jacquessantiago escreveu:Sintra escreveu: Leiam a partir do 24 post: http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=79814
De acordo com a tabela da USAF, o Flyaway Unit Cost em funcao das quantidades produzidas seria:
2007: 2 und -> USD 247mi
2008: 6 und -> USD 215mi
2009: 8 und -> USD 199 mi
2010: 12 und -> USD 158 mi
2011: 24 und -> USD 124 mi
2012: 42 und -> USD 101 mi
2013: 48 und -> USD 91 mi
2014-ate completar os pedidos para a USAF: 1.621 und -> USD 79 mi ou o equivalente a EUR 50 mi a taxa de cambio atual. Este valor deve ser uma barganha para os Europeus e deve estar deixando a Dassault e o consorcio Eurofighter sem dormir bem.
Esse valor eh muito diferente do declarado pelo Ministro da Defesa?
Preco medio para as unidades (Flyaway Unit Cost) -> USD 83 mi
Vc realmente acha este valor fora da realidade, para um caca stealth, com radar AESA e avionicos de ultima geracao?
O GAO tem que gritar mesmo, esta no papel dele.
[]'s
Jacques
Jacques
Estes nºs NÃO SÃO do GAO, são da USAF, e sim, caso este valor de 80/83 milhões de dolares se mantenha é fantástico, é idêntico ao do Typhoon e ligeiramente superior ao do RAFALE C, o que para um caça supersonico LO de 13.2 ton com os sistemas que supostamente incorporará é magnifico, quero um para mim.
Agora, eu quero ver este nº manter-se, de 2006 até Fevereiro de 2008 este mesmissimo valor foi de 48 milhões de dolares para 83 milhões de dolares, e só agora começaram a cortar o metal para o primeiro avião de série...
De notar que esse valor é um valor médio para toda a frota de 1763 aviões, que se forem entregues à velocidade de 48 unidades por ano que o Congresso impôs, o ultimo vai ser entregue em 2043! Como é que raios foi calculada a inflação em...por exemplo, 2031?!
Repito, se conseguirem exportar AQUELE avião por um valor idêntico ao do Super Hornet e dos "Euro Canards" a Lock Mart tem um vencedor, limpa o mercado de uma ponta à outra e acaba com as linhas de montagem da concorrência. Agora, não creio que vá ser exactamente isso que vai acontecer, o "Fly Away Cost" vai continuar a subir durante algum tempo e vai acabar por estabilizar, quando é que isso vai acontecer e qual o "Fly Away Cost", em, digamos 2015/16, isso vai depender em grande parte da próxima Administração Norte Americana e do apoio que o programa receber. Se garantirem compras importantes, se aumentarem a entrega do nº de aviões por ano, se a inflação se mantiver estável, se o Dolar se mantiver estável, se o Petroleo não aumentar, etc, etc, etc, então até pode dar-se o caso de aparelho ser mais barato do que aparece nestas estimativas! Agora qual é a probabilidade de isto acontecer no meio de uma das mais graves crises económicas dos ultimos 50 anos nos EUA, quando se encontram em duas guerras de media intensidade no medio Oriente, quando o Pentágono já gasta mais do que o resto do Planeta todo junto em defesa!
Mas que não fiquem dúvidas, em termos de vector, "aquilo", se tudo correr bem, é uma maravilha! Um caça com o RCS de um F-117, com as capacidades dinâmicas de um "Hornet", com o dobro do alcance deste e com um conjunto de sistemas electrônicos capazes de fazer corar de inveja um "X-Wing" equipado com R2D2 e tudo... JESUS
Para a FAP, JÁ.
Em termos de custos a minha predição é a seguinte, 2/3 do custo de um Raptor caso este fosse construido no mesmo ano... Mas a minha predição vale o que vale (nadinha )
Abraços