F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: F-35 News

#346 Mensagem por Sintra » Seg Abr 07, 2008 1:04 pm

jacquessantiago escreveu:
Sintra escreveu: Leiam a partir do 24 post: http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=79814

Imagem

De acordo com a tabela da USAF, o Flyaway Unit Cost em funcao das quantidades produzidas seria:

2007: 2 und -> USD 247mi
2008: 6 und -> USD 215mi
2009: 8 und -> USD 199 mi
2010: 12 und -> USD 158 mi
2011: 24 und -> USD 124 mi
2012: 42 und -> USD 101 mi
2013: 48 und -> USD 91 mi
2014-ate completar os pedidos para a USAF: 1.621 und -> USD 79 mi ou o equivalente a EUR 50 mi a taxa de cambio atual. Este valor deve ser uma barganha para os Europeus e deve estar deixando a Dassault e o consorcio Eurofighter sem dormir bem.

Esse valor eh muito diferente do declarado pelo Ministro da Defesa?

Preco medio para as unidades (Flyaway Unit Cost) -> USD 83 mi

Vc realmente acha este valor fora da realidade, para um caca stealth, com radar AESA e avionicos de ultima geracao?

O GAO tem que gritar mesmo, esta no papel dele.

[]'s

Jacques

Jacques

Estes nºs NÃO SÃO do GAO, são da USAF, e sim, caso este valor de 80/83 milhões de dolares se mantenha é fantástico, é idêntico ao do Typhoon e ligeiramente superior ao do RAFALE C, o que para um caça supersonico LO de 13.2 ton com os sistemas que supostamente incorporará é magnifico, quero um para mim.
Agora, eu quero ver este nº manter-se, de 2006 até Fevereiro de 2008 este mesmissimo valor foi de 48 milhões de dolares para 83 milhões de dolares, e só agora começaram a cortar o metal para o primeiro avião de série...
De notar que esse valor é um valor médio para toda a frota de 1763 aviões, que se forem entregues à velocidade de 48 unidades por ano que o Congresso impôs, o ultimo vai ser entregue em 2043! Como é que raios foi calculada a inflação em...por exemplo, 2031?!

Repito, se conseguirem exportar AQUELE avião por um valor idêntico ao do Super Hornet e dos "Euro Canards" a Lock Mart tem um vencedor, limpa o mercado de uma ponta à outra e acaba com as linhas de montagem da concorrência. Agora, não creio que vá ser exactamente isso que vai acontecer, o "Fly Away Cost" vai continuar a subir durante algum tempo e vai acabar por estabilizar, quando é que isso vai acontecer e qual o "Fly Away Cost", em, digamos 2015/16, isso vai depender em grande parte da próxima Administração Norte Americana e do apoio que o programa receber. Se garantirem compras importantes, se aumentarem a entrega do nº de aviões por ano, se a inflação se mantiver estável, se o Dolar se mantiver estável, se o Petroleo não aumentar, etc, etc, etc, então até pode dar-se o caso de aparelho ser mais barato do que aparece nestas estimativas! Agora qual é a probabilidade de isto acontecer no meio de uma das mais graves crises económicas dos ultimos 50 anos nos EUA, quando se encontram em duas guerras de media intensidade no medio Oriente, quando o Pentágono já gasta mais do que o resto do Planeta todo junto em defesa!

Mas que não fiquem dúvidas, em termos de vector, "aquilo", se tudo correr bem, é uma maravilha! Um caça com o RCS de um F-117, com as capacidades dinâmicas de um "Hornet", com o dobro do alcance deste e com um conjunto de sistemas electrônicos capazes de fazer corar de inveja um "X-Wing" equipado com R2D2 e tudo... JESUS :shock:
Para a FAP, JÁ.

Em termos de custos a minha predição é a seguinte, 2/3 do custo de um Raptor caso este fosse construido no mesmo ano... :wink: Mas a minha predição vale o que vale (nadinha :mrgreen:)

Abraços

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
b.verde
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#347 Mensagem por b.verde » Seg Abr 07, 2008 1:10 pm

A FAP hoje é superior à FAB em meios avançados e praticamente tudo... :roll:

Pergunto: Em que? (Caças, Avião alerta aéreo antecipado, Transporte, Treinamento, Etc, Etc, Etc... ) Não vale incluir a OTAN, referindome a cada país na sua individualidade...
Não inclu-o aí a capacidade Industrial Aéronaltica Brasileira que é infinitamente superior a de Portugal... mas isso é outro assunto.

Abraços.

"Creio em Jesus Cristo"

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#348 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Abr 07, 2008 1:22 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:O pessoal fontado anda muito agressivo ultimamente. Lamentável isso.
Análise equivocada, Carlos, pelo menos sob minha ótica!

A agressividade não tem partido dos "fontados", mas sim daqueles que ouviram as informações postadas pelos ditos cujos. Algumas pessoas daqui (DB) têm o hábito de bater em quem trás informações, como se estes indivíduos ("fontados") fossem os responsáveis pelo que se passa nos bastidores do Governo e das FFAA.

Os tais "fontados" são apenas portadores de informações oriundas por quem participa do processo, não ganham nada divulgando e nem possuem capacidade de decisão sobre o processo. Na verdade eles sentem prazer em compartilhar uma informação que pode ajudar a todos a compreender o processo e tentar a prever o resultado final, seja ele qual for.

Mas não, misturam as coisas e acham que uma informação vinda de um dado "fontado" representa o seu interesse em defender o seu equipamento preferido. Claro que um "fontado" é um torcedor e entusiasta dos assuntos aqui versados, é natural que vibre com uma informação que trás se a mesma for do interesse pessoal dele, ou seja, sobre o que ele prefere em termos de um equipamento em si. Porém o certo seria separar a informação trazida por si só da preferência pessoal de quem a trouxe.

Eu, por exemplo, já trouxe informações em momentos diferentes sobre o Rafale, sobre o SU-35-1 e até do F-35, no passado recente tive informações sobre o F-16 que confirmavam o que o Beraldi disse aqui no DB. Assim o que eu defendo é a existência da informação, ou a sua veracidade. Se a coisa vai se concretizar ou não, são outros quinhentos, até porque todos aqui sabem muito bem que neste meio as coisas mudam da noite para o dia e isso independe da vontade dos "fontados". Informações estas que trouxe e que às vezes me desagradam e muito, mas prefiro torná-la aberta para os amigos e colegas, ao invés de não dizê-la aqui, como se isso pudesse influenciar alguma coisa em relação as minhas preferências sobre um dado equipamento.

Portanto, para encerrar, quem anda apanhando (e muito!) aqui são os "fontados", que têm suas idoneidade colocadas a prova a todo instante quando se questiona se tais informações são verdadeiras ou frutos maquiavélicos de um entusiasta que as criam com intenções espúrias. Isso é mais do que agressão! E quando um "fontado" se vê como alvo de críticas pesadas, que colocam em xeque até a individualidade dele, passa a ser pra lá de razoável que este perca o equilíbrio e comece a agir como alguns interlocutores, isto é, igualmente agride. Até porque isso é uma característica do ser humano, ele até aceita apanhar, mas em um dado momento perde o medo e bate, e quando faz isso, bate mais forte do que apanhava antes.

Abraços,

Orestes "Tyson"
Se existisse um MSF (Movimento dos Sem Fonte) eu ainda assim teria que bater na porta e pedir licença para entrar, ou seja, nadinha, nadinha de fontes. Mas mesmo sendo um "Sem Fonte" de Pai, Mãe e Parteira, acredito que os "fontados" oferecem um serviço essencial ao DB, e o que é melhor de graça!!! Se as informações que recebem e nos transmitem se tornarão realidade um dia..."Tempo, tempo, tempo, tempooooo..." (By Caetano). É esperar prá ver e vamos assim seguindo com os debates.

Portanto, no meu entender... Vida Longa aos "Fontados"!!!

PS: Orestes "Tyson" :lol: :lol: :lol:

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#349 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 07, 2008 1:29 pm

Estou lendo um livro que fala sobre a progressão do Design de Aeronaves de Combate... desde os primórdios até os dias de hoje.

Embora esteja relendo cada capítulo umas 10 vezes para poder entender :oops: :D , estou achando bem interessante até agora.

Em um determinado momento o autor começa a fazer uma análise das diferentes partes do projeto de uma aeronave de combate e a evolução dos custos ao longo do tempo.

Bom, de acordo com o autor aeronaves sofisticadas como o F-35 ou mesmo o Typhoon ou o Rafale, é estimado que a parte "eletrônica" (radar, sensores, integração de armamentos, cockpit, 'fly by wire') seja responsável por em torno de 40% do custo da aeronave.

Levando-se em consideração que o F-35 ainda está dando os seus primeiros passos e grande parte da sua eletrônica ainda não está integrada, eu não duvidaria se os custos dessa aeronave (associado a inflação ao longos dos anos) não aumente em até 40%.

Além disso uma coisa que vários colegas aqui apontaram e mesmo o próprio NJ mencionou na entrevista é que será que estamos preparados para o F-35? Será que das aeronaves disponíveis essa é a que mais se adequaria ao que a FAB precisa?

Embora tenha muito potencial, é importante saber se é o melhor para a nossa realidade :D

Enfim... debatamos, pois debater é preciso :D

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#350 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Abr 07, 2008 7:10 pm

Orestes, veja bem. Se há alguém agredindo vocês, batam e firme. Mas não fui só eu que percebi isso, podes ter certeza e o movimento de saída combinada, como que formando um grupo, apenas realçou ainda mais essa impressão. Mas é aquilo né? Quem sou eu prá opinar...

Você sabe das minhas posições sobre o relacionamento entre os amigos do fórum. Jamais eu chegaria a falar isso se não tivesse uma mínima ponta de razão. Se você respondeu, já consegui meu objetivo, que é fazer com que os amigos do GF(grupo dos fontados) não se afaste.

Pelo menos um ainda está aqui. :wink: :D

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#351 Mensagem por orestespf » Seg Abr 07, 2008 9:25 pm

Carlos Mathias escreveu:Orestes, veja bem. Se há alguém agredindo vocês, batam e firme. Mas não fui só eu que percebi isso, podes ter certeza e o movimento de saída combinada, como que formando um grupo, apenas realçou ainda mais essa impressão. Mas é aquilo né? Quem sou eu prá opinar...

Você sabe das minhas posições sobre o relacionamento entre os amigos do fórum. Jamais eu chegaria a falar isso se não tivesse uma mínima ponta de razão. Se você respondeu, já consegui meu objetivo, que é fazer com que os amigos do GF(grupo dos fontados) não se afaste.

Pelo menos um ainda está aqui. :wink: :D
Grande amigo e irmão Carlos, sua opinião pra mim é lei e falo sério. Sua forma combativa de postar é de dar inveja (saudável) e mais do que admiro isso, então...

Bem... Bater por bater não é o meu estilo, como sempre diz o grande amigo Túlio, sou do tipo que "bate e depois assopra". :D :D

Adoro um bom embate, uma boa briga, não fujo a ela, pelo contrário adoro o confronto sadio de idéias e às vezes os amigos e colegas nem percebem o quanto evoluo com tudo isso. Como exemplo, basta dar uma olhada nos meus posts inicias no DB e os de hoje. Dar o braço a torcer é assimilar a evolução dos conhecimentos que se adquire. Não estou aqui para impor nada, mesmo parecendo, mas apenas para informar e/ou desinformar (mesmo sem intenção primária).

Quando disse que acataria a decisão dos demais "fontados" é porque fui solidário a turma dos "toma porrada", apanhamos mesmos, mas... Mas batemos também e isso é fato! Gostemos ou não, agredimos os amigos que pensam ou vêem as coisas por outra ótica (seja lá qual for) e isso provoca "dores", mas tenho certeza que isso não foi intencional.

Assim sendo, achei prudente e pertinente não deixar órfão os demais amigos e colegas do fórum, não que minha opinião seja relevante ou que tenha algum valor, mas não deixar sem resposta aqueles que ainda se indagam sobre tudo que aqui se passa. É desagradável provocar e não estar pronto para responder (quando é possível). Se trouxe algo novo, que assuma a responsabilidade sobre as críticas e elogios. É por isso que voltei atrás, não para decepcionar os que não querem mais "apanhar", mas para dar ouvidos aos que ainda não ficaram totalmente esclarecidos (se é que tenho competência para tal, visto que não conseguirei responder a tudo, apenas ousar abstrair sobre assuntos que igualmente não possuo controle e "fluência").

Forte abraço,

Orestes

Carlos Mathias

#352 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Abr 07, 2008 11:48 pm

Beleza Orestes, não esperava nada menos que isso vindo de você. Espero agora que os outros amigos entendam e voltem.

Quando disse bater, não foi bater. Foi bater com argumentos sólidos e incontestes, ou ao menos que sejam fortes porradas. Você é craque nisso.

Eu já apanhei como poucos aqui, apanho a cada onda que passa. Mas não abandono o barco nem sua tripulação. Talvez meus vinte anos como comissário de bordo tenham me ensinado que no final do vôo todos dizem: "Obrigado".

Depois da onda tudo fica bem.

Abraços!

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#353 Mensagem por Beronha » Ter Abr 08, 2008 12:04 am

Eu sou um que agradeço pessoalmente os que dão a cara pra bater colocam suas infos aqui pra galera sem delongas ... seja quem for o fontado que coloque uma info ,eu sempre agradeço .

agora se vcs quiserem infos de velas,parafusos e afins contem comigo!!!

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#354 Mensagem por Morcego » Ter Abr 08, 2008 9:52 am

Carlos Mathias escreveu:Beleza Orestes, não esperava nada menos que isso vindo de você. Espero agora que os outros amigos entendam e voltem.

Quando disse bater, não foi bater. Foi bater com argumentos sólidos e incontestes, ou ao menos que sejam fortes porradas. Você é craque nisso.

