Projetos Recentes Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3466 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 04, 2015 6:13 pm

juarez castro escreveu:Não , não tem nada errado, ele está começando a casa pelo alicerce, claro isto para sonhadores soa mal, para o pessoal que navega, opera e combate é musica para ouvidos.
Quando ele finalmente terminar os alicerces, tudo já estará obsoleto, não terá esquadra e ele novamente terá que escolher entre a capacidade de operar uma esquadra e ter uma esquadra.

Como você diz, o tempo é o senhor da razão, vejamos se daqui a 20 anos teremos os dois itens acima ou apenas um dos dois.
juarez castro escreveu:Ao contrário da tua cantilhena ilusionista é a volta a esquadra ao mar, mas entendo, tu não estas acostumado com isto, o teu negócio é mundo virtual, bom sonhos, pois por acá se tenta voltar a realidade operacional.
Sabe... O Paisano te acusa de "acusar sem provas", não vou fazer a mesma acusação mas... Com certeza, você não lê o que eu escrevo ou tem um sério problema com a interpretação de texto, essa "alguma coisa errada" eu já comentei diversas vezes, mas você parece ter ignorado todas.

Alias, você fala tanto na "realidade operacional" - sem meios - que eu queria entender o que eles vão operar exatamente?

Qual sua visão para o futuro da FAB, do EB e da MB? Caso a sua visão seja pessimista demais, qual sua sugestão para que essas três se tornem forças que façam o que forças armadas devem fazer (e não qualquer palhaçada de missão escrita na END)?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3467 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jul 04, 2015 10:34 pm

Prezados Companheiros

Fiquei muito honrado com as sinceras manifestações de estima e consideração e pelas palavras de apoio e incentivo.
A emoção de poder integrar uma elite de patriotas transborda a alma guerreira que se recusa aceitar a rendição.
O velho guerreiro esta curando as feridas e reunindo forças para voltar e continuar a combater o bom combate.
Agradeço a todos o privilégio de integrar um grupo tão especial de homens de bem.

[100]

Sinceramente,

Lord Nauta




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3468 Mensagem por juarez castro » Dom Jul 05, 2015 11:36 am

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:Não , não tem nada errado, ele está começando a casa pelo alicerce, claro isto para sonhadores soa mal, para o pessoal que navega, opera e combate é musica para ouvidos.
Quando ele finalmente terminar os alicerces, tudo já estará obsoleto, não terá esquadra e ele novamente terá que escolher entre a capacidade de operar uma esquadra e ter uma esquadra.

[destacar]Marechal foi o que fizeram até o ano passado, deu no que deu, de nada adianta tu comprar um meio naval não ter um apoio de pós venda, uma estrutura em terra para dar manutenção adequada e principalmente pessoal qualificado, treinado e motivado.
Eu posso te exemplificar isto com um acontecimento recente:

Tu observou o tempo de reparo do fragata no estaleiro em Taranto?? Desde a faina de docagem, o trabalho em si, e olha que um navio daqueles é novidade para estaleiro que provavelmente nunca reparou aquela classe de navio.
Se fosse no AMRJ estava lá até hoje, e não seria por falta de $$$$ mas por falta de estrutura.
Uma esquadra se começa pelo lema; "Como vamos mantê-la operacional e atualizada".
Adianta comprar um 6.000 ultra top nunca antes vista, sem ter a mínima estrutura de fazer reparos neles, e no primeiro surubudum ter que enviar para o fabricante na pqp para fazer um reparo???
Eu acho que não, mas isto sou eu né.[/destacar]
Como você diz, o tempo é o senhor da razão, vejamos se daqui a 20 anos teremos os dois itens acima ou apenas um dos dois.

[destacar]Um é consequência do outro marechal.[/destacar]
juarez castro escreveu:Ao contrário da tua cantilhena ilusionista é a volta a esquadra ao mar, mas entendo, tu não estas acostumado com isto, o teu negócio é mundo virtual, bom sonhos, pois por acá se tenta voltar a realidade operacional.
Sabe... O Paisano te acusa de "acusar sem provas", não vou fazer a mesma acusação mas... Com certeza, você não lê o que eu escrevo ou tem um sério problema com a interpretação de texto, essa "alguma coisa errada" eu já comentei diversas vezes, mas você parece ter ignorado todas.

[destacar]Por gentileza, tu podes ser mais específico, pois, realmente, posso não ter entendido corretamente a que te referes.[/destacar]

Alias, você fala tanto na "realidade operacional" - sem meios - que eu queria entender o que eles vão operar exatamente?

[destacar]Marechal, eu nunca argumentei uma marinha sem meios, eu acredito que aqui tu não entendeu o que eu escrevi.[/destacar]

Qual sua visão para o futuro da FAB, do EB e da MB? Caso a sua visão seja pessimista demais, qual sua sugestão para que essas três se tornem forças que façam o que forças armadas devem fazer (e não qualquer palhaçada de missão escrita na END)?
[destacar]Que elas deixem se auto determinar e cobrem do poder civil clara e objetivamente a sua missão, a partir disto aprendem com os erros do passado, ponham os pés na realidade,e tomando todas as medidas necessárias para acabar com estruturas inchadas, incompetentes, inoperantes, redundantes e sem capacidade operacional, mirando no futuro, a real capacidade de combate dentro da missão dada.[/destacar]

Grande abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3469 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 05, 2015 2:53 pm

Olha Juarez, a MB (e demais forças armadas do Brasil) já passaram por diversos governos e nunca foram um exemplo, alias, dizem que no final do império a MB era a segunda maior do mundo, mas acho que podemos focar no pós segunda guerra, depois da segunda guerra teve Dutra, um militar, Getúlio Vargas (o grande "gênio"), Juscelino (do 50 anos em 5), Jânio Quadros e teve até um longo período de ditadura militar, e em nenhum momento as forças se modernizaram (e não digo modernizar o equipamento em si, mas modernizar a estrutura, o "pensamento"), se não tem um objetivo claro não foi por falta de tempo, ou por falta de pressão (p****, eles mandaram e desmandaram no país, esqueceram de dizer para que servem?), e o resultado de tudo isso é que, as coisas andam muito devagar dentro da força, quando se conclui algum programa de modernização ele demorou tanto tempo que já está tudo obsoleto de novo, o novo CM está modernizando o estaleiro? Mas a frota está caindo aos pedaços, quando o estaleiro estiver pronto não haverá mais navios, quando finalmente houverem navios (devido a algum CM que vive no mundo da fantasia...) esse estaleiro já estará obsoleto de novo, essas coisas precisam de um pouco de agilidade para funcionarem, e aqui, não funcionam.

Ai vem as desculpas para a demora, a famosa falta de verbas, o descaso dos civis... Mas quando os militares foram presidentes era do mesmo jeito, também faltava verbas e havia descaso dos civis? Ou tinha algum outro problema?

Para se ter navios modernos e opera-los é preciso planejar bem, planejar a aquisição, a operação e por fim, a modernização/substituição deles quando se estima que estiverem obsoletos, essa modernização/substituição precisa ser planejada bem antes para se ter ideia do fluxo de dinheiro a longo prazo, e claro, para isso se precisa de dinheiro.

Mas por mais estranho que pareça, dinheiro tem, estranhamente, no Brasil, as verbas de defesa quase nunca diminuem (acho que a última redução foi com o FHC, faz uns 20 anos), uma tendência oposta ao resto do mundo que está realmente cortando verbas de defesa, ai vem mais uma pergunta, se o orçamento nunca diminui, porque nunca é suficiente? E ai, finalmente chegamos no ponto, que buraco negro é esse nas forças armadas do Brasil que sugam todos os recursos?

Para que qualquer valor seja suficiente uma das coisas a serem feitas é o dimensionamento correto das forças, um dimensionamento realista, baseado no que o país pode gastar (e, sendo uma das maiores economias do mundo, é mais que 90% dos países do mundo, soa estranho gente dizendo que precisa mais) e não em qualquer outra abobrinha, e esse "dimensionamento realista" não é pouca coisa (garanto que cabe PA, subnuc, AMRJ e muito mais, só não cabe o buraco negro), se alguém se preocupasse em fazer...

