Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3406 Mensagem por Moccelin » Ter Ago 11, 2009 10:52 am

Como já disseram o Guerra realmente é um forista 10, traz muita coisa boa, faz ótimos comentários, já aprendi muita coisa com ele, o único problema é que as vezes ele não consegue assimilar os problemas que são culpa sim do EB.

Essa história do R-105 ser de interesse de apenas 0,001% da população, bom, atualmente é, a não sei quantos anos atrás era de 0,01%, e no futuro vai ser de 0%, porque não haverá mais ninguém atirando, por pura e simples proibição, ou porque chegou-se a um ponto de gargalo impossível de se contornar. É um ciclo vicioso, quanto mais se cria barreiras menos gente vai querer atirar, e então diminui-se o mundo dos que sofrem influência do R-105. Como já mostraram aí, agora estão barrando armas de AR COMPRIMIDO. Parece que na hora que eu tiver grana pra comprar uma arma de ar decente eu já vou ter dificuldades...

Agora, Guerra, creio que você foi muito infeliz com o seu comentário sobre o MD-97 nas polícias... Se meu amigo que é PM ou o Pereira que vai fazer o concurso pro CFO PM nesse domingo, ou eu mesmo, que vou fazer o mesmo concurso abotoarmos o paletó de madeira por total culpa de um MD-97 que falhou na hora do vamos ver nossas familias devem falar "azar militar"??? Até certo ponto sim, afinal teríamos feito um juramento e tal, mas é assustador esse ponto.

Olha Guerra, e os outros defensores incondicionais do ponto de vista do EB, não digo que todos no EB tenham que saber tudo sobre a teoria do tiro, sobre as capacidades e limitações da arma e tal, inclusive esse meu amigo não sabia dos problemas do MD-97, afinal ele é um oficial, que por definição é generalista em tudo, e que escolheu estudar a fundo outras nuances do policiamento, PORÉM os experts do EB que legislaram essa história de ser proibido importar arma para a segurança pública se existir uma similar no mercado interno e ponto deveriam lembrar que no serviço policial o alvo atira contra você, e uma falha assume proporções realmente fatais.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3407 Mensagem por Guerra » Ter Ago 11, 2009 11:19 am

Moccelin escreveu:Como já disseram o Guerra realmente é um forista 10, traz muita coisa boa, faz ótimos comentários, já aprendi muita coisa com ele, o único problema é que as vezes ele não consegue assimilar os problemas que são culpa sim do EB.
Assimilo aqueles que realmente existem. Não aqueles que alguém acha que é um problema da instituição.
Que erro o EB comete em querer regulamentação de armas? O erro é não estar de acordo com os interesse das policias ou interesses de alguns?
A posição do EB não é uma ação, é uma reação. E todos sabem de onde vem a ação.
Agora, Guerra, creio que você foi muito infeliz com o seu comentário sobre o MD-97 nas polícias... Se meu amigo que é PM ou o Pereira que vai fazer o concurso pro CFO PM nesse domingo, ou eu mesmo, que vou fazer o mesmo concurso abotoarmos o paletó de madeira por total culpa de um MD-97 que falhou na hora do vamos ver nossas familias devem falar "azar militar"??? Até certo ponto sim, afinal teríamos feito um juramento e tal, mas é assustador esse ponto.
Mas todo mundo foi infeliz aqui nesse tópico, Mocellin. E o pior que os comentários infelizes só mostram como a visão da realidade esta distorcida no Brasil.
O fato por exemplo de eu ser um profissional de um exército paz é motivo de chacota e alguns usam isso para ridicularizar a força. Não é para manter a paz que o EB existe? Da mesma forma o fato de um policial ter que usar fuzil, metralhadora, helicopteros armados na rua, parece ser um motivo de valorização da força.
Infelizmente, se um policial for morto devido a um problema do MD 97, ele é vitima da politica do EB? Sim, com certeza. Mas não me venham dizer que é só isso. Existe muito mais atrás disso. E a própria policia tem muito mais culpa que o EB.
Portanto, é azar sim. Assim como seria azar meu se eu entrasse em combate com os meios disponiveis no EB.

Olha Guerra, e os outros defensores incondicionais do ponto de vista do EB, não digo que todos no EB tenham que saber tudo sobre a teoria do tiro, sobre as capacidades e limitações da arma e tal, inclusive esse meu amigo não sabia dos problemas do MD-97, afinal ele é um oficial, que por definição é generalista em tudo, e que escolheu estudar a fundo outras nuances do policiamento, PORÉM os experts do EB que legislaram essa história de ser proibido importar arma para a segurança pública se existir uma similar no mercado interno e ponto deveriam lembrar que no serviço policial o alvo atira contra você, e uma falha assume proporções realmente fatais.
No serviço do militar o alvo tb atira contra o militar. Ou você acha que os policiais vivem num mundo exclusivo dele. Seria muito bom (para mim, obviamente) se bandido atirasse só em policial.
E o que é pior para o militar, se tiver uma guerra, os alvos tb vão atirar. Nós vivemos com o pé em duas guerras. Para isso a gente trabalha para que pelo menos uma não exista.
Vcs estão atribuindo a culpa a instituição errada. O EB é tão vitima quanto qualquer outra instituição, ou cidadão.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3408 Mensagem por DDNN » Ter Ago 11, 2009 11:20 am

Uma solução que EB poderia adotar e de permitir que fabricantes de outros paises venha a ser instalar no Brasil, especialmente aqueles de primeiro mundo.
Td bem que são firmas extrangeiras, mas ja imaginou uma situação de guerra ou de extrema necessidade. Mesmo que a fabrica pertence a capital extrangeiro, as instalações ficam aqui....

Eles tem que contratar operarios locais e tambem não se leva uma fresadora CNC num Fiorino de um dia para outro.

Quanto a incentivo de EB em pequenas emprenderores, quem le R105 nas condições para obter TR (registro de fabricantes de produtos controlados) pode ver que isso foi feito sob medida para firmas grandes. Pequeno emprendedor, especialmente aquelas apenas na area de desenvolvimento, e IMPOSIVEL.

A verdade seja dita, EB ja mudou alguma coisa. Algumas medidas de bom senso esta sendo adotada, como de reconhecer banco de provas de outros paises. Mas ainda tem muita coisa a mudar.




DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3409 Mensagem por DDNN » Ter Ago 11, 2009 11:29 am

SGT GUERRA escreveu: No serviço do militar o alvo tb atira contra o militar. Ou você acha que os policiais vivem num mundo exclusivo dele. Seria muito bom (para mim, obviamente) se bandido atirasse só em policial.
E o que é pior para o militar, se tiver uma guerra, os alvos tb vão atirar. Nós vivemos com o pé em duas guerras. Para isso a gente trabalha para que pelo menos uma não exista.
Vcs estão atribuindo a culpa a instituição errada. O EB é tão vitima quanto qualquer outra instituição, ou cidadão.
Quanto a isto, qualquer um com algum conhecimento basico não tera duvida.
Mas tendo o alvo atirando ou não contra o atirador, a tecnica e esencias de tiro são as mesmas. O que muda são as tacticas, não?




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

Re: Novo Fuzil para o EB

#3410 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Ago 11, 2009 11:37 am

Eu iria responder, mas os posts do DDNN, Carlos Mathias, Zero4, Vitor, Ninjanki estão simplesmente perfeitos e precisos em todos os aspectos. Falaram tudo o que eu queria dizer e até mais, muito mais. Perfeito.

É muito bom ver que você não está pregando sozinho no deserto, que o pessoal enxerga a realidade, aquilo que está ocorrendo no dia a dia, as dificuldades daqueles que querem se dedicar aos esportes de tiro ou ao colecionismo e são tratados como criminosos ou terroristas em potencial.

Guerra, você precisa ser menos radical na defesa do EB e parar de colocar palavras na boca dos outros. Você criou um monte de exageros (venda descontrolada de armas, desvio de armas para traficantes, venda de fuzil para o zé das couves, etc.) que EM MOMENTO ALGUM foi proposto aqui, mesmo porque aqui não tem nenhum retardado para falar uma idiotice destas. Repito: não é desqualificando os outros que se passa automaticamente a ter razão. Você precisa aceitar que as políticas do EB em relação às armas e munições estão enganadas e resultam num "tiro no pé", em prejuízo para própria Instituição, o que leva toda a sociedade junto.

Quanto a este trecho que você escreveu:
Esse topico virou uma viagem na maionese. O que todo mundo quer não aparece aqui. Porque o Beraldi que abriu o tópico com o nome "NOVO FUZIL PARA O EB", diz que sabe qual é o fuzil que o EB vai adotar, mas não pode falar qual.
Não era isso que deveria ser discutido aqui?
É mais uma mentira sua querendo me desqualificar ou desacreditar. Desde que estive na LAAD deixei claro que o EB iria reformar os M964 para o padrão M964A1, que seria adotado como uma solução intermediária até que se decidisse o detino do MD97 após sua última atualização que deve ocorrer até outubro, sendo que, inclusive, eu descrevi quais eram todas as atualizações que seriam feitas no MD97.
E ainda acrecentei que, se isso do MD97 não desse certo, já havia o interesse de uma aproximação da IMBEL com a HK, que resultaria provavelmente numa parceria envolvendo o HK G36 ou o HK416. E disse também que a Taurus estava pendente dos testes de Marambaia para propor o pacote fechado do Tavor para o EB, mas que isso não foi solicitado pelo EB, era mais uma tentativa Free-Lance como ela fez no final dos anos 80 com o Galil e o Nelmo fez na mesma época com o LAPA, o que, por si só, já desmente sua colocação com relação ao fato de a indústria civil não oferecer boas opções de armas ao EB. Desde quando o Galil ou o LAPA 03 eram "porcarias oferecidas pela indústria civil ao EB"???? De fato o MD2, oferecido pela IMBEL, e que custou $$$ ao EB era bem melhor, não é? O tempo comprovou como ele era bom... E a opção em descartar o Galil e o LAPA 03 foi do EB, que preferiu gastar $$$ público fazendo a "maravilha" do MD2, ao invés de pegar um produto bom e comprovado (Galil) ou optado por desenvolver mais um revolucionário (Lapa 03) que teria evoluído para algo bem melhor que o MD97 que temos hoje (cria do MD2).

Pois é, era para ser só mais um desmentido sobre sua colocação sobre eu omitir as coisas que eu mesmo iniciei, mas acabou sendo um desmentido maior... Um desmentido sobre a postura do EB com relação a indústria civil de armas e sobre o tipo de material que é oferecido ao EB...

Ah, só mais um detalhe: a Taurus, ofereceu ao EB nos anos 80 o Galil, e nos anos 90 ofereceu a "porcaria" do Sig Sauer 551 (considerado por muitos como o melhor fuzil de assalto fabricado no mundo até hoje). Hoje ela oferece o excelente Tavor. A proposta foi sempre a mesma: o EB só precisa assinar o papel falando que está interessado em comprar, em adotar a arma proposta como fuzil padrão, e a Taurus se vira com o resto: fecha o contrato de produção sob licença com o fabricante orginal, compra o maquinário necessário, treina o pessoal da linha de produção, envia os seus engenheiros para estudar e aprender o processo, traduz os manuais, fornece toda a literatura, garante o estoque de peças de reposição, garante a manutenção, cria os cursos de armeiros para o pessoal do Mat Bel, produz a arma e entrega na porta do quartel. Tudo que a "noiva" precisa fazer é dizer sim. Mas essa noiva é cabeça dura...




Editado pela última vez por A.K. for T-7 em Ter Ago 11, 2009 11:45 am, em um total de 1 vez.
Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3411 Mensagem por U-27 » Ter Ago 11, 2009 11:43 am

acho que ta bom de briguinha não?

que seja quem mandou fazer o md 97 ou quem deixou de mandar, ele ja foi feito, ficou ruim e esta sendo refeito
mas que coisa, mania de caçar bode expiatorio, vamos nos concentrar no que interessa, no fuzil, e não de quem foi a culpa.




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3412 Mensagem por DDNN » Ter Ago 11, 2009 12:14 pm

U-27 escreveu:acho que ta bom de briguinha não?

que seja quem mandou fazer o md 97 ou quem deixou de mandar, ele ja foi feito, ficou ruim e esta sendo refeito
mas que coisa, mania de caçar bode expiatorio, vamos nos concentrar no que interessa, no fuzil, e não de quem foi a culpa.
Concordo, a pessar que alguns "assuntos estrategicos" que discutimos aqui tem ligações diretas com o fracaso de MD97. :D

Referente a MD97, não sei ate onde ele vai, e não sei ainda quantos tera que investir nela. Mas creio que tecnicamente e financeiramente, ate uma arma na plataforma AR15 seria muito mais interessante para substituir MD97.
AR15 pode ter seus defeitos, mas por ser um projeto bem maduro, soluções tem ao monte.

Sem contar que se não me engano, mas maioria das patentes de AR15 ja expirou....




Avatar do usuário
Léo Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 3:52 pm
Localização: Vitória da Conquista-BA
Agradeceram: 8 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3413 Mensagem por Léo Brito » Ter Ago 11, 2009 12:50 pm

Saindo um pouco da discussão...

Alguém tem alguma notícia daquela empresa paranaense, que tinha um projeto de fuzil?
A arma era idêntica ao HK416.




"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3414 Mensagem por Túlio » Ter Ago 11, 2009 12:59 pm

Só discordo dessa idéia da maioria aí querendo abrir fábrica estrangeira aqui, e dê-le Glock, HK e por aí vai (ainda este ano vou dar um tiros com uma Glock, pena que é 9mm, queria uma .40 para comparar com a 24/7), peraí, POWS, a gente desenvolve radar (EB), reator nuclear para sub (MB), míssil anti-radar (FAB), que são equipamentos realmente complexos e não consegue desenvolver um fuzil decente?

Alguma kôza num bate... :?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3415 Mensagem por Túlio » Ter Ago 11, 2009 1:08 pm

Aliás, queria ver os comentários caso a Boeing e/ou a Dassault resolvessem abrir fábrica aqui para competir diretamente com os produtos da EMBRAER, tipo ERJ, quantos iam dizer: 'Tri, é isso aí, mais empregos, a competição faz bem, os preços dos jatos e das passagens iam cair ainda mais, bueno para o Brasil...'




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3416 Mensagem por DDNN » Ter Ago 11, 2009 1:53 pm

Túlio escreveu:Só discordo dessa idéia da maioria aí querendo abrir fábrica estrangeira aqui, e dê-le Glock, HK e por aí vai (ainda este ano vou dar um tiros com uma Glock, pena que é 9mm, queria uma .40 para comparar com a 24/7), peraí, POWS, a gente desenvolve radar (EB), reator nuclear para sub (MB), míssil anti-radar (FAB), que são equipamentos realmente complexos e não consegue desenvolver um fuzil decente?

Alguma kôza num bate... :?
Tulio,

Estes produtos que voce citou, primeiro, sempre havera tecnologias extrangeiras. E segundo, tem suas questões estrategicas, e terceiro, envolve uma grande suma de $$....
Agora assunto de armas portateis, creio que tem muito mais fator financeiro do que estrategico propropria mente dito.
Praticamente em todos os paises que adotaram e fabricam armas extrageiras, acaba por incorporar a tecnologia para si mesmo.
Veja a Turkia, ate o Paquistão, que ha decadas fabricam armas HK (G3, G33, MP5) sob licença nas suas "imbel".
Aqui em Brasil nos temos exemplo da Berreta, que depois que acabou o contrato com EB, a fabrica foi vendida por um preço de banana para Taurus, que ate hoje usufrui com o bom negocio. Somente que estes ultimos anos a Taurus desenvolvou algum pistola "propria" (sem ser derivado de linha Beretta). E ate a FAL, a FN tinha instalado fabrica aqui (creio que em RJ) para fornecimento de algumas peças.
No final de contas, quem ganha e o Brasil.

Se quiser, pode sim ter um produto bom, se quiser...., porem tem que mudar muita coisa.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3417 Mensagem por Guerra » Ter Ago 11, 2009 2:12 pm

DDNN escreveu:Uma solução que EB poderia adotar e de permitir que fabricantes de outros paises venha a ser instalar no Brasil, especialmente aqueles de primeiro mundo.
Td bem que são firmas extrangeiras, mas ja imaginou uma situação de guerra ou de extrema necessidade. Mesmo que a fabrica pertence a capital extrangeiro, as instalações ficam aqui....

Eles tem que contratar operarios locais e tambem não se leva uma fresadora CNC num Fiorino de um dia para outro.

Quanto a incentivo de EB em pequenas emprenderores, quem le R105 nas condições para obter TR (registro de fabricantes de produtos controlados) pode ver que isso foi feito sob medida para firmas grandes. Pequeno emprendedor, especialmente aquelas apenas na area de desenvolvimento, e IMPOSIVEL.

A verdade seja dita, EB ja mudou alguma coisa. Algumas medidas de bom senso esta sendo adotada, como de reconhecer banco de provas de outros paises. Mas ainda tem muita coisa a mudar.
Na decada de 80 o Brasil estava em oitavo lugar em concessão de licença para material bélico. Só estavaatrás das potências. Entregou de mão beijada indutrias estatais. Se isso não for incentivar eu não sei o que é.

A IMBEL não é uma empresa que visa concorrênca com a iniciativa privada. O poblema é que a inicitiva pivada quer lucro.


"ah, mas se tivesse liberado armapara todo mundo tinha mercado"


Tem logica, mas na republica sindicalista brasileira que aumenta 25% do efetivo do EB e diminui 49% de verbas pode pensar assim?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3418 Mensagem por DDNN » Ter Ago 11, 2009 2:22 pm

SGT GUERRA escreveu:
Na decada de 80 o Brasil estava em oitavo lugar em concessão de licença para material bélico. Só estavaatrás das potências. Entregou de mão beijada indutrias estatais. Se isso não for incentivar eu não sei o que é.

A IMBEL não é uma empresa que visa concorrênca com a iniciativa privada. O poblema é que a inicitiva pivada quer lucro.


"ah, mas se tivesse liberado armapara todo mundo tinha mercado"


Tem logica, mas na republica sindicalista brasileira que aumenta 25% do efetivo do EB e diminui 49% de verbas pode pensar assim?
Pelo amor de deus, alguem falou que e para liberar para todo mundo? :o :)




DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3419 Mensagem por DDNN » Ter Ago 11, 2009 2:41 pm

DDNN escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Na decada de 80 o Brasil estava em oitavo lugar em concessão de licença para material bélico. Só estavaatrás das potências. Entregou de mão beijada indutrias estatais. Se isso não for incentivar eu não sei o que é.

A IMBEL não é uma empresa que visa concorrênca com a iniciativa privada. O poblema é que a inicitiva pivada quer lucro.


"ah, mas se tivesse liberado armapara todo mundo tinha mercado"


Tem logica, mas na republica sindicalista brasileira que aumenta 25% do efetivo do EB e diminui 49% de verbas pode pensar assim?
Pelo amor de deus, alguem falou que e para liberar para todo mundo? :o :)
Voltando a ponto incial da nossa discussão, mas re afirmando:
Liberação para um grupo de 1000? 2000? atiradores, filtado, cadastrado e registrado no EB, faz diferença sim. Pode não ser uma quantidade expresiva, mas nela voce obtem valiosas informações. Sem precisar colocar couro de operacionais no jogo.
Ou seja, se tivese liberado MD97 para os atiradores esportivos, e que este seja cobaias, pode ser que o problema toda se perceba antes que algum policial perca sua vida no meio de tiroreio por causa da pane,
Isso sem custar nada para o estado.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3420 Mensagem por henriquejr » Ter Ago 11, 2009 2:45 pm

A.K. for T-7 escreveu:Ah, só mais um detalhe: a Taurus, ofereceu ao EB nos anos 80 o Galil, e nos anos 90 ofereceu a "porcaria" do Sig Sauer 551 (considerado por muitos como o melhor fuzil de assalto fabricado no mundo até hoje).
O Sig Sauer 551 é o mesmo empregado por unidades de Pronto-Emprego dos BINFAE e pelo PARA-SAR????

Se é tão bom assim (a ponto de ser considerado o melhor fuzil já produzido!) porque a FAB não adota este fuzil como padrão, no lugar dos HK 33A? E o que faz dele o melhor fuzil já produzido?

Desculpe por tantas perguntas Beraldi, fiquei curioso com sua afirmação!




.
Responder