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Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 5:19 pm
por lobo_guara
henriquejr escreveu:lobo_guara escreveu:Já vi esse filme! Na época do sivam também havia a promessa de comprar o Tucano para o treinamento da USAF como contrapartida as compras brasileiras mas no final das contas acabaram comprando o T6 que por acaso é produzido por uma empresa ligada a Rayteon, ou seja a mesma que havia ganho a licitação do SIVAM.
Naquela época o ST ainda não estava pronto e, pelo que sei, o EMB-312 Tucano é inferior ao T-6 da Rayteon. Por causa disso a Embraer passou a oferecer o EMB-312H, que posteriormente se transformou no ALX e depois Super Tucano. E também para a função de treinamento básico qualquer porcaria serveria, por isso a USAF cedeu a pressão da Rayteon.
Hoje em dia a coisa é diferente, os americanos querem muito mais que um simples treinador e isso deixa o Super Tucano praticamente sem concorrentes direto (ao meu ver a única ameaça é o OV-10 Bronco).
Algumas das vantagens
exclusivas do Super Tucano:
- Projetado desde o inicio para executar missões COIN;
- Único com opção monoplace (menor risco humano e maior autonomia devido o tanque extra na cabine traseira);
- Único com armamento orgânico interno (duas metralhadoras .50 da FN Herstal de última geração);
- Homologado para ser equipado com mísseis ar-ar;
- Já homologado para uso de armamentos inteligentes;
- Blindagem da cabine de pilotagem e de pontos sensíveis;
- Capacidade de usar torreta de FLIR;
- Provisão para receber Designador Laser;
- Capacidade para receber sistema de defesa (RWR e Chaff/Flare)
- Provisão para uso de Canhão 20mm no Center Line
- Sistema completo de NVG
- Maior capacidade de carga entre seus concorrentes (1.500kg).
Essas são só algumas das vantagens que tornam o Super Tucano como uma aeronave única em sua categoria!
Tudo bem Henrique, mas naquela havia uma promessa que o contrato seria do Tucano no caso do Brasil fechar o contrato do SIVAM com a Raytheon, logicamente que nesse caso o T-27 sofreria as modificações requisitadas pela USAF e provavelmente as aeronaves seriam produzidos localmente da mesma forma como foi feito com a RAF. Agora quanto a pretensa superioridade do super-tucano, lembre-se que isso é ocasional, ou por acaso você tem dúvida em relação a capacidade dos americanos produzirem algo igual ou superior aproveitando apenas os conceitos do Super-tucano, aliás já houve até uma venda de um exemplas do Super tucano para uma empresa norte-americana a pouco tempor atrás (o que será que eles estão fazendo com essa aeronave?!?)
Sinceramente penso que esta possibilidade aventada pelos gringos não passa de um pretexto para levar o contrato do FX-2 (já que não podem empenhar a palavra em relação a transferência tecnológica solicitada pelo MD brasileiro), pois com isso passariam a contar com a pressão do lobby da Embraer junto ao governo neutralizando as propospostas suecas de desenvolvimento conjunto e francesas de aquisição e cooperação no KC-390.Para mim isso não passa do tal canto da sereia!
Aliás os americanos são reincidentes nessas promessas vazias, pois acreditam que ainda estamos na época do escambo trocando pau-brasil por espelinhos, se desejassem de fato parcerias com o Brasil na área de defesa então por que cancelaram o programa ACS, será que alguém acredita que foi por falta de recursos ou pelo tamanho reduzido do EMB-145? Ou mais provável ainda por pressão da General Dinamics no sentido de favorecer o seu Gulfstrean V e ao mesmo tempo desmoralizar o avião brasileiro em função do seu espaço reduzido (não haviam requsitos estabelecidos previamente no processo de seleção?) numa tentativa de inviabilizar futuros negócios como aconteceu logo em seguida na Malásia?
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 5:20 pm
por Penguin
Indonésia compra oito aeronaves Super Tucano da Embraer
Embraer acaba de fechar a venda de oito aeronaves Super Tucano, aeronave de treinamento avançado e ataque leve, para a Força Aérea da Indonésia.
Virgínia Silveira
A informação foi divulgada ontem pelo Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante evento de certificação do foguete sub-orbital VSB-30 e do teste do motor do foguete de sondagem VS-40, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA), em São José dos Campos.
A Embraer, procurada pelo Valor, informou, por meio da assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar sobre essa operação.
Com este novo contrato de venda, o terceiro fornecimento internacional do Super Tucano em 2009, as encomendas da aeronave este ano totalizam 40 unidades. As vendas do modelo já somam 177 unidades, das quais 100 já foram entregues, sendo 75 para a Força Aérea Brasileira (FAB) e 25 para a Colômbia.
O valor do contrato com a Indonésia também não foi divulgado, mas a versão básica do Super Tucano custa cerca de US$ 10 milhões. O crescimento das vendas do Super Tucano também deve aumentar a participação da área de defesa no faturamento da Embraer. Em 2008, por exemplo, a aeronave foi responsável por mais da metade das exportações desse segmento da empresa, que totalizaram U$$ 504 milhões.
A FAB, de acordo com o comandante Saito, recebe royalties pela venda do Super Tucano, uma vez que financiou o desenvolvimento da aeronave e adquiriu 99 unidades, projeto avaliado em R$ 449,7 milhões.
As vendas do jato de defesa e ataque brasileiro ainda podem dar um grande salto este ano, caso a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) decida-se pela compra de um lote inicial de 100 aeronaves. A viabilização do negócio, segundo o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, depende da formalização de um acordo de cooperação na área de defesa, que está sendo costurado entre o Brasil e o governo dos Estados Unidos.
"A proposta de um acordo-quadro entre os dois países nessa área está sendo analisada neste momento pelo Itamaraty e pretendo acelerar este processo ainda hoje em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim". Segundo Jobim, o interesse do governo americano pelo Super Tucano foi reafirmado durante visita recente do representante do Secretário de Estado daquele país ao Brasil. "Existe a possibilidade da compra direta, sem licitação, de até 200 aeronaves", afirmou.
O Comandante Saito disse que o Super Tucano já está sendo avaliado pela Marinha americana há mais de um ano, com um modelo adquirido da Embraer em 2008. "Já existe uma sinalização do governo americano para a compra do Super Tucano, caso o acordo de cooperação com o Brasil seja assinado". O ministro Jobim ressaltou que a escolha do jato pela USAF não tem nenhuma relação com a aquisição dos caças do programa F-X2. "São duas coisas independentes", afirmou.
Independentemente desse acordo, a Embraer participa do processo de seleção aberto pela USAF, no final de julho, para a compra de 100 aeronaves turboélice de ataque leve, na categoria do Super Tucano. A Embraer é apontada por especialistas do setor como a grande favorita da competição, pois o Super Tucano é o único modelo no mundo com operação comprovada em missões anti-guerrilha na Colômbia, país que possui 25 aeronaves em sua frota.
Em janeiro, a República Dominicana comprou oito aeronaves do Super Tucano e o Equador adquiriu outras 24 unidades. O acordo com a Força Aérea Equatoriana (FAE) inclui um pacote de Suporte Logístico Integrado (da sigla em inglês ILS) e um avançado Sistema de Suporte ao Treinamento e à Operação (TOSS), que inclui não só a aeronave, mas também estações de apoio em solo e um simulador de vôo.
Em agosto de 2008, a Embraer anunciou a venda de 12 Super Tucano para a Força Aérea Chilena (FACh). A primeira aeronave tem entrega prevista para o dia 3 de novembro. A primeira venda internacional do Super Tucano foi feita para a Força Aérea Colombiana, em 2006. O contrato, no valor de US$ 235 milhões, incluiu a compra de 25 aeronaves e um pacote de treinamento e suporte à operação semelhante ao que foi adquirido pelo Equador.
Fonte: Valor Econômico, 16/10
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 5:53 pm
por rodrigo
As vendas do jato de defesa e ataque brasileiro
Ué, tem uma nova versão?
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 5:59 pm
por Palpiteiro
Caro Lobo Guará,
Nunca houve nenhum acordo ou promessa do governo norte-americano de adquirir aeronaves de treinamento da Embraer caso o Brasil selecionasse a Raytheon para o SIVAM.
Um abraço,
Palpiteiro
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:03 pm
por WalterGaudério
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:05 pm
por Carlos Mathias
Pois é.
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:07 pm
por Sideshow
Tomara que não mesmo.
Mesmo assim o grande problema ainda é o Texan II.
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:23 pm
por Bourne
O que será que o tiozinho da Boeing anda cantando?
I believe in miracles...
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:27 pm
por Carlos Mathias
Cantor de churrascaria????
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:29 pm
por DELTA22
Essa estória agora de 100 ST??? Sei não...
Sinceramente, isso não me empolga nem um pouco.
Não acredito nas "boas intenções" dos EUA na hora que passamos agora.
[]'s a todos.
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:30 pm
por FIGHTERCOM
Se a Rafale International não ficar esperta, vai é levar outra rasteira estilo Marrocos.
Abraços,
Wesley
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:34 pm
por Carlos Mathias
Comparando o Brasil com o Marrocos?
Olha, se forem por aí, merecemos mesmo ser comparados, e por baixo, bem baixo.
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:37 pm
por Bender
FIGHTERCOM escreveu:Se a Rafale International não ficar esperta, vai é levar outra rasteira estilo Marrocos.
Abraços,
Wesley
Com eles só ficar esperto não basta,tem que dormir de olho aberto,se possível com as costas no colchão,
olhando pro této.
Sds.
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:48 pm
por paulosa
Quanto a questão da venda do ST pra os americanos se acontecer será muito bom.
Mas creio que em vez do Brasil ficar dando aviões e helicopteros pra Paraguai e Bolivia devia estar botando pressão aqui na América Latina pra vender o ST.
A América Latina é nosso quintal, quem dá pressão aqui somos nós. A Argentina esta com os Pucará na banha, pq não oferecer a eles. eles estão querendo, mas a velha arrogância não deixa reconhecer que o nosso ST dá de relho no Pucara. O Brasil poderia estar fazendo pressão também na Africa, muitos paioses de lá poderiam estar comprando.
Pualo Sá
Re: Super-Tucano: americanos de olho.
Enviado: Sex Out 16, 2009 6:49 pm
por FIGHTERCOM
Carlos Mathias escreveu:Comparando o Brasil com o Marrocos?
Olha, se forem por aí, merecemos mesmo ser comparados, e por baixo, bem baixo.
Caro C. Mathias,
Acho que você anda lendo mais nas entrelinhas do que nas linhas propriamente ditas. Está lendo mais do que está escrito.
Não comparei Brasil com Marrocos. Além do mais, quem levou lá foi a LM e aqui concorre a Boeing. Mas isso é só um supositório, achismo mesmo.
Abraços,
Wesley