Página 24 de 189
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 12:41 am
por Mapinguari
deschamps escreveu:hahahahaha
engoliu um urubu,e veio para casa?
este é bom.
É verdade. Lembro-me de ter visto uma foto (ou seria um vídeo?), que mostra um A-1 da FAB engolindo um urubu e cuspindo o que sobrou dele por trás. Alguém lembra disso?
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 3:02 am
por Carioca
crubens escreveu:Só uma correção, a foto é de uma colisão do A-1 com um urubu.
Infelizmente não tenho scaner para poder postar a foto.

Não é fake. Aconteceu mesmo. Mas já aconteceu outras vezes, nem sempre com urubus. A sorte é que na maioria das vezes acontece nas proximidades da pista, seja na decolagem, seja na final. Quando na final, o A-1 tira de letra fazendo AP e, portanto, sem maiores danos à turbina. O caso acontecido tão distante da pista é raro.
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 6:23 am
por binfa
Falando em colisão, colisão AT-26 (Xavante) com Urubu!
credito: damopabe
att
binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 12:59 pm
por Skyway
Ontem nos Portões Abertos do Campos dos Afonsos um Tucano do EDA quase se chocou com um urubu. Mas foi MUITO perto.
O EDA vinha em direção ao público naquela passagem em fila que eles fazem no início da apresentação, aí logo o primeiro avião veio certinho na direção de um urubu que com certeza estava no mesmo nível dele, aí o piloto fez uma manobra pra passar sobre o publico virado pra direita na faca e o urubu se jogou pro outro lado do avião.
Acho que quase ninguem viu isso e todo mundo aplaudiu a manobra sem perceber o que quase aconteceu.
Mas não vamos sair da linha do tópico que é a modernização do AMX.
Um abraço!
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 3:43 pm
por Operti
Túlio escreveu:Sei não, meio estranha essa do urubu...
Até onde tenho lido, a maior crítica dos Pilotos tanto da FAB quanto da AM é justamente em relação às Spey...
Túlio,
O urubu pegou no bordo de ataque da entrada de ar, e uma parte boa dele foi para o motor. O negócio foi feio, mas o piloto retornou para Anápolis sem maiores problemas. Aliás, ele próprio achou que ia ser perda total. O avião ficou um bom tempo parada na BAAN, mas conseguiram colocá-lo de volta em vôo.
Ano passado eu estava lá em Santa Cruz e um A-1 retornou após engolir um Quero-Quero. Não sobrou nada do coitado, e o motor fingiu que não foi com ele. Nesse ponto, o motor é muito confiável. Aceita danos com certa tolerância.
Abraços
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 8:28 pm
por Carlos Mathias
Eu já fui de São Paulo a Santiago após um 737-300 deglutir um urubu na decolagem de GRU. Apenas um pouco mais de vibração na decolagem, cruzamos os Andes normalmente e somente lá, após o pouso foi que se viu o estrago. O avião ficou esperando a troca do motor.
*Eu vi o lance Sky e falei prá minha mulher.
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 8:39 pm
por HIGGINS
Tô falando, "urubú" é o problema do país!
Não é atoa que o meu Pitbull detona toda vez que vê um!
É um cão patriótico!
Deixo ele apenas rasgar o "pano-de-chão"

, já que o recheio (carne de urubú) deve fazer mal ao Pit.

Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 8:44 pm
por HIGGINS
Agora, falando sério: A SPEY é considerada uma turbina com boa tolerância a FOD. Pode no modelo escolhido para o AMX, fornecer pouca potência, pouca energia em combates...
Nem tudo é perfeito...
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Seg Nov 24, 2008 10:46 pm
por Jacobs
HIGGINS escreveu:Agora, falando sério: A SPEY é considerada uma turbina com boa tolerância a FOD. Pode no modelo escolhido para o AMX, fornecer pouca potência, pouca energia em combates...
Nem tudo é perfeito...
Mas ai entra a questão da aerodinâmica também.
Os caças que vemos fazendo as piruetas mais insanas são aerodiamicamente instáveis. O AMX é muito estável porque a sua missão é bombardeio.
Basta ver o perfil da asa, bem grande e gorda, parece asa de urubu (olha o dito cujo ai de novo!

)
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Ter Nov 25, 2008 8:48 pm
por HIGGINS
Jacobs escreveu:HIGGINS escreveu:Agora, falando sério: A SPEY é considerada uma turbina com boa tolerância a FOD. Pode no modelo escolhido para o AMX, fornecer pouca potência, pouca energia em combates...
Nem tudo é perfeito...
Mas ai entra a questão da aerodinâmica também.
Os caças que vemos fazendo as piruetas mais insanas são aerodiamicamente instáveis. O AMX é muito estável porque a sua missão é bombardeio.
Basta ver o perfil da asa, bem grande e gorda, parece asa de urubu (olha o dito cujo ai de novo!

)
O AMX é considerada uma aeronave ágil, manobrável.
A asa possui bons dispositivos de sustentação.
A reclamação se dá quanto a pouca energia proporcionada pela SPEY.
O motor RR, no entanto é robusto: Engole urubú e não reclama. Parece o meu Pitbull patriótico!

Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Ter Nov 25, 2008 9:33 pm
por Carlos Lima
O negócio é que o AM-X foi desenhado para operar em regime transsônico e voar muito baixo mesmo... por isso a prioridade era acima de tudo para um motor com elementos que poderiam resistir razoavelmente bem à FOD e naquela época o Spey era considerado tal motor.
Energia na época não foi exatamente a maior prioridade na escolha do motor.
Foi uma questão de prioridade no fim das contas.
Pensem no AM-X original como um A-4/A-7 dos anos 80

...
[]s
CB_Lima
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Qui Nov 27, 2008 2:11 am
por Carioca
Havia um projeto "falcão" para controle dos pássaros nos aeroportos. Chegou a ser testado (não recordo se no Galeão ou Cumbica) e teve até reportagem em jornal e revista. Alguem tem informações a respeito? A idéia era manter falcões treinados para afastar as outras aves do pedaço, copiando o que já se fazia em outros paises.
Quanto à modernização do A-1 é prioridade.
A frota tem que ser repotencializada no prazo mais curto possivel.
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Qui Nov 27, 2008 10:49 am
por rafa_rop
..estão aguardando o término da modernização dos F-5 para o ínicio da modernização dos AMX?? Se for, quantos f-5 ainda restam para modernizar?? os problemas de integração já foram resolvidos?
[]'s
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Qui Nov 27, 2008 12:01 pm
por Ricardo Rosa
binfa escreveu:Falando em colisão, colisão AT-26 (Xavante) com Urubu!
credito: damopabe
att
binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Boa tarde a todos,
Excelente armamento anti-aéreo, he, he, he.............
Abraços.
Re: Modernização dos AMX!!!
Enviado: Qui Nov 27, 2008 2:06 pm
por luisdmrx
binfa escreveu:Falando em colisão, colisão AT-26 (Xavante) com Urubu!
credito: damopabe
att
binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Impressionante a forma com que o bordo de ataque ficou todo torto, que pancada.
