Divino Alves escreveu:
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Marino,
Os defensores do Gripen são aqueles que acreditam que aquele avião foi o melhor qualificado pela FAB nos quesitos técnico-operacional, transferência de tecnologia, geração de empregos e preços de aquisição e de manutenção. E ficou em segundo em logística e offset. Perdeu, naturalmente, no quesito risco, por se tratar de um avião em fase de desenvolvimento.
Os defensores do Rafale, defendem um avião que ficou em terceiro lugar na classificação geral e tem os maiores preços de aquisição e de manutenção.
Portanto, ser a favor do Gripen é ser a favor da FAB.
Ser a favor do Rafale é ser a favor da opinião pessoal do ministro da defesa. Sem qualquer base consistente.
O ministro da defesa defendeu a compra dos Scorpenes com base nos relatórios técnicos da MB. Porque não faz o mesmo agora? Divulgue os relatórios da FAB.
O ministro da defesa defendeu a compra do projeto de um submarino, para ser a base do nosso SubNuc, que não existe nem no papel. Ainda vai ser começado do zero, com base, digo com base, nos seus atuais subnucs.
E você por acaso sabe como foram negociados os valores desse "vaporware"?
Somente com a diferença de preços de aquisição do Rafale, tanto a Boeing como a Saab poderiam acrescentar em suas propostas, o financiamento integral do desenvolvimento programa KC-390 (US 800 M), o financiamento integral da modernização dos AM-X (US 400 M) (que ainda não iniciou por falte de recursos), o financiamento integral do Programa VLS, (que está recebendo apenas US 20 M anuais), o financiamento integral da modernização dos A-4 da MB, que também ainda não recebeu recursos para iniciar, e com o troco, compraria comida para o EB cumprir expediente integral em suas unidades.
Com a diferença do preço de manutenção, poderia manter o restante da frota.
Fico realmente espantado em ler que um oficial superior da MB acredita que devemos pagar, A MAIS, cerca de U$ 4,5 BI apenas para satisfazer uma suposta aliança estratégica que só existe na cabeça do seu ministro, contrariando a escolha dos seus colegas de azul, que são os que entendem desse assunto.
Divino
Eu fico espantado é como alguém acredita nesses absurdos que sairam na mídia, esses preços, esse relatório fajuto, e depois diz um monte de coisas sem sentido, o Gripen é mais barato de operar porque é bem menor e mono-turbina, não tem qualquer vantagem nisso, ser pior e mais barato. Quanto a ToT, ninguem sério acha que a proposta Suecia pode ser melhor que a da França. Somente os torcedores fanáticos e cegos pelas fantasias. Como também na parte técnica-operacional, o Gripen é lixo quando comparado com o Rafale, a tecnologia dele é bem menos sofisticada. Quanto a geração de empregos isso não cabe a FAB.
Quem defende o Rafale, defende o melhor caça da Short List, e não me interessa o que a FAB falou, não estou me baseando no que a FAB ou no relatório fajuto falaram, quem leu e entende um pouco de aviação sabe que não existe como comparar Rafale com Gripen, nem mesmo F-18E. O Rafale tem que ser comparado com projetos superiores e mais capazes.
O NJ não está adstrito a escolher plataformas, para ele isso é secundário, defende a escolha do Rafale por conta das ToT´s e da parceria geopolítica. Assim, o relatório FAB, para ele tem um peso relativo.
Os relatórios das Forças são sigilosos, o NJ defendeu a escolha da MB, pelo mesmo motivo que defende o Rafale, são as ToT´s, produção local, qual seja, a capacitação que somente a França, os EUA e a Rússia podem dar, como fontes de geração e desenvolvimento de tecnologia de forma autônoma.
Quanto a questão de preço, seja mais criativo, com esses valores chutados você não vai convencer ninguém.
[]´s