Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Sobre o C-390

#376 Mensagem por Skyway » Qua Nov 26, 2008 7:33 pm

projeto escreveu:Pessoal, eu concordo com o que o Túlio disse, que o C-390 tinha que se chamar Amazonas. É um nome forte, brasileiro e ao mesmo tempo internacional, soa bem em outros idiomas e era o nome do antigo projeto C-X da Embraer. Tem tudo a ver.
Não tem nada a ver é com o C-105, que é um avião reconhecidamente "fracote" e mal adaptado para à Amazônia e, conseqüentemente, ao Amazonas. Nem brasileiro é. É um "marketing" ao contrário...

Embora eu goste de Pantanal, eu sugiro que seja mantido Amazonas e que façamos a escolha de outro nome para o C-105, tipo periquito, rouxinol, solta-asa-do-norte, cambaxirra, ou de outro passarinho fracotinho.

Abraços
Projeto, o C-295 não é "fracote" e muito menos mal adaptado a amazônia. Os problemas do início das operações eram decorrentes da adaptação dos PILOTOS a nova aeronave, que requer mais cuidado que o Búfalo sim, porem qualquer avião no mundo requer mais cuidado que o Búfalo que é um projeto único, e extremamente bem sucedido para operações na amazônia.

Igual ao Búfalo não existe, mas nem por isso o C-295 é fraco ou mal adaptado. Onde o Búfalo pousava o C-295 tambem pousa, porem diferente.

Mas concordo que o nome Amazonas seria melhor empregado em um projeto nacional, porem como o Vector bem lembrou, é provável que o C-390 não tenha nenhum nome alem desse.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#377 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 26, 2008 8:09 pm

Skyway escreveu:
projeto escreveu:Pessoal, eu concordo com o que o Túlio disse, que o C-390 tinha que se chamar Amazonas. É um nome forte, brasileiro e ao mesmo tempo internacional, soa bem em outros idiomas e era o nome do antigo projeto C-X da Embraer. Tem tudo a ver.
Não tem nada a ver é com o C-105, que é um avião reconhecidamente "fracote" e mal adaptado para à Amazônia e, conseqüentemente, ao Amazonas. Nem brasileiro é. É um "marketing" ao contrário...

Embora eu goste de Pantanal, eu sugiro que seja mantido Amazonas e que façamos a escolha de outro nome para o C-105, tipo periquito, rouxinol, solta-asa-do-norte, cambaxirra, ou de outro passarinho fracotinho.

Abraços
Projeto, o C-295 não é "fracote" e muito menos mal adaptado a amazônia. Os problemas do início das operações eram decorrentes da adaptação dos PILOTOS a nova aeronave, que requer mais cuidado que o Búfalo sim, porem qualquer avião no mundo requer mais cuidado que o Búfalo que é um projeto único, e extremamente bem sucedido para operações na amazônia.

Igual ao Búfalo não existe, mas nem por isso o C-295 é fraco ou mal adaptado. Onde o Búfalo pousava o C-295 tambem pousa, porem diferente.

Mas concordo que o nome Amazonas seria melhor empregado em um projeto nacional, porem como o Vector bem lembrou, é provável que o C-390 não tenha nenhum nome alem desse.

Um abraço!
Certo, digamos então que é um avião que "requer mais cuidados", como você disse.

[]'s

Alberto -
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#378 Mensagem por Skyway » Qua Nov 26, 2008 8:10 pm

projeto escreveu:
Skyway escreveu: Projeto, o C-295 não é "fracote" e muito menos mal adaptado a amazônia. Os problemas do início das operações eram decorrentes da adaptação dos PILOTOS a nova aeronave, que requer mais cuidado que o Búfalo sim, porem qualquer avião no mundo requer mais cuidado que o Búfalo que é um projeto único, e extremamente bem sucedido para operações na amazônia.

Um abraço!
Certo, digamos então que é um avião que "requer mais cuidados", como você disse.

[]'s
Exatamente, como qualquer outro que opera na Amazônia e não se chama Búfalo. :wink: :D

AD ASTRA PER ASPERA
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#379 Mensagem por Mapinguari » Qua Nov 26, 2008 8:53 pm

Vector escreveu:

Abraços
Por aqui essa coisa de dar nomes as aeronaves irá depender da política de cada divisão da empresa, que é ditada pelo mercado.

Exemplo: Na aviação executiva, um nome é muito importante... vide Phenom, Legacy e Lineage.

Na aviação comercial, a Embraer já não tem dados nomes, o nome é a própria designação da aeronave... ERJ-145, EMBRAER 190, etc...

E na militar a coisa é meio confusa, pois os últimos projetos não tiveram nome, com exceção do "Super Tucano", que, na verdade, é uma herança da década de 90.

Então tenho minhas dúvidas se o avião terá um nome dado pela Embraer... acho que será C-390 e ponto.

Sds,
Vector
Além disso, nem sempre o nome oficial "cola". Vejam o caso do F-16 "Fighting Falcon" (Falcão Lutador), Não pegou e os pilotos o batizaram de Viper (por causa do caça estelar da série Battlestar Galactica, popular nos anos 80).
No Brasil a FAB tenta fazer pegar o nome "Falcão" para o A-1 (AMX). Mas não pegou, assim como não pegou o nome "Centauro", que difundiram antes. Na FAB, o avião é chamado de A-1, ou AMX, mesmo.

Mapinguari

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#380 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 26, 2008 9:12 pm

Túlio escreveu:Pois eu insistiria em AMAZONAS, pensem, é um p* nome, POWS!!!
Imagina a complicação que esse nome ia dar.

Vai que por algum motivo a USAF ou RAF da vida decide comprar alguns C-390.

Daí saí no jornal.

"Estados Unidos compra Amazonas do Brasil" ou "País europeu compra Amazonas" e etc.

O que não iria faltar teoria de conspiração, tópico aqui no DB... tá loco [003] [003] [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
marcelosobrado
Intermediário
Intermediário

#381 Mensagem por marcelosobrado » Qua Nov 26, 2008 9:30 pm

Skyway escreveu:Vamos lá gente, vamos batizar a criança.
Imagem
Krak, essa me emocionou, ficou bem realista, parabéns Skyway!!!

*
*
*
*

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#382 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 26, 2008 9:58 pm

Bom...

Já que temos:
C-95 "Bandeirante"
C-97 "Brasília"
O C-105 "Amazonas"
O C-115 "Bufalo"
....

Minha sugestão é:

C-390 "Caboclo"

E aqui vão algumas curiosidades:

Nome vem do TUPI e significa: "- Aquele que vem da Floresta"

É um tipo "mestiço"

Não é díficil de falar em Inglês/Espanhol/Francês/Árabe/Japonês/Tailandês (exportação)

Dia do Cabloco é 24 de Junho e é feriado oficial no Amazonas

Tem a ver com a luta pela extração da Borracha e de certo modo com a "conquista" do Norte do País (quando muitas
pessoas saíram do Nordeste para popular a Amazônia e trabalhar com extração de borracha)

E aí?

Acho que arrebentei 8-]

Fecha a conta e manda para a Embraer e para a FAB o nome e pode me mandar a minha passagem para a cerimônia de batismo... :mrgreen: :lol:

Modestamente 8-]

[100]
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
flanker
Júnior
Júnior

#383 Mensagem por flanker » Qua Nov 26, 2008 10:16 pm

[/quote]

Exatamente, como qualquer outro que opera na Amazônia e não se chama Búfalo. :wink: :D[/quote]

Concordo plenamente. Qualquer outra aeronave ocidental passaria pelo mesmo problema.

Sds,

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2851 vezes

#384 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 27, 2008 3:37 pm

Skyway escreveu:Vamos lá gente, vamos batizar a criança.
Imagem

Um abraço!
Skyway tens que fazer um C-390 mas com o padrão usado pela FAP...please! :|

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
HIGGINS

#385 Mensagem por HIGGINS » Qui Nov 27, 2008 5:13 pm

C-390, "Pitbull"...
Rústico e forte, como a raça. :mrgreen:

avc1
Avançado
Avançado
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 126 vezes

#386 Mensagem por avc1 » Qui Nov 27, 2008 5:44 pm

Que tal se simplesmente se chamar C-390 Brasil??
ou então C-390 Harpia?

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#387 Mensagem por faterra » Qui Nov 27, 2008 8:15 pm

Skyway escreveu:

Abraços

Um abraço!
Aproveitando que o C-390 ainda está em fase de gestação, por que não projetá-lo com todas as qualidades do Bufalo? Isto seria um diferencial ímpar, de primeira grandeza, frente aos C-130 Hercules ou qualquer outro projeto . Atenderia plenamente a FAB, facilitaria a vida dos pilotos na sua adaptação e nem "requereria mais cuidado na sua operação". Enfim um CARGUEIRO que não seria o Bufalo, mas que manteria suas qualidades e agregaria muitas outras.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Vector
Intermediário
Intermediário

#388 Mensagem por Vector » Qui Nov 27, 2008 8:41 pm

faterra escreveu:
Aproveitando que o C-390 ainda está em fase de gestação, por que não projetá-lo com todas as qualidades do Bufalo? Isto seria um diferencial ímpar, de primeira grandeza, frente aos C-130 Hercules ou qualquer outro projeto . Atenderia plenamente a FAB, facilitaria a vida dos pilotos na sua adaptação e nem "requereria mais cuidado na sua operação". Enfim um CARGUEIRO que não seria o Bufalo, mas que manteria suas qualidades e agregaria muitas outras.

Mas como se os requisitos são outros???

Sds,
Vector

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#389 Mensagem por faterra » Qui Nov 27, 2008 9:30 pm

As qualidades a que me refiro são, principalmente, a resistência, a rusticidade, para operar a aeronave na Amazônia, tendo como espelho o inigualável Bufalo. Qualidades que poderiam ser melhoradas, modernizadas e incrementadas no projeto. Afinal, ela irá operar na Amazônia, fazendo os mesmos serviços, operando nas mesmas bases, nas mesmas precárias pistas de pousos que os Hercules, os Amazonas e os Bufalos faziam e fazem até hoje. Estas qualidades seriam incluídas ou melhoradas aos requisitos que hoje norteiam este projeto. Ou seriam totalmente incompatíveis? Ou fora de propósito em relação a custos?
Vector, sou leigo e, talvez, estou escorregando na maionese, mas, creio que estariam agregando um diferencial único, uma vez que, segundo dizem, não existe outra aeronave sequer semelhante ao Bufalo!

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Vector
Intermediário
Intermediário

#390 Mensagem por Vector » Qui Nov 27, 2008 10:03 pm

faterra escreveu:As qualidades a que me refiro são, principalmente, a resistência, a rusticidade, para operar a aeronave na Amazônia, tendo como espelho o inigualável Bufalo. Qualidades que poderiam ser melhoradas, modernizadas e incrementadas no projeto. Afinal, ela irá operar na Amazônia, fazendo os mesmos serviços, operando nas mesmas bases, nas mesmas precárias pistas de pousos que os Hercules, os Amazonas e os Bufalos faziam e fazem até hoje. Estas qualidades seriam incluídas ou melhoradas aos requisitos que hoje norteiam este projeto. Ou seriam totalmente incompatíveis? Ou fora de propósito em relação a custos?
Vector, sou leigo e, talvez, estou escorregando na maionese, mas, creio que estariam agregando um diferencial único, uma vez que, segundo dizem, não existe outra aeronave sequer semelhante ao Bufalo!
A robustez é uma característica inerente a uma aeronave de transporte militar. Ele tem que ser robusto para suportar o tipo de operações a que será submetido.

Se for nesse sentido, então esse com certeza é um dos requisitos do C-390.

Sds,
Vector

Responder