TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38536 Mensagem por Divino Alves » Dom Abr 11, 2010 11:04 am

Gripen: FAB, Embraer, Fiesp e a Cut.
Rafale: General Genérico, Top-Top, Megalonanico, Dólar na Cueca, Franco-Lusitanos e os aspirantes aos DAS do MD.

Felizmente, é o Presidente quem vai decidir.

Contestar a nota da Saab é fácil. Basta que o MD solicite à FAB que divulgue o teor das propostas, omitindo as informações confidenciais.

Ou então, que solicite ao Ministério Público que investigue.

Com base nas propostas apresentadas veríamos quem ofertou mais no item Transferência de Tecnologia, e se foi suportado por documentos oficiais, e não em discursos midiáticos.

Saberíamos se nas propostas francesas e suecas constam a tal Transferência Irrestrita de Tecnologia.

Quem mentiu deveria ser desclassificado, ou então demitido, conforme o caso.

E não teríamos mais o que discutir.

Divino




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38537 Mensagem por Marino » Dom Abr 11, 2010 11:14 am

Existe vida fora do FX.
Queria convidar os DBistas para lerem tópicos importantíssimos fora do programa FX.
Sugiro o Pressões Nucleares sobre o Brasil, nos Passados e Atuais. Lá poderão ler o último ataque ao Brasil, digo artigo, do sibarita, digo Ricúpero.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38538 Mensagem por ELSONDUARTE » Dom Abr 11, 2010 11:24 am

Lula deve ignorar parecer pró-caça sueco e manter opção por Rafale
Escrito por O Estado de S. Paulo
Para presidente, compra dos 36 aviões é 'política e estratégica' para consolidar parceria entre Brasil e França
Por Eugênia Lopes, Vera Rosa, Denise Chrispim Marin e Leonêncio Nossa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ignorar relatório do Comando da Aeronáutica que avaliou o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o melhor para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), informou um de seus mais próximos auxiliares. Lula já manifestou a preferência pelo caça francês Rafale e tem repetido que a decisão sobre a compra dos 36 aviões é "política e estratégica" para consolidar a parceria entre o Brasil e a França.

O vazamento do relatório do Comando da Aeronáutica para o jornal Folha de S. Paulo - com a avaliação ainda parcial das propostas para o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB - irritou Lula e provocou mal-estar no governo. Auxiliares do presidente disseram que o documento já foi modificado e não faz um ranking das melhores propostas, apenas avalia tecnicamente itens como transferência de tecnologia e aspectos comerciais e logísticos. Nota do Comando da Aeronáutica informou ontem que o relatório ainda não foi enviado ao Ministério da Defesa.



A compra dos caças é mais um capítulo da crise do governo com os militares. Na véspera de Natal, os comandantes das três Forças e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ameaçaram se demitir em represália à criação da Comissão da Verdade, prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos, que abre brechas para a revisão da Lei de Anistia. Mas o impasse foi temporariamente contornado com a promessa de Lula de reexaminar os pontos de atrito.

A simpatia de setores da Aeronáutica pelo caça sueco já é velha conhecida do governo. Lula não queria, no entanto, que isso viesse a público. Afinal, dera o sim à compra dos Rafale antes mesmo de conhecer o relatório da Aeronáutica. Desde que anunciou sua preferência pelo caça francês, durante visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, em setembro, Lula aguarda que a empresa Dassault reduza em 40% os custos de operação do Rafale. Naquela ocasião, Sarkozy chegou a garantir ao colega brasileiro que melhoraria substancialmente a proposta.

Lula tem demonstrado que não gosta de ser contrariado em decisões tomadas de antemão. Ao dar a entender que poderá ignorar o relatório da FAB, ele praticamente repete o que disse em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu a possibilidade de responsabilizá-lo, caso opte por não extraditar o ex-militante de esquerda Cesare Battisti. O italiano foi condenado à prisão perpétua em seu país, acusado de quatro assassinatos. Indagado sobre o caso, Lula reagiu: "Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é minha. Até lá não tenho comentários a fazer."

Polêmica

Três empresas competem para fornecer os 36 caças: além da Dassault e da Saab, a americana Boeing está no páreo com o F-18 Super Hornet. No relatório preliminar, o sueco Gripen NG ficou em primeiro lugar na avaliação técnica, seguido pelo Super Hornet. O Rafale, preferido por Lula e Jobim, obteve o terceiro e último lugar, pelo preço, considerado extremamente alto.

"O Lula só tem duas alternativas: ou mantém sua decisão política de comprar o Rafale ou não decide nada e empurra isso com a barriga, deixando o pepino para o próximo governo", opinou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), presidente da Frente Parlamentar da Defesa Nacional.

Um dos argumentos usados pelos defensores do caça francês é de que não se pode comparar preços entre equipamentos diferentes. Alegam, por exemplo, que o sueco Gripen é monomotor e está em fase de projeto.

"Não se pode comprar equipamento militar como se fosse um objeto em uma prateleira de um shopping", disse o deputado José Genoino (PT-SP). "Essa visão da Aeronáutica é equivocada e parcial. A discussão é de parceria estratégica com a França." Para um assessor de Lula, "não dá para comparar equipamentos que existem com caças que estão no papel".

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, será o primeiro integrante do governo a enfrentar a reação de Sarkozy diante do relatório da Aeronáutica. O chanceler participará amanhã, em Paris, de um seminário que será aberto pelo presidente francês. O Itamaraty trabalhava ontem para acomodar um horário para o ministro na agenda reservada de Sarkozy.

Frases

Raul Jungmann
Deputado (PPS-PE)

"O Lula só tem duas alternativas: ou mantém sua decisão política de comprar o Rafale ou não decide nada e empurra isso com a barriga, deixando o pepino para o próximo governo"
José Genoino
Deputado (PT-SP)

"Essa visão da Aeronáutica é equivocada e parcial.A discussão é de parceria estratégica com a França".




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38539 Mensagem por Skyway » Dom Abr 11, 2010 11:54 am

A SAAB vai falir se continuar gastando tanto dinheiro assim.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38540 Mensagem por ELSONDUARTE » Dom Abr 11, 2010 12:03 pm

DESESPERO TOTAL !!!!

Sinceramente gostaria de saber quem ainda acredita que o Gripen NG tem alguma chance ???

Vejo que as pessoas com poder de decisão, ja tomaram a decisão pelo RAFALE !!!!

Então no meu ver todas estas noticias sobre o Gripen é puro desespero.

Para quem teve a oportunidade de ver o Ministro Nelson Jobim na audiência da Câmara dos Deputados, sabe que já deu Rafale !!!


Imagem




Editado pela última vez por ELSONDUARTE em Dom Abr 11, 2010 3:00 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38541 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Abr 11, 2010 12:09 pm

Eles gastam mais dinheiro comprando jornalistas do que com o processo em si.




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38542 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Abr 11, 2010 12:32 pm

Lula deve ignorar parecer pró-caça sueco e manter opção por Rafale
Escrito por O Estado de S. Paulo
Para presidente, compra dos 36 aviões é 'política e estratégica' para consolidar parceria entre Brasil e França
Por Eugênia Lopes, Vera Rosa, Denise Chrispim Marin e Leonêncio Nossa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ignorar relatório do Comando da Aeronáutica que avaliou o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o melhor para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), informou um de seus mais próximos auxiliares. Lula já manifestou a preferência pelo caça francês Rafale e tem repetido que a decisão sobre a compra dos 36 aviões é "política e estratégica" para consolidar a parceria entre o Brasil e a França.

O vazamento do relatório do Comando da Aeronáutica para o jornal Folha de S. Paulo...
Quatro repórteres prá escrever o mesmo nhém-nhém-nhém de sempre (por certa ótica até está certo pois todos tem que ganhar o seu, não é mesmo? :roll: ).

...E de novo, e de novo, e de novo, e de novo... cara, esses repórteres não se cansam...isso não seria trolhagem... :D, não caberia expulsão aqui no Fórum... :D Moderaçãããõooo...!!! :D

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38543 Mensagem por czarccc » Dom Abr 11, 2010 12:34 pm

Jobim escreveu:Fiquem certos, será uma opção fundamentada, e quem quiser discutir tem que vir armado. Por que esse tipo de coisa eu sei fazer.
Levaram a sério! E dá-lhe tiroteio! :roll: :mrgreen: :mrgreen:

Tá valendo até arma biológica! :lol:




Imagem
Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38544 Mensagem por czarccc » Dom Abr 11, 2010 12:37 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
Lula deve ignorar parecer pró-caça sueco e manter opção por Rafale
Escrito por O Estado de S. Paulo
Para presidente, compra dos 36 aviões é 'política e estratégica' para consolidar parceria entre Brasil e França
Por Eugênia Lopes, Vera Rosa, Denise Chrispim Marin e Leonêncio Nossa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ignorar relatório do Comando da Aeronáutica que avaliou o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o melhor para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), informou um de seus mais próximos auxiliares. Lula já manifestou a preferência pelo caça francês Rafale e tem repetido que a decisão sobre a compra dos 36 aviões é "política e estratégica" para consolidar a parceria entre o Brasil e a França.

O vazamento do relatório do Comando da Aeronáutica para o jornal Folha de S. Paulo...
Quatro repórteres prá escrever o mesmo nhém-nhém-nhém de sempre (por certa ótica até está certo pois todos tem que ganhar o seu, não é mesmo? :roll: ).

...E de novo, e de novo, e de novo, e de novo... cara, esses repórteres não se cansam...isso não seria trolhagem... :D, não caberia expulsão aqui no Fórum... :D Moderaçãããõooo...!!! :D

Um fraternal abraço,
Calma Flávio. Ele só trouxe a notícia pra cá para todos ficarem sabendo o que a SSab anda jogando por aí.




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38545 Mensagem por orestespf » Dom Abr 11, 2010 12:51 pm

Editado pelo autor.




Editado pela última vez por orestespf em Dom Abr 11, 2010 6:54 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38546 Mensagem por Zepa » Dom Abr 11, 2010 1:04 pm

Bender escreveu:hélio
Por favor quero uma explicação das pessoas que estão protestando aqui neste forum: Por que a Boeing e a Dassault não conseguiram o que a SAAB conseguiu com a COMDEFESA? Um diretor sozinho não conseguiria aprovar a posição desta entidade.
Do jeito que voce coloca a questão mesmo com o por favor na frente, o certo seria que ninguem lhe respondesse,pois voce emparedou as pessoas de uma forma que parece,que quem protesta contra a Saab tem a obrigação de explicar ou lhe deve explicações :? Isso não é uma atitude bacana na minha forma de ver.

Até sindico com mais um na sala consegue aprovar aumento de condominio em 200% e pintura de prédio,mas não se preocupe que ele não faz sozinho,faz em comunhão com o sr. Paulo Skaf que por conseguinte é parceiro do prefeito sindicalista e piloto aviador Marinho em projetos do Senac em SBC e ambições politicas futuras.

Poderia haver muitas respostas para sua pergunta,se eu quizesse usar o mesmo método das notinhas e boatos plantados na mídia,por esse grupo defensor da proposta suéca,mas ao contrário deles eu prefiro ficar calado,do que cometer calunia,injuria e difamação ou ser irresponsável,mesmo porque ao contrário deles o meu interesse neste assunto é somente meu país e não a minha conta bancária.

No mais eu gostaria de saber,mas saiba que voce não me deve explicação alguma,o porque da sua defesa veemente aqui neste forum dias seguidos,pois voce não participava ativamente a tempos,da Fiesp,desta tal de CONDEFESA e desse cidadão da Akaer.

Por que eu fico indignado pela tentativa de agressão politica baixa,despudorada e interesseira contra um governo em que eu votei e que representa democraticamente e defende os interesses do meu país,eu sinceramente não tenho o hábito de ficar indignado por empresários do ramo aeronáutico,aliás eu me lembro deles só quando botam 4000 pais de familia na rua,pelo bem da empresa deles.

Eu fico indignado quando essa gente a título precário de posar de brasileiros patriotas da bolsa de valôres,ofendem o Cmte da Força Aérea,o Ministro da defesa e por tabela o Sr. presidente Lula, e voce não fica?Ou acha tudo isso normal?Voce só fica indignado quando alguem fala mal desses empresários ai?

Voce como eles e a FSP também acha que se ganhar o Rafale é porque tratá-se de uma negociata e só tem corrupto no Governo Federal?E que a honestidade está ao lado da Saab?Por isso voce vem aqui defender essa posição? Voce como eu quer o bem do brasil só que com suas convicções ao lado destes empresários?Saiba que voce não tem obrigação de responder.

