TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37261 Mensagem por nveras » Qua Mar 24, 2010 10:12 pm

ELSONDUARTE escreveu:Imagem

Do maior mau gosto essa imagem, Elson. Nada a ver.

Também acho, é uma imagem bonita graficamente, mas não queria ver a minha bandeira ai. Compreendo as intenções do Elson, não há nenhuma ponta de maldade, por isso não disse nada.

Eu acho que existe um limite difícil de medir, até onde se poderá mexer em símbolos de Estado, Bandeira, Hino, etc. Vocês no Brasil e nos EUA também, são mais permissivos em relação a esse assunto, acho que é uma questão de cultura.

[[]]'s

Gostei de ver a citação: não sei como é em Português de Portugal mas, como DESCENDENTE (neto, Aveiro), devo dizer que RELATIVIZAMOS kôzaz assim e ouso dizer que NÃO APRENDEMOS SOZINHOS, herdamos da Pátria-Mãe. Tenho imenso ORGULHO do que Portugal nos legou e seguramos, a seu exemplo. A meu ver - e admito que posso estar errado - andamos pelas sendas certas... :wink:

Mas, convenhamos, esculhambar a bandeira ou símbolos nacionais do Brasil ou de Portugal, Países-irmão é sodas, não?

Aguardando queixas. 8-][/quote][/quote]
Eu acho que a imagem só quer dizer "França de olho no Brasil". Não me parece ofensiva.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37262 Mensagem por soultrain » Qua Mar 24, 2010 10:18 pm

Túlio escreveu:

Gostei de ver a citação: não sei como é em Português de Portugal mas, como DESCENDENTE (neto, Aveiro), devo dizer que RELATIVIZAMOS kôzaz assim e ouso dizer que NÃO APRENDEMOS SOZINHOS, herdamos da Pátria-Mãe. Tenho imenso ORGULHO do que Portugal nos legou e seguramos, a seu exemplo. A meu ver - e admito que posso estar errado - andamos pelas sendas certas... :wink:

Mas, convenhamos, esculhambar a bandeira ou símbolos nacionais do Brasil ou de Portugal, Países-irmão é sodas, não?

Aguardando queixas. 8-]
Por incrível que pareça, foi um Brasileiro, que muito estimo e tenho saudade, que nos fez voltar ter orgulho na nossa Bandeira, o Scolari.

Mas doi-me na alma ver rasgar uma Bandeira para fazer um acessório de roupa, por exemplo. Compreendo o fim, mas doi.

Tulio, nós somos mesmo Irmãos de sangue, os mais importantes, não de ocasião, pena que os nossos políticos não façam mais para mostrar isso.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37263 Mensagem por soultrain » Qua Mar 24, 2010 10:20 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
Bender escreveu:Respeito essa sua maneira de ver as posturas da Saab,Vinicius, durante o processo de escolha e as posturas do GF,mas discordo de ambas, aproveito e pego carona em um trecho do seu post,se me permite.

*Mas em uma coisa concordamos,não existem santos,e graças a Deus desta vez não fomos nós os únicos santos a virar joguetes inocentes e bonzinhos nas mãos dessa cambada.


Apesar de não ter em mãos aqui essa declaração que você cita vinda do ministério da defesa sobre ética para poder avaliar o sentido em que foi empregada ,vou levar ao pé da letra da maneira que você interpretou,e vou dar minha opinião a respeito.

Em sendo assim,o que seria ter ética na venda de armas? É possível existir essa “ética” quando a prática é vender a qualquer custo e se possível até a dois inimigos se o jeitinho permitir?

Na minha forma de ver,o governo com muita habilidade na figura do min. Nelson Jobim jogou o jogo que é habitual e prática comum de ser jogado por todos os vendedores de armas no mundo inteiro.

Usou como deveria os participantes e suas ambições para extrair o melhor negócio,se isso é ser anti-ético ou como muitos dizem por aqui,é tirar a credibilidade do processo,então fechem seus olhos e tapem seus ouvidos,pois esse tipo de mercado da morte,funciona na base do dedo no olho e do chute no saco,querer que o nosso governo se comporte como aluno do jardim da infância diante dessa gente é imaginar tempos passados quando recebíamos as jujubas e éramos só sorrisos e felicidades.

