Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Super Tucano News

#3841 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 19, 2015 6:27 pm

Já viram que coisa mais interessante. Todo mundo comprando ST quase que a rodo, até os nossos primos pobres da Africa, e nós aqui... só vendo o trem passar... ou seria cair? :|

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#3842 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 19, 2015 6:35 pm

FCarvalho escreveu:Já viram que coisa mais interessante. Todo mundo comprando ST quase que a rodo, até os nossos primos pobres da Africa, e nós aqui... só vendo o trem passar... ou seria cair? :|

abs.
Como assim? Temos a mesma quantidade de Super Tucanos que todos os exportados juntos...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Super Tucano News

#3843 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jun 19, 2015 7:24 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Olha... uns 25 países pelo menos, eu acho um número bem realista.
[]s
CB_Lima
A tendência é que o ST acabe por suprir, em maior ou menor medida, as missões realizadas pelos Tucanos em muitos países. Na verdade, o que nos falta hoje é um substituto direto do Tucano para as missões de treinamento básico que é feito na AFA.

Lembrar que o ST não foi feito para isso, mas antes, para atuar em missões LITF e treinamento avançado, alternando com missões COIN e de defesa aérea no 3o Gav.

Contudo, o ST tem qualidades de sobra para ser este provável substituto, com as alterações necessárias. Mas acredito que a Embraer de momento não tem interesse nisso, já que a FAB anda a retrofitar os seus Tucanos, a fim de prover ainda uns 10/15 anos de vida útil a mais para os mesmos.

Talvez este tempo seja o suficiente para que o Sovi se prove um projeto suficientemente maduro para poder evoluir e suprir esta lacuna que temos. Mas até lá, os Tucano ainda vão dar muitas voltas por aí.

Aliás, a frota de ST da FAB, como era de se esperar, vide o nosso histórico, está pouco a pouco sendo diminuída, sem qualquer perspectiva de reposição das aeronaves perdidas. Vai ser aquele negócio, quando tiverem que passar obrigatoriamente por uma MLU, vão começar a pensar em aproveitar a oportunidade para dizer que precisamos de uns a mais, e coisa e tal, para ver se alguém no Planalto se sensibiliza dá uns trocados para se fazer o negócio. Mas presumo que quando isso possa ser feito, o investimento será tão alto - ou alguém acha que daqui a 10 anos vários outros ST já não terão caído (aviões costumam cair de vez em quando :roll: ) ou postos fora de linha? - que dificilmente teremos a oportunidade de voltar aos números originais da frota, ou pior, amplia-la caso necessário for.

E viva-se com isso.

abs.


Em minha opinião a FAB já deveria ter encomendado um lote adicional de ST para criação de um novo Esquadrão e reposição de perdas. A MB também poderia ter alguns exemplares para manter a proficiência de seus pilotos.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#3844 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 19, 2015 7:40 pm

Pois é... eu acho que não seria nada mal a MB ter alguns STucanos, mas ela não pode. :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#3845 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 19, 2015 8:12 pm

Eu sou da opinião que o Super Tucano deveria deixar o 2º/5º GAv, que daria lugar a um LIFT a reação para o treinamento avançado. Pode ser M-346, Yak-130, Pampa, o que for. Toda a formação de caça ficaria em Natal, tirando esse papel do 3º GAv. O Super Tucano para mim é um avião de guerra, COIN, tal como é o Pucará, A-37 etc e não de treinamento. Esses seriam repassados para os atuais esquadrões do 3º GAv, ou mesmo um quarto esquadrão, que dividiria entre dois destacamentos, um em São Gabriel da Cachoeira/AM e outro em Cascavel/PR. E adquiria um pequeno lote para repor as perdas (contando os ST que foram para o EDA). E também um pequeno lote para a aviação naval.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Super Tucano News

#3846 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 19, 2015 8:49 pm

Carlos Lima escreveu:Pois é... eu acho que não seria nada mal a MB ter alguns STucanos, mas ela não pode. :(

[]s
CB_Lima
Olá camarada e amigo, seria um apoio perfeito para o CFN e se conseguíssemos navalizá-lo(tratamento para operar no mar e asas dobráveis) e até adaptar um projeto de LHD para operá-lo ; quem sabe um projeto do JUAN CARLOS I ; porém com convôo mais largo e com cabo de parada para pouso(mesmo o ST tendo velocidade reduzida para pouso) e rampa mais alongada para decolagem.

Imagem

ADSUMUS




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Super Tucano News

#3847 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Jun 19, 2015 9:02 pm

Garanto que seria um sucesso de vendas: do ST NAVAL e desse LHD

ADSUMUS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#3848 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 19, 2015 9:21 pm

Desculpe amigo

Embora concorde que a MB tenha a necessidade de uma aeronave tipo STucano para dar uma tregua para os A4 eu discordo totalmente da existencia de um STucano Naval.

E' jogar $$ fora.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Super Tucano News

#3849 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Jun 20, 2015 11:03 am

Olá camarada, respeito sua opinião.

ADSUMUS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#3850 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 20, 2015 11:28 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camarada, respeito sua opinião.

ADSUMUS
O respeito 'e mutuo!!