Eu já apanhei como poucos aqui, apanho a cada onda que passa. Mas não abandono o barco nem sua tripulação. Talvez meus vinte anos como comissário de bordo tenham me ensinado que no final do vôo todos dizem: "Obrigado".

Abraços!
Eu tb gosto de BRIGA, como cavalheiros mas ainda assim BRIGA.

Imagem

soultrain
Sênior
Sênior

#355 Mensagem por soultrain » Ter Abr 08, 2008 11:21 am

Boas,

Não vou cotar as respostas anteriores, vou antes tentar responder com um só texto, estou com muita falta de tempo.

Orestes,

Acho que há um mal entendido, o Beraldi afirmou e reafirmou que eu estaria com inveja da FAB, o que não corresponde à verdade, eu quero muito que o Brasil e a FAB se deêm bem, gostava inclusivie gostava que houvesse um relacionamento mais estreito entre as nossas forças, embora seja complicado pelo nosso apertado orçamento. É esse ponto que rebato.

Não vou entrar no mérito o que é melhor em cada força, expressei a minha opinião somente em relação a meios avançados e sei que é polémica, mas é a minha opinião. O Brasil está a caminhar em passos largos para alterar esta situação, o mais visivel agora será os programas de mísseis, que é um clube muito restrito.

Quem sabe Portugal não poderá ser cliente? O ideal era ser parceiro, mas era uma loucura para nós, mais uma vez o nosso orçamento de defesa é muito pequeno para isso.

Quanto ao F/A-35 eu não puz as coisas de maneira depreciativa para o Brasil, releia novamente tudo o que eu escrevi, acho é que na cadeia desde o vendedor até chegar aqui, alguma informação foi deturpada, intencionalmente ou não.
Mais uma vez, o F/A-35 sempre esteve na minha lista de aeronaves para a FAB e só não está mais acima por ser um F/A. Repare que quase todos os aliados queriam F-22, embora tivessem acesso ao F/A-35, isso não quer dizer nada?

Discordo que a FAB não tenha condições de operar tal aeronave, a sua complexidade e manutenção deve estar na mesma escala que qualquer aeronave moderna, mesmo o F-16 (Blk 60 ou outro qualquer mais recente). Pelo contário, a longo prazo, é minha convicção, que será mais barato de operar que qualquer F-16. (Gripen e SU eu não faço a minima ideia, por um lado ainda há poucos operadores de Gripen e os russos têm uma lógica diferente, supostamente será mais barato).

Obviamente tenho a minha torcida, que é o EF-2000, nunca o escondi, mas sei que é quase impossível.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#356 Mensagem por crubens » Ter Abr 08, 2008 11:33 am

Soultrain o meu preferido e o EF-2000, nessa ai estou com você.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2847 vezes

#357 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 08, 2008 11:36 am

Eu continuo a pensar uma coisa muito simples, enquanto que a FAB (neste caso devia dizer o Governo Brasileiro) continuar com pedidos tão baixos (pouco para um país com as dimensões quase continentais do Brasil) é muito díficil arranjarem o tipo de negócios que tantas vezes eu leio no fórum.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#358 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 08, 2008 11:42 am

Exato. Por isso que se alguém está se dispondo a fornecer tecnologia, sejam russos, franceses, americanos ou suecos, é porque as vendas são grandes. Vejamos. Até 2025, só para trocar os atuais 55 (?) F-5 e 53 AMX são necessários 108 aviões. Número insuficiente para um Brasil em 1990, 2008 e será risível em 2025, quando TODOS F-5 não estarão mais voando e os AMX no chão por falta de peças e manutenção proibitiva.
O Brasil comprará UMA NOVA FROTA no prazo de 15 anos s enão quiser ficar sem nenhum avião pós-2020. Em 2020 tenho por baixo, que o ideal deveria ser pelo menos 150 aviãos de respeito na FAB, mas...
Em 2020, a 5ª ou 6ª economia do mundo, bilhões de barris de petróleo, maior produtor mundial de carne e produtos agrícolas, minério de ferro, 3º maior fabricante de aeronaves, sem qualquer aeronave decente em seu inventário.
Aliás, os treinadores precisam ser pensados já pela FAB, junto com F-X.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#359 Mensagem por Luís Henrique » Ter Abr 08, 2008 2:56 pm

Em termos de combate 1x1 so mesmo o Pak ou o F-22 para bater o F-35.

So um outro caça de 5ª geração... EF, Rafale e Su-35-1 rodam bonito.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#360 Mensagem por orestespf » Ter Abr 08, 2008 3:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Beleza Orestes, não esperava nada menos que isso vindo de você. Espero agora que os outros amigos entendam e voltem.

Abraços!
[009] [009]

Responder