F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#376 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 07, 2009 9:36 am

alcmartin escreveu:
Wolfgang escreveu:Algum chance de a FAB instalar uma base na área de SJC?
Olá, Wolf!
Na minha opinião, nenhuma...SJC fic no meio do tubulão do tráfego mais intenso do país, SP-RJ, fora a EMBRAER. SC, com toda proximidade, já tem toda uma estrutura formada de afastamento do trafego aéreo, com o pessoal passando por cima só na descida(e na lateral na subida). Seria desvestir um santo para vestir outro, mas com todos os custos.

Abs!!
Valeu pela resposta, bródi! :wink:




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#377 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 07, 2009 10:57 am

Vinicius Pimenta escreveu:Só respondendo alguns posts:
Glauber:
Os 43 (se todos continuarem operacionais) A-1 iriam para o 10º GAv, ficando divididos entre Poker e Centauro, entendi. O GAvCa não tem mais sentido, assim como a denominação do GDA, já que estamos falando de polivalência (sim, eu acho o AMX polivalente).

Campo dos Afonsos viraria só o MUSAL? Espero que sim...
Já contava com a desativação de Canoas, mas, arrancar os dentes de Santa Cruz é novo pra mim!!!
O GavCa ao meu ver continua fazendo sentido. Aliás, estaria bem fazendo sentido na nova estrutura. O 1º/1º ficaria com ar-ar e o 2º/1º ficaria com ar-solo ou vice-versa. Lembrando que não tem ideia de ser extinto, só mudado de base.

Campo dos Afonsos me parece que ficaria só com o MUSAL, HAAF, etc.

Essa de SC não só é novidade pra todo mundo como, na minha opinião, não deve pegar.
Não tio! Não estou chutando o GAvCa, só a denominação!! Pra mim, com o advento de caças realmente polivalentes, o GDA e o GAvCa teriam que mudar a filosofia, e o nome!
Aliás, a estrutura da FAB (e do EB também) me parece meio confusa, pois não condiz com a realidade. Na III FAe temos o 1º grupo de aviação (1ºGAvCa), mas não temos o segundo. Em compensação, temos o 10º (centauro+poker, que por sua vez, não tem o 2º esquadrão, que poderia muito bem ter sido o adelphi), o 14º (Que só tem um esquadrão, o Pampa) o 16º (que só tem o adelphi), e assim vai...

[]´s




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#378 Mensagem por Skyway » Qui Mai 07, 2009 11:35 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Tirar um grupo de caça ou de ataque de Santa Cruz? Uma das maiores bases da FAB, se não a maior, com uma BAITA infra-estrutura, ao lado de um campo de testes de armamentos, e sendo uma base enorme sem compartilhamento com infra-estrutura civil?

Olha, só acredito vendo.
Eu também.

Mas como deve estar o tráfego aéreo por ali daqui a 16 anos? Será seguro para o esquadrão de caça ficar baseado por lá? Como ficam os treinamentos? Tem que sair de lá e voar algumas horas até um ponto mais afastado? Eu não sei nenhuma resposta dessas. Por isso estão estudando. Pode ser que simplesmente concluam que não há essa necessidade.
Tomara, por que pra mim isso não seria uma escolha inteligente.
Melhor organizar o tráfego do que abrir mão daquela base para caçadores.

Um abração!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#379 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 07, 2009 11:39 am

Só se fizerem uma base no sul de Minas ou interior de São Paulo, porém, uma bse no litoral é o ideal para proteger as plataformas, em que pese os candidatos do F-X terem alcance bem maior que os F-5.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#380 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 07, 2009 11:46 am

Wolfgang escreveu:Só se fizerem uma base no sul de Minas ou interior de São Paulo, porém, uma bse no litoral é o ideal para proteger as plataformas, em que pese os candidatos do F-X terem alcance bem maior que os F-5.
Pode ser em Campinas sem trauma!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O fluxo não é tão grande (ainda), e tem fazenda adoidado, pronta pra ser desapropriada.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#381 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 07, 2009 11:47 am

glauberprestes escreveu:
Wolfgang escreveu:Só se fizerem uma base no sul de Minas ou interior de São Paulo, porém, uma bse no litoral é o ideal para proteger as plataformas, em que pese os candidatos do F-X terem alcance bem maior que os F-5.
Pode ser em Campinas sem trauma!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O fluxo não é tão grande (ainda), e tem fazenda adoidado, pronta pra ser desapropriada.
Acho ideal. Uma mega base, para receber os F-X e nossos fututos C-17. :twisted:




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#382 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 07, 2009 11:52 am

Boa! Já desloca pra cá, já que tem a brigada aeromóvel aqui mesmo! :lol:




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#383 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 07, 2009 11:54 am

glauberprestes escreveu:Boa! Já desloca pra cá, já que tem a brigada aeromóvel aqui mesmo! :lol:

E sempre achei São Paulo subprotegido. Aliás, deveria haver um batalhão do Exército nas encostas da Serra do Mar, quem sabe em São Bernardo... :twisted:




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#384 Mensagem por alcmartin » Qui Mai 07, 2009 5:35 pm

Povo, sei que estão brincando, mas só para explicar porque não dá: o tráfego aéreo em Campinas já é uma zona, se me permitem o termo. Não porque o pessoal é ruim, ou coisa sim, mas porque ali se controla muitos tráfegos pequenos que voam pelo interior de SP, a baixa altura. A média altura, sobre ali mesmo, o controle Sp controla, pelas rotas que convergem para Congonhas, Guarulhos e marte. Ou seja, simplesmente se o que eles planejam der certo, de desviar mais trafego de SP para lá, já vai ter que rearrumar. Imagina se botam mais tráfego milico ali...não dá! :wink:

Já no Rio, o que aconteceu foi que lá atrás, a FAB planejou bem, para a BASC, que ficou afastada do Rio e num local plano, sem relevo que atrapalhasse os procedimentos IFR de descida. Já o Galeão e o S.Dumont... :?
Para o Galeão voce tem um tremendo morro ao norte, o Tinguá, que obriga os aviões virem muito alto e depois despencar e o S.Dumont está próximo a este, em relação a movimentaçào, o que obrigou a ter seus procedimentos "empurrados" para baixo, para o litoral e em direçào a Afonsos e santa cruz. Ou seja, foi um "jeitinho" para o controle do trafego civil. mas, com o aumento do trafego, o jeitinho tá enrolando...
Mas, pessoalmente, torço para que deem outro jeitinho e S.Cruz fique com a caça!! :mrgreen:

Abs!!




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#385 Mensagem por FOXTROT » Qui Mai 07, 2009 8:05 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Bom, é o seguinte:

Em termos de fatos CONCRETOS temos a desativação dos Xavantes para 2010, a substituição pelos F-5M, e a transferência do 1°/4° pra Manaus.

Há a confirmação da CRUZEX para novembro de 2010 em Natal.

Está praticamente definida a desativação da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

A partir de agora temos o que ainda está em ESTUDO. Vejam bem E-S-T-U-D-O-S. São da III FAe. Podem acontecer ou não. Recomendo fortemente que se alguém for jogar essas infos em outros fóruns, que façam essa ressalva.

A idéia, a princípio, é que existam 3 grupos com F-X. Um em Santa Maria, um em Anápolis e um em Manaus. Cada um com dois esquadrões. Um esquadrão mais dedicado à arena ar-ar, e um mais dedicado à arena ar-solo, mas com a mesma aeronave. Dependendo, um terceiro esquadrão de Reconhecimento. É claro que os esquadrões fariam de tudo, mas cada um vai receber ênfase em uma ou outra tarefa, para não ficar que nem pato, que anda, nada e voa, mas não faz nada direito.

Pelos estudos da III FAe, fazendo o cálculo de capacidade dos aviões X cenários prováveis, o ideal seria que cada Grupo contasse com 36 aeronaves. O número ideal calculado pelo Estado-Maior é de 108 unidades. O que não quer dizer que esse é o número final.

Os primeiros chegariam pro GDA.

Com a chegada do FX, o 1°/16° seria extinto e os seus pilotos iriam para o GDA, que é quem deve receber os aviões. E os A-1 seriam agrupados em SM.

Em 11 ou 16 anos não teremos mais 1° Grupo de Caça em Santa Cruz. Seria uma tendência em função do aumento do tráfego aéreo aqui no Rio. Santa Cruz abrigaria algumas unidades de transporte e o 3°/8°, já que Afonsos seria fechada. Canoas também.

E existe também um estudo para mudar a estrutura da parte operacional da Força. A estrutura de Grupos seria reativada. O Grupo ficaria com a parte administrativa e logística. Um comandante com o estado maior. E os esquadrões somente teriam a incumbência da área operacional. É uma medida para tirar os afazeres administrativos das mãos dos pilotos.

Ps: Devo dizer que nenhuma delas é informação classificada, nem privilegiada, nem mérito meu. São informações que foram dadas em palestras abertas durante a Semana da Caça, na BASC.
Caro amigo,
Eu sou apenas um bacharel em direito apaixonado por guerras e aviões militares, porém, devo fazer uma consideração que os colegas com experiência em assuntos militares podem responder melhor.

Logo após o Brasil descobrir todos estes campos de petróleo a mais ou menos 300 km da nossa costa, a maior base aérea da América Latina desativará (remanejará para locais distantes) seus esquadrões de caça?

Na minha humilde opinião um esquadrão de caça e um de ataque por região é o que o Brasil precisa para der uma defesa razoável, estamos falando de um País com mais de oito milhões de quilômetros, não da França, Bélgica, Itália que cabem dentro do estado de São Paulo.

Abraços




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
diolivelima
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 11:24 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#386 Mensagem por diolivelima » Qui Mai 07, 2009 8:49 pm

Caro Barão,

Gostaria de lhe sugerir o endereço http://www.scramble.nl/airforces.htm em termos de endereço e designação ele é bem atualizado e voçe pode comparar as bases do pais vizinho e comparar a distancias, alcance etc. pois dependendo de necessidades, elas passam a ser operacionais independente dos esquadrões ali desgnados, outro fato importante é a informação das coordenadas das bases para verificação no Google Erth.

Um abraço




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#387 Mensagem por Marino » Sex Mai 08, 2009 10:24 am

Santa Cruz fica, com FX2.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#388 Mensagem por Skyway » Sex Mai 08, 2009 10:38 am

Pois é, é o mais lógico pra mim.
Até por que se não me engano é a base mais próxima da área do pré-sal.

Valeu Marino!
Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Palpiteiro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 9:34 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#389 Mensagem por Palpiteiro » Sex Mai 08, 2009 12:11 pm

Caros,

Não existe nenhuma ameaça ao pré-sal.

E se tiver, não vai ser da noite para o dia. Vai dar tempo para preparar a defesa.

E se a ameaça for aquela que muitos imaginam, a US Navy, então será melhor deixar os F-X em Campo Grande e a marinha em Manaus.

A frase acima foi apenas provocativa.

A intenção foi a de estimular o debate sobre essa tão falada ameaça ao "pré-sal". Qual seria, piratas somalianos? Argentinos invejosos?

Alguem poderia explicar em qual cenário o "pré-sal" estaria ameaçado?

Palpiteiro




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#390 Mensagem por Wolfgang » Sex Mai 08, 2009 12:14 pm

Palpiteiro escreveu:Caros,

Não existe nenhuma ameaça ao pré-sal.

E se tiver, não vai ser da noite para o dia. Vai dar tempo para preparar a defesa.

E se a ameaça for aquela que muitos imaginam, a US Navy, então será melhor deixar os F-X em Campo Grande e a marinha em Manaus.

A frase acima foi apenas provocativa.

A intenção foi a de estimular o debate sobre essa tão falada ameaça ao "pré-sal". Qual seria, piratas somalianos? Argentinos invejosos?

Alguem poderia explicar em qual cenário o "pré-sal" estaria ameaçado?

Palpiteiro
Os piratas estão muito melhor armados.


:mrgreen:




Responder