O MMEV (nome original ADATS) é um excepcional produto (na minha opinião) que foi uma das vitimas do fim da Guerra Fria.
Este programa teve inicio como substituto do M247 Sergeant York DIVAD (Division Air Defense) que deveria ser o Gepard do exército dos EUA. Este veiculo, mobiliado com canhões Bofors de 40 mm e radares de busca e tiro, se revelou em testes prolongados, um fracasso, tendo sido cancelado após 50 veiculos terem sido produzidos.
Foi criado o programa ADATS (Air Defence Anti Tank System) para substitiui-lo. A torre com os misseis foi montada em chassi do VBTP M113.
Todavia o fim da Guerra Fria tornou este sistema redundante, sendo concelado pelo exercito dos EUA. Num pequeno numero foi adotado pelo Canada, e tambem em pequeno numero adotado pela Tailandia numa versão estatica.
A MOWAG instalou a torre do ADATS num dos seus veiculos (conjunto denominado MMEV) numa tentativa comercial.
Não teve exito.
Bacchi
Uma curiosidade sobre o que está em negrito: tentou-se usar uma variante do então radar dos F-16A (APG-66) como sensor principal. Segundo li à época (S&D ou T&D, sempre confundo), teria sido dito por um oficial ligado ao programa que não havia nada de errado com o radar, as armas e a VTR, apenas não funcionaram bem em conjunto. Sabes algo mais, Mestre Bacchi? Pergunto porque a explicação me pareceu BEM curiosa...
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Sex Abr 19, 2013 5:27 pm
por gral
Túlio escreveu:Uma curiosidade sobre o que está em negrito: tentou-se usar uma variante do então radar dos F-16A (APG-66) como sensor principal. Segundo li à época (S&D ou T&D, sempre confundo), teria sido dito por um oficial ligado ao programa que não havia nada de errado com o radar, as armas e a VTR, apenas não funcionaram bem em conjunto. Sabes algo mais, Mestre Bacchi? Pergunto porque a explicação me pareceu BEM curiosa...
Isso foi que ouvi também, integração de sistemas foi o que matou o programa(teve um incidente também, onde o sistema disparou contra um edifício, no qual estava uma comitiva que tinha vindo assistir o teste em questão, que não ajudou muito...). Integração de sistemas é um problema sério, outro sistema que fracassou por causa de integração foi o Mars-Passat soviético(conhecido pela OTAN como Sky Watch).
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Sex Abr 19, 2013 5:29 pm
por Túlio
EXATO! Deve haver muitas histórias interessantes aí...
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Sáb Abr 20, 2013 7:03 am
por Reginaldo Bacchi
Túlio escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:
O MMEV (nome original ADATS) é um excepcional produto (na minha opinião) que foi uma das vitimas do fim da Guerra Fria.
Este programa teve inicio como substituto do M247 Sergeant York DIVAD (Division Air Defense) que deveria ser o Gepard do exército dos EUA. Este veiculo, mobiliado com canhões Bofors de 40 mm e radares de busca e tiro, se revelou em testes prolongados, um fracasso, tendo sido cancelado após 50 veiculos terem sido produzidos.
Foi criado o programa ADATS (Air Defence Anti Tank System) para substitiui-lo. A torre com os misseis foi montada em chassi do VBTP M113.
Todavia o fim da Guerra Fria tornou este sistema redundante, sendo concelado pelo exercito dos EUA. Num pequeno numero foi adotado pelo Canada, e tambem em pequeno numero adotado pela Tailandia numa versão estatica.
A MOWAG instalou a torre do ADATS num dos seus veiculos (conjunto denominado MMEV) numa tentativa comercial.
Não teve exito.
Bacchi
Uma curiosidade sobre o que está em negrito: tentou-se usar uma variante do então radar dos F-16A (APG-66) como sensor principal. Segundo li à época (S&D ou T&D, sempre confundo), teria sido dito por um oficial ligado ao programa que não havia nada de errado com o radar, as armas e a VTR, apenas não funcionaram bem em conjunto. Sabes algo mais, Mestre Bacchi? Pergunto porque a explicação me pareceu BEM curiosa...
Tulio, eu sempre considerei esta historia do Sergeant York muito confusa.
Eu tenho a impressão que as causas reais nunca foram reveladas (acho que foi uma combinação de fatores). Acho que o problema foi varrido para baixo do tapete. por que estava incomodando. e maiores esclarecimentos iriam afetar carreiras de muita gente.
Eu sou um inimigo ferrenho de teorias de conspiração, mas este caso é uma exceção para mim.
Não acredito que tenha sido somente o radar.
Bacchi
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Sáb Abr 20, 2013 11:27 am
por gral
Reginaldo Bacchi escreveu:Tulio, eu sempre considerei esta historia do Sergeant York muito confusa.
Eu tenho a impressão que as causas reais nunca foram reveladas (acho que foi uma combinação de fatores). Acho que o problema foi varrido para baixo do tapete. por que estava incomodando. e maiores esclarecimentos iriam afetar carreiras de muita gente.
Eu sou um inimigo ferrenho de teorias de conspiração, mas este caso é uma exceção para mim.
Não acredito que tenha sido somente o radar.
Até onde eu sei, não foi só o radar. Eu disse antes que integração de sistemas foi, até onde eu sei, o que matou o programa, mas o M247 tinha outros problemas. Um problema bem sério era a questão da mobilidade - o M247 usava chassis de M48 Patton aposentados, e não tinha condições de acompanhar Abrams e Bradleys à toda, ou em todos os terrenos que esses dois podiam ir.
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Qui Abr 25, 2013 12:51 pm
por Paisano
Delta in Fórum Defesa Brasileira escreveu:Olha, não sei se o cara acertou nos conceitos, mas a qualidade do trabalho vale a pena ver! Gostei bastante!!
Muito Próximo do desenho apresentado pela ARES Aeroespacial e Defesa S.A
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Ter Abr 30, 2013 12:14 am
por gabriel219
denilson escreveu:Olha ai a torre do IFV Puma, num artigo das Forças de Defesa http://www.forte.jor.br/
Muito Próximo do desenho apresentado pela ARES Aeroespacial e Defesa S.A
Boa observação.
Creio que o desenho final não será este, como aconteceu com a REMAX.
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Qui Mai 09, 2013 5:33 pm
por jeanscofield
O Centro de Avaliações do Exército – Rio de Janeiro/RJ - iniciou avaliação da Viatura Blindada Transporte de Pessoal - Média de Rodas GUARANI.
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Qua Mai 15, 2013 8:49 am
por arcanjo
Centro de Avaliações do Exército – Avaliação da Viatura Blindada Transporte de Pessoal
Rio de Janeiro – No mês de maio, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) iniciou a avaliação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas GUARANI, do Lote de Experimentação Doutrinária. No dia 14 de maio, todas as viaturas serão submetidas ao teste de navegação, realizado em uma raia construída nas instalações do CAEx. Além desse, serão realizados outros testes: de rodagem (78.000 km), inspeções e testes de desempenho, tais como frenagem, transposição de rampas, desempenho do sistema de arrefecimento, aceleração, velocidade máxima, entre outros. Após o término dos testes de desempenho, as viaturas serão testadas no 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Rio de Janeiro/RJ), no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria/RS) e no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cascavel/PR).
Só observando que o 34BIMtz fica em Foz do Iguaçu(PR)
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Qua Mai 15, 2013 12:10 pm
por jauro
......serão testadas no 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Rio de Janeiro/RJ), no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria/RS) e no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cascavel/PR).
Mas eu acredito que os testes serão mesmo no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado (CASCAVEL/PR)
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Qua Mai 15, 2013 9:17 pm
por henriquejr
arcanjo escreveu:Centro de Avaliações do Exército – Avaliação da Viatura Blindada Transporte de Pessoal
Rio de Janeiro – No mês de maio, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) iniciou a avaliação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas GUARANI, do Lote de Experimentação Doutrinária. No dia 14 de maio, todas as viaturas serão submetidas ao teste de navegação, realizado em uma raia construída nas instalações do CAEx. Além desse, serão realizados outros testes: de rodagem (78.000 km), inspeções e testes de desempenho, tais como frenagem, transposição de rampas, desempenho do sistema de arrefecimento, aceleração, velocidade máxima, entre outros. Após o término dos testes de desempenho, as viaturas serão testadas no 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Rio de Janeiro/RJ), no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria/RS) e no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cascavel/PR).