E por fim, sobre esse "outro problema", com governo civil ou militar nunca um general, brigadeiro ou almirante tentou uma "austeridade" dentro das forças, as preocupações sempre foram outras, e geralmente, preocupações que nada tem a ver com a função principal das forças armadas, a cultura militar brasileira, o "modus operandis" das forças não tem funcionado e não existe preocupação em faze-lo funcionar.

Ah.. Já ia esquecendo, você tem muito contato com militares, eu não precisava de um texto tão longo para você entender do que eu estou falando, não é?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3470 Mensagem por juarez castro » Dom Jul 05, 2015 8:56 pm

Marechal-do-ar escreveu:Olha Juarez, a MB (e demais forças armadas do Brasil) já passaram por diversos governos e nunca foram um exemplo, alias, dizem que no final do império a MB era a segunda maior do mundo, mas acho que podemos focar no pós segunda guerra, depois da segunda guerra teve Dutra, um militar, Getúlio Vargas (o grande "gênio"), Juscelino (do 50 anos em 5), Jânio Quadros e teve até um longo período de ditadura militar, e em nenhum momento as forças se modernizaram (e não digo modernizar o equipamento em si, mas modernizar a estrutura, o "pensamento"), se não tem um objetivo claro não foi por falta de tempo, ou por falta de pressão (p****, eles mandaram e desmandaram no país, esqueceram de dizer para que servem?), e o resultado de tudo isso é que, as coisas andam muito devagar dentro da força, quando se conclui algum programa de modernização ele demorou tanto tempo que já está tudo obsoleto de novo, o novo CM está modernizando o estaleiro? Mas a frota está caindo aos pedaços, quando o estaleiro estiver pronto não haverá mais navios, quando finalmente houverem navios (devido a algum CM que vive no mundo da fantasia...) esse estaleiro já estará obsoleto de novo, essas coisas precisam de um pouco de agilidade para funcionarem, e aqui, não funcionam.

Ai vem as desculpas para a demora, a famosa falta de verbas, o descaso dos civis... Mas quando os militares foram presidentes era do mesmo jeito, também faltava verbas e havia descaso dos civis? Ou tinha algum outro problema?

Para se ter navios modernos e opera-los é preciso planejar bem, planejar a aquisição, a operação e por fim, a modernização/substituição deles quando se estima que estiverem obsoletos, essa modernização/substituição precisa ser planejada bem antes para se ter ideia do fluxo de dinheiro a longo prazo, e claro, para isso se precisa de dinheiro.

Mas por mais estranho que pareça, dinheiro tem, estranhamente, no Brasil, as verbas de defesa quase nunca diminuem (acho que a última redução foi com o FHC, faz uns 20 anos), uma tendência oposta ao resto do mundo que está realmente cortando verbas de defesa, ai vem mais uma pergunta, se o orçamento nunca diminui, porque nunca é suficiente? E ai, finalmente chegamos no ponto, que buraco negro é esse nas forças armadas do Brasil que sugam todos os recursos?

Para que qualquer valor seja suficiente uma das coisas a serem feitas é o dimensionamento correto das forças, um dimensionamento realista, baseado no que o país pode gastar (e, sendo uma das maiores economias do mundo, é mais que 90% dos países do mundo, soa estranho gente dizendo que precisa mais) e não em qualquer outra abobrinha, e esse "dimensionamento realista" não é pouca coisa (garanto que cabe PA, subnuc, AMRJ e muito mais, só não cabe o buraco negro), se alguém se preocupasse em fazer...

E por fim, sobre esse "outro problema", com governo civil ou militar nunca um general, brigadeiro ou almirante tentou uma "austeridade" dentro das forças, as preocupações sempre foram outras, e geralmente, preocupações que nada tem a ver com a função principal das forças armadas, a cultura militar brasileira, o "modus operandis" das forças não tem funcionado e não existe preocupação em faze-lo funcionar.

Ah.. Já ia esquecendo, você tem muito contato com militares, eu não precisava de um texto tão longo para você entender do que eu estou falando, não é?
Concordo com quase tudo que tu disseste, porém é necessário que se estabeleça claramente a missão para que apartir dái possamos cobrar a efetivação da mesma e fornecer os meios necessários para tal.
Tu bem citastes que com os recursos que se destina a defesa como um todo dariam para fazer muito mias, daria para ser tum Subnuc, um PA, e não sei mais o que, agora a pergunta é , nós precisamos disto? A FAB precisa ter 84 Brigadeiros, a Marinha precisa de 90 almirantes??? E veja que eu não estou querendo induzir que não precisa, estou dizendo que é preciso definir a missão para poder cobrar.
Eu acho que com o orçamento de custeio sem contingenciamentos se poderia fazer muito mais, tão somente com ações qu eu já comentei no meu post anterior, mas como tu bem citou, na verdade, os militares querem mudanças, mas não querem mudar seu modus operandi.

Grande abraço




Roberto Portella Bertazzo
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Set 25, 2006 9:36 am
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3471 Mensagem por Roberto Portella Bertazzo » Qua Jul 08, 2015 1:04 pm

Quantos Brigadeiros para cada avião supersônico?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3472 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 09, 2015 12:17 am

juarez castro escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Olha Juarez, a MB (e demais forças armadas do Brasil) já passaram por diversos governos e nunca foram um exemplo, alias, dizem que no final do império a MB era a segunda maior do mundo, mas acho que podemos focar no pós segunda guerra, depois da segunda guerra teve Dutra, um militar, Getúlio Vargas (o grande "gênio"), Juscelino (do 50 anos em 5), Jânio Quadros e teve até um longo período de ditadura militar, e em nenhum momento as forças se modernizaram (e não digo modernizar o equipamento em si, mas modernizar a estrutura, o "pensamento"), se não tem um objetivo claro não foi por falta de tempo, ou por falta de pressão (p****, eles mandaram e desmandaram no país, esqueceram de dizer para que servem?), e o resultado de tudo isso é que, as coisas andam muito devagar dentro da força, quando se conclui algum programa de modernização ele demorou tanto tempo que já está tudo obsoleto de novo, o novo CM está modernizando o estaleiro? Mas a frota está caindo aos pedaços, quando o estaleiro estiver pronto não haverá mais navios, quando finalmente houverem navios (devido a algum CM que vive no mundo da fantasia...) esse estaleiro já estará obsoleto de novo, essas coisas precisam de um pouco de agilidade para funcionarem, e aqui, não funcionam.

Ai vem as desculpas para a demora, a famosa falta de verbas, o descaso dos civis... Mas quando os militares foram presidentes era do mesmo jeito, também faltava verbas e havia descaso dos civis? Ou tinha algum outro problema?

Para se ter navios modernos e opera-los é preciso planejar bem, planejar a aquisição, a operação e por fim, a modernização/substituição deles quando se estima que estiverem obsoletos, essa modernização/substituição precisa ser planejada bem antes para se ter ideia do fluxo de dinheiro a longo prazo, e claro, para isso se precisa de dinheiro.

Mas por mais estranho que pareça, dinheiro tem, estranhamente, no Brasil, as verbas de defesa quase nunca diminuem (acho que a última redução foi com o FHC, faz uns 20 anos), uma tendência oposta ao resto do mundo que está realmente cortando verbas de defesa, ai vem mais uma pergunta, se o orçamento nunca diminui, porque nunca é suficiente? E ai, finalmente chegamos no ponto, que buraco negro é esse nas forças armadas do Brasil que sugam todos os recursos?

Para que qualquer valor seja suficiente uma das coisas a serem feitas é o dimensionamento correto das forças, um dimensionamento realista, baseado no que o país pode gastar (e, sendo uma das maiores economias do mundo, é mais que 90% dos países do mundo, soa estranho gente dizendo que precisa mais) e não em qualquer outra abobrinha, e esse "dimensionamento realista" não é pouca coisa (garanto que cabe PA, subnuc, AMRJ e muito mais, só não cabe o buraco negro), se alguém se preocupasse em fazer...

