NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3631 Mensagem por Pasquale Catozzo » Ter Fev 15, 2011 11:18 am

helio escreveu: (sei lá, Freud explica)
debatedordaoeste???É você?

"Gutta cavat lapidem"
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#3632 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 15, 2011 12:06 pm

helio escreveu:Quanto ao reator permita-me discordar com a senhora, pois a MB aceitaria de bom grado se alguém transferisse tecnologia para conseguir desenvolver o reator para caber no submarino. O fato de utilizar tecnologia absorvida de fora, nada tem de demérito, e muito menos deixa de ser um projeto brasileiro . E isto ninguém quer passar para nós.
Um pequeno reparo técnico:

Quando se adota a transferência de tecnologia para qualquer item de engenharia o projeto deixa sim de ser brasileiro, e isto possui implicações muito mais amplas do que se imagina. Qualquer tecnologia desenvolvida em qualquer lugar do planeta parte de uma base técnica/industrial disponível naquele lugar específico, e sua transposição para outro local não exime da necessidade de utilizar esta mesma base. Isto significa que quaisquer normas, materiais, processos, especificações de qualidade, etc... utilizadas pelos franceses (para ficar neste caso) teriam necessariamente que ser empregadas em qualquer detalhe de engenharia transferido, exigindo ou que a MB adquirisse estes itens na França (como no caso do aço do casco dos Scorpène, que virá da França), ou que desenvolvesse fornecedores locais para eles (o que seria praticamente impossível devido à baixa demanda) .

A única forma de evitar este tipo de problema é através da contratação de uma CONSULTORIA, onde engenheiros franceses apoiariam o desenvolvimento de um projeto nacional de reator. Mas neste caso eles próprios teriam que aprender tudo sobre a nossa própria base tecnológica, e isto demandaria muitos anos de estudos e desenvolvimento, o que não seria muito diferente dos esforços que a própria MB já fez e ainda irá fazer na adaptação do reator ao sub. Aliás, também não é correto dizer que o reator terá que ser miniaturizado, ele já foi projetado desde o princípio para uso em submarinos e as adaptações que ainda faltam dizem respeito à instalação, controle de ruído, manutenebilidade, etc..., e não demandarão nenhum reprojeto do reator em si.

Leandro G. Card

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#3633 Mensagem por helio » Ter Fev 15, 2011 12:29 pm

LeandroGCard escreveu:
helio escreveu:Quanto ao reator permita-me discordar com a senhora, pois a MB aceitaria de bom grado se alguém transferisse tecnologia para conseguir desenvolver o reator para caber no submarino. O fato de utilizar tecnologia absorvida de fora, nada tem de demérito, e muito menos deixa de ser um projeto brasileiro . E isto ninguém quer passar para nós.
Um pequeno reparo técnico:

Quando se adota a transferência de tecnologia para qualquer item de engenharia o projeto deixa sim de ser brasileiro, e isto possui implicações muito mais amplas do que se imagina. Qualquer tecnologia desenvolvida em qualquer lugar do planeta parte de uma base técnica/industrial disponível naquele lugar específico, e sua transposição para outro local não exime da necessidade de utilizar esta mesma base. Isto significa que quaisquer normas, materiais, processos, especificações de qualidade, etc... utilizadas pelos franceses (para ficar neste caso) teriam necessariamente que ser empregadas em qualquer detalhe de engenharia transferido, exigindo ou que a MB adquirisse estes itens na França (como no caso do aço do casco dos Scorpène, que virá da França), ou que desenvolvesse fornecedores locais para eles (o que seria praticamente impossível devido à baixa demanda) .

A única forma de evitar este tipo de problema é através da contratação de uma CONSULTORIA, onde engenheiros franceses apoiariam o desenvolvimento de um projeto nacional de reator. Mas neste caso eles próprios teriam que aprender tudo sobre a nossa própria base tecnológica, e isto demandaria muitos anos de estudos e desenvolvimento, o que não seria muito diferente dos esforços que a própria MB já fez e ainda irá fazer na adaptação do reator ao sub. Aliás, também não é correto dizer que o reator terá que ser miniaturizado, ele já foi projetado desde o princípio para uso em submarinos e as adaptações que ainda faltam dizem respeito à instalação, controle de ruído, manutenebilidade, etc..., e não demandarão nenhum reprojeto do reator em si.

Voce tem razão Leonardo
Entretanto em havendo transferencia de tecnologia, os novos projetos desenvolvidos pelo Brasil a partir do ensinamento adquirido não necessáriamente precisariamos ter licença.
Na verdade estavamos discutindo sobre se seria desejável termos transferencia de tecnologia para reatores. Para mim sim,´pois além de ser muito complexo e oneroso, ainda estamos tentando dominar.
não há razão para fazer questão de ter um reator 100% nacional se abreviaremos o tempo e o custo.
Abraços
Hélio

Leandro G. Card

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#3634 Mensagem por pafuncio » Ter Fev 15, 2011 1:11 pm

Pua, Hélio, primeiro usas o senhora, depois chama o Leandro de Leonardo. [002] :? :? :?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#3635 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 15, 2011 1:13 pm

pafuncio escreveu:Pua, Hélio, primeiro usas o senhora, depois chama o Leandro de Leonardo. [002] :? :? :?
Leonardo é o nome do meu irmão, e eu já estou pra lá de acostumado com esta confusão de nomes, nem ligo mais :roll: .

Leandro G. Card

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6331 vezes
Agradeceram: 6679 vezes
Contato:

#3636 Mensagem por Túlio » Ter Fev 15, 2011 1:14 pm

Senhores, quero apenas lembrar que este tópico está sob observação. Já houve uma dupla punição ontem, outras podem vir. Assim, seria interessante irem com calma e usarem mais o cérebro e menos o fígado ao postar... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#3637 Mensagem por pafuncio » Ter Fev 15, 2011 1:31 pm

Túlio escreveu:Senhores, quero apenas lembrar que este tópico está sob observação. Já houve uma dupla punição ontem, outras podem vir. Assim, seria interessante irem com calma e usarem mais o cérebro e menos o fígado ao postar... :wink: 8-]

E se eu te chamar de Tia Ursula????? :mrgreen: :D

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6331 vezes
Agradeceram: 6679 vezes
Contato:

#3638 Mensagem por Túlio » Ter Fev 15, 2011 1:34 pm

Aí quem usa o fígado SOU EU!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

[003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 555 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#3639 Mensagem por saullo » Ter Fev 15, 2011 1:54 pm

Vamos lembrar que o forista Hélio agrega muita coisa de boa ao fórum, e só respondeu à altura depois da terceira vez, enquanto existem alguns que torram ideologicamente a paciência do mais paciente dos foristas...

Abraços

GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#3640 Mensagem por GustavoB » Ter Fev 15, 2011 2:48 pm

Acho que você ainda não entendeu: as pessoas não são proibidas de pensar ou ter posição política,
a navalha tá pegando na trollagem, em quem perde a linha e quando o regulamento é descumprido.

Portanto, essa sua balança "fulano agrega, é protegido", "beltrano torra o saco, merece ser punido", não cabe.

É uma navalha que corta a própria carne como um prejuízo menor. Pelo menos assim me parece.

helio
Sênior
Sênior

#3641 Mensagem por helio » Ter Fev 15, 2011 2:55 pm

LeandroGCard escreveu:
pafuncio escreveu:Pua, Hélio, primeiro usas o senhora, depois chama o Leandro de Leonardo. [002] :? :? :?
Leonardo é o nome do meu irmão, e eu já estou pra lá de acostumado com esta confusão de nomes, nem ligo mais :roll: .

Leandro G. Card
desculpe Leandro, foi um lapso meu

Hélio

helio
Sênior
Sênior

#3642 Mensagem por helio » Ter Fev 15, 2011 3:12 pm

GustavoB escreveu:Acho que você ainda não entendeu: as pessoas não são proibidas de pensar ou ter posição política,
a navalha tá pegando na trollagem, em quem perde a linha e quando o regulamento é descumprido.

Portanto, essa sua balança "fulano agrega, é protegido", "beltrano torra o saco, merece ser punido", não cabe.

É uma navalha que corta a própria carne como um prejuízo menor. Pelo menos assim me parece.
Exato Gustavo
É o que esperamos, postagem sem termos ofensivos chamando o outro de gostar de um bafo na nuca só por que prefere um caça de um país por exemplo, postada por diversas vezes e nunca repreendidos.

Abraços

Hélio

jbatista
Júnior
Júnior

#3643 Mensagem por jbatista » Ter Fev 15, 2011 3:41 pm

Usiminas desenvolve aço especial para ser usado no pré-sal-Posted on 22/11/2010 by Rodrigo Cintra| -A siderúrgica Usiminas quer ser uma das principais parceiras da Petrobrás nos projetos de exploração da camada do pré-sal. A empresa anunciou ontem a instalação, na usina de Ipatinga (MG), da tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grossas chamada CLC (Continuous On Line Control).O equipamento possibilitará à companhia fornecer uma nova linha de aços com alto valor agregado, batizada Sincron, que poderá atender demandas específicas por equipamentos do pré-sal nos mercados naval e de óleo e gás, como cascos de navios, oleodutos e plataformas. O investimento foi de R$ 539 milhões.Portal Maritmo-

PERGUNTAS: Esse aço não poderia ser apropriado para o casco do nosso subnuclear, nem que tivesse de ser feito mais investimento e aperfeicoaçmentos? a turbina brasileira tambem não poderia atingir seu objetivo de termos um caça nacional até de 5a. geração? e o reator nuclear da marinha tambem não poderia ter mais recursos para sua conclusão, pois os E.U. já estaria estão construindo pequenos reatores nucleares(alem de armas laiser)!! O DIREITO NÃO ASSISTE A QUEM DORME- autor ign..

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#3644 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 15, 2011 3:51 pm

thelmo rodrigues escreveu:Quanto ao reator permita-me discordar com a senhora, pois a MB aceitaria de bom grado se alguém transferisse tecnologia para conseguir desenvolver o reator para caber no submarino. O fato de utilizar tecnologia absorvida de fora, nada tem de demérito, e muito menos deixa de ser um projeto brasileiro . E isto ninguém quer passar para nós.

O trecho acima foi tirado do post anterior do colega Hélio. Bem, sempre nos foi passada a idéia de a MB se viraria sozinha na parte nuclear do SNBR. Assim sendo, gostaria que os colegas "do mar" tecessem alguns comentários sobre isso, ratificando ou retificando o que o Hélio escreveu.

Grato.
O reator é brasileiro. Ponto. Terá, sim , que ser adaptado dimensionalmente para "caber" dentro do casco. Mas isso já hestava sendo projetado antes mesmo do acordo com a França. Só lembrando a todos que o reator do LABGEN será o RENAP-11 de 11MW, o reator a ser instalado à bordo do submarino nuclear será o RENAP-50 de 48MW. Este último sim, já será montado para ser instalado DENTRO da seção de casco "nuclear" do Sub.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#3645 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 15, 2011 3:52 pm

helio escreveu:Voce tem razão Leonardo
Entretanto em havendo transferencia de tecnologia, os novos projetos desenvolvidos pelo Brasil a partir do ensinamento adquirido não necessáriamente precisariamos ter licença.
Na verdade estavamos discutindo sobre se seria desejável termos transferencia de tecnologia para reatores. Para mim sim,´pois além de ser muito complexo e oneroso, ainda estamos tentando dominar.
não há razão para fazer questão de ter um reator 100% nacional se abreviaremos o tempo e o custo.
Abraços
Hélio

Leandro G. Card
Hélio,

Na verdade a tecnologia do reator PWR para o SNB já está dominada (pelo menos até que os engenheiros se aposentem, o que não deve estar distante), o que ainda precisa ser desenvolvido é sua instalação e operação dentro do casco do submarino, nas condições de mar. Para isto já está em construção um laboratório de testes e simulações que permitirá a execução desta fase, que fora algum evento excepcional estará concluída bem antes que o casco esteja disponível.

É verdade que os reatores atualmente sendo construídos em países mais avançados possuem tempos de vida do combustível bem maior, reduzindo (ou até eliminando) a necessidade de troca dos elementos combustíveis durante o tempo de serviço dos sub’s nucleares mais modernos. Mas isto não afeta a operação do sub, apenas a programação das paradas para reformas (que devem acontecer de qualquer jeito). Esta tecnologia mais avançada seria até desejável, mas não é imprescindível para nossos submarinos e não acho que devemos condicionar nenhuma negociação de item militar algum (escoltas, caças, etc...) à transferência de tecnologia neste setor, ainda que a França desse indicações de que aceitaria fazer qualquer transferência nesta área mesmo indo contra a pressão internacional. Também não acho que valeria à pena pagar nenhum valor muito relevante por ela, já que na verdade deveríamos desenvolvê-la aqui (pois isto teria implicações bem mais amplas, nem todas estritamente militares) para uso nos novos modelos de sub's nucleares que serão desenvolvidos após o/s primeiro/s SBN.

Um abraço,

Leandro G. Card

Responder