Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Pepê Rezende
- Sênior
Mensagem
por Pepê Rezende » Sex Jul 22, 2011 4:10 pm
LeandroGCard escreveu:Acho que você não entendeu J. Ricardo.
O PS-2 seria para depois que o PS-1 fosse aprovado e os navios estivessem sendo construídos/entregues. Seria a manutenção da continuidade das encomendas, fundamental se a indústria brasileira vier a ser realmnete envolvida como prevê a END. Se a MB está incluíndo 6 escoltas no PS-1, a posterior existência de um PS-2 seria uma consequência natural e esperada, senão após 2022 o número de escoltas começaria a diminuir, quando se espera que ele aumente.
Nada a ver como FX-2, que veio após o CANCELAMENTO do FX-1.
Leandro G. Card
Acho que VC não entendeu... O Prosuper irá selecionar os meios para as próximas 18 fragatas da MB.
Pepê
-
LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Mensagem
por LeandroGCard » Sex Jul 22, 2011 6:08 pm
Pepê Rezende escreveu:LeandroGCard escreveu:Acho que você não entendeu J. Ricardo.
O PS-2 seria para depois que o PS-1 fosse aprovado e os navios estivessem sendo construídos/entregues. Seria a manutenção da continuidade das encomendas, fundamental se a indústria brasileira vier a ser realmnete envolvida como prevê a END. Se a MB está incluíndo 6 escoltas no PS-1, a posterior existência de um PS-2 seria uma consequência natural e esperada, senão após 2022 o número de escoltas começaria a diminuir, quando se espera que ele aumente.
Nada a ver como FX-2, que veio após o CANCELAMENTO do FX-1.
Leandro G. Card
Acho que VC não entendeu... O Prosuper irá selecionar os meios para as próximas 18 fragatas da MB.
Pepê
Sei que foi inicialmente anunciado assim, mas minha opinião é de que se isso acontecer seria muito, muito triste (já expliquei porque acho isso em diversos posts anteriores neste mesmo tópico), e já ví comentários de que na verdade será diferente. Mantenho minhas esperanças de que haverá sim um Prosuper-3, 4, etc... .
Veremos nos próximos 8 ou 10 anos.
Leandro G. Card
-
Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Sex Jul 22, 2011 6:33 pm
Pepê Rezende escreveu:Luís Henrique escreveu:Por isto coloquei um suposto prosuper 2.
As armas e sensores seriam desenvolvidos através de parcerias.
O MAN poderia ser uma delas.
Uma parceria para desenvolver um Unkhonto ER poderia ser outra.....
Unkhonto ER? ESQUEÇA!!! A MB não tem o menor interesse.
Pepê
E o que a MB quer?
Aster 30?
prateleira??
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Pepê Rezende
- Sênior
Mensagem
por Pepê Rezende » Sex Jul 22, 2011 7:59 pm
Unkhonto ER? ESQUEÇA!!! A MB não tem o menor interesse.
Pepê[/quote]
Luís Henrique escreveu:E o que a MB quer?
Aster 30?
prateleira??
Quer ALGO QUE FUNCIONE E NÃO UM PROJETO QUE TEM MAIS BURACOS QUE UM QUEIJO SUIÇO. A guiagem do Umkhonto e do Umkhonto ER não está entre as melhores para um sistema antimíssil e antiaéreo. Ou seja: SEM AVENTURAS.
Abraços
Pepê
-
Lord Nauta
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
Mensagem
por Lord Nauta » Dom Jul 24, 2011 2:04 pm
Pepê Rezende escreveu:Unkhonto ER? ESQUEÇA!!! A MB não tem o menor interesse.
Pepê
Luís Henrique escreveu:E o que a MB quer?
Aster 30?
prateleira??
Quer ALGO QUE FUNCIONE E NÃO UM PROJETO QUE TEM MAIS BURACOS QUE UM QUEIJO SUIÇO. A guiagem do Umkhonto e do Umkhonto ER não está entre as melhores para um sistema antimíssil e antiaéreo. Ou seja: SEM AVENTURAS.
Abraços
Pepê[/quote]
A MB não vai se lançar em nenhuma aventura em relação a obtenção de novas plataformas e sistemas de armas. Vai adotar de fato projetos que já provaram eficacia e eficiência. Na medida do possível vai assimilar e desenvolver tecnologias que permitam o mínimo de independência, o MAN SUP e um exemplo desta filosofia. A tendência e a ampliação do relacionamento na área de mísseis com os Europeus. Quanto aos novos navios de escolta acredito que serão mesmo as FREEM.
Sds
Lord Nauta
-
knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2481 vezes
Mensagem
por knigh7 » Dom Jul 24, 2011 3:37 pm
Nós nào podemos nos esquecer que os 2 conflitos entre nacões qeu tivemos aqui nas ultimas décadas (Malvinas década de 80 e Vale do Cenepa decada de 90) os países daqui sobreram subitamente de EMBARGO MILITAR externo.
Capacidade de producão local de itens que precisam de ser repostos com frequência, como armamento, é fundamental.
Seria um contracensom enorme nos preocuparmos em produzir aqui itens que demoram 5 anos para ficarem prontos (quando tiver terminado de produzir uma guerra já acabou...), como submarinos, fragatas, e termos de comprar de fora misseis....
A Denel tem expertise. A MB devria juntar-se a ela para aperfeicoar o UMKHONTO. Como ocorre com a FAB e a mesma empresa com o A-DARTER.
Há outros fatores que justificam o parceria de desenvolvimento e producão local: o país fabricante conhece os códigos-fonte. Pode através de ECCM jamea-lo. Quem produz os misseis pode alterar esses códigos (ou nem precise, pois dificilmente o inimigo conhece) a fim de evitar ECCM.
Editado pela última vez por
knigh7 em Dom Jul 24, 2011 3:43 pm, em um total de 1 vez.
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Dom Jul 24, 2011 3:43 pm
Perfeito! Se concentrar nas plataformas e deixar de lado suas armas e sistemas é ingenuidade. Mas sabe-se lá o que pode estar sendo desenvolvido na surdina, olhemos a SMKB: num dia nem sabíamos que existia, no outro...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Dom Jul 24, 2011 4:00 pm
Concordo com os dois. Por isto a minha pergunta: Aster 30 prateleira?
Se os europeus aceitarem o Brasil como parceiro e nós conseguirmos independência na produção e operação do Aster 30, ai seria uma maravilha. Agora, se for para comprar como prateleira, eu prefiro um Unkhonto melhorado. Ainda que o risco seja maior...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Jul 24, 2011 4:05 pm
Mas sabe-se lá o que pode estar sendo desenvolvido na surdina, olhemos a SMKB: num dia nem sabíamos que existia, no outro...
Exatamente!
Eu confio na MB (como nas outras Forças).
Os caras sabem o que fazem, e não é porque eles são moita que não estão fazendo nada, muito pelo contrário.
-
Pepê Rezende
- Sênior
Mensagem
por Pepê Rezende » Dom Jul 24, 2011 5:10 pm
knigh7 escreveu:Nós nào podemos nos esquecer que os 2 conflitos entre nacões qeu tivemos aqui nas ultimas décadas (Malvinas década de 80 e Vale do Cenepa decada de 90) os países daqui sobreram subitamente de EMBARGO MILITAR externo.
Capacidade de producão local de itens que precisam de ser repostos com frequência, como armamento, é fundamental.
Seria um contracensom enorme nos preocuparmos em produzir aqui itens que demoram 5 anos para ficarem prontos (quando tiver terminado de produzir uma guerra já acabou...), como submarinos, fragatas, e termos de comprar de fora misseis....
A Denel tem expertise. A MB devria juntar-se a ela para aperfeicoar o UMKHONTO. Como ocorre com a FAB e a mesma empresa com o A-DARTER.
Há outros fatores que justificam o parceria de desenvolvimento e producão local: o país fabricante conhece os códigos-fonte. Pode através de ECCM jamea-lo. Quem produz os misseis pode alterar esses códigos (ou nem precise, pois dificilmente o inimigo conhece) a fim de evitar ECCM.
O Umkhonto tem sérios problemas de concepção, a começar pela guiagem. Melhor fazer como a China, compra o míssil com a licença de fabricação. Depois, vamos desenvolvê-lo aqui.
Abraços
Pepê
-
knigh7
- Sênior
Mensagem
por knigh7 » Dom Jul 24, 2011 5:26 pm
Pepe,
A Denel planeja mudar o sistema de guiagem desse missil. Precisa de um parceiro para bancar, principalmente $.
Quanto a producao local sob licenca de um Aster? Duvido que ocorra.
-
knigh7
- Sênior
Mensagem
por knigh7 » Dom Jul 24, 2011 5:30 pm
Carlos Mathias escreveu:Mas sabe-se lá o que pode estar sendo desenvolvido na surdina, olhemos a SMKB: num dia nem sabíamos que existia, no outro...
Exatamente!
Eu confio na MB (como nas outras Forças).
Os caras sabem o que fazem, e não é porque eles são moita que não estão fazendo nada, muito pelo contrário.
Se não há pelo menos nenhum sinal de fumaca por parte da MB acho que não dá para ficar na Fé....
-
Pepê Rezende
- Sênior
Mensagem
por Pepê Rezende » Dom Jul 24, 2011 5:34 pm
knigh7 escreveu:Pepe,
A Denel planeja mudar o sistema de guiagem desse missil. Precisa de um parceiro para bancar, principalmente $.
Quanto a producao local sob licenca de um Aster? Duvido que ocorra.
Querem colocar guiagem ativa radar. UMA BOSTA PARA ANTIAÉREO. CLOS é a melhor solução.
Pepê
-
knigh7
- Sênior
Mensagem
por knigh7 » Dom Jul 24, 2011 6:16 pm
Concordo.
Mas é a solucão do Aster, do ESSM, do RIM 174A...
E acho que a MB nao vai optar por outro tipo de guiagem.
-
Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Mensagem
por Penguin » Dom Jul 24, 2011 7:01 pm
knigh7 escreveu:Concordo.
Mas é a solucão do Aster, do ESSM, do RIM 174A...
E acho que a MB nao vai optar por outro tipo de guiagem.
Guiagem terminal por radar ativo e guiagem intermediária por data link. Tb é o sistema adotado pelo MICA VL e futuro Barak 8 (desenvolvimento conjunto Israel-India:
http://defense-update.com/products/b/barak8.htm ).
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla