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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Set 05, 2008 7:13 pm
por G-LOC
PRick escreveu: Na foto ficam bem visíveis as linhas mais limpas do EC-725 em comparação ao COUGAR comum. Ele leva mais de 1300 litros de combustível com um alcance de até 800 milhas náuticas.
Eu vi as mesmas formas anteriores e cheia de "sugeira".

PRick escreveu: Novo rotor de 05 pás, novas pás de rotor, menores e de novo desenho, nova caixa de transmissão e rotor de cauda, célula reforçada e ampliada. Cabine com assentos blindados e provisão para colocação de placas blindadas para a proteção da tripulação. Também foram aumentados de forma significativa o uso de material composto na fuselagem.

O reprojeto do Cougar, foi direcionado para a missão C-SAR, conforme os requisitos das FA´s francesas. Inclusive com previsão de REVO, armamento lateral e coaxial, Flir e outros sistemas de proteção e apoio(Mage, RWR, lançador CHAFF´s e Flares). Também possui um sistema de mistura de ar frio nos escapes das turbinas.
todos os concorrentes tem isso ai, com um custo menor, e outras qualidades a mais.

G-LOC

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Set 05, 2008 7:35 pm
por PRick
G-LOC escreveu:
PRick escreveu: Na foto ficam bem visíveis as linhas mais limpas do EC-725 em comparação ao COUGAR comum. Ele leva mais de 1300 litros de combustível com um alcance de até 800 milhas náuticas.
Eu vi as mesmas formas anteriores e cheia de "sugeira".

PRick escreveu: Novo rotor de 05 pás, novas pás de rotor, menores e de novo desenho, nova caixa de transmissão e rotor de cauda, célula reforçada e ampliada. Cabine com assentos blindados e provisão para colocação de placas blindadas para a proteção da tripulação. Também foram aumentados de forma significativa o uso de material composto na fuselagem.

O reprojeto do Cougar, foi direcionado para a missão C-SAR, conforme os requisitos das FA´s francesas. Inclusive com previsão de REVO, armamento lateral e coaxial, Flir e outros sistemas de proteção e apoio(Mage, RWR, lançador CHAFF´s e Flares). Também possui um sistema de mistura de ar frio nos escapes das turbinas.
todos os concorrentes tem isso ai, com um custo menor, e outras qualidades a mais.

G-LOC
As formas ficaram bem melhores, e o motivo é que a fuselagem foi esticada. A meu ver está bem mais harmoniosa.

Aí voltamos aos velhos métodos, em algum lugar do meu post falei nos concorrentes? O assunto tratado é a diferença entre EC-725 e Cougar´s, não entre EC-725 e a concorrência. Isso já passou, uma vez que a decisão já está tomada.

Mesmo assim, NH-90 e BH´s não tem rotores de 05 pás. Portanto, nem todos tem tudo isso. Por sinal, são poucos helos com previsão de REVO pelo mundo.

E BH´s e NH-90 custam mais caros, nem vou falar de Merlin´s, o único helo mais barato é o MI-171, e não é vantagem nenhuma, dada a diferença tecnológica existente entre ele, e os outros helos da classe.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Set 06, 2008 12:25 am
por G-LOC
PRick escreveu:
As formas ficaram bem melhores, e o motivo é que a fuselagem foi esticada. A meu ver está bem mais harmoniosa.

Aí voltamos aos velhos métodos, em algum lugar do meu post falei nos concorrentes? O assunto tratado é a diferença entre EC-725 e Cougar´s, não entre EC-725 e a concorrência. Isso já passou, uma vez que a decisão já está tomada.

Mesmo assim, NH-90 e BH´s não tem rotores de 05 pás. Portanto, nem todos tem tudo isso. Por sinal, são poucos helos com previsão de REVO pelo mundo.

E BH´s e NH-90 custam mais caros, nem vou falar de Merlin´s, o único helo mais barato é o MI-171, e não é vantagem nenhuma, dada a diferença tecnológica existente entre ele, e os outros helos da classe.

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Eu não vi mudança nenhuma nas formas. Mudaram foi a estrutura. Nem alongaram a fuselagem. Também não vejo motivo em comparar os concorrentes ou citar capacidades do 725 pois a escolha foi política. O mesmo vale para o Mi-35.

G-LOC

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Set 06, 2008 1:06 am
por PRick
G-LOC escreveu:
PRick escreveu:
As formas ficaram bem melhores, e o motivo é que a fuselagem foi esticada. A meu ver está bem mais harmoniosa.

Aí voltamos aos velhos métodos, em algum lugar do meu post falei nos concorrentes? O assunto tratado é a diferença entre EC-725 e Cougar´s, não entre EC-725 e a concorrência. Isso já passou, uma vez que a decisão já está tomada.

Mesmo assim, NH-90 e BH´s não tem rotores de 05 pás. Portanto, nem todos tem tudo isso. Por sinal, são poucos helos com previsão de REVO pelo mundo.

E BH´s e NH-90 custam mais caros, nem vou falar de Merlin´s, o único helo mais barato é o MI-171, e não é vantagem nenhuma, dada a diferença tecnológica existente entre ele, e os outros helos da classe.

[ ]´s
Eu não vi mudança nenhuma nas formas. Mudaram foi a estrutura. Nem alongaram a fuselagem. Também não vejo motivo em comparar os concorrentes ou citar capacidades do 725 pois a escolha foi política. O mesmo vale para o Mi-35.

G-LOC

Como considero todas as compras de armamento políticas, nem por isso deixam de ter caráter técnico, são armas válidas, mesmo o MI-35.

Quanto a forma e estrutura, estou fazendo um arte do EC-725, já tinha uma do COUGAR, quando fui comparar tive algumas surpresas.

Segue abaixo duas artes feitas na França, sobre o desenho divulgado pela fábrica(a Helibras tem os 02 desenhos em sua HP). Dá para ver que o trabalho realizado é muito maior, as aparências enganam. Se a parte dianteira central é quase igual, existem diferenças muito significativas na parte traseira, que deixaram o helo mais harmonioso. O rotor mais baixo, parece ter melhor aerodinâmica, e o rotor de cauda com menos uma pá. O comprimento total é igual dos 02 aparelhos, assim parece que o EC-725 deve manobra bem melhor que os COUGAR comuns.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Set 06, 2008 3:33 pm
por PRick
Ainda é um arte preliminar, parti da arte do Cougar da MB, me parece a decisão lógica no uso mais atual da camuflagem, só quando os modelos forem recebidos, saberemos como será a aparência.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 6:06 pm
por G-LOC
PRick escreveu:Ainda é um arte preliminar, parti da arte do Cougar da MB, me parece a decisão lógica no uso mais atual da camuflagem, só quando os modelos forem recebidos, saberemos como será a aparência.
A versão navalizada é a mais curta para caber nos hangares. Nunca ouvi falar de versão naval do 725. Os da MB até que poderão operar em terra no pantanal e amazonia.

G-LOC

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 6:10 pm
por G-LOC
PRick escreveu: Como considero todas as compras de armamento políticas, nem por isso deixam de ter caráter técnico, são armas válidas, mesmo o MI-35.
mas não foi o critério de escolha. No caso dos helicópteros não vejo diferença gritante entre eles. Alguns tem vantagens em alguns aspectos e desvantagens em outros. A diferença maior que vi foi no preço.
PRick escreveu: Segue abaixo duas artes feitas na França, sobre o desenho divulgado pela fábrica(a Helibras tem os 02 desenhos em sua HP). Dá para ver que o trabalho realizado é muito maior, as aparências enganam. Se a parte dianteira central é quase igual, existem diferenças muito significativas na parte traseira, que deixaram o helo mais harmonioso. O rotor mais baixo, parece ter melhor aerodinâmica, e o rotor de cauda com menos uma pá. O comprimento total é igual dos 02 aparelhos, assim parece que o EC-725 deve manobra bem melhor que os COUGAR comuns.
A diferença que vi parece estar mais relacionada com o tanque traseiro alijável.
O que mais influencia na velocidade dois dois vai ser o rotor de cinco pás que vai girar mais lentamente.
Uma aeronave mais curta gira melhor que uma mais longa, mas o que mais influencia na manobrabilidade é a relação carga potencia e carga alar. No último caso não sei como calcular em um helicoptero. Mas no fim das contas nunca ouvi falar em helicoptero de carga fazer acobracia (carregado). Sei de alguns bem manobráveis como o NH90, mas o Cougar não tem esta fama.

G-LOC

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 6:23 pm
por PRick
G-LOC escreveu:
PRick escreveu: Como considero todas as compras de armamento políticas, nem por isso deixam de ter caráter técnico, são armas válidas, mesmo o MI-35.
mas não foi o critério de escolha. No caso dos helicópteros não vejo diferença gritante entre eles. Alguns tem vantagens em alguns aspectos e desvantagens em outros. A diferença maior que vi foi no preço.
PRick escreveu: Segue abaixo duas artes feitas na França, sobre o desenho divulgado pela fábrica(a Helibras tem os 02 desenhos em sua HP). Dá para ver que o trabalho realizado é muito maior, as aparências enganam. Se a parte dianteira central é quase igual, existem diferenças muito significativas na parte traseira, que deixaram o helo mais harmonioso. O rotor mais baixo, parece ter melhor aerodinâmica, e o rotor de cauda com menos uma pá. O comprimento total é igual dos 02 aparelhos, assim parece que o EC-725 deve manobra bem melhor que os COUGAR comuns.
A diferença que vi parece estar mais relacionada com o tanque traseiro alijável.
O que mais influencia na velocidade dois dois vai ser o rotor de cinco pás que vai girar mais lentamente.
Uma aeronave mais curta gira melhor que uma mais longa, mas o que mais influencia na manobrabilidade é a relação carga potencia e carga alar. No último caso não sei como calcular em um helicoptero. Mas no fim das contas nunca ouvi falar em helicoptero de carga fazer acobracia (carregado). Sei de alguns bem manobráveis como o NH90, mas o Cougar não tem esta fama.

G-LOC

O prolongamento da cabine na parte de trás, permitiu o aumento de 02 soldados no transporte do EC-725, em comparação ao COUGAR MKII, já alongado. Esse pode levar 26 homens contra 28 do EC-725, o corte interno da cabine é bem claro, os últimos 02 assentos não existem nos outros COUGAR, só nos EC-725. A linha de separação é bem clara, na frente dos 02 "retângulos" alaranjados, podem ser tanques adicionais.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 6:29 pm
por G-LOC
PRick escreveu: O prolongamento da cabine na parte de trás, permitiu o aumento de 02 soldados no transporte do EC-725, em comparação ao COUGAR MKII, já alongado. Esse pode levar 26 homens contra 28 do EC-725, o corte interno da cabine é bem claro, os últimos 02 assentos não existem nos outros COUGAR, só nos EC-725. A linha de separação é bem clara, na frente dos 02 "retângulos" alaranjados, podem ser tanques adicionais.
para transporte pode ser alguma vantagem, mas para assalto aéreo deve ser meo esquisito ficar esperando o pessoal descer pelas portas laterais. Pelo menos no Black Hawk ficam todos a menos de um metro da porta.

as cores vermelhas me lembra o local onde ficam os aviônicos. O tanque extra maior traseiro é alijavel. Até aparece na parte externa da aeronave.

G-LOC

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 7:00 pm
por WalterGaudério
PRick escreveu:
G-LOC escreveu: Eu não vi mudança nenhuma nas formas. Mudaram foi a estrutura. Nem alongaram a fuselagem. Também não vejo motivo em comparar os concorrentes ou citar capacidades do 725 pois a escolha foi política. O mesmo vale para o Mi-35.

G-LOC

Como considero todas as compras de armamento políticas, nem por isso deixam de ter caráter técnico, são armas válidas, mesmo o MI-35.

Quanto a forma e estrutura, estou fazendo um arte do EC-725, já tinha uma do COUGAR, quando fui comparar tive algumas surpresas.

Segue abaixo duas artes feitas na França, sobre o desenho divulgado pela fábrica(a Helibras tem os 02 desenhos em sua HP). Dá para ver que o trabalho realizado é muito maior, as aparências enganam. Se a parte dianteira central é quase igual, existem diferenças muito significativas na parte traseira, que deixaram o helo mais harmonioso. O rotor mais baixo, parece ter melhor aerodinâmica, e o rotor de cauda com menos uma pá. O comprimento total é igual dos 02 aparelhos, assim parece que o EC-725 deve manobra bem melhor que os COUGAR comuns.

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Não tenho conhecimentos técnicos para "avaliar" um helicóptero, mas me desculpe Talha, este 725 aí é bonitão mesmo. Gostaria que os Brasileiros principalmente os que operassem nos esquadrões de RESCO/C-SAR tivessem tb supressores de infra-vermelho.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 7:21 pm
por PRick
G-LOC escreveu:
PRick escreveu: O prolongamento da cabine na parte de trás, permitiu o aumento de 02 soldados no transporte do EC-725, em comparação ao COUGAR MKII, já alongado. Esse pode levar 26 homens contra 28 do EC-725, o corte interno da cabine é bem claro, os últimos 02 assentos não existem nos outros COUGAR, só nos EC-725. A linha de separação é bem clara, na frente dos 02 "retângulos" alaranjados, podem ser tanques adicionais.
para transporte pode ser alguma vantagem, mas para assalto aéreo deve ser meo esquisito ficar esperando o pessoal descer pelas portas laterais. Pelo menos no Black Hawk ficam todos a menos de um metro da porta.

as cores vermelhas me lembra o local onde ficam os aviônicos. O tanque extra maior traseiro é alijavel. Até aparece na parte externa da aeronave.

G-LOC

Pelo que li sobre o EC-725, na situação de assalto aéreo, o total de homens transportado é de 19 +1 Controlador e 02 Pilotos, ou seja, 23 pessoas no Helo. Com essa carga o EC-725 deve possuir um raio de combate próximo ao máximo, 800 milhas náuticas, sem dúvida um excelente numero para um helo, colocar 19 soldados equipados no TO, nessa distância e voltar a base. Podendo dar suporte de fogo no desembarque.

Por mim, seriam 02 pilotos, 01 operador de metralhadora, 01 controlador e 19 soldados. Totalizando 24 pessoas dentro do aparelho.

Segue abaixo um foto interessante, dá para ver com mais detalhes o tanque descartável de 1.000 litros na traseira do EC-725, numa situação de emergência é só soltar o tanque.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 7:47 pm
por G-LOC
PRick escreveu: Pelo que li sobre o EC-725, na situação de assalto aéreo, o total de homens transportado é de 19 +1 Controlador e 02 Pilotos, ou seja, 23 pessoas no Helo. Com essa carga o EC-725 deve possuir um raio de combate próximo ao máximo, 800 milhas náuticas, sem dúvida um excelente numero para um helo, colocar 19 soldados equipados no TO, nessa distância e voltar a base. Podendo dar suporte de fogo no desembarque.
Na Air Force Technology cita raio de 250 milhas ou mais de tres vezes menos isso ai que vc citou: "In the tactical troop transport role the helicopter can carry 19 troops over a 250nm radius of action. In the combat search and rescue role, the EC 725 is able to rescue a downed crew at a radius of action of 280nm.
PRick escreveu: Por mim, seriam 02 pilotos, 01 operador de metralhadora, 01 controlador e 19 soldados. Totalizando 24 pessoas dentro do aparelho.

Segue abaixo um foto interessante, dá para ver com mais detalhes o tanque descartável de 1.000 litros na traseira do EC-725, numa situação de emergência é só soltar o tanque.
geralmente levam duas metralhadoras laterais, mas se vc quer só de um lado tudo bem. Também pensei que vc sabia onde ficava o tanque alijável.

G-LOC

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 7:54 pm
por Zepa
[/quote]

Na boa Walter, esta estória de heli de ataque na FAB, fica dificil de engolir, dentro das inúmeras prioridades que a FAB tem no momento, antes de inventar algo diferente.... :idea:

Mas paciencia, espero que saibam o que estão fazendo e que consigam tirar proveito destes helis.... :!:[/quote]

Acho que a incorporação destes Helicópteros está sendo mais plêmica do que o FX. Veja, os modelos(pelo menos as fotos) dos EC 725, os mostram com Flir, sonda REVO, e por que não supor como probabilísimo preparação para Visão noturna na Cabine. Oras, acho então que no que diz respeito a C-SAR na FAB daqui para a frente só vai haver formação gorila. R-99B dominando o espectro eletromagnético, R-99A dando cobertura e cordenando interceptações com Su-35BM...Ops!!! Mirage 2000C!, A-1M de sobreaviso para missões SEAD ad-hoc com um par de MAR-1, Super tucas, Cuspindo Bombas EG, fragmentação, Anti-pessoal, os MI-35BR cuspindo fogo com Skyfire, e canhão de 30mm e finalmente os EC 725 com metralhadoras M2HB...

Vai ser meio desagradável derrubar FABiano daqui para frente.[/quote]

Oi Walter

Gostei das previsões, tomara que realmente se compre o que está faltando no seu texto. :roll:

Abs.

Zepa.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 7:55 pm
por orestespf
Não me importa a marca e modelo, só faço questão de alta capacidade de manutenção e apoio logístico. A produção local de um dado equipamento (seja lá qual for) não é garantia de nada. Explico: se um produto tiver 99% de nacionalização, o 1% restante é mais do que suficiente para nos deixar na mão se o "humor" do fornecedor não liberar o que falta em momentos de crise e principalmente de conflito armado.

Aí pergunto: do que adianta um héli levar x pessoas se na hora "H" o mesmo apresentar problemas logísticos e de manutenção no momento que realmente é necessário?

Sorte (???) dos argentinos que tinham os técnicos franceses em solo pátrio para armar os Exocet´s quando precisaram. Claro, usaram de carinho com os caras... rsrss

A fabricação local, seja de qual equipamento/produto for, é pra lá de importante, mas isso não é a salvação do mundo. O mais importante é um acordo formal de apoio irrestrito em caso de crise aguda e de guerra.

Sem querer ser desagradável e sem querer promover um debate acalorado (troll???) vejo que a história demonstra que os russos foram mais honestos (não faltou suporte quando necessário) com seus clientes do que os franceses e americanos. Bastar ver e analisar os fatos, não estou inventando nada. Isto não significa que os russos seriam bonzinhos com a gente, longe disso.

O importante é acertar os detalhes pós-venda, aqueles mais diplomáticos do que nunca, pois de acordo pré-venda já estou cheio, já sei o resultado no final.

O caso dos hélis é idêntico, temos uma Helibras que durante mais de 30 anos não provou o que veio fazer ao mundo, parece até uma Zona Franca de Manaus para hélis, e que só sobreviveu por causa com "consumo civil". Seria necessário uma Helibras apenas para manter os helis militares das FFAA??? Estou convencido que não!

Mais uma vez vamos nos enfiando em aventuras financeiras (não falo dos franceses, que fique claro, falo em generalidade, inclusive dos Mi-35) com dinheiro do contribuinte.

Até hoje tem os apaixonados pelo Osório, uma estupidez uma que só o sentimento de nacionalismo ocasionado pela lavagem cerebral (desculpem-me franqueza, hoje estou no desabafo) poderia cair nesta. Um blindado que em sua concepção usava partes não nacionais e que nos faria depender de vários fornecedores seria a pior da escolha do Planeta! Isto seria a maior das dependências, bastaria um fornecedor pra melar tudo! Chegamos a ponto de selecionar um motor (posso estar confundido, mas...) alemão que foi desenvolvido durante anos por eles e sem um centavo nosso aplicado! Os caras ficaram tão putos de raiva que antes de formalizarmos uma venda já havia dito que não nos venderiam.

Pois é, isto pode acontecer com os helis produzidos localmente, bem como com os caças, subs, etc. Gostaria de deixar claro que não sou contra a fabricação local, pelo contrário, mas afirmo e sem medo de errar que isso não é a "tábua da salvação", pode ser mais problemático do que se imagina. Deixo claro também que sou radicalmente contra a compra de prateleira por si só.

E aí, Orestes, então qual é a sua? Simples, começamos com produção local e com importação de certos equipamentos e peças, mas que se absorva rapidamente a capacidade de produção local com total domínio de tecnologia, isto sim é independência a médio e longo prazo. Pra uso civil, sem problemas a importação direta do fornecedor, mas para uso militar...

Portanto, mais importante do que escolher um héli (ou seja lá qual for o produto) é acertarmos a capacidade de transferência de tecnologia com a independência tecnológica sobre cada item do mesmo a médio e longo prazo. Mais importante do que ter um héli que leva x pessoas é ter capacidade de operá-lo com total independência em momentos de crise e conflito armado. Neste caso é melhor ter um héli (ou outro equipamento) que leva 15 pessoas, mas com total capacidade de produção local do que ter um que leva 30 e que nos faça dependentes do 1% restante na hora "H". No caso do primeiro eu posso fabricar dois que "compensa" (em caso de guerra, gastos não se mede), no caso do segundo, o mesmo pode ficar parado por falta de peças e equipamentos.

Em suma, em quanto tentar se discutir a capacidade do "hardware" (o equipamento em si) sem levar as questões maiores (Estratégia de Estado) em consideração, continuaremos tendo políticas de governo e não de Estado. Até agora só vi políticas de governo e estratégias que atendem os que estão no poder, Política de Estado e Estratégia de Estado ainda estão por vir. A m. é que as pessoas preferem comparar governos, assim como se compara equipamentos.

Cansei!!!


Saudações a todos,


Orestes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Set 07, 2008 8:25 pm
por Sd Young Guns 2
orestespf escreveu:Não me importa a marca e modelo, só faço questão de alta capacidade de manutenção e apoio logístico. A produção local de um dado equipamento (seja lá qual for) não é garantia de nada. Explico: se um produto tiver 99% de nacionalização, o 1% restante é mais do que suficiente para nos deixar na mão se o "humor" do fornecedor não liberar o que falta em momentos de crise e principalmente de conflito armado.

Aí pergunto: do que adianta um héli levar x pessoas se na hora "H" o mesmo apresentar problemas logísticos e de manutenção no momento que realmente é necessário?

Sorte (???) dos argentinos que tinham os técnicos franceses em solo pátrio para armar os Exocet´s quando precisaram. Claro, usaram de carinho com os caras... rsrss

A fabricação local, seja de qual equipamento/produto for, é pra lá de importante, mas isso não é a salvação do mundo. O mais importante é um acordo formal de apoio irrestrito em caso de crise aguda e de guerra.

Sem querer ser desagradável e sem querer promover um debate acalorado (troll???) vejo que a história demonstra que os russos foram mais honestos (não faltou suporte quando necessário) com seus clientes do que os franceses e americanos. Bastar ver e analisar os fatos, não estou inventando nada. Isto não significa que os russos seriam bonzinhos com a gente, longe disso.

O importante é acertar os detalhes pós-venda, aqueles mais diplomáticos do que nunca, pois de acordo pré-venda já estou cheio, já sei o resultado no final.

O caso dos hélis é idêntico, temos uma Helibras que durante mais de 30 anos não provou o que veio fazer ao mundo, parece até uma Zona Franca de Manaus para hélis, e que só sobreviveu por causa com "consumo civil". Seria necessário uma Helibras apenas para manter os helis militares das FFAA??? Estou convencido que não!

Mais uma vez vamos nos enfiando em aventuras financeiras (não falo dos franceses, que fique claro, falo em generalidade, inclusive dos Mi-35) com dinheiro do contribuinte.

Até hoje tem os apaixonados pelo Osório, uma estupidez uma que só o sentimento de nacionalismo ocasionado pela lavagem cerebral (desculpem-me franqueza, hoje estou no desabafo) poderia cair nesta. Um blindado que em sua concepção usava partes não nacionais e que nos faria depender de vários fornecedores seria a pior da escolha do Planeta! Isto seria a maior das dependências, bastaria um fornecedor pra melar tudo! Chegamos a ponto de selecionar um motor (posso estar confundido, mas...) alemão que foi desenvolvido durante anos por eles e sem um centavo nosso aplicado! Os caras ficaram tão putos de raiva que antes de formalizarmos uma venda já havia dito que não nos venderiam.

Pois é, isto pode acontecer com os helis produzidos localmente, bem como com os caças, subs, etc. Gostaria de deixar claro que não sou contra a fabricação local, pelo contrário, mas afirmo e sem medo de errar que isso não é a "tábua da salvação", pode ser mais problemático do que se imagina. Deixo claro também que sou radicalmente contra a compra de prateleira por si só.

E aí, Orestes, então qual é a sua? Simples, começamos com produção local e com importação de certos equipamentos e peças, mas que se absorva rapidamente a capacidade de produção local com total domínio de tecnologia, isto sim é independência a médio e longo prazo. Pra uso civil, sem problemas a importação direta do fornecedor, mas para uso militar...

Portanto, mais importante do que escolher um héli (ou seja lá qual for o produto) é acertarmos a capacidade de transferência de tecnologia com a independência tecnológica sobre cada item do mesmo a médio e longo prazo. Mais importante do que ter um héli que leva x pessoas é ter capacidade de operá-lo com total independência em momentos de crise e conflito armado. Neste caso é melhor ter um héli (ou outro equipamento) que leva 15 pessoas, mas com total capacidade de produção local do que ter um que leva 30 e que nos faça dependentes do 1% restante na hora "H". No caso do primeiro eu posso fabricar dois que "compensa" (em caso de guerra, gastos não se mede), no caso do segundo, o mesmo pode ficar parado por falta de peças e equipamentos.

Em suma, em quanto tentar se discutir a capacidade do "hardware" (o equipamento em si) sem levar as questões maiores (Estratégia de Estado) em consideração, continuaremos tendo políticas de governo e não de Estado. Até agora só vi políticas de governo e estratégias que atendem os que estão no poder, Política de Estado e Estratégia de Estado ainda estão por vir. A m. é que as pessoas preferem comparar governos, assim como se compara equipamentos.

Cansei!!!


Saudações a todos,


Orestes
É Orestes, mas fica mais "Bonito Patriotico" sair no jornal escrito e TV que vamos ter a tecnologia e fabricação nacional!

Ai o Povo na sua casa estufa o peito e fala: Nós brasileiros fabricamos nossos proprios produtos... :roll: :mrgreen: :mrgreen:

Sd Volcom

Vlws Abraços