Eu nunca neste forum me bati por empresa nenhuma de lugar nenhum,eu me bato pelo meu governo do meu país,seja bom ou ruim na visão de quem quizer,gostem ou não gostem,democraticamente está lá eleito pela maioria,e enquanto vierem aqui neste espaço e postarem este tipo de lixo eu vou defender legitimamente o que eu acredito,e que por uma coincidência enorme é o mesmo lado de mais de 70% da população brasileira que junto comigo aprova este governo.

Eu assim como muitos aqui,já estou de saco cheio deste tipo de estratégia,deste tipo de gente,e de quem defende este tipo inescrupuloso de defesa de interesses.

Lhe respondi,por que acho que merecia uma resposta,e o espaço também,sou contra determinadas perguntas ficarem boiando no ar,dão a impressão que são o supra sumo do emparedamento,como esta sua.

Mas saiba que,voce pode citar este post,pode comentá-lo pode até arrasá-lo se quiser,na defesa de teus empresários,eu continuarei na defesa do meu governo,mas eu já lidei com muitos trolls aqui durante este ano,e não tenho paciência para isso,não estou afirmando que está agindo como um,mas essas voltas intermináveis e esses eternos retornos a ponto zero,e essas acusações e emparedamentos,me lembram muito o modus operandi deles, e nesta base de debate eu me abstenho a fazer qualquer outro comentário subsequente.

Com todo respeito,fique com suas convicções eu ficarei com as minhas.

Abraços.

X1000000
[009]




Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38547 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Abr 11, 2010 1:42 pm

Amigos, sou da opinião que essa discussão já não faz sentido.

Todos fizeram lobby: norte-americanos, franceses e suecos. Se quiserem, podem acreditar na palavra deste forista que vos escreve a 8 anos. Desculpa, quem disser que um lado não fez lobby... Bom, dito isto, esqueçamos essa bobagem de falar de que Fulano faz lobby como se Beltrano não fizesse o mesmo. Como já expliquei, o lobby em si não é problema, é uma profissão regulamentada em vários países. A forma como se faz o lobby é questionável. É isso que se deve dizer, creio. Falar simplesmente de loby, como se só um lado fizesse, é um erro que não podemos cometer aqui diante de toda nossa qualidade.

Seja como for, gente, acabou. Inês é morta. Rafale escolhido. Eu falei da outra vez, se fosse no passado, o governo teria dificuldades com esse tipo de coisa porque era fraco. Tanto que FHC passou a bola. Hoje, Jobim é quase unanimidade e Lula tem uma aprovação acima de qualquer coisa, até dos vários escândalos políticos ao longo do governo. Então, não adianta mais discutir F-X.

Estamos caminhando para a perigosa saara de acusações de falcatruas, corrupção, etc, o que vai certamente causar problemas desnecessários no tópico.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38548 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Abr 11, 2010 1:57 pm

czarccc escreveu:
Flávio Rocha Vieira escreveu: Quatro repórteres prá escrever o mesmo nhém-nhém-nhém de sempre (por certa ótica até está certo pois todos tem que ganhar o seu, não é mesmo? :roll: ).

...E de novo, e de novo, e de novo, e de novo... cara, esses repórteres não se cansam...isso não seria trolhagem... :D, não caberia expulsão aqui no Fórum... :D Moderaçãããõooo...!!! :D

Um fraternal abraço,
Calma Flávio. Ele só trouxe a notícia pra cá para todos ficarem sabendo o que a SSab anda jogando por aí.
Creio que você entendeu errado, por favor leia de novo o que escrevi czarccc. A "trolhagem" (na verdade fiz uma brincadeira pois quem somos nós para "expulsar" alguém da imprensa) se referia aos repórteres e não ao nosso colega forista elsonduarte, capice? [100]

Ao elsonduarte (caso você também tenha entendido da mesma forma) minhas desculpas, pois estava me referindo aos repórteres (uma brincadeira) e não a você por ter postado o texto, ok? [100]

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38549 Mensagem por czarccc » Dom Abr 11, 2010 2:10 pm

Tinha entendido errado mesmo. :oops:




Imagem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38550 Mensagem por DELTA22 » Dom Abr 11, 2010 2:17 pm

Estamos caminhando para a perigosa saara de acusações de falcatruas, corrupção, etc, o que vai certamente causar problemas desnecessários no tópico.
Vinicius, essa baixaria AINDA não chegou no DB, mas já está presente em outros fóruns e na "blogosfera".

O nível que vamos ter nas próximas discussões vai depender de cada DBista! A frase da sua assinatura: "Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte." :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder