Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#361 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jun 07, 2006 5:47 am

PT:

Um F-16MLU com um pod LITENING e misseis Maverick modernos, tem mais capacidade de ataque que todos os A-7P Corsair que tinhamos e que tinham como principal função matar os pilotos.


Tem razão, PT.

Mas o que acontece é se se é verdade que que um F-16 MLU faz o que faziam a totalidade do A-7, a verdade é que os A-7 eram aviões ara teatros dos anos 70 e eventualmente 80.

Portanto não é comparável, se pensarmos que mesmo os F-16 dentro de poucos anos passarão a ser relativamente limitados, frente a outras plataformas que estão a surgir.

O que acontece em Portugal, diferentemente de outros países, é que por cá, ao se anunciar que não há ameaças, desinveste-se, reduz-se e Portugal perderá o já pouco peso específico que tem dentro do contexto da defesa do ocidente, se inserido em alianças militares

Dois ou três F-16MLU devidamente equipados com misseis AIM-120 e Sidewinder, têm mais capacidade para defender o nosso espaço aéreo que todos os F-16 Block.15 actuais (para não falar dos A-7).


Nada a opor:

Simplesmente Espanha, França e outros têm o mesmo grau de ameaças que nós, e no entanto encaram a Defesa como uma área em que é necessário investir.

Porque em Portugal deveremos ser tão "específicos" e pensar que com 5 F-16 MLU ficaremos protegidos?

É melhor pensarmos nas questões essenciais e esquecer o acessório. Esses 12 F-16MLU que NUNCA FORAM MLU e para os quais nem há pilotos são um acessório que não precisamos porque não temos dinheiro para o sustentar.


Como uma vez já escrevi, Portugal tem 2 caminhos possíveis:

Ou desiste de ter capacidade de Defesa e entrega a sua segurança a outro país (EUA, que como têm mais em que pensar, sub-delegam essa responsabilidade a Espanha), ou quer ter FA' operacionais.

Se as quer ter, tem que as pagar e dotá-las de meios humanos, materiais e financeiros.

As nossas FA's não podem ser no futuro apenas uma companhia circence itinerante que sirva apenas para missões no exterior, para onde sejam chamadas.

Têm que manter uma capacidade de dissuasão mínima para a defesa do nosso território.

E como Portugal não é só o "rectângulo", sem Marinha e sem FAP, perderá irremediavelente a sua vocação atlântica.




Imagem
tagos
Avançado
Avançado
Mensagens: 422
Registrado em: Dom Out 09, 2005 7:01 pm
Localização: Portugal

#362 Mensagem por tagos » Qui Jun 08, 2006 6:47 pm

Aqui esta a foto deste mês do site da Força Aérea Portuguesa

Imagem


Fonte: http://www.emfa.pt/www/galeria/imgmes.php?lang=pt




Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#363 Mensagem por Bárbara Leite » Qui Jun 08, 2006 9:04 pm

QUE BICHO TÃO GRANDE É ESTE, TAGOS???




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#364 Mensagem por Bárbara Leite » Qui Jun 08, 2006 9:07 pm

PERGUNTA: Como é um FTB e pq chamam de "puxa-empurra"?




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#365 Mensagem por chm0d » Qui Jun 08, 2006 9:17 pm

tagos escreveu:Aqui esta a foto deste mês do site da Força Aérea Portuguesa

Imagem


Fonte: http://www.emfa.pt/www/galeria/imgmes.php?lang=pt


Esse ai eh um P-3 nao?

Abs.




Avatar do usuário
Bronco
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 155
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 2:13 am
Localização: Portugal

#366 Mensagem por Bronco » Qui Jun 08, 2006 11:07 pm

Bárbara Leite escreveu:PERGUNTA: Como é um FTB e pq chamam de "puxa-empurra"?


Prezada Bárbara Leite, é um prazer renovado trocar algumas palavras consigo. Quanto ao "puxa-empurra" e para responder ás suas duvidas aqui fica a ligação direta que lhe permite fazê-lo:http://www.emfa.pt/www/aeronaves/aeronavesdetalhe.php?lang=pt&key=ftb

Site oficial da Força Aérea Portuguesa: http://www.emfa.pt

cHmOd escreveu:Esse ai eh um P-3 nao?


Correto.

Cumprimentos




Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#367 Mensagem por Charlie Golf » Sex Jun 09, 2006 4:57 am

Esta imagem mostra um dos P-3C CUP que anteriormente pertencia à Marinha Real Holandesa - e que foi agora comprado pela Força Aérea Portuguesa - aquando da chegada em Fevereiro à Base Aérea do Montijo.

A foto foi tirada por volta das 4 da manhã, altura em que o Orion aterrou na BA6 após o "ferry-flight" que o trouxe directamente dos Estados Unidos (mais precisamente do Lockheed Martin Aircraft & Logistics Centers, em Greenville). :wink:




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#368 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 09, 2006 6:37 am

Bárbara:

Os nossos P3P estão a ser substituidos pela versão CUP.

Semelhantes a este aqui:

Imagem

Nesta foto, um dos antigos P-3 da FAP que agora serão substituidos pela versão CUP:

Imagem

Destim-se a patrulhamento marítimo e para luta ASW (anti-submarina).

São exteriormente semelhantes ao que o Brasil tem.

Quanto ao Cessna FTB, eles chama-se "puxa-empurra" (Push and Pull), porque têm dois motores, um à frente em que a hélice "puxa" o avião, e outra na ré que o "empurra".

Imagem

O FTB-337 G, também conhecido por "Push-Pull" devido à disposição dos seus motores, em "tandem", é um bimotor multifuncional, de asa alta e trem retráctil.

Imagem

Devido às suas "performances" este avião pode operar em pistas de reduzidas dimensões e com diversos tipos de piso (asfalto, relva, terra batida, etc.), o que o torna utilizável na maior parte das pistas existentes no país. O avião pode apresentar diferentes configurações, o que lhe confere uma alargada versatilidade operacional.

Para além do piloto pode tranportar mais 5 passageiros, ou 2 macas e um passageiro, equipamento de primeiros socorros, ou duas câmaras fotográficas para fotografia oblíqua e vertical.

Pode ainda ser configurado, na versão armada, com dois suportes por asa e um visor de tiro na cabine de pilotagem permitindo assim, utilizar em alternativa, 4 lança foguetes, 4 metralhadoras ou 4 bombas.

A Força Aérea adquiriu 32 FTB\'s (versão militar do "Super Skymaster"), à firma francesa Reims-Aviation, tendo começado a recebê-los em Dezembro de 1974. Actualmente o FTB é operado pela Esquadra 502 da Base Aérea de Sintra.


________________

texto e algumas fotos em: http://www.emfa.pt




Imagem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40848
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1216 vezes
Agradeceram: 3077 vezes

#369 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 09, 2006 7:26 am

Ainda ontem passaram a sobrevoar um FTB por cima da minha casa... :twisted:

É daqueles aviões que ainda não voei, mas talvez no futuro.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40848
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1216 vezes
Agradeceram: 3077 vezes

#370 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 09, 2006 12:15 pm





Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#371 Mensagem por Bárbara Leite » Sáb Jun 10, 2006 12:06 am

[083] Bronco,
Vc é muito gentil!!Agradeço as informações! Eu estava realmente curiosa.Agora já posso dormir em paz...rsrsrs..

Rui Elias,
muito obrigada , tb, pelo esclarecimento. Esta versão CUP é muito "classuda"!!! Inspira-me força! Aliás, aquela foto dele com as hélices girando está um show!
Se esqueci de agradecer alguém, perdoem-me! Seguem meus agradecimentos a todos, ok?
Charlie,
Vc tb, sempre me suprindo com sua cultura!! Beijocas!

Abraços




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#372 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jun 10, 2006 1:18 am

Todo mundo dormiu contente hoje não é? :D




Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#373 Mensagem por Bárbara Leite » Sáb Jun 10, 2006 3:01 am

projeto escreveu:Todo mundo dormiu contente hoje não é? :D



Projeto, Projeto!!!

Vcs são impossíveis, não são??? [091] Depois vem o Vinícius aí e...
[033] discretamente manda a gente voltar ao tópico!!! [035]

Bjuks [105]




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#374 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 16, 2006 6:38 am

Bárbara Leite dixit:

Charlie,
Vc tb, sempre me suprindo com sua cultura!! Beijocas!


Charlie:

Não te babes, tá? :wink:




Imagem
Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#375 Mensagem por Bárbara Leite » Sáb Jun 17, 2006 1:06 am

Rui Elias Maltez escreveu:diz:
Charlie:

Não te babes, tá? :wink:


Querido Rui Elias Maltez,

Quem fica babando aqui sou eu!!! Adoro estar rodeada de quem sabe do q está falando...Isto me enaltece e alimenta a alma! E não há dúvidas de q estás entre os grandes mestres!

Beijos




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
Responder