Em vez de comprar, FAB vai construir caça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#361 Mensagem por pafuncio » Qua Mai 21, 2008 8:02 pm

Battleaxe escreveu:Se me permitem:

- A FAB comprará SU-30 ou 35 como caça de 4ª geração.
- O que a FAB, leia-se Brasil irá desenvolver como caça de 5ª geração, será o PAK-FA juntamente com a Índia e a Rússia. Com previsão para depois de 2015.
Portanto, o que teremos deverá ser o caça russo - sub francês - escoltas ainda indefinidos e o Tio Sam olhando e quem sabe vendendo alguma coisinha aqui e outra ali.Afinla, já que ele não abre a caixa de Pandora, nós é que não vamos ficar sonhando com F-35, pois eles na realidade, não querem vender nada sofisticado para a América Latina. Já perceberam isso?

Bom, esta é a minha visão do cenário posto. Aguardemos para ver se eu acerto alguma de minhas colocações. :wink:
Um cenário que me agrada bastante, com exceção do povo que irá se jogar das pontes Brasil afora ...




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#362 Mensagem por Booz » Qua Mai 21, 2008 9:06 pm

Amanhã vou cortar meu cabelo na barbearia do COMAR.
Lá, de modo sigilento e secretoso, estarei ouvindo as inconfidências do cabo barbeiro (meu informante e assessor para assuntos voadores)
Mas, sinto muito, nada contarei a vocês senão o cara me faz um "caminho de rato" no meu próximo corte.

Em compensação, estive em um centro espírita, "de mesa". Estranhamente "baixou" o ectoplasma do famoso detetive Hercule Poirot (leia-se "Hercúile", e que não era francês mas belga).

O personagem da grande escritora, Agatha Christie, estava muito debilitado, quando falava "arfale" muito de tão cansado (arfale para Rafale...).

Dai, somando tais fatos, deduzi:
Um personagem fictício que é belga mas fala francês (grande coisa, na Bélgica também se fala o francês, elém do holandês), a certeza das inconfidências do cabo-barbeiro, mais a minha convicção, mais a proximidade do aniversário da tomada prise de la Bastille...
Logo...
Ou será Rafale ou Flanker.

Porém, me reservo no direito de não contar pra ninguém.
[005]




Imagem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#363 Mensagem por Penguin » Qua Mai 21, 2008 9:54 pm

A nota da FAB foi muito clara. Vou inverter a ordem:

2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira.

A FAB vai realizar um processo de aquisicao de aeronave de superioridade aerea. Ponto. Muito provavelmente sera de 4a geracao e nao de 5a (pois o caca de 5a faz parte do planejamento a longo prazo). Mas nao exclui uma opcao de 3a.
Aguardar para ver. Continuo achando que vai haver muita pressao, lobbies, etc.

1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo; e

O caca de 5a geracao "brasileiro" faz parte do "planejamento estrategico de LONGO PRAZO". O que seria longo prazo? 15, 20, 25, 50 anos? O que acontecera com o mundo e com o Brasil em 5-10 anos? O termo "longo prazo" principalmente na esfera publica carrega um elevado grau de incerteza. O certo sera um caca de 4a geracao.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#364 Mensagem por Tigershark » Qua Mai 21, 2008 10:02 pm

jp escreveu:Amanhã vou cortar meu cabelo na barbearia do COMAR.
Lá, de modo sigilento e secretoso, estarei ouvindo as inconfidências do cabo barbeiro (meu informante e assessor para assuntos voadores)
Mas, sinto muito, nada contarei a vocês senão o cara me faz um "caminho de rato" no meu próximo corte.

Em compensação, estive em um centro espírita, "de mesa". Estranhamente "baixou" o ectoplasma do famoso detetive Hercule Poirot (leia-se "Hercúile", e que não era francês mas belga).

O personagem da grande escritora, Agatha Christie, estava muito debilitado, quando falava "arfale" muito de tão cansado (arfale para Rafale...).

Dai, somando tais fatos, deduzi:
Um personagem fictício que é belga mas fala francês (grande coisa, na Bélgica também se fala o francês, elém do holandês), a certeza das inconfidências do cabo-barbeiro, mais a minha convicção, mais a proximidade do aniversário da tomada prise de la Bastille...
Logo...
Ou será Rafale ou Flanker.

Porém, me reservo no direito de não contar pra ninguém.
[005]
Amigo JP,

Sua barba e cabelo devem crescer geométricamente,você não sai desta barbearia!Faça como eu,coloque a barba de molho ! :wink:




PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#365 Mensagem por PRick » Qua Mai 21, 2008 11:27 pm

Marino escreveu:O Orestes já explicou, caro amigo: decisão política.
O pessoal ainda não entendeu que o Tratado/Acordo de Aliança Estratégica será assinado com a França, não com a Rússia ou EUA.

Não será o Presidente da Rússia, nem dos EUA, que visitará o Brasil no dia 07 de setembro, nem em 22 de dezembro. O ano de 2009 será o da França no Brasil, como foi o do Brasil na França em 2005. Por sinal, ano que foi acertada a compra dos M-2000C.

O relacionamento comercial e militar antigo, é entre a Dassault e a Embraer, não entre a Embraer e a Sukhoy.

O futuro caça de 5ª geração é algo para os governos futuros, não é algo palpável agora, quer dizer pode até não ser realizado, não tem sentido amarrar o presente, a um futuro incerto.

[ ]´s




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#366 Mensagem por orestespf » Qua Mai 21, 2008 11:39 pm

PRick escreveu:
Marino escreveu:O Orestes já explicou, caro amigo: decisão política.
O pessoal ainda não entendeu que o Tratado/Acordo de Aliança Estratégica será assinado com a França, não com a Rússia ou EUA.

Não será o Presidente da Rússia, nem dos EUA, que visitará o Brasil no dia 07 de setembro, nem em 22 de dezembro. O ano de 2009 será o da França no Brasil, como foi o do Brasil na França em 2005. Por sinal, ano que foi acertada a compra dos M-2000C.

O relacionamento comercial e militar antigo, é entre a Dassault e a Embraer, não entre a Embraer e a Sukhoy.

O futuro caça de 5ª geração é algo para os governos futuros, não é algo palpável agora, quer dizer pode até não ser realizado, não tem sentido amarrar o presente, a um futuro incerto.

[ ]´s
PRick, nada de anúncios em 7 de setembro, acredite. Para esta data é esperado o anúncio do PEND (Plano Estratégico Nacional de Defesa), nada mais do que isso. Não afirmo que não existirão surpresas, afirmo que não se fala em anúncios para esta data.

Quanto a França, tem razão, muita coisa será anunciada (não necessariamente em 7 de setembro próximo), porém a questão do caça pra FAB ainda está indefinido. Basta ver as declarações recentes do Saito (Estadão), criou-se uma comissão para definir o perfil do caça e que deverá entregar seu relatório em um ano (ele não disse que esta comissão foi criada tempos atrás, se fosse o caso ele seria o primeiro a dizer isso e não afirmar publicamente que precisa de mais um ano). E é bom lembrarmos que se fala em resposta da FAB e não da compra em si.

Cenário ruim??? Talvez... Mas ouso chutar algo (sem info): este ano será anunciado formamente que a FAB entrar em um programa (com parcerias) de um caça de 5ªG, bem como a intenção da FAB/Governo de comprar um pequeno (não sei dizer quantos) lote de caças de 4ªG (mas que a FAB ainda precisa de algum tempo para divulgar o escolhido).


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#367 Mensagem por midnight » Qui Mai 22, 2008 12:00 am

PRick escreveu:
helio escreveu:PRick
Para aprender a ser frances ao invés de começar a aprender a cantar a Marselhesa, é só tomar banho uma vez por mês!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Um abraço

Hélio
Vixi! Vade retro, como falei antes, só gosto de imitar os bons hábitos. Como o meu avatar. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s
O que? Você vai sentar pelado num mirage?
Que coisa mais bizarra [003] :mrgreen: :twisted:




Imagem
PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#368 Mensagem por PRick » Qui Mai 22, 2008 12:08 am

midnight escreveu:
PRick escreveu: Vixi! Vade retro, como falei antes, só gosto de imitar os bons hábitos. Como o meu avatar. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s
O que? Você vai sentar pelado num mirage?
Que coisa mais bizarra [003] :mrgreen: :twisted:
Vixi! Eu diria que você é que está pensando nisso! :twisted: :twisted: No meu caso estava pensando nas mulheres bonitas, já falei se quiserem o avião debaixo, podem ficar com ele, o de cima é meu. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s




PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#369 Mensagem por PRick » Qui Mai 22, 2008 12:10 am

orestespf escreveu:
PRick escreveu: O pessoal ainda não entendeu que o Tratado/Acordo de Aliança Estratégica será assinado com a França, não com a Rússia ou EUA.

Não será o Presidente da Rússia, nem dos EUA, que visitará o Brasil no dia 07 de setembro, nem em 22 de dezembro. O ano de 2009 será o da França no Brasil, como foi o do Brasil na França em 2005. Por sinal, ano que foi acertada a compra dos M-2000C.

O relacionamento comercial e militar antigo, é entre a Dassault e a Embraer, não entre a Embraer e a Sukhoy.

O futuro caça de 5ª geração é algo para os governos futuros, não é algo palpável agora, quer dizer pode até não ser realizado, não tem sentido amarrar o presente, a um futuro incerto.

[ ]´s
PRick, nada de anúncios em 7 de setembro, acredite. Para esta data é esperado o anúncio do PEND (Plano Estratégico Nacional de Defesa), nada mais do que isso. Não afirmo que não existirão surpresas, afirmo que não se fala em anúncios para esta data.

Quanto a França, tem razão, muita coisa será anunciada (não necessariamente em 7 de setembro próximo), porém a questão do caça pra FAB ainda está indefinido. Basta ver as declarações recentes do Saito (Estadão), criou-se uma comissão para definir o perfil do caça e que deverá entregar seu relatório em um ano (ele não disse que esta comissão foi criada tempos atrás, se fosse o caso ele seria o primeiro a dizer isso e não afirmar publicamente que precisa de mais um ano). E é bom lembrarmos que se fala em resposta da FAB e não da compra em si.

Cenário ruim??? Talvez... Mas ouso chutar algo (sem info): este ano será anunciado formamente que a FAB entrar em um programa (com parcerias) de um caça de 5ªG, bem como a intenção da FAB/Governo de comprar um pequeno (não sei dizer quantos) lote de caças de 4ªG (mas que a FAB ainda precisa de algum tempo para divulgar o escolhido).


Abração,

Orestes
Orestes,

Não falei em anúncios, apenas narrei alguns fatos, o anúncio oficial é a última coisa que será feita, antes disso tem as negociações, tratativas, agora, para elas serem feitas é necessário contatos, afinidades de vários tipos. O que for anuciado agora ou mesmo antes do fim do ano, já vem sendo negociado agora, o que virá depois será negociado a partir de 07 de setembro. Agora, com quem vamos negociar? Quem se faz presente? :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#370 Mensagem por Booz » Qui Mai 22, 2008 1:10 am

Tigershark escreveu:
jp escreveu:Amanhã vou cortar meu cabelo na barbearia do COMAR.
Lá, de modo sigilento e secretoso, estarei ouvindo as inconfidências do cabo barbeiro (meu informante e assessor para assuntos voadores)
Mas, sinto muito, nada contarei a vocês senão o cara me faz um "caminho de rato" no meu próximo corte.

Em compensação, estive em um centro espírita, "de mesa". Estranhamente "baixou" o ectoplasma do famoso detetive Hercule Poirot (leia-se "Hercúile", e que não era francês mas belga).

O personagem da grande escritora, Agatha Christie, estava muito debilitado, quando falava "arfale" muito de tão cansado (arfale para Rafale...).

Dai, somando tais fatos, deduzi:
Um personagem fictício que é belga mas fala francês (grande coisa, na Bélgica também se fala o francês, elém do holandês), a certeza das inconfidências do cabo-barbeiro, mais a minha convicção, mais a proximidade do aniversário da tomada prise de la Bastille...
Logo...
Ou será Rafale ou Flanker.

Porém, me reservo no direito de não contar pra ninguém.
[005]
Amigo JP,

Sua barba e cabelo devem crescer geométricamente,você não sai desta barbearia!Faça como eu,coloque a barba de molho ! :wink:
Pois é Tiger, restam-nos poucas opções.
Ou faço tal e qual a você, ou entro para para um seminário da igreja ortodoxa grega ou faço um curso para rabino ortodoxo (sem aquela coisa das gravatas).
Imagem
o F-X sai sim, é irreversível e só poderia ser obstado por uma catastrófica crise financeira mundial (o que não é impossível).
Aliás, esse movimento altamente especulativo com o preço, astronômico, do barril de petróleo, mais a manipulação dos preços (ídem) de grãos e carnes, adido à súbita contenção da queda dos juros americanos... é coisa de se por nossas "futuras" barbas de molho.
Mas, o F-X sai antes.
A equação que faço pelo "teorema de Chutágoras" é simples (para agradar a gregos e jamaicanos): Rafale (Scorpenne e tec. para o SubN) e PAK-FA.




Imagem
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#371 Mensagem por Corsário01 » Qui Mai 22, 2008 8:40 am

Cenário ruim??? Talvez... Mas ouso chutar algo (sem info): este ano será anunciado formamente que a FAB entrar em um programa (com parcerias) de um caça de 5ªG, bem como a intenção da FAB/Governo de comprar um pequeno (não sei dizer quantos) lote de caças de 4ªG (mas que a FAB ainda precisa de algum tempo para divulgar o escolhido).
Abração,

Orestes

O PAK-FA já está assinado, só falta anunciar, logo, 5ª geração será com Rússia e Índia.

O MG e o NJ estão trabalhando para que o Brasil não fique dependente de um único fornecedor, neste caso a França não poderá levar tudo - Caças, subs e Escoltas - e sendo assim, creio que o caminho será o que eu coloquei acima e repita abaixo:

Caças SU-30 ou 35 - Russia

Subs Scorpene - França
Helicópteros de transporte Cougar made in Brasil - França

Escoltas Indefinidos ainda - Navantia talvez? - Espanha

2 ou 3 fornecedores diferentes é um número que cai bem, assim não nos tornamos reféns de ninguém.

O que voce acha Orestes?




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#372 Mensagem por Penguin » Qui Mai 22, 2008 8:46 am

Battleaxe escreveu:
Cenário ruim??? Talvez... Mas ouso chutar algo (sem info): este ano será anunciado formamente que a FAB entrar em um programa (com parcerias) de um caça de 5ªG, bem como a intenção da FAB/Governo de comprar um pequeno (não sei dizer quantos) lote de caças de 4ªG (mas que a FAB ainda precisa de algum tempo para divulgar o escolhido).
Abração,

Orestes

O PAK-FA já está assinado, só falta anunciar, logo, 5ª geração será com Rússia e Índia.

O MG e o NJ estão trabalhando para que o Brasil não fique dependente de um único fornecedor, neste caso a França não poderá levar tudo - Caças, subs e Escoltas - e sendo assim, creio que o caminho será o que eu coloquei acima.

Caças SU-30 ou 35 - Russia

Subs Scorpene - França
Helicópteros de transporte Cougar made in Brasil - França

Escoltas Indefinidos ainda - Navantia talvez? - Espanha

2 ou 3 fornecedores diferentes é um número que cai bem, assim não nos tornamos reféns de ninguém.

O que voce acha Orestes?
E seria estrategico a caca da FAB ficar 100% dependente de um unico fornecedor?

[]'s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#373 Mensagem por Corsário01 » Qui Mai 22, 2008 8:57 am

E seria estrategico a caca da FAB ficar 100% dependente de um unico fornecedor?

E se fosse francês, seria melhor? Seria diferente?




Abraços,

Padilha
PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#374 Mensagem por PRick » Qui Mai 22, 2008 9:07 am

Battleaxe escreveu:
Cenário ruim??? Talvez... Mas ouso chutar algo (sem info): este ano será anunciado formamente que a FAB entrar em um programa (com parcerias) de um caça de 5ªG, bem como a intenção da FAB/Governo de comprar um pequeno (não sei dizer quantos) lote de caças de 4ªG (mas que a FAB ainda precisa de algum tempo para divulgar o escolhido).
Abração,

Orestes

O PAK-FA já está assinado, só falta anunciar, logo, 5ª geração será com Rússia e Índia.

O MG e o NJ estão trabalhando para que o Brasil não fique dependente de um único fornecedor, neste caso a França não poderá levar tudo - Caças, subs e Escoltas - e sendo assim, creio que o caminho será o que eu coloquei acima e repita abaixo:

Caças SU-30 ou 35 - Russia

Subs Scorpene - França
Helicópteros de transporte Cougar made in Brasil - França

Escoltas Indefinidos ainda - Navantia talvez? - Espanha

2 ou 3 fornecedores diferentes é um número que cai bem, assim não nos tornamos reféns de ninguém.

O que voce acha Orestes?
A unica maneira de não ficarmos dependente é a construção e o desenvolvimento local, ficar dependente de vários um paises, é continuar dependente. :wink:

O problema da fórmula encontrada é tentar conciliar a construção local dos 02 modelos, tanto do caça de 5ª geração, quanto o caça de 4ª. O que querem evitar é a compra de pratileira, muito difícil, se o caça de 4ª geração for um tipo tampão. Para baratear a compra, só comprando quantidades maiores ou comprando muitas outras armas do mesmo fornecedor.

Se for assim, teremos que encontrar a melhor fórmula para colocar um caça no Brasil, que possa ser mantido e quem sabe desenvolvido com nossos armamentos. Leia-se a possibilidade de atrairmos uma grande industria do setor privado, sem que isso represente grandes riscos e gastos governamentais. :twisted: :twisted:

Um caça de 4ª ou de 5ª geração só será produzido no Brasil, em poucos anos, se contar com a participação da Embraer, e se alguém acha que é só obrigar a fábrica produzir o caça escolhido, previlegiando um mercado no qual ela nada vende e ainda é fechado, e está para produzir um produto concorrente ao seu principal produto, é querer demais, sonhar demais. Por sinal, vide o problema do P-3Br, que a FAB achava que seria feito na Embraer.

Além disso, temos o problema geopolítico, não vamos vender petróleo para a Rússia. Por sinal, nesse aspecto, bem parecido com a Venezuela, quem compra o que ela vende não são seus atuais fornecedores de armas, pelo contrário, ele são concorrentes diretos.

Depois temos o problema político interno, setores mais conservadores de nossa sociedade não aceitam determinadas dependências, só querem outras, por sinal, bem dependentes, são os patriotas de rabo preso.

Existe uma abissal diferença entre planejar, e planejar com viabilidade real, levando em consideração o que estou escrevendo aqui.

[ ]´s




PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#375 Mensagem por PRick » Qui Mai 22, 2008 9:10 am

jacquessantiago escreveu:
Battleaxe escreveu:
O PAK-FA já está assinado, só falta anunciar, logo, 5ª geração será com Rússia e Índia.

O MG e o NJ estão trabalhando para que o Brasil não fique dependente de um único fornecedor, neste caso a França não poderá levar tudo - Caças, subs e Escoltas - e sendo assim, creio que o caminho será o que eu coloquei acima.

Caças SU-30 ou 35 - Russia

Subs Scorpene - França
Helicópteros de transporte Cougar made in Brasil - França

Escoltas Indefinidos ainda - Navantia talvez? - Espanha

2 ou 3 fornecedores diferentes é um número que cai bem, assim não nos tornamos reféns de ninguém.

O que voce acha Orestes?
E seria estrategico a caca da FAB ficar 100% dependente de um unico fornecedor?

[]'s
Pois é, essa lógica de multiplos fornecedores de pratileira é furada, como se termos vários fornecedores, fosse garantia de operação segura. Imaginem a MB sem submarinos, ou a FAB sem aviões, apesar dos fornecedores diferentes. Essa lógica é quebrada com a construção e desenvolvimento locais.

[ ]´s




Responder