Eu não vi o GF usar dedo no olho e chute no saco até agora com ninguém,quais regras ou supostas “regras” foram quebradas até agora pelo GF? Ele fez as regras de negociação que achou mais convenientes e benéficas a ele e em decorrência ao país,e tem liberdade para usá-las como melhor lhe convir,isto não é pecado,e não os vendedores de armas como em outras épocas,usar as sua regras sejam quais forem ou nenhuma é um direito dele.

Isto só é pecaminoso e depõe contra ele somente na visão da FSP e da Veja,pois vai contra seus interesses individuais.

Quanto a atuação da Saab eu não esperava nem mais nem menos “coisa alguma” nem deles nem dos outros,pois é normal a canalhice neste ramo,agora forçar e empurrar o GF contra a parede as custas de acordos costurados com federações de industrias e 6 duzia de empresários mais a Embraer nas sombras,como parece cada vez mais claro,e aos 45 do segundo tempo ainda colocar anuncio na tv para vender a idéia de que no GF só tem safardana que escolhe o pior porque leva bola,(Está tudo isso implícito neste anuncio fajuto da Saab)não considero sinal de habilidade nem de competência,considero safadeza mesmo,dedo no olho e chute no saco,podem fazer isso?Tranquilamente é de praxe nesta seara,como é de praxe tomar de volta também.

Coisa que os outros dois não fizeram,seria mais natural ela ter trazido o NG para uns vôos por aqui como fizeram os norte americanos e seu Nae,o que foi singelo até demais para o estilo natural deles.

Aliás marketing de verdade e competente mesmo,seria o governo sueco ter comprado uma dúzia de NGs e de KC390 e se oferecido a ajudar no projeto,isto seria algo concreto e real que enalteceria e daria credibilidade maiúscula ao “projeto”.

A Saab não é vencedora de nada e ninguém até agora é,pois não existe anuncio oficial nenhum,nem documento oficial nenhum publicado até agora,só especulações movidas por interesses políticos que visam tumultuar e desestabilizar o GF nesta questão,como em outros FX anteriores a este,a Saab só está ai na fita até agora,pois virou fruto de um conluio de interesses empresariais via mídia,e apóia o pseudo valôr de seu equipamento que nem existe e de sua proposta,em mentiras insistentemente publicadas e republicadas por uma jornalista que tem a sua credibilidade seriamente ameaçada por essa insistência que está prestes a se desmanchar.

Quem não tem nada de concreto para apresentar e oferecer,ou para divulgar qualidades e benefícios concretos e reais,vai na base da desqualificação do GF, dos projetos mirabolantes,preço baratinho e das mentiras de independência plena e irrestrita,e segurança de operação,isso se chama 171,já que quem promete tudo isso, sequer é dono intelectual de muita coisa importante que oferece.

Se isto é considerado marketing,preciso rever meus pequenos e pobres conhecimentos da área,se estes “mascates” da Saab estivessem trabalhando para os franceses com esta técnica própria deles, não saberiam o que fazer,pois o avião francês existe.

O Brasil e seu governo tem autoridade e autonomia para comprar o que quiser e do jeito que quiser,fazendo as pressões,escolhas e negociações com quem quiser a hora que quiser como fez em 7 de Setembro,isso se dá o nome de exercer direitos e soberania,as empresas foram convidadas a participar da seleção,e veio disputar quem quis por sua conta,risco e ônus,ninguém veio obrigado ou a força,se o GF decidir encerrar o processo sem vencedor não deve satisfações a ninguém nem em SJC e muito menos na corte do rei Silva .

O governo e a FAB devem e darão satisfação a opinião pública e a sociedade em geral da sua escolha, é o que basta,e as contas e contratos serão monitorados pelo TCU,que é o órgão competente.

Sds.
Bender ótimo texto, prá variar.

É claro que neste mercado não existem santos, mas fico aqui me perguntando (sentindo até certa vergonha) se a SAAB já cometeu tamanha ousadia e abuso contra qualquer outro país em que ela tenha pretendido vender seus caças como cometeu com o governo do Brasil.

A estratégia, no meu entender, foi de uma falta de respeito sem precedentes ao tentar jogar a opinião pública contra o governo e publicamente colocar o governo contra a parede. Me pergunto: quem eles acham que são e o que eles acham que nosso país é? Será que eles pensam que no Brasil pode?

Se esta estratégia, que deveria envergonhar a todos os brasileiros, partiu de cabeças suecas foi de uma gigantesca falta de respeito a uma nação livre, democrática e soberana, mas se partiu de "estrategistas" brasileiros, creio, que na verdade, esses caras somente não se respeitam.

Respeitem o Brasil !!!


Um fraternal abraço,
O que eu penso também meus caros.

[[]]'s





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37264 Mensagem por Túlio » Qua Mar 24, 2010 10:47 pm

Amigos, a Bandeira do Brasil é símbolo de nossa Pátria e legalmente inalterável, sob penas da Lei. O DB segue a legislação da República Federativa do Brasil. Somos assim e assim seguiremos. Detalhe: após acirrado debate no Conselho, decidimos que não aceitaremos deboches com símbolos de qualquer Pátria, pois somos INTERNACIONAIS. Sequer temos língua oficial. Ou os colegas e amigos seguem isso - civilidade para com todas as Nações da terra - ou serão enquadrados. Não vou mentir que lamento, acho CERTO isso!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37265 Mensagem por midnight » Qua Mar 24, 2010 10:48 pm

Túlio escreveu:

Gostei de ver a citação: não sei como é em Português de Portugal mas, como DESCENDENTE (neto, Aveiro), devo dizer que RELATIVIZAMOS kôzaz assim e ouso dizer que NÃO APRENDEMOS SOZINHOS, herdamos da Pátria-Mãe. Tenho imenso ORGULHO do que Portugal nos legou e seguramos, a seu exemplo. A meu ver - e admito que posso estar errado - andamos pelas sendas certas... :wink:

Mas, convenhamos, esculhambar a bandeira ou símbolos nacionais do Brasil ou de Portugal, Países-irmão é sodas, não?

Aguardando queixas. 8-]
Concordo contigo Túlio e acrescento à lista países como Itália e Alemanha, entre outros em menos intensidade, que foram os países do qual vieram mais colonos da europa, inclusive a maior colônia é italiana. E é por isso que o Brasil é tão bonito, é pela miscigenação de etnias.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37266 Mensagem por Túlio » Qua Mar 24, 2010 10:56 pm

Vale para TODOS, amigo midnight, basta de criancices, somos ADULTOS ou não?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37267 Mensagem por Bender » Qua Mar 24, 2010 11:14 pm

helio
Bender
Concordo com grande parte de seus argumentos.
Queria entretanto complementar com alguns comentários:
-Como vc mesmo declarou não há moral neste segmento. Cada um faz o que pode para vender seu peixe, ainda mais quando a venda é de vulto e poderá salvar as finanças das 3 fábricas envolvidas na competição.
-Pra mim se o Sarkozy pode vir ao Brasil sob o pretexto de comemorar a independencia do Brasil para tentar vender o caça frances, nada mais natural que o Rei da Suécia e a Hillary também venha.
-Antes mesmo de qualquer industria decente projetar um produto, faz-se um estudo de viabilidade economica e de mercado. Neste estudo são projetados todos os custos do projeto e do produto a ser colocado no mercado. Como exemplo , a Fiat sabe exatamente quanto irá custar ao consumidor um produto projetado hoje. É claro que o estudo possui uma margem de erro, mas é muito pequeno.
Afirmar que se o produto não existe ainda como o NG, seu preço é uma incognita, me parece um argumento simplista, pois embora possa ser verdade verdade( pode haver uma variação), o preço básico já está mais do que definido pela SAAB. E mais, contratos de aquisição uma vez firmados prevêem sanções para este tipo de desvio. Se vcs acham que a SAAB está blefando publicando custos, eu diria que vcs não conhecem a SAAB como industria aeronautica e principalmente de aviões de combate, cuja idade e tradição de bons produtos é tão grande como a Dassault e da Boeing.
Para aqueles que acham que a SAAB está pegando pesado, saibam que comparando com os 2 concorrentes, a fábrica sueca tem o passado mais limpo.
- sei que vou ser contrariado aqui, mas se não fosse pela questão estratégica com a França que o Brasil tem interesse, o NG teria vencido esta contenda, tal qual aconteceu com o FX-1( e repito mais uma vez para aqueles que não sabem: o Gripen não é o que prefiro)

Um abraço
hélio seu complemento é sempre bem vindo,e valoroso,independente de concordâncias,pois não estamos aqui só para concordar,e sim para através das discordâncias cada um poder ter a oportunidade expor seus pontos de vista próprios,e portanto os comentários conflitantes talvez sejam os mais valiosos no computo geral,principalmente quando pautados pela educação e pelo bom senso,obrigado por ter comentado,voce também tem sua parte de razão. :wink:

Flávio Rocha Vieira
É claro que neste mercado não existem santos, mas fico aqui me perguntando (sentindo até certa vergonha) se a SAAB já cometeu tamanha ousadia e abuso contra qualquer outro país em que ela tenha pretendido vender seus caças como cometeu com o governo do Brasil.

A estratégia, no meu entender, foi de uma falta de respeito sem precedentes ao tentar jogar a opinião pública contra o governo e publicamente colocar o governo contra a parede. Me pergunto: quem eles acham que são e o que eles acham que nosso país é? Será que eles pensam que no Brasil pode?

Se esta estratégia, que deveria envergonhar a todos os brasileiros, partiu de cabeças suecas foi de uma gigantesca falta de respeito a uma nação livre, democrática e soberana, mas se partiu de "estrategistas" brasileiros, creio, que na verdade, esses caras somente não se respeitam.

Respeitem o Brasil !!!

Um fraternal abraço,
Flavio ,mais uma vez obrigado,e devo dizer que levantou uma questão para qual estava cego,realmente esta idéia mirabolante pode ser fruto de "brilhantes" estrategistas brasileiros de palntão,após ler seu comentário,fica mais nítido para mim que tem cara de brazucada mesmo.

Abraços aos dois!




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37268 Mensagem por Bender » Qua Mar 24, 2010 11:22 pm

Túlio escreveu:Vale para TODOS, amigo midnight, basta de criancices, somos ADULTOS ou não?

Tulio, só não implique com a assinatura do midnight,por favor,mesmo porque só tem "umas" suécas ali,não tem bandeira! :mrgreen: :twisted: E sem "micigenação de etinias",o país sem graça essa Suécia. :twisted:

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37269 Mensagem por BARAK » Qui Mar 25, 2010 12:04 am

O Pepê postou dados bem interessantes lá no BM:
O preço unitário do Rafale será o mesmo pago pela República Francesa: € 64 milhões. O pacote de armas oferecido acrescenta € 24 milhões por unidade. Para manutenção e treinamento, os gastos previstos por célula seriam de € 30 milhões no prazo de 10 anos. Ou seja, € 118 milhões. Cotando-se o euro à taxa de 1,35 dólar, teríamos US$ 159 milhões por avião, um pacote de US$ 5,73 bilhões.

O preço unitário do Gripen NG é de US$ 50 milhões. Com pacote de manutenção, treinamento, integração de armas (ele não tem pacote incluído de armamentos) sai por US$ 90 milhões. Os outros aviões possuem pacotes de armas, o que explica o custo aparentemente maior dos concorrentes. O preço do pacote é de US$ 3,24 bilhões.

O preço puro do F/A-18E/F é de US$ 55 milhões, apenas cinco milhões a mais que o do Gripen NG, avião bem menor e mais limitado. Com manutenção, o F/A-18E/F sai por US$ 110 milhões. O pacote de armas, extremamente abrangente, acrescenta mais US$ 40 milhões. O valor total do pacote é de US$ 5,40 bilhões.

Segundo a proposta, os preços de hora vôo/são, respectivamente, em dólares:

Gripen NG: US$ 8.000 (a Força Aérea Real da Noruega avaliou em US$ 10.000).
F/A-18E/F: US$ 10.000.
Rafale F3: US$ 12.300 (€ 9.800).

O preço do pacote da Índia NÃO INCLUI ARMAS NEM MANUTENÇÃO. É O VALOR BÁSICO para comparação inicial. Se levarmos em conta, veremos que o preço é igual para os dois países.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37270 Mensagem por Mapinguari » Qui Mar 25, 2010 12:52 am

lobo_guara escreveu:
Divino Alves escreveu:
Sinceramente, parece-me que o Luiz Marinho é o único que tem bons e justos motivos para fazer Lobby paraa SAAB, tendo em vista que a sua cidade é sede da Saab Scania do Brasil S.A. (maior produtora e exportadora desses caminhões no mundo)! Agora o que realmente me causa estranheza é todo esse embróglio ter sido causado pela FAB com as suas diversas versões de relatórios e o seu silêncio engmático que vez ou outra é interrompido por notas muito pouco esclarecedoras.
Lobo_guará, não existem "diversas versões de relatório da FAB". Existe apenas um. Ele não aponta preferidos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37271 Mensagem por GDA_Fear » Qui Mar 25, 2010 12:53 am

Se o Lula tivesse ponderado todos os seus discursos sobre FX-2, essa xaropada já teria acabado e com anúncio oficial.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37272 Mensagem por Booz » Qui Mar 25, 2010 1:42 am

Bem capaz do Luis Marinho produzir um relatório.
Será que a Castanhede conseguirá "vazá-lo"? :D




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37273 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qui Mar 25, 2010 7:39 am

Bender escreveu:helio
Bender
Concordo com grande parte de seus argumentos.
Queria entretanto complementar com alguns comentários:
-Como vc mesmo declarou não há moral neste segmento. Cada um faz o que pode para vender seu peixe, ainda mais quando a venda é de vulto e poderá salvar as finanças das 3 fábricas envolvidas na competição.
-Pra mim se o Sarkozy pode vir ao Brasil sob o pretexto de comemorar a independencia do Brasil para tentar vender o caça frances, nada mais natural que o Rei da Suécia e a Hillary também venha.
-Antes mesmo de qualquer industria decente projetar um produto, faz-se um estudo de viabilidade economica e de mercado. Neste estudo são projetados todos os custos do projeto e do produto a ser colocado no mercado. Como exemplo , a Fiat sabe exatamente quanto irá custar ao consumidor um produto projetado hoje. É claro que o estudo possui uma margem de erro, mas é muito pequeno.
Afirmar que se o produto não existe ainda como o NG, seu preço é uma incognita, me parece um argumento simplista, pois embora possa ser verdade verdade( pode haver uma variação), o preço básico já está mais do que definido pela SAAB. E mais, contratos de aquisição uma vez firmados prevêem sanções para este tipo de desvio. Se vcs acham que a SAAB está blefando publicando custos, eu diria que vcs não conhecem a SAAB como industria aeronautica e principalmente de aviões de combate, cuja idade e tradição de bons produtos é tão grande como a Dassault e da Boeing.
Para aqueles que acham que a SAAB está pegando pesado, saibam que comparando com os 2 concorrentes, a fábrica sueca tem o passado mais limpo.
- sei que vou ser contrariado aqui, mas se não fosse pela questão estratégica com a França que o Brasil tem interesse, o NG teria vencido esta contenda, tal qual aconteceu com o FX-1( e repito mais uma vez para aqueles que não sabem: o Gripen não é o que prefiro)

Um abraço
hélio seu complemento é sempre bem vindo,e valoroso,independente de concordâncias,pois não estamos aqui só para concordar,e sim para através das discordâncias cada um poder ter a oportunidade expor seus pontos de vista próprios,e portanto os comentários conflitantes talvez sejam os mais valiosos no computo geral,principalmente quando pautados pela educação e pelo bom senso,obrigado por ter comentado,voce também tem sua parte de razão. :wink:

Flávio Rocha Vieira
É claro que neste mercado não existem santos, mas fico aqui me perguntando (sentindo até certa vergonha) se a SAAB já cometeu tamanha ousadia e abuso contra qualquer outro país em que ela tenha pretendido vender seus caças como cometeu com o governo do Brasil.

A estratégia, no meu entender, foi de uma falta de respeito sem precedentes ao tentar jogar a opinião pública contra o governo e publicamente colocar o governo contra a parede. Me pergunto: quem eles acham que são e o que eles acham que nosso país é? Será que eles pensam que no Brasil pode?

Se esta estratégia, que deveria envergonhar a todos os brasileiros, partiu de cabeças suecas foi de uma gigantesca falta de respeito a uma nação livre, democrática e soberana, mas se partiu de "estrategistas" brasileiros, creio, que na verdade, esses caras somente não se respeitam.

Respeitem o Brasil !!!

Um fraternal abraço,
Flavio ,mais uma vez obrigado,e devo dizer que levantou uma questão para qual estava cego,realmente esta idéia mirabolante pode ser fruto de "brilhantes" estrategistas brasileiros de palntão,após ler seu comentário,fica mais nítido para mim que tem cara de brazucada mesmo.

Abraços aos dois!
É isso que penso Bender. É vergonhoso ver que certos brasileiros e certas empresas brasileiras, principalmente ligadas ao ramo da imprensa, não se importam por serem vistos internacionalmente como corruptíveis, como vendilhões, como submissos, como verdadeiros cães vira-latas. Aceitam qualquer coisa, desde que ganhem suas migalhas com isso. E dane-se o Brasil. Não perdem e não perderão nunca o complexo de terceiro mundo.
Quanto a Suécia, enquanto país sério e amigo, deveria ter recusado adotar esta estratégia. Deveria ter dito - Isso não, mesmo que percamos... em respeito ao Brasil.

Um fraternal abraço




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37274 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Mar 25, 2010 8:09 am

Flávio Rocha Vieira escreveu:É isso que penso Bender. É vergonhoso ver que certos brasileiros e certas empresas brasileiras, principalmente ligadas ao ramo da imprensa, não se importam por serem vistos internacionalmente como corruptíveis, como vendilhões, como submissos, como verdadeiros cães vira-latas. Aceitam qualquer coisa, desde que ganhem suas migalhas com isso. E dane-se o Brasil. Não perdem e não perderão nunca o complexo de terceiro mundo.
Quanto a Suécia, enquanto país sério e amigo, deveria ter recusado adotar esta estratégia. Deveria ter dito - Isso não, mesmo que percamos... em respeito ao Brasil.

Um fraternal abraço
X 1000 [018] [009] Flavio...

Se a Suécia sabia que poderia ganhar ou pelo menos dar trabalho na concorrencia apenas "comprando" a imprensa brasileira, ja é um sinal que varios outros paises ou todos conhecem a "seriedade" da mesma... Isso é vergonhoso... Masss...jornais (imprensa) vivem de vendas e popularidade, quando o povo brasileiro saber filtrar melhor e escolher oque lê essa raça (imprensa vendida) tende a diminuir, mas não acabar.

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37275 Mensagem por rafafoz » Qui Mar 25, 2010 8:58 am

Adoto o discurso do Lula nessa ocasião. Enquanto não provar nada, não digo nada. É fácil falar, o problema é provar. Eu vejo também como interesse da FAB essa propaganda da SAAB. E eu tenho minhas dúvidas, sobre a posição francesa. Porque aceitaram tão rapidamente os Rafales em setembro? Sem se quer consultar a FAB a maior interessada. É fácil falar da SAAB, mas tenho minhas dúvidas perante a Dassault também.




“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
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