Página 245 de 448

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:19 am
por jauro
Vamos interpretar este texto do EPEEB. Aproveitar que hoje houve prova do ENEM :) :)
A plataforma básica – chassi – é a versão 6x6, que, devido a sua modularidade, permite a migração, com facilidade, para uma versão 8x8, ampliando a possibilidade de obtenção de viaturas da subfamília média com diferentes versões. Para a leve, será utilizada a versão 4x4.

São características técnicas da VBTP-MR: – transmissão automática; – ar condicionado; – capacidade anfíbia e de operação noturna; – capacidade para 11 militares; – velocidade elevada em estrada e em terreno variado (Max. 100 km/h); – transportabilidade por aeronaves tipo C-130 e KC-390; – proteção blindada STANAG 2 (munição perfurante incendiária e minas anticarro); – baixa assinatura térmica e assinatura radar; – aviso de detecção por laser; – capacidade de navegação por GPS ou inercial; – baixa dependência logística e facilidade de manutenção; – capacidade de deslocamentos a grandes distâncias (600 km de autonomia).
VBTP Média de Rodas na versão 6x6 é a plataforma base.
Esta poderá migrar para uma versão 8x8, mas continuará VBTP MR 8x8.

A VBTP LR será a versão 4x4.

Então é o seguinte minha gente:
Cavalaria modernizada: Troca de Urutu por VBTP MR 6x6 c/ Torre Remax 7,62. Troca de Cascavel por VBTP MR 8x8 c/ Can 105mm. Recebe VBTP MR 6x6 c/ torre AlPl .50 porta Mrt Me 81mm. Doutrinariamente mantém-se.

Infantaria transformação: Recebe todos os modelos básicos 6x6 e com torres variadas, bem como modelos leves para pelotões de reconhecimento. Doutrinariamente transforma-se.

Prioridade UM Infantaria (Brigadas de Infantaria escolhidas para a transformação).
Prioridade DOIS Cavalaria Mecanizada.

Também foi dito a Cav já teve a sua prioridade nas Brigadas Blindadas. (RCC).

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:24 am
por jauro
Onde está escrito no Projeto Guarani que o EB está desenvolvendo uma VBCI?

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:37 am
por gabriel219
FCarvalho escreveu:Gabriel, salvo engano, os RCM's são mobiliados com EE-9 e EE-11. E esta forma de organização não tende a ser alterada tão cedo. Nas Bgda Cav Blda, também exitem esquadrões de cav mec equipadas com EE-9/11.

Neste sentido, como são/seriam inicialmente poucas unidades desta suposta VBCI para o EB, que custa e muito a provar/avaliar qualquer coisa que seja, até convencer-se a alterar algo, as OM's de cavalaria seriam, em tese, as mais indicadas para a "formação de doutrina" de que tanto gosta o EB, no que se refere a material novo, a fim de capacitar-se e avaliar se tal versão daquelas viaturas convém, ou não, ser aplicada na infantaria, seja substituindo ou complementando os 6X6.

E lembrar também Gabriel, que o próprio conceito de VBCI é, em termos práticos, ainda uma tremenda novidade para o EB. :roll:

abs.
abs.
Mas os EE-11 atende á batalhões de Infantaria hoje, como é exemplo das Infantarias de Selva e Infantaria Leve GLO (11ª Brigada). Os usos do EE-11 é bem diferente do que uma viatura de Cavalaria.

Um VBCI é uma viatura de combate de infantaria, então a não ser que a Cavalaria Mecanizada irá apoiar Tropas de Infantaria, então faria lógica, mas se não, não há lógica de uma viatura com capacidade de transporte em uma OM que não transporta infantaria.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:42 am
por gabriel219
jauro escreveu:Onde está escrito no Projeto Guarani que o EB está desenvolvendo uma VBCI?
Jauro, li um slide do EB que falava tanto no VBR Guarani quanto no VBCI Guarani, neste ano.

Vou procurar onde li sobre isso.

Lembro que falava sobre o desenvolvimento do VBCI Guarani 8x8 em meados de 2022/23, logo junto com o desenvolvimento de um novo CC para o EB.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:44 am
por FCarvalho
Jauro, a explicação acima é bem ilustrativa do que se espera vir a ser a nova estrutura das Bgdas Inf e Cav Mec.

E vê-se logo que o maior impacto será na infantaria, que deixa de "ir a pé", para "ir de carro" ao combate. Quanto a isso penso está tudo bem claro.

Em todo caso, o uso de versões 8x8 além daquela já planejada VBR-MR, será consequência dos aprendizados que os primeiros anos trarão destes bldos. Em desenhos antigos, ainda do inícIo dos anos 2000, havia espaço para outras versões 8x8, mas em termos de veículos bldos auxiliares, como de engenharia, logísticos e de manutenção. Mas se não me falhe a memória, uma versão VBCI armada com canhão 20/30 era prevista também, só que 8x8, ao contrário do 6x6 que teria somente a VBTP.

Mas o que mais me atrai a atenção neste seu texto, e em outros oficiais que vejo sobre a "família" do Guarani, é a tal versão VBTP-LR 4x4, que me parece ter sido suplantada pelo projeto do VBR-LR, tanto no que compete a questão da capacidade de transporte, como no reconhecimento em si, além de outras 4/5 funções almejadas no planejamento inicial para esta versão. Ou seriam dois projetos totalmente distintos e não concorrentes?

Falo porque ao ver as imagens dos RCM's na net em formatura, fico aqui matutando comigo mesmo o porque de ainda utilizarmos 'jeeps' (atualmente os Agrale AM-10 REC)para a função de esclarecedores nos pel de rec destas OM's, que basicamente são, ou pelo menos deveriam ser, undes totalmente mecanizadas quanto a sua finalidade e missão primária. Aí eu me pergunto, isto de VBTP-LR foi pensado, também, na substituição destes 'jeeps' ou o quê, pois não entra na minha cabeça, e nem vejo aplicação em qualquer OM atual da infantaria ou cavalaria para este veículo.

Na verdade não seria mais simples e objetivo substituir aqueles veículos pelo modelo do VBR-LR, ou se pretende fazer com que estes VBTP-LR "quebrem o galho" nesta função, além de sua função básica?

abs.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:48 am
por Túlio
lordlex escreveu:Túlio vc tem acesso ao guarani?

Já tive este mês, terei de novo mês que vem e no seguinte, etc.

Isso inclui o simulador.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 2:56 am
por lordlex
Túlio escreveu:
lordlex escreveu:Túlio vc tem acesso ao guarani?

Já tive este mês, terei de novo mês que vem e no seguinte, etc.

Isso inclui o simulador.

bacana vc tem acesso as quais versões o com a ut30 vc tem?

pq estou em um projeto de game onde tera o guarani como alguns veiculos do EB e o Fuzil Ia2

Nos talves precisaremos q consultores ou alguem q tenha acesso ao guarani para gravar os sons dele, do motor etc tbm fornecer se possivel algumas fotos para criarmos as texturas.

Voce teria tbm acesso ao Imbel Ia2 vamos precisar do sons dele tbm.

Se vc puder ajudar e se for permitido seria de grande ajuda



se quiser saber mais sobre o game acesse:

http://www.comunidadebrasileiradepr.com.br/ (precisa ter conta no forum para ter acesso ao conteudo sobre o EB)

Vlw

Aqui o modelo do guarani q criei foi dificil criar o modelo principalmente o com a ut30 ja q nao a muitas fotos disponiveis.

guarani com ut30
http://p3d.in/BtVNU

guarani com remax
http://p3d.in/MgPTW

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 12:30 pm
por Túlio
Vou a Santa Maria de novo agora em novembro e gravo os sons. Não sei ainda se vai ter modelo com UT-30BR mas acho que sim, afinal, até o fim deste mês serão quase 50 VTRs lá.

Sobre sons, não sei se entendi: ouvi o do do motor e é um senhor ronco. Que outros sons precisas? Foto é só dizer os ângulos.

Já sobre o IA-2, só vou mexer quando já tiver modelo de série disponível para "test-drive", antes disso (tipo lote-piloto) não tenho interesse...

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 3:17 pm
por Bravo
lordlex escreveu:
Túlio escreveu:
Já tive este mês, terei de novo mês que vem e no seguinte, etc.

Isso inclui o simulador.

bacana vc tem acesso as quais versões o com a ut30 vc tem?

pq estou em um projeto de game onde tera o guarani como alguns veiculos do EB e o Fuzil Ia2

Nos talves precisaremos q consultores ou alguem q tenha acesso ao guarani para gravar os sons dele, do motor etc tbm fornecer se possivel algumas fotos para criarmos as texturas.

Voce teria tbm acesso ao Imbel Ia2 vamos precisar do sons dele tbm.

Se vc puder ajudar e se for permitido seria de grande ajuda



se quiser saber mais sobre o game acesse:

http://www.comunidadebrasileiradepr.com.br/ (precisa ter conta no forum para ter acesso ao conteudo sobre o EB)

Vlw

Aqui o modelo do guarani q criei foi dificil criar o modelo principalmente o com a ut30 ja q nao a muitas fotos disponiveis.

guarani com ut30
http://p3d.in/BtVNU

guarani com remax
http://p3d.in/MgPTW
Cara, parabéns, iniciativa muito legal.

Nos mantenha informados sobre o projeto.

Sds.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 3:34 pm
por jauro
Mas o que mais me atrai a atenção neste seu texto, e em outros oficiais que vejo sobre a "família" do Guarani, é a tal versão VBTP-LR 4x4, que me parece ter sido suplantada pelo projeto do VBR-LR, tanto no que compete a questão da capacidade de transporte, como no reconhecimento em si, além de outras 4/5 funções almejadas no planejamento inicial para esta versão. Ou seriam dois projetos totalmente distintos e não concorrentes?
Não vejo como desenvolvimento de dois projetos, mas sim como de uma Família. E também não vejo concorrência e sim complementaridade

"Dentro da família há uma subfamília média, com as versões de reconhecimento, de transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, de artilharia antiaérea, central de tiro, oficina e ambulância; e uma subfamília leve, com as versões reconhecimento, anticarro, morteiro leve, radar, posto de comando e observação avançada."

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 3:49 pm
por jauro
Falo porque ao ver as imagens dos RCM's na net em formatura, fico aqui matutando comigo mesmo o porque de ainda utilizarmos 'jeeps' (atualmente os Agrale AM-10 REC)para a função de esclarecedores nos pel de rec destas OM's, que basicamente são, ou pelo menos deveriam ser, undes totalmente mecanizadas quanto a sua finalidade e missão primária. Aí eu me pergunto, isto de VBTP-LR foi pensado, também, na substituição destes 'jeeps' ou o quê, pois não entra na minha cabeça, e nem vejo aplicação em qualquer OM atual da infantaria ou cavalaria para este veículo.
Usamos porque ainda não temos as VBR LR. Paulatinamente (e com aquela velocidade que você conhece) os agrales serão substituídos, mas até lá, vai-se caçando com gatos.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 8:21 pm
por FCarvalho
jauro escreveu:
Mas o que mais me atrai a atenção neste seu texto, e em outros oficiais que vejo sobre a "família" do Guarani, é a tal versão VBTP-LR 4x4,...
Não vejo como desenvolvimento de dois projetos, mas sim como de uma Família. E também não vejo concorrência e sim complementaridade

"Dentro da família há uma subfamília média, com as versões de reconhecimento, de transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, de artilharia antiaérea, central de tiro, oficina e ambulância; e uma subfamília leve, com as versões reconhecimento, anticarro, morteiro leve, radar, posto de comando e observação avançada."
Jauro, agora me parece bem mais esclarecedor. Em todos caso, sob esta nomeclatura, da VBTP-LR, serão elaborados os requisitos para uma versão para executar as missões postas acima, ou seja, de transporte mesmo nada, antes, será na verdade uma viatura de múltiplo emprego. Não que os requisitos postos para o VBR-LR não contemplem estas missões, mas me parece que serão duas linhas de ação. Só quero ver até onde elas serão complementares, ou não.
[quote="Jauro"
FCarvalho escreveu:Falo porque ao ver as imagens dos RCM's na net em formatura, fico aqui matutando comigo mesmo o porque de ainda utilizarmos 'jeeps' (atualmente os Agrale AM-10 REC)para a função de esclarecedores nos pel de rec...
Usamos porque ainda não temos as VBR LR. Paulatinamente (e com aquela velocidade que você conhece) os agrales serão substituídos, mas até lá, vai-se caçando com gatos.[/quote]
Isto é justamente o que queria saber. Tudo está claro agora.
Mas uma questão me chama a atenção. Se as VBR-LR irão substituir os AM10REC, onde se encaixariam as VBTP-LR e suas versões?

abs. [009]

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Dom Out 27, 2013 11:14 pm
por Alcantara
O Guará não se encaixaria nos requesitos para o VBR-LR? :?:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Seg Out 28, 2013 12:44 am
por jauro
Mas uma questão me chama a atenção. Se as VBR-LR irão substituir os AM10REC, onde se encaixariam as VBTP-LR e suas versões?
Vou responder com o texto do EPEEx:
"O projeto GUARANI contempla uma subfamília média, com as versões de reconhecimento, de transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, de artilharia antiaérea, central de tiro, oficina e ambulância; e uma subfamília leve, com as versões reconhecimento, anticarro, morteiro leve, radar, posto de comando e observação avançada."

Sub família média-VBR; VBTP; VBMrt; VBSoc; VBPC; VBAAAe; VBCTir; VBMnt e VBAmb .

Sub família leve- VBR; VBAC; VBMrtLv; VBRdr; VBPC e VBOA.

Observa-se que há apenas duas coincidências VBR e VBPC. As Vtr em evidência poderão ser utilizadas em escalões (Cia, Rgt, Bda, DE) menores ou maiores. Por exemplo, as necessidades de VBPC nos escalões SU são bem maiores, então devido a proximidade da linha de contato, maior quantidade de VBR e menor quantidade de equipamentos eletrônicos as SU (Cia e Esqd) poderiam se utilizar de uma VBPC-LvR, enquanto que nos escalões Btl, RGT e Bda usar-se-ia as VBPC-MR.
Já no emprego, para Rec (VBR) a justificativa é a manobrabilidade, a rapidez, a versatilidade e o calibre das armas que portarão. VBR-MR, um Can 105mm e a VBR-LvR uma torre Remax, quando muito.
Por isso Vtr semelhantes para missões diferentes.

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Enviado: Seg Out 28, 2013 9:46 am
por FIGHTERCOM