EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Para quem tem facebook, fotos do Guarani de um amigo fotógrafo:
https://www.facebook.com/estudioluciano ... 2798529299
https://www.facebook.com/estudioluciano ... 2798529299
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 775 vezes
- Agradeceram: 2417 vezes
- irlan
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Já terminaram os testes com o lote piloto do Guarani?, ou ele já nasceu aprovado?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Curiosidade leiga do dia:
Se o Exército tivesse exigido um "Guarani" com assentos para dez soldados, a viatura final teria sido, muito, mas muito mesmo, diferente do atual modelo? E diferente para pior?
Se o Exército tivesse exigido um "Guarani" com assentos para dez soldados, a viatura final teria sido, muito, mas muito mesmo, diferente do atual modelo? E diferente para pior?
- gabriel219
- Sênior
Assento para dez soldados não caberia sob um chassi 6x6 com as características do Guarani e seria muito diferente. Seria bem parecido com o VAB ou com o Kamaz 63969. Seria muito mais uma VBAM do que um VBTP.
Creio que 9 soldados já está bom para a doutrina atual.
Mas lembrando que o VBTP Guarani é uma viatura modular e pode ser transformada em 8x8, dando maior lugar as tropas.
EU acho que, com a entrada do VBR Guarani e VBCI Guarani, ambos em 8x8, o VBTP Guarani 6x6 deverá ser transformado em 8x8, assim padronizando ainda mais nossas tropas Mecanizadas.
O problema é saber onde o VBCI Guarani se encaixará, pois o mesmo é uma viatura de combate:
1)Deverá ir para a Infantaria Blindada? Acho que não, pois a mesma utiliza viaturas sobre lagartas.
2)Deverá ir para Infantaria Mecanizada? Isso poderia sim, mas o problema é que já teremos VBTP Guarani equipado quase como um VBCI.
3)Deverá se manter Viatura de Transporte de Tropas com torres mais leves e o VBCI Guarani com as torres de combate? Se assim for, o VBTP Guarani abrirá mão das torres UT-30BR e TORC-30 para o VBCI Guarani e ficará com REMAX e com MR555?
4)Se o VBCI Guarani 8x8 e o VBTP Guarani 6x6/8x8 (caso seja transformado em 8x8) ficarem na Infantaria Mecanizada, será que o VBTP Guarani 6x6 com torre UT-30BR ou TORC 30 deverá ser para preparar a doutrina para que o VBCI Guarani 8x8 entre em serviço já com a doutrina desenvolvida?
São algumas dúvidas que estão em minha cabeça no momento.
Creio que 9 soldados já está bom para a doutrina atual.
Mas lembrando que o VBTP Guarani é uma viatura modular e pode ser transformada em 8x8, dando maior lugar as tropas.
EU acho que, com a entrada do VBR Guarani e VBCI Guarani, ambos em 8x8, o VBTP Guarani 6x6 deverá ser transformado em 8x8, assim padronizando ainda mais nossas tropas Mecanizadas.
O problema é saber onde o VBCI Guarani se encaixará, pois o mesmo é uma viatura de combate:
1)Deverá ir para a Infantaria Blindada? Acho que não, pois a mesma utiliza viaturas sobre lagartas.
2)Deverá ir para Infantaria Mecanizada? Isso poderia sim, mas o problema é que já teremos VBTP Guarani equipado quase como um VBCI.
3)Deverá se manter Viatura de Transporte de Tropas com torres mais leves e o VBCI Guarani com as torres de combate? Se assim for, o VBTP Guarani abrirá mão das torres UT-30BR e TORC-30 para o VBCI Guarani e ficará com REMAX e com MR555?
4)Se o VBCI Guarani 8x8 e o VBTP Guarani 6x6/8x8 (caso seja transformado em 8x8) ficarem na Infantaria Mecanizada, será que o VBTP Guarani 6x6 com torre UT-30BR ou TORC 30 deverá ser para preparar a doutrina para que o VBCI Guarani 8x8 entre em serviço já com a doutrina desenvolvida?
São algumas dúvidas que estão em minha cabeça no momento.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Se o Guarani que conhecemos fosse usado para transporte público teria lugar para 45 pessoas...Clermont escreveu:Curiosidade leiga do dia:
No caso de esticar o guarani para caber um soldado a mais armado e com o mesmo conforto atual ele esticaria alguns centímetros, alguma coisa seria movida de lugar pela mudança de um número impar de soldados para par, mas por fora acho que seria difícil de perceber a diferença sem comparar a imagem dos dois.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6383 vezes
- Agradeceram: 6733 vezes
- Contato:
Uma charla curiosa que me apareceu: UT-30BR para o VBCI 6 X 6 e TORC 30 para o 8 x 8. Alguém leu ou ouviu algo sobre isso? Me parece esquisito botar uma torre maior e mais pesada em um veículo menor e mais leve enquanto se bota uma menor e mais leve em uma VTR maior e mais pesada...
Notar que o 8 x 8 e a ARES (alguém me confirma se a ELBIT comprou a empresa? No Site ela se diz 100% Nacional) TORC 30 vão ficar prontos mais ou menos na mesma época. Não publiquei por falta de confirmação e mesmo de LÓGICA mas em breve volto a Santa Maria e vou dar uma espremida na tigrada...
Notar que o 8 x 8 e a ARES (alguém me confirma se a ELBIT comprou a empresa? No Site ela se diz 100% Nacional) TORC 30 vão ficar prontos mais ou menos na mesma época. Não publiquei por falta de confirmação e mesmo de LÓGICA mas em breve volto a Santa Maria e vou dar uma espremida na tigrada...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
Túlio.
Pelo que vi, o VBCI Guarani deverá começar após o VBR Guarani, ou seja, 2022/2023. A TORC 30 vai estar pronta bem antes disso, está indo rápido. Foi anunciada na LAAD 13 e já estão testando o canhão e mudando o desing.
Eu ACHO que, com a entrada do VBCI Guarani, os VBTP's Guarani deverão sdr transformados em 8x8.
Pelo que vi, o VBCI Guarani deverá começar após o VBR Guarani, ou seja, 2022/2023. A TORC 30 vai estar pronta bem antes disso, está indo rápido. Foi anunciada na LAAD 13 e já estão testando o canhão e mudando o desing.
Eu ACHO que, com a entrada do VBCI Guarani, os VBTP's Guarani deverão sdr transformados em 8x8.
-
- Intermediário
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 31 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5830 vezes
- Agradeceram: 3308 vezes
Se, hipoteticamente, uma VBCI 8X8 Guarani vier a existir, presumo que a sua adoção a priori seja feita pela cavalaria do EB, em seus RCM, e talvez, em parte nas BgdaCavBlda. Para a infantaria, o 6x6 deve continuar a ser o padrão.
Com a atualização doutrinária, e as experiências colhidas pela operação destes primeiros veículos, a partir dos anos 2020 poderemos verificar uma mudança nos quadros de organização do EB sob o aspecto do uso das diversas versões dos Guarani.
Mas de momento, e até princípios da próxima década, os 6x6 e os VBR-MR serão a base para o desenvolvimento de outras versões da família. O que já é por si só uma pequena revolução para o EB.
Até lá, conjecturamos e aguardamos.
abs.
Com a atualização doutrinária, e as experiências colhidas pela operação destes primeiros veículos, a partir dos anos 2020 poderemos verificar uma mudança nos quadros de organização do EB sob o aspecto do uso das diversas versões dos Guarani.
Mas de momento, e até princípios da próxima década, os 6x6 e os VBR-MR serão a base para o desenvolvimento de outras versões da família. O que já é por si só uma pequena revolução para o EB.
Até lá, conjecturamos e aguardamos.
abs.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Mas amigo FC, um VBCI é uma Viatura Blindada de Combate de Infantaria, ou seja, não tem como base ser da Cavalaria Mecanizada, isso deverá ser a tarefa dos VBR Guarani.
Um VBCI, além papel de combate, também transporta um GC. Na Cavalaria Mecanizada, até onde sei, não possui Batalhão de Infantaria. Então um VBCI na Cavalaria Mecanizada, ao meu ponto de vista, não faz muito sentido.
Um VBCI, além papel de combate, também transporta um GC. Na Cavalaria Mecanizada, até onde sei, não possui Batalhão de Infantaria. Então um VBCI na Cavalaria Mecanizada, ao meu ponto de vista, não faz muito sentido.
- FCarvalho
- Sênior
Gabriel, salvo engano, os RCM's são mobiliados com EE-9 e EE-11. E esta forma de organização não tende a ser alterada tão cedo. Nas Bgda Cav Blda, também exitem esquadrões de cav mec equipadas com EE-9/11.
Neste sentido, como são/seriam inicialmente poucas unidades desta suposta VBCI para o EB, que custa e muito a provar/avaliar qualquer coisa que seja, até convencer-se a alterar algo, as OM's de cavalaria seriam, em tese, as mais indicadas para a "formação de doutrina" de que tanto gosta o EB, no que se refere a material novo, a fim de capacitar-se e avaliar se tal versão daquelas viaturas convém, ou não, ser aplicada na infantaria, seja substituindo ou complementando os 6X6.
E lembrar também Gabriel, que o próprio conceito de VBCI é, em termos práticos, ainda uma tremenda novidade para o EB.
abs.
abs.
Neste sentido, como são/seriam inicialmente poucas unidades desta suposta VBCI para o EB, que custa e muito a provar/avaliar qualquer coisa que seja, até convencer-se a alterar algo, as OM's de cavalaria seriam, em tese, as mais indicadas para a "formação de doutrina" de que tanto gosta o EB, no que se refere a material novo, a fim de capacitar-se e avaliar se tal versão daquelas viaturas convém, ou não, ser aplicada na infantaria, seja substituindo ou complementando os 6X6.
E lembrar também Gabriel, que o próprio conceito de VBCI é, em termos práticos, ainda uma tremenda novidade para o EB.
abs.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
ESCRITÓRIO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS DO EXÉRCITO.
"Novos blindados brasileiros. Fabricação nacional"
O Projeto GUARANI, além de contribuir para o crescimento da indústria nacional de defesa, criará condições para que o Exército Brasileiro possa, cada vez mais, adequar-se às exigências decorrentes do Processo de Transformação.
"O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada."
A Infantaria será TRANSFORMADA e
A Cavalaria será MODERNIZADA.
Daí é possível se deduzir muita coisa.
"Novos blindados brasileiros. Fabricação nacional"
O Projeto GUARANI, além de contribuir para o crescimento da indústria nacional de defesa, criará condições para que o Exército Brasileiro possa, cada vez mais, adequar-se às exigências decorrentes do Processo de Transformação.
"O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada."
A Infantaria será TRANSFORMADA e
A Cavalaria será MODERNIZADA.
Daí é possível se deduzir muita coisa.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- FCarvalho
- Sênior
O ponto focal aqui me parece ser o completo domínio do conceito VBCI, seja num 6x6 ou num 8x8.
A base veicular é o de menos. Mas a doutrina, que não temos, esta deve ser buscada e estudada a fundo em todos os seus vieses, a fim de que as transformações/modernizações requeridas cheguem bem ao seu termo.
abs.
A base veicular é o de menos. Mas a doutrina, que não temos, esta deve ser buscada e estudada a fundo em todos os seus vieses, a fim de que as transformações/modernizações requeridas cheguem bem ao seu termo.
abs.
Carpe Diem