E por fim, sobre esse "outro problema", com governo civil ou militar nunca um general, brigadeiro ou almirante tentou uma "austeridade" dentro das forças, as preocupações sempre foram outras, e geralmente, preocupações que nada tem a ver com a função principal das forças armadas, a cultura militar brasileira, o "modus operandis" das forças não tem funcionado e não existe preocupação em faze-lo funcionar.

Ah.. Já ia esquecendo, você tem muito contato com militares, eu não precisava de um texto tão longo para você entender do que eu estou falando, não é?
Concordo com quase tudo que tu disseste, porém é necessário que se estabeleça claramente a missão para que apartir dái possamos cobrar a efetivação da mesma e fornecer os meios necessários para tal.
Tu bem citastes que com os recursos que se destina a defesa como um todo dariam para fazer muito mias, daria para ser tum Subnuc, um PA, e não sei mais o que, agora a pergunta é , nós precisamos disto? A FAB precisa ter 84 Brigadeiros, a Marinha precisa de 90 almirantes??? E veja que eu não estou querendo induzir que não precisa, estou dizendo que é preciso definir a missão para poder cobrar.
Eu acho que com o orçamento de custeio sem contingenciamentos se poderia fazer muito mais, tão somente com ações qu eu já comentei no meu post anterior, mas como tu bem citou, na verdade, os militares querem mudanças, mas não querem mudar seu modus operandi.

Grande abraço
Verdade Srs...

Se os militares não tiverem vontade de mudar e virar FArmadas de verdade, não serão os civis que irão se meter infelizmente... existe ainda muita "herança" de outros tempos e muita fofoca de ambos os lados para que mudanças reais sejam feitas e aceitas.

Trocentos Brigadeiros, Generais, Almirantes (e todos os "cervos" que os acompanham) não é um bom sinal... escolas de pilotos separadas não é um bom sinal (nem a logística é unificada...), hotéis, fazendas e centros de lazer sendo construídos com todos os luxos possíveis não ajudam também. Ninguem quer abrir mão das mordomias...

Infelizmente já faz algum tempo, eu estava conversando com um grupo de gente que faz restaurações de aeronaves e costumavam ser da ativa aqui dos EUA e um deles foi adido no Brasil e (sem saber que eu era brasileiro) estava contando uma história sobre a visita que ele tinha feito a um determinado oficial general de uma das Forças do Brasil e ele achava que tinha 'voltado no tempo' com a quantidade de gente que 'servia' como mordomos, etc para essa pessoa.

Pouco tempo depois ele foi fazer um "tour" entre estabelecimentos militares e em uma das viagens não havia $ para locomover parte do grupo entre ponto A e B da viagem e eles tiveram que esperar...

Ele falou que não entendia isso e não é a toa que o Brasil tinha Forças "pobres", apesar de esforçadas.

Quando ele soube que eu era brasileiro, veio pedir desculpas com a maior educação do mundo, mas falou que era pura verdade o que tinha dito e estava tentando entender porque isso...

O que dizer, né?

Enfim... tem muito trabalho a ser feito. Mas quem se habilita em acabar com as regalias, vícios e vantagens?

Quem vai meter a mão em um vespeiro desse?

PS: Desculpem me meter no papo de vocês.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3473 Mensagem por juarez castro » Qui Jul 09, 2015 8:16 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu: Concordo com quase tudo que tu disseste, porém é necessário que se estabeleça claramente a missão para que apartir dái possamos cobrar a efetivação da mesma e fornecer os meios necessários para tal.
Tu bem citastes que com os recursos que se destina a defesa como um todo dariam para fazer muito mias, daria para ser tum Subnuc, um PA, e não sei mais o que, agora a pergunta é , nós precisamos disto? A FAB precisa ter 84 Brigadeiros, a Marinha precisa de 90 almirantes??? E veja que eu não estou querendo induzir que não precisa, estou dizendo que é preciso definir a missão para poder cobrar.
Eu acho que com o orçamento de custeio sem contingenciamentos se poderia fazer muito mais, tão somente com ações qu eu já comentei no meu post anterior, mas como tu bem citou, na verdade, os militares querem mudanças, mas não querem mudar seu modus operandi.

Grande abraço
Verdade Srs...

Se os militares não tiverem vontade de mudar e virar FArmadas de verdade, não serão os civis que irão se meter infelizmente... existe ainda muita "herança" de outros tempos e muita fofoca de ambos os lados para que mudanças reais sejam feitas e aceitas.

Trocentos Brigadeiros, Generais, Almirantes (e todos os "cervos" que os acompanham) não é um bom sinal... escolas de pilotos separadas não é um bom sinal (nem a logística é unificada...), hotéis, fazendas e centros de lazer sendo construídos com todos os luxos possíveis não ajudam também. Ninguem quer abrir mão das mordomias...

Infelizmente já faz algum tempo, eu estava conversando com um grupo de gente que faz restaurações de aeronaves e costumavam ser da ativa aqui dos EUA e um deles foi adido no Brasil e (sem saber que eu era brasileiro) estava contando uma história sobre a visita que ele tinha feito a um determinado oficial general de uma das Forças do Brasil e ele achava que tinha 'voltado no tempo' com a quantidade de gente que 'servia' como mordomos, etc para essa pessoa.

Pouco tempo depois ele foi fazer um "tour" entre estabelecimentos militares e em uma das viagens não havia $ para locomover parte do grupo entre ponto A e B da viagem e eles tiveram que esperar...

Ele falou que não entendia isso e não é a toa que o Brasil tinha Forças "pobres", apesar de esforçadas.

Quando ele soube que eu era brasileiro, veio pedir desculpas com a maior educação do mundo, mas falou que era pura verdade o que tinha dito e estava tentando entender porque isso...

O que dizer, né?

Enfim... tem muito trabalho a ser feito. Mas quem se habilita em acabar com as regalias, vícios e vantagens?

Quem vai meter a mão em um vespeiro desse?

PS: Desculpem me meter no papo de vocês.

[]s
CB_Lima
Olá Lima, o apelido que gente costumava dar para os "cervos" dos quatro estrelas é "cordinha".
Tchê se não mudarem a forma de pensar de agir e realmente acabar com a festa vão se fud....log adiante...se o "Marcelinho" cantar feito um canarinho vai sobrar pouco almirante, brigadeiro e general.....

Grande abraço

Grande abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3474 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 10, 2015 6:44 pm

Passamos tanto tempo aqui com ffaa's muito mais preocupadas, e ocupadas, em justificar-se, do que em ser efetivamente operacionais, que deu no que vocês estão falando. E isto é histórico. Não é um problema de hoje.

Sem profissionalização da doutrina, pouco ou nada se pode fazer. As ffaa's vão continuar a ser aquilo que elas sempre foram no Brasil: um cabide a mais de emprego público.

Alguém ainda duvida? :?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3475 Mensagem por cassiosemasas » Sáb Jul 11, 2015 2:33 am

FCarvalho escreveu:Passamos tanto tempo aqui com ffaa's muito mais preocupadas, e ocupadas, em justificar-se, do que em ser efetivamente operacionais, que deu no que vocês estão falando. E isto é histórico. Não é um problema de hoje.

Sem profissionalização da doutrina, pouco ou nada se pode fazer. As ffaa's vão continuar a ser aquilo que elas sempre foram no Brasil: um cabide a mais de emprego público.

Alguém ainda duvida? :?

abs.
Se o processo de profissionalizarão continuar no rumo que está, acho que essa realidade vai virar passado..torço para isso, o problema, é que tá demorando né, porém existe esperança, a coisa tá rolando, não na velocidade que gostaríamos que fosse, mas o meio esta mudando, espero que continue.




...
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3476 Mensagem por talharim » Ter Jul 14, 2015 8:43 am

EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS

EXTRATO DE DISPENSA
DE LICITAÇÃO No- 17/2015 - UASG 218002
Processo: 017/2015 . Objeto: Projeto, Fabricação e fornecimento do
sistema de testes da cabeça eletrônica (STCE) da espoleta de proximidade
da munição 40MM L/70,
conforme o estabelecido na especificação
Técnica que constitui o Apêndice I deste Projeto Básico.
Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 24º, Inciso
XXVIII da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Identificou - se
na Bossan Computação a capacitação adequada em termos de historico
de qualificação.
Declaração de Dispensa em 06/07/2015. WAGNER
CORREA DOS SANTOS. Diretor Administrativo-financeiro.
Ratificação em 09/07/2015. MARCELIO CARMO DE CASTRO PEREIRA.
Diretor Presidente. Valor Global: R$ 416.133,00. CNPJ
CONTRATADA : 04.105.852/0001-02 M. C. BOSSAN - ME.
(SIDEC - 13/07/2015) 218002-91081-2015NE999999




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3477 Mensagem por JL » Ter Jul 14, 2015 9:31 am

A situação das forças armadas brasileiras somente vai mudar se houver algum tipo de conflito, então de uma hora para outra elas vão virar assunto nacional, vai surgir um monte de pseudos especialistas falando sobre o que não foi feito e o que esta errado. Digo mais quanto pior for o conflito e quanto mais vítimas fizer maior será a mudança. A verdade é clara países que investem nas suas forças militares, estiveram envolvidos em conflitos nas últimas décadas ou tem expectativa real de conflitos futuros. Aqui no Brasil o povo não acredita nisso e historicamente tirando as revoltas internas, o último conflito foi a pequena participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, algo que comparado as gigantescas proporções da Segunda Guerra pouco afetou o povo brasileiro. Crises externas ou ameaças, nem falo, tirando a "Guerra da Lagosta" e aquele episódio do Rio Traíra ( aliá bom tema para um tópico próprio) não existem ameaças ou crises externas que mobilizem a opinião pública, apenas no campo da teoria. Assim fica difícil pensar nas Forças Armadas, diferente de um bom emprego público, com estabilidade e alguma dose de aventura, com uma boa aposentadoria em tempo curto e com proventos integrais, melhor que a massa da população. Assim, desta forma o que interessa o equipamento, havendo o que mobiliar os esquadrões a turma vai levando. Minha opinião.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3478 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 14, 2015 12:20 pm

Que não está nem um puco longe JL, diga-se, da nossa realidade.

Só vai haver mudança real e efetiva quando um dia as ameaças ao país e a guerra forem algo tão crível quanto concreto na realidade do populacho. Sem essa conciência, nada que seja feito aqui em termos de defesa será levado a sério.

E a diferença entre a carreira militar e um servidor público civil será sempre a mesma: o salário.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3479 Mensagem por alex » Qui Jul 16, 2015 10:48 am

Só para saber: os cinco Macae em construção na Eisa foram transferidos para outro estaleiro?




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil

#3480 Mensagem por talharim » Sex Jul 17, 2015 8:25 am

CENTRO DE PROJETOS DE NAVIOS

EXTRATO DE CONTRATO
Contratada: Engineering Simulation and Scientific Software LTDA.;
Contratante: Centro de Projetos de Navios; Espécie: Contrato nº
40100/001/2015; Objeto: Contrato de prestação de serviço de natureza
contínua de licenciamento de software de engenharia com
renovação e aquisição de licenças de produtos ANSYS INC., contemplando
atualizações e suporte técnico;
Crédito Orçamentário:
Ação Interna: A-200MN/FC; Valor total: R$ 124.243,66; Prazo de
Execução: 12 (doze) meses, a contar da data de 15/11/2014; Prazo de
Vigência: 12 (doze) meses; Data de assinatura: 13/07/2015.


CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA
EM SÃO PAULO

AVISO DE COTAÇÃO DE PREÇOS
O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP
vem solicitar cotação para projeto, fabricação, inspeção, comissionamento
e testes de Bombas de Pistão de Deslocamento Positivo,
Classe de Segurança Não Nuclear, seguindo código de projeto e
construção ANSI / HI 6.1-6.5, API STD 674 e para testes ANSI / HI
6.6, para sistemas do LABGENE, pertencente ao Centro Experimental
Aramar,
localizado na Estrada Municipal de Sorocaba- Iperó,
km 12,5 - município de Iperó - São Paulo, Brasil. Interessados devem
solicitar documentação técnica pelo telefone 11-3817-7144, até o dia
17 de agosto de 2015 , no horário entre 14h00 e 17h00.
CC (EN) CELSO GARNICA MOTA
Gerente de Projetos




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder