rodrigo escreveu:
Já colocaram suas tropas em marcha contra o Egito, Síria, Jordânia, Iraque e asseclas ao mesmo tempo, e derrotou-os humilhantemente. Se as facções terroristas não tivessem os civis como escudos, já não existiriam faz tempo.
Olha, eu tenho a impressão de que Israel já sabia de antemão há um certo tempo as localidades e quantidades de foguetes palestinos e de onde os mesmos seriam lançados. Dada toda a estrutura de que dispõe Israel (de informações, inteligência, imagens de satélite e VANTs, etc), e a área a ser vigiada é muito pequena, acho difícil estarem sendo pegos assim "de surpresa" com esses foguetes e não teria sido muito complicado tê-los destruído o quanto antes.
Todo mundo sabe que estes armamentos improvisados não são capazes de causar nenhum desastre, ou mais do que uma meia dúzia entre mortos ou feridos. Mas para Israel, a utilidade destes foguetes, já que não se prestam para matar, são úteis ainda para manter o clima de tensão e medo, que são excelentes berrantes na frente do gado.
Agora, o porquê não fizeram isso antes, ou se preferiram acertar o carro onde estava um dirigente do Hamas (e estes atentados com foguetes são uma coisa praticamente óbvia após este ataque), é mais ou menos claro para mim, que tudo isto passa MUITO LONGE de qualquer coisa que tenha como intenção cessar um conflito ou manter um clima de segurança na população.
Todo este clima de medo instalado na população israelense é ferramenta nas mãos de alguns de seus governantes. Mas a pior forma de se cair num conflito nem sempre é a militar, mas quando se cai em si mesmo. A longo prazo este é o maior risco a Israel, vendo a população árabe crescer assustadoramente dentro de seu território, a "bomba demográfica" o que forçará ou a realmente implantar o apartheid como política oficial, ou se assumir como um estado não judeu no futuro.
abraços]