Atirador de Elite do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceram: 320 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#361 Mensagem por NettoBR » Sex Jul 26, 2013 10:25 am

http://www.youtube.com/watch?v=YpaSShh8YKM




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#362 Mensagem por rodrigo » Sex Jul 26, 2013 4:27 pm

Revendo o tópico, 10 anos e não mudou muita coisa.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#363 Mensagem por rodrigo » Ter Set 03, 2013 11:29 am





"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37540
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3221 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#364 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 04, 2013 10:46 am

rodrigo escreveu:Revendo o tópico, 10 anos e não mudou muita coisa.
Pois é. Atirador no EB continua sendo artigo de luxo.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#365 Mensagem por Clermont » Qua Set 04, 2013 7:58 pm

Uma curiosidade: como esse fuzil AGLC se compara com seus similares internacionais mais famosos, em calibre 7,62? O fuzil brasileiro é mesmo uma boa arma e está à altura da concorrência ou está mais para MD-97?

À propósito, alguém já fez uma comparação do AGLC com o "fusca" do atiradores de elite do antigo bloco soviético, o "Dragunov SVD"? Ele é melhor que o fuzil soviético/russo? Pior? A mesma coisa?




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#366 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 04, 2013 8:29 pm

Clermont, com um sendo semi-automático e outro de ação de ferrolho, não acho que sejam comparáveis.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39153
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#367 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 05, 2013 6:55 am

Como nunca tive e muito menos disparei uma AGLC, não posso falar com grande certeza, no entanto presumo que a espingarda em questão seja boa quanto baste, mas nada de excepcional. Comparando com uma Accuracy AW muito provavelmente fica muito para trás.

A Dragunov SVD na minha opinião não é uma arma para snipers/caçadores, quanto muito para atiradores especiais/designated marksman.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#368 Mensagem por Clermont » Qui Set 05, 2013 9:38 am

Marechal-do-ar escreveu:Clermont, com um sendo semi-automático e outro de ação de ferrolho, não acho que sejam comparáveis.
Mas, digamos, como é a precisão de um em relação ao outro, nas distâncias mais prováveis de utilização de um atirador de elite?

Será que aquele famoso "Juba" iraquiano (se tiver existido mesmo) teria ficado feliz com um "AGLC" não mão, ao invés de um "Dragunov"?




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 915
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#369 Mensagem por Lywis » Qui Set 05, 2013 9:41 am

Quando estava no CPOR passei uma semana na Bda Op Esp, foi quando tive acesso à outros armamentos além do FAL... Embora tenha dado poucos tiros, já que por ser da área de material bélico estava lá pra estágio de manutenção de armamento leve, tive acesso aos rifles de precisão H&K PSG1, M24, SSG 3000, AGLC, PGM e Barrett.

Não atirei com nenhuma das armas de precisão, mas desmontei todas, o AGLC é uma arma bastante rústica e que utiliza o sistema Mauser, é bastante confiável... Infelizmente era um curso curto e eu que só conhecia o FAL e a 9 M972 tava mais feliz que pinto no lixo, com tantas armas para conhecer, acabei dedicando mais meu tempo aos fuzis mesmo :P

Passei a maior parte do tempo estudando o M4 e o G36c (e o MD97 também [003] ) e claro dando uns tirinhos.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#370 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Set 05, 2013 9:45 am

Clermont escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Clermont, com um sendo semi-automático e outro de ação de ferrolho, não acho que sejam comparáveis.
Mas, digamos, como é a precisão de um em relação ao outro, nas distâncias mais prováveis de utilização de um atirador de elite?
Eu acho que no minimo. deve fazer uns 50 anos, que eu procuro uma resposta para esta pergunta.

Bacchi




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#371 Mensagem por Clermont » Qui Set 05, 2013 10:02 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Clermont escreveu: Mas, digamos, como é a precisão de um em relação ao outro, nas distâncias mais prováveis de utilização de um atirador de elite?
Eu acho que no minimo. deve fazer uns 50 anos, que eu procuro uma resposta para esta pergunta.

Bacchi
Na verdade, eu senti uma repentina e misteriosa curiosidade de saber, especificamente, como seria o desempenho do fuzil "AGLC" em relação ao "Dragunov" (e a outras armas famosas da atualidade). Não sobre a questão genérica sobre a superioridade das armas de ação manual relativas às de ação semi-automática. Teoricamente, todo mundo diz que as primeiras são superiores em precisão.

Sendo assim, na teoria, um "AGLC" deveria bater um "Dragunov". Mas, será que ele faz mesmo isso? Por um acaso, alguma equipe de tiro do Exército brasileiro já teve a oportunidade de levar as duas armas - a brasileira e a soviético/russa - para o "stand" de tiro e tirar essa dúvida?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39153
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#372 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 05, 2013 10:14 am

De certeza que sim, mas alguém vir ao DB dizer algo em concreto... já acho mais dificil.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#373 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Set 05, 2013 10:35 am

Encontrei algo sobre precisão em: "Sniper rifle" na Wikipedia.

A coleção Osprey tem dois livros sobre snipers. Nenhum deles discute a fundo o problema de precisão de tiro.

Falam muito sobre luneta de fuzil. Pouquissimo sobre muniçâo.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Atirador de Elite do EB

#374 Mensagem por Túlio » Qui Set 05, 2013 10:46 am

Diria que nenhum dos dois é tão melhor ou pior do que o outro: ambos são extremamente rústicos e seu alcance efetivo máximo é dado pelos respectivos fabricantes como sendo na faixa dos 600 m. A Imbel atribui precisão de 1 MOA ao AGLC (pouco para um verdadeiro Sniper Rifle, que tenta ficar tão próximo da metade disso quanto possível), mas em Fóruns de Atiradores se pode ver citações sobre este fuzil, com coronha diferente da original de madeira, no sentido de que o cano é mesmo muito bom e com coronha customizada se torna sub-MOA.

Só que na Rússia eles usam o SVD na base de um por GC - para Atirador de Escol, portanto - enquanto no Brasil é para Caçador...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Atirador de Elite do EB

#375 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Set 08, 2013 7:39 pm

Um amigo comprou a um tempo, não sei se chegou. Vou falar com ele, se possível dar uns tiros, e conversar sobre a precisão... Se você tem o dinheiro e a documentação certa, dá pra comprar de tudo!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder