Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3601 Mensagem por crubens » Qua Ago 03, 2011 1:41 pm

talharim escreveu:Para os RCB o EB vai adquirir um lote de Merkava II .
Nessa tô contigo sou fan desse mastodonte, mas não dá pra pega logo IV não!? :mrgreen:

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#3602 Mensagem por talharim » Qua Ago 03, 2011 1:47 pm

O Merkava IV nao pode operar no continente sulamericano é pesado demais seu uso por aqui poderia afundar o continente e alterar a rotaçao da Terra .

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#3603 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 03, 2011 1:49 pm

talharim escreveu:O Merkava IV nao pode operar no continente sulamericano é pesado demais seu uso por aqui poderia afundar o continente e alterar a rotaçao da Terra .
Foi abduzido pelo EB...coitado do Tralha, nunca foi bom da cabeça, mas agora...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#3604 Mensagem por binfa » Qua Ago 03, 2011 2:01 pm

Tiro real com o carro de combate Leopard 1A5BR no polígono de tiro do EB em Rosário do Sul - RS

http://www.defesanet.com.br/dntv#/100/T ... pard-1A5BR

PS. tá precisando passar um oleozinho (WD-40)!

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 291 vezes
Agradeceram: 526 vezes

#3605 Mensagem por Pablo Maica » Qua Ago 03, 2011 3:01 pm

Revisa ação de Choque (Cblid) com uma matéria sobre trafegabilidade:

http://www.cibld.ensino.eb.br/index.php ... &Itemid=19

Um abraço e t+ :D

Junker
Sênior
Sênior

#3606 Mensagem por Junker » Qua Ago 03, 2011 5:34 pm

Reunião de peso na Capital dos blindados
Postado por redacao em Terça-feira, Julho 26, 2011, 23:16

Imagem
Comitiva de militares visitou o pavilhão de simuladores. Além do investimento militar, projeto pode render frutos para a cidade, como já ocorreu com a KMW, empresa alemã que irá fabricar blindados no município

Desde ontem e até amanhã, Santa Maria, também conhecida como a Capital Nacional dos Blindados, se torna também o centro de onde devem partir decisões sobre o futuro dos investimentos no Projeto Leopard. Isso porque a cidade é palco de uma Reunião Sistêmica que reúne alto escalão de generais e assessores com o objetivo de integrar todos os sistemas que atuam no projeto dos blindados alemães: Doutrina, Pessoal, Logística, Preparo e Emprego, Economia e Finanças, Engenharia e Construção e Educação e Cultura. Pela primeira vez, essa cúpula se reúne na cidade, e não em Brasília, como de praxe, justamente em função da importância de Santa Maria nessa área: além do Centro de Instrução de Blindados (C.I.Bld) sediado no coração do Rio Grande, o outro único local que prepara militares para utilizar blindados na América Latina é o Chile.

“Optamos por fazer essa reunião em Santa Maria pela sua importância na área de blindados e também para que pudéssemos ter uma visão concreta de como está andando o projeto: aqui estamos vendo os carros de combate, sua situação, e é possível perceber as necessidades em diferentes áreas. Só a partir do concreto é que poderemos tomar decisões. O que estamos fazendo aqui é levar informações para o comandante do Exército Brasileiro (EB) para que ele tome sua decisão. Isso é necessário porque o blindado é um equipamento caro e, por isso as decisões devem estar bem fundamentadas. Não podemos gastar errado o dinheiro que temos”, explica o general Joaquim Silva e Luna, chefe do Estado Maior do Exército. Segundo ele, as reuniões devem dar rumo ao Projeto Leopard pelos próximos cinco anos.

As decisões devem influenciar as atividades da indústria, comércio, ciência e tecnologia e ensino na região central. Um exemplo é a vinda da fábrica de blindados alemã, KMW, uma das fornecedoras do Leopard para o EB, para Santa Maria, além da vinda de grande contingente militar brasileiro e estrangeiro para receber instrução no C.I.Bld. Conforme o general Sérgio Etchegoyen, comandante da 3ª Divisão de Exército (DE), a comitiva que aportou ontem à tarde em Santa Maria para a reunião sistêmica representa a integração de lideranças militares para a tomada de decisões. “Eles fazem parte do conselho ao qual o comandante do EB recorre para tomar suas decisões. A vinda dos Leopards e dessa cúpula para a cidade significa que o futuro chegou”, aponta o general Etchegoyen. O general Carlos Bolivar Gollner, do Comando Militar do Sul, argumenta que o Projeto Leopard não é só o projeto, mas envolve também muitas outras áreas e pode influenciar todo o EB. “É uma grande missão”, comenta.

Na tarde de ontem, a comitiva de mais de 80 militares conheceu as instalações do C. I Bld, que funciona anexo ao 1º Regimento de Carros de Combate (RCC), no Boi Morto. No local, há cinco dos cerca de 160 blindados Leopard 1A5, salas de treinamento e seção de simuladores concluída em 2010, com vistas a capacitar militares para utilizar o Leopard. Neste ano já foram recebidos cinco lotes de Leopard, conforme o major Fernando Valentini, chefe da Seção de Instrução e Adestramento, e outros seis deverão chegar para completar os 11 lotes previstos para este ano.

O contrato de compra e apoio dos Leopards vinha sendo negociado pelo governo brasileiro com o governo Alemão para o reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do EB, desde 2006. Na cidade, até o final de 2012 devem haver 220 Leopards, 7 viaturas blindadas especializadas em Socorro, 4 especializadas Lança-Pontes, 4 de Combate de Engenharia, e 4 viaturas blindadas Escola de Motorista. Ao todo, o 11 militares foram responsáveis pela instrução de outros 45 de Santa Maria e região em curso sobre utilização de Leopards com duração de 9 semanas, neste ano.

Na agenda – Hoje os militares estarão envolvidos em reuniões das 8h às 21h na 6ª Brigada de Infantaria Blindada e amanhã a comitiva deve se dirigir ao polígono de tiro no Centro de Instrução Barão de São Borja (Saicã), em Rosário do Sul. Das reuniões deve sair um documento com informações e até decisões sobre os próximos anos do Projeto Leopard.
http://www.arazao.com.br/2011/07/26/reu ... blindados/
Leopard reforça importância de SM
Postado por redacao em Sexta-feira, Julho 29, 2011, 23:30

Imagem
General de divisão Eduardo Wizniewsky, subcomandante logístico do Comando do Exército, garante que a infraestrutura do 1º Regimento de Carros de Combate, em Santa Maria, é melhor que as da Alemanha

Santa Maria confirmou esta semana o título de Capital Nacional dos Blindados, com a realização do encontro de cúpula do Exército na cidade. O Município tem 217 carros de combate em operação, incluindo modelos Leopard 1 A1, Leopard 1 A5, M-113, M-108, Cascavel e Urutu, e deverá receber mais 68 pelo Programa Leopard. Também há 77 unidades no Parque de Manutenção, onde ficam os veículos vindos da Alemanha com destino aos regimentos pertencentes ao programa. Aqui também funciona o primeiro Centro de Instrução de Blindados do País e, ao lado de Santiago, capital do Chile, um dos únicos preparados para uso do Leopard. Em razão disso, Santa Maria sediou, a reunião sistêmica integrada do Programa Leopard, que geralmente ocorre em Brasília. Com a presença da elite do Exército, entre eles o general de divisão Eduardo Wizniewsky, subcomandante logístico do Comando do Exército, responsável pelo relacionamento com Programa Leopard. Ele concedeu entrevista exclusiva ao Jornal A Razão.

O general Eduardo veio fechar detalhes para a segunda etapa do Programa Leopard, chamada de Suporte Logístico Integrado. A primeira consistiu no treinamento dos militares e na aquisição dos 220 carros de combate do modelo Leopard 1 A5 e dos demais equipamentos pela fabricante alemã Krauss-Maffei Wegmann, a KMW (veja mais detalhes no quadro). A fase a seguir, cujo orçamento está sob avaliação do Ministério do Exército e poderá sofrer modificações, contempla a manutenção dos veículos e a realização de obras, conforme os padrões exigidos, nos quartéis onde há treinamento para o uso de blindados Leopard – 1º Regimento de Carros de Combate, em Santa Maria, 4º Regimento de Carros de Combate, além de quartéis nas cidades paranaenses de Ponta Grossa e Rio Negro. Entre as obras, seriam prioritários os términos da infraestrutura na unidades de Santa Maria e Rosário do Sul. Neste último regimento também está prevista a construção de estande de tiro. “As instalações que temos no 1º RCC são melhores das que temos na Alemanha”, comparou o general Eduardo.

Em relação à segunda etapa do Programa Leopard, o general explica que o contrato prevê com a indústria alemã prevê, além dos equipamentos, o funcionamento pleno e a manutenção. Assim, de acordo com o general subcomandante logístico, a escolha da KMW deveu-se à manutenção oferecida aos simuladores digitais, que reproduzem a paisagem brasileira e não a européia, como disponibilizado por outros fabricantes. Aliada a essa questão, a vinda da empresa para Santa Maria permitirá que o suporte logístico possa ser feito no Brasil, reduzindo custos e tempo (Leia mais na edição impressa).
http://img850.imageshack.us/img850/3162/unled1vrw.png

http://www.arazao.com.br/2011/07/29/leo ... a-de-sm-2/

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5704 vezes
Agradeceram: 3255 vezes

#3607 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 03, 2011 9:15 pm

Falando no Ariete, acho que os alemães não estarão tão sozinhos quanto gostariam, quando chegar a hora do EB trocar os seus bldos.

http://landcombatcb.blogspot.com/2009/0 ... -peso.html

abs.

Carpe Diem
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#3608 Mensagem por Dieneces » Sáb Ago 13, 2011 3:20 pm

Pessoal , a razão de não se destinar unidades do Leo 1A5 aos RCB como se pretendia , junto com alguns Leo ex-Belgas que estivessem em melhores condições de uso, decorre da necessidade de TODAS unidades que forem equipados com os -5 , precisarem contar com uma oficina chancelada pela Krauss Maffei , ou seja , TODOS os RCB deveriam ter uma oficina que custa um milhão de dólares no mínimo , como terão os RCC , do contrário PERDERIAM a garantia de fábrica , isto é contratual. É somente isso.... Dessa maneira os RCB deverão ficar com os Belgas e seja o que Deus quiser...Já se diz que os RCB poderão receber os Guarani 90 ( o que está causando erisipela nos cavalarianos lagarteiros mais puristas)...Sds

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6294 vezes
Agradeceram: 6646 vezes
Contato:

#3609 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 13, 2011 3:58 pm

Salve, ILUSTRE GREMISTA!!!

Excelente info, não sabia dessa (acho que quase todo mundo aqui também). Valews mesmo!!! :D :D :D :D

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#3610 Mensagem por saullo » Sáb Ago 13, 2011 5:16 pm

Então, se os RCC receberão todos os Leopard 1A5, voltarão a ser quaternários, mas aí faltam carros apenas pra 3 RCB, já que o de Campo Grande vai de M-60A3TTS. Assim 28 x 3 = 84 carros de combate deveriam ser adquiridos para esses 3 RCB do Sul. Será que não é possível ter menos de 100 Leopard 1 em bom estado na Itália, que os utilizou em bom número até pouco tempo, já que na Alemanha parece que não tem mais ?
Ou então, comprar peças para os demais 63 M-60A3TTS que seriam utilizados na manutenção dos 28 carros do RCB de Campo Grande como repositores e comprar mais 21 unidades nos EUA, equipando os RCB do Sul com esse carros de combate, ainda válido em nosso cenário.

Abraços

Dieneces
Sênior
Sênior

#3611 Mensagem por Dieneces » Dom Ago 14, 2011 9:12 pm

Túlio escreveu:Salve, ILUSTRE GREMISTA!!!

Excelente info, não sabia dessa (acho que quase todo mundo aqui também). Valews mesmo!!! :D :D :D :D
Recebi convite para acompanhar oficialmente a última sessão de tiro com munição real dos M-41 . Será em breve . Além disso , o Coronel Brandt do Nono RCB , me franqueou a possibilidade de uma visita completa às instalações e aos blindados do regimento . Se as quatorze horas de trabalho diárias me permitirem , farei boas fotos. Temos uma ampla parceria com as unidades militares daqui , inclusive estamos asfaltando a entrada do quartel do nono.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#3612 Mensagem por joao fernando » Seg Ago 15, 2011 10:34 am

Dieneces escreveu:

Recebi convite para acompanhar oficialmente a última sessão de tiro com munição real dos M-41 . Será em breve . Além disso , o Coronel Brandt do Nono RCB , me franqueou a possibilidade de uma visita completa às instalações e aos blindados do regimento . Se as quatorze horas de trabalho diárias me permitirem , farei boas fotos. Temos uma ampla parceria com as unidades militares daqui , inclusive estamos asfaltando a entrada do quartel do nono.
Opa, no aguardo das fotos! Se possivel, tem como tirar uma foto de dentro dos blindados? Gostaria de ver como os caras se espremem lá dentro

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#3613 Mensagem por jauro » Ter Ago 16, 2011 4:59 pm

Dieneces escreveu:

Vê se descobre como ficarão dotados os RCB com o êxodo dos Leo1A5.
Aqui, mais ao norte, a conversa é que os RCB vão roer até os ossos dos Leo1BE.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Dieneces
Sênior
Sênior

#3614 Mensagem por Dieneces » Ter Ago 16, 2011 10:51 pm

jauro escreveu:
Dieneces escreveu:Recebi convite para acompanhar oficialmente a última sessão de tiro com munição real dos M-41 . Será em breve . Além disso , o Coronel Brandt do Nono RCB , me franqueou a possibilidade de uma visita completa às instalações e aos blindados do regimento . Se as quatorze horas de trabalho diárias me permitirem , farei boas fotos. Temos uma ampla parceria com as unidades militares daqui , inclusive estamos asfaltando a entrada do quartel do nono.

Vê se descobre como ficarão dotados os RCB com o êxodo dos Leo1A5.
Aqui, mais ao norte, a conversa é que os RCB vão roer até os ossos dos Leo1BE.
Salve , Comandante Jauro . A informação é exatamente esta , Leos ex-Belgas para os 3 RCB gaúchos , até enquanto aguentarem . Não sei se é definitivo , mas é a a última informação...Lamentável , no 7 de setembro do ano passado desfilou aqui um Leo 1A5 num reboque-prancha que parecia novo de fábrica ( o MBT e não o reboque)...

Dieneces
Sênior
Sênior

#3615 Mensagem por Dieneces » Ter Ago 16, 2011 10:55 pm

joao fernando escreveu:
Dieneces escreveu:Recebi convite para acompanhar oficialmente a última sessão de tiro com munição real dos M-41 . Será em breve . Além disso , o Coronel Brandt do Nono RCB , me franqueou a possibilidade de uma visita completa às instalações e aos blindados do regimento . Se as quatorze horas de trabalho diárias me permitirem , farei boas fotos. Temos uma ampla parceria com as unidades militares daqui , inclusive estamos asfaltando a entrada do quartel do nono.
Opa, no aguardo das fotos! Se possivel, tem como tirar uma foto de dentro dos blindados? Gostaria de ver como os caras se espremem lá dentro
Farei sim , João . Vou levar um fotógrafo profissional da Diretoria de Com. Social da Prefeitura quando for lá , pra vocês não reclamarem :wink:

Responder