[100]

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Super Tucano News

#3851 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 20, 2015 10:13 pm

Bolovo escreveu:Eu sou da opinião que o Super Tucano deveria deixar o 2º/5º GAv, que daria lugar a um LIFT a reação para o treinamento avançado. Pode ser M-346, Yak-130, Pampa, o que for. Toda a formação de caça ficaria em Natal, tirando esse papel do 3º GAv. O Super Tucano para mim é um avião de guerra, COIN, tal como é o Pucará, A-37 etc e não de treinamento. Esses seriam repassados para os atuais esquadrões do 3º GAv, ou mesmo um quarto esquadrão, que dividiria entre dois destacamentos, um em São Gabriel da Cachoeira/AM e outro em Cascavel/PR. E adquiria um pequeno lote para repor as perdas (contando os ST que foram para o EDA). E também um pequeno lote para a aviação naval.


X 100 :mrgreen:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: Super Tucano News

#3852 Mensagem por Energys » Dom Jun 21, 2015 12:48 am

Bolovo escreveu:Eu sou da opinião que o Super Tucano deveria deixar o 2º/5º GAv, que daria lugar a um LIFT a reação para o treinamento avançado. Pode ser M-346, Yak-130, Pampa, o que for. Toda a formação de caça ficaria em Natal, tirando esse papel do 3º GAv. O Super Tucano para mim é um avião de guerra, COIN, tal como é o Pucará, A-37 etc e não de treinamento. Esses seriam repassados para os atuais esquadrões do 3º GAv, ou mesmo um quarto esquadrão, que dividiria entre dois destacamentos, um em São Gabriel da Cachoeira/AM e outro em Cascavel/PR. E adquiria um pequeno lote para repor as perdas (contando os ST que foram para o EDA). E também um pequeno lote para a aviação naval.
Concordo.

E se a FAdeA não fosse apenas um cabide de empregos dos amigos do governo argentino e tivesse capacidade de construir aviões, eu iria pelos Pampas deles.

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Super Tucano News

#3853 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 22, 2015 6:10 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Já viram que coisa mais interessante. Todo mundo comprando ST quase que a rodo, até os nossos primos pobres da Africa, e nós aqui... só vendo o trem passar... ou seria cair? :|
abs.
Como assim? Temos a mesma quantidade de Super Tucanos que todos os exportados juntos...
As exportações não vão parar nas cerca de 80 aeronaves de que hoje dispomos hoje Bolovo. E a visão que se pratica aqui de reposição e manutenção de equipamento militar ainda é a mesma de 50/60 anos atrás, ou seja, usa-se o que tiver até o osso, e quando não der mais, recauchuta o que puder, quando e como puder, e o resto vai para o ferro velho servir de peças de reposição para o que ainda sobrou.

Em pouco mais de uma década de uso já perdemos em torno de 10/15% da frota, e sem qualquer perspectiva séria ou real de reposição. Aliás, presumo que nem sequer exista qualquer planejamento na FAB sobre este assunto. É só olhar o que está no papel em termos de planejamento futuro deles. E essa lógica não é só para o ST.

Se em 10 anos perdemos 15% da frota, em vinte poderemos ter, quem sabe, menos de 70% da frota original. E quantos ST a mais estarão voando por aí no mundo nos próximos 10 anos, com a gente aqui vendo os nossos simplesmente se acabarem por força das operações normais e/ou acidentes, ou logística ou a falta dela?

É algo simplesmente inconcebível do ponto de vista de qualquer bom planejador militar este tipo de situação, onde você não pode contar sequer com a alternativa de substituir perdas de matearial tão normais quanto eventuais. Mas essa é a nossa realidade.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Super Tucano News

#3854 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 22, 2015 6:16 pm

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:A tendência é que o ST acabe por suprir, em maior ou menor medida, as missões realizadas pelos Tucanos em muitos países. Na verdade, o que nos falta hoje é um substituto direto do Tucano para as missões de treinamento básico que é feito na AFA...
Em minha opinião a FAB já deveria ter encomendado um lote adicional de ST para criação de um novo Esquadrão e reposição de perdas. A MB também poderia ter alguns exemplares para manter a proficiência de seus pilotos.
Sds
Lord Nauta
Aparentemente Lord a vertente na FAB que defende um LIFT a jato está na frente na disputa da queda de braço para definir-se o próximo passo da formação/treinamento de pilotos.
A ver até quando eles aguentam a pressão da questão dos custos e financiamento desta alternativa.
Já tem gente torcendo o nariz sobre isso há tempos em Brasília.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#3855 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 22, 2015 6:20 pm

O problema é que ou saí um LIFT à Jato ou mais Super Tucanos.

Para ser honesto o tempo de mais Super Tucanos na FAB já passou. O ideal seria comprar os LIFT e redistribuir os S Tucanos que saíriam de serviço do 2/5 Gav.

E obviamente seria ótimo essa lei absurda que impede a MB ter aviação de asa fixa em terra sumir do mapa e mostrar que estamos abandonando essas visões arcaicas e a MB comprar uns S Tucanos para ajudar no treinamento dos pilotos de A-4.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder