EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#346 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 11, 2009 9:26 pm

Já que a brigada vai ser full Leopard, uns Gepard até que poderiam valer a pena, não???




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#347 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Ago 11, 2009 9:50 pm

[quote="Bolovo"]Uma pergunta.

É verdade que a 9ªBda Inf Mtz é baseada no modelo de Brigada Styker americano? Ouvi falar isso em algum lugar. E a idéia é transformar toda Bda Inf Mtz em Inf Bld ou C Mec? O que é preciso para conseguir isso?[/quote]

Pelo que sei, a idéia no Exercito Brasileiro é constituir Brigadas de Infantaria Mecanizadas equipadas com o VBTP-MR em projeto pela IVECO.

Como a Brigada Stryker é uma brigada de infantaria mecanizada, como já existe há vários anos, e como inclusive, já entrou em combate no Iraque, é muito possível que sua organização vá influenciar a organização da brigada brasileira.

A Brigada Stryker é uma brigada baseada em batalhões de infantaria sobre VBTPs, que no caso são uma variante do MOWAG Piranha.

A organização da Brigada Stryker é a seguinte:

1 x Companhia de Comando
1 x Batalhão de Reconhecimento
3 x Batalhões de Infantaria
1 x Grupo de Artilharia
1 x Companhia Anti-carro
1 x Companhia de Engenharia de Combate
1 x Batalhão Logístico
1 x Companhia de Transmissões
1 x Companhia de Informação

Algumas peculiaridades desta brigada:

Cada um dos batalhões tem uma Companhia de MOWAG Piranha M1128, com canhão de 105 mm modelo M68, com um total de 12 carros na companhia.

A sua principal tarefa é a de apoiar a ação da infantaria, destruindo “bunkers”, abrindo caminho no combate urbano, atuando contra viaturas blindadas leves etc. A tarefa anti-carro é função precípua da companhia desta especialidade na brigada.

A Companhia Anti-carro este equipada com a Viatura Anti-carro M1134 dotada de lançador de míssil TOW.

A Viatura Porta-Morteiro M1129 é dotação de várias unidades na Brigada. Assim, está presente tanto na Companhia de Comando como nas de infantaria e no Batalhão de Reconhecimento, num total de 36 VPMs. O carro leva um morteiro M121 de 120 mm e um morteiro de 81 mm ou de 60 mm para o combate desembarcado,
conforme o tipo de unidade.

Bacchi




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: EE-T1 Osório

#348 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Ago 11, 2009 10:09 pm

Bolovo escreveu:Já que a brigada vai ser full Leopard, uns Gepard até que poderiam valer a pena, não???
Acho não... Já defendi o Gepard pacaceta aqui, mas tá ficando defasado, e vai ser substituído pelo SysFla. Claro que ele sairia baratim, mas e a eficiência?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: EE-T1 Osório

#349 Mensagem por Guerra » Ter Ago 11, 2009 10:16 pm

Moccelin escreveu:
Provavelmente esse nome (Inf em uma e Cav na outra) vem de motivos históricos, ou pra não criar problemas entre os Infantes e os Cavalarianos.
Olha que interessante. Para acabarem com a 5ª BCB no Rio, trnsformaram a 5ª BIB em BCB. Só que como foi uma transformação a 5ª BCB nova ficou com todo o historico da 5ª BIB (estandarte, cançõ etc) quandos os cavalarianos descobriram era tarde demais rsrsrsrs.
O ÚNICO diferencial entre as duas é que deixaram a 5a sem um guarda-chuvas orgânico... Provavelmente por sua área de atuação estár coberta por algum outro guarda-chuvas, mas orgânico ela não tem.
Já ouvi falar que no papel (e no projeto de reestruturação) existe
E isso me chamou a atenção pra um detalhe interessante... As 4 Brigadas de Cav Mec tem muito mais "pé de poiera" e todas são de Cavalaria...
Disso eu não sabia. Essa infomação é confiavel?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EE-T1 Osório

#350 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 11, 2009 10:28 pm

glauberprestes escreveu:
Bolovo escreveu:Já que a brigada vai ser full Leopard, uns Gepard até que poderiam valer a pena, não???
Acho não... Já defendi o Gepard pacaceta aqui, mas tá ficando defasado, e vai ser substituído pelo SysFla. Claro que ele sairia baratim, mas e a eficiência?
Nem conhecia esse SysFla...

Imagem

http://img17.imageshack.us/img17/6599/vieweraspx.jpg

Imagem


Será que é muito trabalho pegar um Uruveco ou Charrua da vida e colocar uma torre com sistema semelhante?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: EE-T1 Osório

#351 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Ago 11, 2009 10:51 pm

Não... seria bem fácil até. Dá até pra construir aqui, só precisamos de um canhão de alta cadência e um FLIR. O resto já temos, ou é opcional (um manpad integrado).




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#352 Mensagem por Moccelin » Ter Ago 11, 2009 11:07 pm

SGT GUERRA escreveu:.
.
.
E isso me chamou a atenção pra um detalhe interessante... As 4 Brigadas de Cav Mec tem muito mais "pé de poiera" e todas são de Cavalaria...
Disso eu não sabia. Essa infomação é confiavel?
Fui meio infeliz nessa afirmação, afinal não existe um só batalhão de infante nas Brigadas C Mec, só regimentos... Acho que tinha tanta janela aberta que eu acabei me confundindo, achando que as Bda C Mec também tinham BIBs, e não tem. Desculpem pelo comentário inválido. Mas quando eu falei "pé-preto" eu estava contando os Fuzileiros Cavalarianos também.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#353 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 12, 2009 7:52 am

[quote="jauro"]Ou seja a ENGESA pulou a cerca com a ARABIA, engravidou e pariu o Osório.
Os árabes não adotaram a cria. Nesta altura, como foi concebido pelos padrões Árabes, o EB não quiz adotar filho alheio, pois não tinha nehuma característica (ROBs) para nosso s posssíveis TOs. A Engesa virou mãe solteira e não conseguiu dar conta do bastardo (Osório). Fora o calote de 250 Vtr EE25 que não entregou e também não pagou a multa de recisão de contrato. Essa eu vi, ainda estava lá![/quote]

Jauro,

Tremendo prazer em encontrar neste sítio um colega da ENGESA!!!

Em que departamento você trabalhava?

Você teve contato comigo?

Grande abraço!

Bacchi




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1179
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 223 vezes

Re: EE-T1 Osório

#354 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Ago 12, 2009 12:03 pm

Moccelin escreveu:Carvalho, os RCCs são Regimentos (batalhão em cavalarianês) com esquadrões (companhia em cavalarianês) de CCs (tanques) e SÓ. Trabalham em conjunto com os infantes dos BIBs presentes nas brigadas, já os RCBs são uma espécie de mini-brigada, pois dentro do Regimento existem esquadrões de CCs e esquadrões de fuzileiros blindados (no caso cavalarianos de formação e não infantes).

Os RCCs estão presentes nas Brigadas com "Blindada" no nome (5a Bda C Bld e 6a Bda Inf Bld), ou seja, nas brigadas sem educação, onde a ação de choque ia ser poderosa com 2 RCCs abrindo caminho e os 2 BIB assumindo a posição depois (acho que as duas são quaternárias com 2+2), porque só os CCs não cumprem a função sozinhos.

Já os RCBs estão nas Brigadas de Cavalaria Mecanizada, brigadas mais leves, com o grosso formado por blindados sobre rodas, e a sua função é justamente fazer o que as Bda C/Inf Bld fazem, porém em menor escala... Usar os CCs na ação de choque, e os fuzileiros pra terminar o serviço. Seria mais ou menos assim, os Esq C Mec estão espalhados no terreno fazendo Rec e tal, aí tem um objetivo que eles não dão conta sozinhos, mas que não é importante o suficiente pra deslocar toooooda uma Bda C/Inf Bld, a própria Brigada Mecanizada tem os seus CCs... Antigamente (e atualmente) eram os M-41C, e agora serão os Leo 1A1 (BE).

E outra coisa, caso você não tenha percebido, apesar da 5a ser de Cavalaria e a 6a de Infantaria na prática são a mesma coisa, 2 RCC e 2 BIB, e os Batalhões de Apoio. Provavelmente esse nome (Inf em uma e Cav na outra) vem de motivos históricos, ou pra não criar problemas entre os Infantes e os Cavalarianos. O ÚNICO diferencial entre as duas é que deixaram a 5a sem um guarda-chuvas orgânico... Provavelmente por sua área de atuação estár coberta por algum outro guarda-chuvas, mas orgânico ela não tem.

E isso me chamou a atenção pra um detalhe interessante... As 4 Brigadas de Cav Mec tem muito mais "pé de poiera" e todas são de Cavalaria...

Mas enfim, tudo tem ligação com os meios e consequentemente com as missões de responsabilidade das Brigadas, Batalhões/Regimentos, Companhias/Esquadrões...
Muito boa a explicação do Moccelin.

Aproveitando a deixa... o exército americano está se reestruturando e, pelo que entendi, não haverá mais Unidades específicas de CC e outras de InfBld, mas somente batalhões mistos, como são hoje nossos RegCavBld.
O que vocês acham, deveríamos, também, reestrututar nossas unidades assim, ou seja, ao invés de 4 RCC, 4 BIB e 4 RCB, passarmos a ter 12 RCB?
Dessa forma, as brigadas blindadas, ao invés de 4 RCB (resultante de seus 2 RCC e dos 2 BIB), poderíam ter 3 RCB e 1 RCM (hoje, apenas um EsqCM). Com os 2 RCB que sobraríam poderíam, acrescidos de outras unidades, ser criada uma nova brigada blindada ou duas mecanizadas.

Um abraço,

Robson




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: EE-T1 Osório

#355 Mensagem por Guerra » Qua Ago 12, 2009 2:24 pm

RobsonBCruz escreveu: Muito boa a explicação do Moccelin.

Aproveitando a deixa... o exército americano está se reestruturando e, pelo que entendi, não haverá mais Unidades específicas de CC e outras de InfBld, mas somente batalhões mistos, como são hoje nossos RegCavBld.
O que vocês acham, deveríamos, também, reestrututar nossas unidades assim, ou seja, ao invés de 4 RCC, 4 BIB e 4 RCB, passarmos a ter 12 RCB?
Dessa forma, as brigadas blindadas, ao invés de 4 RCB (resultante de seus 2 RCC e dos 2 BIB), poderíam ter 3 RCB e 1 RCM (hoje, apenas um EsqCM). Com os 2 RCB que sobraríam poderíam, acrescidos de outras unidades, ser criada uma nova brigada blindada ou duas mecanizadas.

Um abraço,

Robson
essa mudança esta prevista no plano de reestruturação das OMs blindadas.

Inclusive eu estive no 13º BIB dias atrás e vi a construção da 4ª Cia Fzo Bld.

Imagem

Vi tb uma patrulha ensaiando ...e vi a bandeira do Coronel jauro!! :lol: :lol:

Imagem

Imagem




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: EE-T1 Osório

#356 Mensagem por Moccelin » Qua Ago 12, 2009 5:27 pm

Mas Guerra, pra converter os RCCs e BIBs todos em RCBs não haveria um pequeno probleminha dos BIBs serem de infantaria?
Temos 2 brigadas Blindadas, totalizando 4 RCCs e 4 BIBs, pra transformar tudo em 8 RCBs seriam os 4 BIBs convertidos em unidades de Cavalaria, ou seriam unidades nível batalhão mixtas, com Esquadrões e Companhias misturados num mesmo Regimento/Batalhão??? E a questão do comando dessas unidades, ficariam nas mãos de cavalarianos, ou ensinariam os infantes a comandar CCs em nível Batalhão (afinal em nível brigada já comandam).

Pode parecer que as dúvidas são meio "rolhas", afinal são apenas 4 BIBs, mas mesmo assim me chamou a atenção pra esse detalhe.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: EE-T1 Osório

#357 Mensagem por Guerra » Qua Ago 12, 2009 6:39 pm

Moccelin escreveu:Mas Guerra, pra converter os RCCs e BIBs todos em RCBs não haveria um pequeno probleminha dos BIBs serem de infantaria?
Temos 2 brigadas Blindadas, totalizando 4 RCCs e 4 BIBs, pra transformar tudo em 8 RCBs seriam os 4 BIBs convertidos em unidades de Cavalaria, ou seriam unidades nível batalhão mixtas, com Esquadrões e Companhias misturados num mesmo Regimento/Batalhão??? E a questão do comando dessas unidades, ficariam nas mãos de cavalarianos, ou ensinariam os infantes a comandar CCs em nível Batalhão (afinal em nível brigada já comandam).

Pode parecer que as dúvidas são meio "rolhas", afinal são apenas 4 BIBs, mas mesmo assim me chamou a atenção pra esse detalhe.
Não seria bem um RCB. A idéia, Mocellin, é que as unidades (RCC e BIB) façam uma troca de uma subunidade. Então no RCC teria uma cia de FZO, com infantes e VBTP, e os BIB teriam um esquadrão com cavalarianos com LEO.
Eu disse que seriam RCB porque na pratica esse formato, e o formato dos RCB são de FT prontas.
Quanto a infante no comando de cavalariano e cavalariano a comando infante, a idéia é justmente acabar com esse paradigma. A infantaria absorver um pouco das caracteristicas da cavalaria, e a cavalaria absover um pouco da infantaria.
Nossos pessoal de cavalaria manja muito de blindado. E nós infantes somos meio...como que eu posso dizer? Em compensação, o inverso também existe.
Dizem que isso foi algo que foi notado no CIBLD (olha a importancia do Centro) quando as duas armas passaram a fazer cursos juntas




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: EE-T1 Osório

#358 Mensagem por jauro » Qua Ago 12, 2009 6:52 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
jauro escreveu:Ou seja a ENGESA pulou a cerca com a ARABIA, engravidou e pariu o Osório.
Os árabes não adotaram a cria. Nesta altura, como foi concebido pelos padrões Árabes, o EB não quiz adotar filho alheio, pois não tinha nehuma característica (ROBs) para nosso s posssíveis TOs. A Engesa virou mãe solteira e não conseguiu dar conta do bastardo (Osório). Fora o calote de 250 Vtr EE25 que não entregou e também não pagou a multa de recisão de contrato. Essa eu vi, ainda estava lá!
Jauro,

Tremendo prazer em encontrar neste sítio um colega da ENGESA!!!

Em que departamento você trabalhava?

Você teve contato comigo?

Grande abraço!

Bacchi
Não trabalhei na ENGESA, mas sim no Departamento de Material Bélico/EB (Antiga DMM, hoje DLog)




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: EE-T1 Osório

#359 Mensagem por jauro » Qua Ago 12, 2009 7:07 pm

SGT GUERRA escreveu:
RobsonBCruz escreveu: Muito boa a explicação do Moccelin.

Aproveitando a deixa... o exército americano está se reestruturando e, pelo que entendi, não haverá mais Unidades específicas de CC e outras de InfBld, mas somente batalhões mistos, como são hoje nossos RegCavBld.
O que vocês acham, deveríamos, também, reestrututar nossas unidades assim, ou seja, ao invés de 4 RCC, 4 BIB e 4 RCB, passarmos a ter 12 RCB?
Dessa forma, as brigadas blindadas, ao invés de 4 RCB (resultante de seus 2 RCC e dos 2 BIB), poderíam ter 3 RCB e 1 RCM (hoje, apenas um EsqCM). Com os 2 RCB que sobraríam poderíam, acrescidos de outras unidades, ser criada uma nova brigada blindada ou duas mecanizadas.

Um abraço,

Robson
essa mudança esta prevista no plano de reestruturação das OMs blindadas.

Inclusive eu estive no 13º BIB dias atrás e vi a construção da 4ª Cia Fzo Bld.

Imagem

Vi tb uma patrulha ensaiando ...e vi a bandeira do Coronel jauro!! :lol: :lol:

Imagem

Imagem
Que beleza Guerra!
Só uma ressalva a construção é da Garagem da 4ª Cia. O pavilhão da Cia já existe.

Quanto à colocação do Robson: Que é que tá havendo Robson quer acabar com a Infantaria? :lol: :lol: :lol: .
Brincadeirinha.
Mas tem muito de tradição Robson. Muita poeira, muita graxa, muito fuzil , muita couraça e principalmente muito cheiro de cavalo e bosta dos mesmos no ar. Mas combater juntos que é bom, nada. Já os americanos tem boa experiência disso e por isso aos poucos vão inovando.
Quem sabe algum dos aventureiros sulamericanos nos proporciona um combate destes, pois até agora foi sempre separados, (GTAliança, IIGM) Inf e Cav justapostos. E na AL, que eu saíba ninguém ainda unificou Cav com Inf.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1179
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 223 vezes

Re: EE-T1 Osório

#360 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Ago 13, 2009 8:44 am

jauro escreveu:
SGT GUERRA escreveu: essa mudança esta prevista no plano de reestruturação das OMs blindadas.

Inclusive eu estive no 13º BIB dias atrás e vi a construção da 4ª Cia Fzo Bld.

Imagem

Vi tb uma patrulha ensaiando ...e vi a bandeira do Coronel jauro!! :lol: :lol:

Imagem

Imagem
Que beleza Guerra!
Só uma ressalva a construção é da Garagem da 4ª Cia. O pavilhão da Cia já existe.

Quanto à colocação do Robson: Que é que tá havendo Robson quer acabar com a Infantaria? :lol: :lol: :lol: .
Brincadeirinha.
Mas tem muito de tradição Robson. Muita poeira, muita graxa, muito fuzil , muita couraça e principalmente muito cheiro de cavalo e bosta dos mesmos no ar. Mas combater juntos que é bom, nada. Já os americanos tem boa experiência disso e por isso aos poucos vão inovando.
Quem sabe algum dos aventureiros sulamericanos nos proporciona um combate destes, pois até agora foi sempre separados, (GTAliança, IIGM) Inf e Cav justapostos. E na AL, que eu saíba ninguém ainda unificou Cav com Inf.
Jauro,

Estou só provocando...
Mas não podemos nos ater a nossa própria experiência e não acompanhar com muita atenção as inovações de quem tem experimentado situações reais de combate, com grande frequencia e intensidade.

Um grande abraço,

Robson




Responder