tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

Re: tanques e blindados

#361 Mensagem por helio » Qui Out 27, 2011 11:30 am

jauro escreveu:M41!
Segundo fontes sulinas, mais precisamente de Santa Maria da Boca do Monte, ainda serão presença marcante nos RCB, que aliás nunca tiveram nada de bom, só a escória. (Shermann, Stuarts, M41 e Leo1Be).
Perfeito Cel. Jauro
É por este motivo que sempre postei aqui que não acreditava que o EB fosse adquirir qualquer equipamento adicional ou novo para equipar os RCB para solucionar a indisponibilidade dos 1Be
O unico blindado "novo" ou então em primeira mão que alguns RCB receberam desde a criação foram os X1 e X1A2, umas verdadeiras bombas.....

Um abraço

Hélio

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#362 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Out 27, 2011 12:05 pm

Túlio escreveu:
glauberprestes escreveu: da Boca do Monte? Faz mais de 20 anos que você serviu por lá hein Jauro?

Muitos de nós aqui no RS ainda dizemos a quem avisa que vai a SM:

- E aí, então vais conferir as prendas da Boca do Monte?

Há ainda não poucos (eu mesmo um deles) que se referem à cidade não pelo seu nome usual mas apenas por Boca do Monte... :wink: 8-]
Minha mãe tomou uma multa na época do nascimento do meu irmão, porque ela esperou o nome da cidade mudar, e tirar o "Boca do Monte" pra registrar ele, isso em 1990! Então pensei que ninguém mais usava o nome!

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#363 Mensagem por Dieneces » Qui Out 27, 2011 6:11 pm

Segundo fontes sulinas, mais precisamente de Santa Maria da Boca do Monte, ainda serão presença marcante nos RCB, que aliás nunca tiveram nada de bom, só a escória. (Shermann, Stuarts, M41 e Leo1Be).
Comandante Jauro , nesse próximo sábado estarei acompanhando pessoalmente o que será a última "sessão" de tiro dos M-41 , lá em Saicã , coisa pra mais de 200 canhonaços , com direito a ver as traçantes cortarem a madrugada de sábado pra domingo . Recebi um honroso convite do EB que me permite levar fotógrafo e cinegrafista para cobrirem as manobras . Pretendo fazer um DVD que doarei para o museu da FEB aqui da cidade (terra natal de Mascarenhas de Morais) e para o Nono RCB e mandarei depois as imagens para o pessoal do DB publicar com exclusividade aqui no Forum.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
helio
Sênior
Sênior

#364 Mensagem por helio » Qui Out 27, 2011 6:48 pm

Dieneces escreveu:
Comandante Jauro , nesse próximo sábado estarei acompanhando pessoalmente o que será a última "sessão" de tiro dos M-41 , lá em Saicã , coisa pra mais de 200 canhonaços , com direito a ver as traçantes cortarem a madrugada de sábado pra domingo . Recebi um honroso convite do EB que me permite levar fotógrafo e cinegrafista para cobrirem as manobras . Pretendo fazer um DVD que doarei para o museu da FEB aqui da cidade (terra natal de Mascarenhas de Morais) e para o Nono RCB e mandarei depois as imagens para o pessoal do DB publicar com exclusividade aqui no Forum.
Muito legal Diocenes
Me informe por favor depois quantos M41 participaram.
Uma curiosidade. Vc disse ultima sessão de tiro. Mas, os M41 não vão continuar na ativa nos RCB?

Um abraço

Hélio

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#365 Mensagem por jauro » Qui Out 27, 2011 8:25 pm

É, verifica isso aí.
Serão 39 Leo1A1 mais 45 M41?
Os M41 serão os CC do Cmdo dos RCB?
Será que eles ainda têm gás para isso?

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
renam oliveira
Júnior
Júnior

#366 Mensagem por renam oliveira » Sex Out 28, 2011 9:04 am

T-90MS

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#367 Mensagem por EDSON » Sex Out 28, 2011 10:20 am

http://3.bp.blogspot.com/-OerbXmzQO6Y/TnTHdmeTyYI/AAAAAAAAAh0/DAjETI5biEY/s1600/T-90MS_eng-13.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-_crO1Gb_E3s/TnTHlZeo3XI/AAAAAAAAAh4/2NBiTU-BTCk/s1600/T-90MS_eng-14.jpg

http://img11.hostingpics.net/pics/633900T90MSeng10.jpg

http://img11.hostingpics.net/pics/779331T90MSeng11.jpg

http://img11.hostingpics.net/pics/966125T90MSeng12.jpg

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#368 Mensagem por EDSON » Sex Out 28, 2011 10:26 am

renam oliveira escreveu:T-90MS
Este tanque possui blindagem ERA Relikt.

Dieneces
Sênior
Sênior

#369 Mensagem por Dieneces » Sex Out 28, 2011 2:17 pm

helio escreveu:
Dieneces escreveu:Comandante Jauro , nesse próximo sábado estarei acompanhando pessoalmente o que será a última "sessão" de tiro dos M-41 , lá em Saicã , coisa pra mais de 200 canhonaços , com direito a ver as traçantes cortarem a madrugada de sábado pra domingo . Recebi um honroso convite do EB que me permite levar fotógrafo e cinegrafista para cobrirem as manobras . Pretendo fazer um DVD que doarei para o museu da FEB aqui da cidade (terra natal de Mascarenhas de Morais) e para o Nono RCB e mandarei depois as imagens para o pessoal do DB publicar com exclusividade aqui no Forum.
Muito legal Diocenes
Uma curiosidade. Vc disse ultima sessão de tiro. Mas, os M41 não vão continuar na ativa nos RCB?

Um abraço

Hélio
Helio , informarei maiores detalhes a partir de domingo , quando chegar lá de Saicã. A informação que eu tinha até fins de setembro era de que esses M-41 do Nono RCB iriam para o Uruguai (seriam 25 ao todo ) e que essa sessão de tiros de amanhã seria a ÚLTIMA deles , até porque seriam gasta toda munição que haveria em estoque nessas manobras...quanto aos Leo Belgas , já vi um deles por aqui no fim de semana passado , aliás num estado que faz os M-41 parecerem novos de fábrica....bem diferente dos Leo 1A5 que observei por esses dias , que me pareceram impecáveis.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior

#370 Mensagem por Dieneces » Sex Out 28, 2011 2:26 pm

jauro escreveu:É, verifica isso aí.
Amanhã terei essa informação de forma oficial junto ao alto oficialato da cavalaria do EB , Comandante. Quanto aos M-41 ainda terem gás , apostaria q sim , como já disse no post anterior , tem muito M-41 em muito melhor estado que os Leo Belgas , tanto é assim que os uruguaios os querem e duvido que quisessem os 1BE. Agora , operar os dois juntos numa mesma unidade , só não tendo opção mesmo...

Dieneces
Sênior
Sênior

#371 Mensagem por Dieneces » Sáb Out 29, 2011 4:30 pm

Dieneces escreveu:
jauro escreveu:É, verifica isso aí.
Amanhã terei essa informação de forma oficial junto ao alto oficialato da cavalaria do EB , Comandante. Quanto aos M-41 ainda terem gás , apostaria q sim , como já disse no post anterior , tem muito M-41 em muito melhor estado que os Leo Belgas , tanto é assim que os uruguaios os querem e duvido que quisessem os 1BE. Agora , operar os dois juntos numa mesma unidade , só não tendo opção mesmo...
Bueno , acabo de chegar de Saicã . Cheguei lá no amanhecer deste sábado . Excelente experiência de vida , acompanhando exercício de tiro real a poucos passos dos carros de combate , manuseando armas , veículos e munições , vivenciando a rotina de um acampamento militar , participando de briefings e debriefings , este à mesa do almoço.Meus agradecimentos ao comando da Terceira Brigada de Cavalaria Blindada e ao Nono RCB , nas pessoas e seus comandantes , General Ricordi e Coronel Brandt , respectivamente , que nos oportunizaram participar da Operação Jacuí IV , bem como ao General Mourão , Cmdte da Sexta DE , à qual estão subordinadas estas unidades . Com exceção do Coronel Brandt , meu particular amigo , os demais conheci pessoalmente no dia de hoje .
Quanto às informações solicitadas pelo Cmdte Jauro , para os RCB irão somente os Leo 1BE e serão somente 39 , 13 para cada um . Os primeiros serão para o Nono RCB (essa informação é em primeira mão , mesmo no EB quase ninguém sabe , soube dela diretamente pela voz do General Mourão que a repassou ao Coronel Brandt), unidade que aliás se faz merecedora: É impressionante o bom estado operacional dos M-41 e mais: IMPRESSIONANTE sessão de tiros , altíssimo índice de acertos dos artilheiros do NONO , que deixaram os alvos postados a 1300m , em frangalhos !! Em relação aos M-41 , TODOS do NONO RCB , ou irão para o Uruguai (24) ou virarão monumentos estáticos . NENHUM ficará em atividade no Brasil e estes são os melhores M-41 em atividade (com isso acho que respondo outras perguntas...). A informação chequei hoje pela manhã e não procede a possibilidade de guarnições mistas entre os 1BE e M-41 . Aliás , os M-41 estão sendo doados pelo Ministério das Relações Exteriores e não pelo Ministério de Defesa , e devem partir dentro de poucos dias , com a operação de entrega , FOB Rivera , sendo toda custeada pelo ITAMARATY! Em breve darei um jeito de postar fotos e filmes das manobras , que contou com Cascavéis do Terceiro e Sétimo RCMecs , que tomaram uma surra dos M-41 Gabrielenses no tiro de canhão , hehehe , mas se apresentaram bem no tiro de metralhadora...

Dieneces
Sênior
Sênior

#372 Mensagem por Dieneces » Sáb Out 29, 2011 4:49 pm

helio escreveu:
Dieneces escreveu:Comandante Jauro , nesse próximo sábado estarei acompanhando pessoalmente o que será a última "sessão" de tiro dos M-41 , lá em Saicã , coisa pra mais de 200 canhonaços , com direito a ver as traçantes cortarem a madrugada de sábado pra domingo . Recebi um honroso convite do EB que me permite levar fotógrafo e cinegrafista para cobrirem as manobras . Pretendo fazer um DVD que doarei para o museu da FEB aqui da cidade (terra natal de Mascarenhas de Morais) e para o Nono RCB e mandarei depois as imagens para o pessoal do DB publicar com exclusividade aqui no Forum.
Muito legal Diocenes

Um abraço

Hélio
Helio , participaram Oito M-41 do Nono RCB e cerca de uma dúzia de Cascavel dos Terceiro e Sétimo RCMec, na sessão de tiros de que participei (quase 200 disparos de canhão e um sem número de MAG e .50) . Mas a operação toda contou com mais de 400 veículos , entre tudo , inclusive M-109s vindos de São Leopoldo , que inclusive nos fizeram fazer uma volta enorme pelo Passo de São Simão , no outra ponta de Saicã , visto que a estrada por onde viemos estar interditada , pois passava por baixo do arco de tiro destes obuseiros autopropelidos , e estes já começavam a calibrar seus disparos (passamos por um grupo deles sendo posicionados quando chegávamos ao campo).
Sim , última sessão de tiros , munição HE-T , chamada França , tirei fotos com uma nas mãos , e também com a dos Cascavel , em breve posto . M-41 encerram sua vida operacional no EB . Como já citei , os melhores, que são os do Nono RCB , vão para o Uruguai .
Um fato positivo que presenciei , foi o grande número de viaturas Marruá , LandRover e caminhões MB e Volks novos . Praticamente não vi veículos de carga e ligação antigos , o que era muito comum até cinco , seis anos atrás...

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#373 Mensagem por binfa » Sáb Out 29, 2011 4:56 pm

Não sei o que é pior, se é ver os RCB com 13 Leo 1BE mais M-41C ou somente os Leo 1BE!

Mais vamos tocando....

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
helio
Sênior
Sênior

#374 Mensagem por helio » Sáb Out 29, 2011 6:03 pm

Dieneces

Muito obrigado pela sua informação!

Abraços

Hélio

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#375 Mensagem por alex » Sáb Out 29, 2011 6:08 pm

.Os Leos 1B estão tão ruins que não podem ser convertidos em carros de engenharia?

Responder