Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Ter Mar 20, 2012 7:30 pm
por jumentodonordeste
brasil70 escreveu:Caso a Ranger seja mais barata na Argentina, eu pedoria comprar lá e trazer para o Brasil tranquilamente?
[/quote]
Teoricamente, sim.
Mas entre a teoria e a prática está uma jeba de 55 cm.
Mercado livre estranho esse nosso.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Ter Mar 20, 2012 7:45 pm
por prp
Matheus escreveu:
brasil70 escreveu:Caso a Ranger seja mais barata na Argentina, eu pedoria comprar lá e trazer para o Brasil tranquilamente?
Não. Teria que pagar os impostos referente a transação.
Nem assim, pessoa física não pode importar automóveis, daí terá que arrumar um intermediário que vai tirar o dele e encarecer ainda mais a transação.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Ter Mar 20, 2012 9:50 pm
por brasil70
prp escreveu:
Matheus escreveu:
Não. Teria que pagar os impostos referente a transação.
Nem assim, pessoa física não pode importar automóveis, daí terá que arrumar um intermediário que vai tirar o dele e encarecer ainda mais a transação.
Mesmo se fosse o caso de eu voltar dirigindo, teria que pagar impostos?
Vai ter imposto assim lá nos estates.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 4:18 am
por Matheus
Se vc conseguir comprar lá e passar a fronteira vc não conseguirá emplacar aqui. Se emplacar lá e um dia tu for fiscalizado aqui, vai perder o carro e responder por sonegação fiscal. O que alguns fazem e ter domicílio (e dupla cidadania) na Argentina/Paraguai e entram aqui com visto temporário. No Paraguai, um Santa Fé a (a diesel!!!!) custa 70 mil reais!
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 9:36 am
por GDA_Fear
brasil70 escreveu:
prp escreveu:
Nem assim, pessoa física não pode importar automóveis, daí terá que arrumar um intermediário que vai tirar o dele e encarecer ainda mais a transação.
Mesmo se fosse o caso de eu voltar dirigindo, teria que pagar impostos?
Vai ter imposto assim lá nos estates.
Você pode comprar o veículo e trazer para o Brasil, mas não podes dirigir de lá até aqui, o veículo tem que ser emplacado aqui. A diferença é que não pagas o IPI de 35% mas, não é algo muito vantajoso, pois para esse esquema dar certo terias que contratar uma transportadora e emplacar aqui. É uma diferença mínima.
Você não tem que pagar impostos pelo fato do MERCOSUL ser também além de tudo uma zona de livre comércio entre os países membros.
Resumindo, não vale muito apena a não ser que tu residas no RS.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 10:22 am
por Bourne
Paga todos os impostos, mais o processo de importação e o intermediário para trazer o carro ao país. O custo final fica uns 100% do valor do veículo. Assim, uma pick-up de R$ 70 mil na Argentina vai para uns 140 mil para legalizar no Brasil. Além das diferenças técnicas de ajuste do veículo, falta de garantia e provável dificuldade em vendê-lo. Fora do Mercosul ainda tem que pagar imposto de importação e as taxas de transporte são mais caras. Lembrando que não pode ser usado. A não ser que seja para colecionador.
Resumindo, para importar individualmente só se for um carro especial de alguns milhões. A qual faz questão de ter e possui as verbas para tal. Ainda considerando que não existam representantes ou importadores no país que arquem com a burocracia. Eu importaria uma McLaren tranquilamente. Só faltam uns R$ 10 milhões na conta corrente.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 10:47 am
por Frederico Vitor
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 10:52 am
por GDA_Fear
Bourne escreveu:Paga todos os impostos, mais o processo de importação e o intermediário para trazer o carro ao país. O custo final fica uns 100% do valor do veículo. Assim, uma pick-up de R$ 70 mil na Argentina vai para uns 140 mil para legalizar no Brasil. Além das diferenças técnicas de ajuste do veículo, falta de garantia e provável dificuldade em vendê-lo. Fora do Mercosul ainda tem que pagar imposto de importação e as taxas de transporte são mais caras. Lembrando que não pode ser usado. A não ser que seja para colecionador.
Resumindo, para importar individualmente só se for um carro especial de alguns milhões. A qual faz questão de ter e possui as verbas para tal. Ainda considerando que não existam representantes ou importadores no país que arquem com a burocracia. Eu importaria uma McLaren tranquilamente. Só faltam uns R$ 10 milhões na conta corrente.
Retratando : Anteriormente falei que não precisava pagar, mas para legalizar no Brasil precisa sim pagar IPI e ICMS, porém a taxa de importação dentro do Mercosul e México não é cobrada, o Mercosul pelo fato de ser uma zona de livre comércio e o México por possuir acordo comercial específico para tal fim.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 6:23 pm
por prp
Como o Bourne disse, tem que haver um intermediário, pessoa física não pode importar carro, é proibido. O intermediário vai lhe arrancar os olhos da cara. Bota ai 20%. Tem o custo do transporte, que não é barato, uns 15 mil reais. Tem o IPI, Mercosul tem taxa de IPI diferenciada, hoje acho que é de 35% para automóveis, tem ICMS, que não vai ser barato, já que importação tipo formiguinha não traz vantagem nenhuma para o Estado, bota aí 28%, tem mais unas coisinhas que o preço beira os 100% do valor do carro.
O que muita gente faz é o que o Matheus disse, o cara forja residencia no PY e anda com o carro de boa aqui, isso pode, já que há um acordo no Mercosul para livre circulação de veiculos, só que o cara tem que ter residencia no local em que comprou o carro.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 6:44 pm
por delmar
O que muita gente faz é o que o Matheus disse, o cara forja residencia no PY e anda com o carro de boa aqui, isso pode, já que há um acordo no Mercosul para livre circulação de veiculos, só que o cara tem que ter residencia no local em que comprou o carro.
Quando um carro de outro país, tipo Argentina, entra no Brasil com o objetivo de circular por aqui durante algum tempo, deve preencher alguns formulários e tem um tempo máximo de permanência estabelecido, parece que são 90 dias. Se ele for parado numa fiscalização deve apresentar esta autorização ao agente. Para poder sair do país deve "devolver" a autorização. No verão são dezenas de milhares de carros argentinos que vem para a praia em Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Não tem como um carro que entrou ficar por aqui com aquela placa preta deles.
Nas cidades de fronteira, tipo São Borja (BR) e San Thomé (AR), os carros com placas daquelas localidades tem algumas facilidades de circular entre as duas cidades. Se ficarem apenas no perímetro urbano das cidades, sem irem para outras localidades, não necessitam de autorização e podem circular livremente por ambas localidades.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 6:52 pm
por prp
Essa autorização foi eliminada, não?
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 8:24 pm
por Bruno Falcão
delmar escreveu:
O que muita gente faz é o que o Matheus disse, o cara forja residencia no PY e anda com o carro de boa aqui, isso pode, já que há um acordo no Mercosul para livre circulação de veiculos, só que o cara tem que ter residencia no local em que comprou o carro.
Quando um carro de outro país, tipo Argentina, entra no Brasil com o objetivo de circular por aqui durante algum tempo, deve preencher alguns formulários e tem um tempo máximo de permanência estabelecido, parece que são 90 dias. Se ele for parado numa fiscalização deve apresentar esta autorização ao agente. Para poder sair do país deve "devolver" a autorização. No verão são dezenas de milhares de carros argentinos que vem para a praia em Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Não tem como um carro que entrou ficar por aqui com aquela placa preta deles.
Nas cidades de fronteira, tipo São Borja (BR) e San Thomé (AR), os carros com placas daquelas localidades tem algumas facilidades de circular entre as duas cidades. Se ficarem apenas no perímetro urbano das cidades, sem irem para outras localidades, não necessitam de autorização e podem circular livremente por ambas localidades.
Tem uma autorização semelhantes para veiculos utilitarios e caminhões aqui em Manaus. Pick-ups como Hilux e caminhões são mais baratos do que no restante do Brasil por serem isentos de ICMS e IPI se não estou enganado, ae na documentação do veiculo tem uma observação parecida com isso : CIRCULAÇÃO RESTRITA A ZONA FRANCA DE MANAUS. Mas pode ficar até 90 dias fora dela. E depois de 3 anos de compra ela é liberada para o restante do Brasil é muito comum virem compradores do Sudeste e Nordeste e levarem uma carreta inteira para lá e vendem pelo o preço de mercado de lá.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Mar 21, 2012 9:58 pm
por delmar
prp escreveu:Essa autorização foi eliminada, não?
Pelo que sei não, inclusive quem sai do Brasil para a Argentina tem que ter a chamada "carta Verde", um seguro contra terceiros válido para os países do Mercosul. Este seguro pode ser feito em qualquer banco na fronteira é contratado com validade apenas para os dias que o vivente passar no exterior, tipo uma semana, quinze dias, etc. Assim se tu causar um acidente no país vizinho o seguro cobre e fica mais fácil para todos.
Aqui no Brasil se o carro de um paisano de outro país for multado ele deve pagar a multa na hora em que vai retornar, na fronteira. Se não paga o carro não é liberado para voltar ao país de origem.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Mar 22, 2012 7:02 pm
por GDA_Fear
prp escreveu:Como o Bourne disse, tem que haver um intermediário, pessoa física não pode importar carro, é proibido. O intermediário vai lhe arrancar os olhos da cara. Bota ai 20%. Tem o custo do transporte, que não é barato, uns 15 mil reais. Tem o IPI, Mercosul tem taxa de IPI diferenciada, hoje acho que é de 35% para automóveis, tem ICMS, que não vai ser barato, já que importação tipo formiguinha não traz vantagem nenhuma para o Estado, bota aí 28%, tem mais unas coisinhas que o preço beira os 100% do valor do carro.
O que muita gente faz é o que o Matheus disse, o cara forja residencia no PY e anda com o carro de boa aqui, isso pode, já que há um acordo no Mercosul para livre circulação de veiculos, só que o cara tem que ter residencia no local em que comprou o carro.
ICMS e IPI, se for para fazer transporte nem vale apena.
O que eu vi na net o pessoal é : o cara é casado com uma argentina por exemplo, o carro vai pro nome dela com uma residência no país de origem,trás o carro pra dentro do país, certo tempo depois ela solicita transferência de emplacamento pro Brasil.
Enfim mas a diferença é pouca pra tanto trabalho, quando eu por exemplo quiser ter tanto trabalho será por uma Ferrari, Lamborghini, Porshe e não por uma Ford Range.
Compra aqui mesmo.
Edit.: Lembrei de uma aula de negócios internacionais agora, se tu conseguir desembaraçar o carro na aduaneira "na faixa" tbm vale apena.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Mar 22, 2012 7:23 pm
por Bourne
Não precisa. Existem importadores credenciados ou representantes das marcas. Se for os mais populares da marca tem no estoque. Se não eles terão o prazer de intermediar a compra por você.
Entretanto, li a história de um cara que tem uma pequena transportadora nos EUA e trouxe alguns caminhões e carretas para o Brasil. Diz ele que na primeira vez veio rodando dos EUA até o Brasil. Não acredito muito por que é complicada explicar o que você está fazendo com o veículo e o Sul do México e próximo do Panamá tem regiões que é pura aventura. Na segunda vez trouxe em conteinner.
O problema é que esses caminhões usados não podem ser emplacados no Brasil. Ele diz que tem uma máfia que se pagar eles fazem. Coisa de R$ 50 mil por veículo. Também não levo fé. Por que se for levar em conta o custo de transporte e "pagamento da máfia" bate mais de 150 mil reais. Mais a compra do veículo usado de 10 anos que deve ser uns 15-20 mil dólares.
Como é impossível um caminhão desses passar em um posto da Polícia Rodoviária Federal sem chamar a atenção. Vão verificar tudo jurídica e tecnicamente. A possibilidade de ficar preso com a Política é enorme. Além de ter que importar individualmente as peças de reposição, ter certeza que ninguém vai comprar e existem diferenças nas especificações técnicas do veículo e diesel que vão dar problemas.
Não levo fé no cara. Entretanto, se realmente fez, o cara é uma anta. Torrou uns R$ 250 mil para importar um caminhão usado cheio de riscos jurídicos, legais e técnicos. Enquanto com o mesmo valor comprava um cavalo brasileiro como Scania ou Volvo de 5-10 anos de uso.