantes diretos dos Ministerios do governo". Quais são os representantes do Governo na sua Administração? Sinceramente desconheço e estranho, mas estou aberto a aprender coisas novas.

Desculpe ser um Português a ter que lhe explicar estas coisas, estranho esta defesa quase cega.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:35 pm
por orestespf
Paisano escreveu: Meu voto nas opções 6 e 7 :!:
:wink: :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:38 pm
por soultrain
Hélio,

A pergunta mais interessante, mas com uma resposta óbvia, que como já disse é perfeitamente licito.


Acha que a FIESP está a lutar pelos seus interesses, ou pelos interesses superiores da Nação?

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:44 pm
por Túlio
orestespf escreveu: Olá Túlio, vi a notícia postada pelo amigo P44 mais cedo, porém não quis comentá-la. As coisas têm se revelado muito quentes nesta reta final do FX-2, minha opinião poderia contaminar ainda mais este universo, daí ter me esquivado. Ao invés de dizer o que penso, apresentarei apenas algumas conjecturas no estilo especulação, deixando que cada um pense e forme sua opinião sobre o assunto. Motivo: já estão usando a expressão formador de opinião como sinônimo de subversivo. :wink:

1) Este acordo pode ser o análogo ou o contra-ponto do SOFA realizado com os franceses;

2) Este acordo pode apenas visar a venda dos F-18 ao Brasil, passando mais confiança nas negociações, confiança esta colocada em xeque pelos pares brasileiros;

3) Este acordo pode ser a forma encontrada pelos americanos para acompanharem de perto o tal "desenvolvimento militar" desejado pelo Brasil (vigiar de perto?);

4) Este acordo pode ser uma forma de apresentar contra-propostas "interessantes" para que o Brasil se sinta compensado e decida assinar o protocolo adicional ao TNP;

5) Este acordo pode ser uma forma para criar uma situação de forma tal que as autoridades brasileiras sejam enquadradas em questões mais sutis;

6) Este acordo pode ser uma forma de atenuar o mal-estar gerado pelo acordo com os colombianos e os americanos, que tiveram permissão para instalações de bases naquelas terras;

7) Este acordo pode ser apenas um gesto político, sem maiores importâncias para nada do que foi dito acima.

Minha opinião está perdida neste meio, não necessariamente em um dos pontos, pode ser a fusão de alguns ou de todos eles. :mrgreen: :mrgreen:


Abração, meu velho!!!

Não me bastou. Vamos acrescentar alguns ingredientes e ver no que dá:


:arrow: Há um negócio no ar envolvendo até centenas de Super Tucanos para serem usados em cenário exatamente para o qual ele foi projetado. Da mesma forma há menções ao KC-390. Tudo isso sinaliza para uma possibilidade de parceria entre a EMBRAER e alguma empresa ianque...

:arrow: Os Suecos e seus cupinchas parecem ter enlouquecido. Isso pode ser simples desespero ou algo que lhes foi induzido...

:arrow: O grande mistério chamado Protocolo Adicional do TNP...

:arrow: O grande sonho (de Lula) do CS...




Abração! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:46 pm
por Túlio
soultrain escreveu:Hélio,

A pergunta mais interessante, mas com uma resposta óbvia, que como já disse é perfeitamente licito.


Acha que a FIESP está a lutar pelos seus interesses, ou pelos interesses superiores da Nação?

[[]]'s


Em tua opinião, Soul véio, e à luz do que ensinaste: uma entidade de direito PRIVADO deveria defender qual destes dois interesses?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:48 pm
por soultrain
Túlio escreveu:
soultrain escreveu:Hélio,

A pergunta mais interessante, mas com uma resposta óbvia, que como já disse é perfeitamente licito.


Acha que a FIESP está a lutar pelos seus interesses, ou pelos interesses superiores da Nação?

[[]]'s


Em tua opinião, Soul véio, e à luz do que ensinaste: uma entidade de direito PRIVADO deveria defender qual destes dois interesses?
Tulio,

Se não envolver nenhum crime, claramente a função de um sindicato é defender os seus interesses, há outros orgãos que têm de contrabalançar esses mesmos interesses.

Ao não o fazer estavam a ser até incompetentes.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:49 pm
por Túlio
Temos a mesma opinião. Até nas vírgulas. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Abr 12, 2010 6:53 pm
por wagnerm25
Túlio escreveu:
soultrain escreveu:Hélio,

A pergunta mais interessante, mas com uma resposta óbvia, que como já disse é perfeitamente licito.


Acha que a FIESP está a lutar pelos seus interesses, ou pelos interesses superiores da Nação?

[[]]'s


Em tua opinião, Soul véio, e à luz do que ensinaste: uma entidade de direito PRIVADO deveria defender qual destes dois interesses?
Bom, na ótica da FIESP, defendendo seus interesses estaria defendendo os interesses da nação. Se perguntarem a esse entidade, ela vai dizer que considera o Gripen o melhor caça, melhor oferta, etc... É uma resposta meio fácil de prever.