Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3406 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 14, 2013 12:05 am

gabriel219 escreveu:
Talvez consiga interpretar um texto melhor.
Eu te mostrei.
Quando for postar, pense.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3407 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 14, 2013 12:08 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Sei lá.

O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?

[]s
CB_Lima
No caso do F-35, provavelmente a LM não pudesse fornecer informações técnicas exigidas pela FAB e nem atender aos requerimentos quanto à ToT do FX2. Assim, respondeu ao RFI com o F-16 e sambou no SL.
Foi isso que aconteceu?

O F-35 já está entrando em serviço, o NG não... o F-16 já está a décadas em serviço e com pelo menos uma centena a ser entregues ainda. Aonde está o maior risco?

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3408 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 14, 2013 12:11 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Não teria cumprido com a exigência. Não viu o caso citado da LM?
Sei lá.

O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?

[]s
CB_Lima
Eu estava me referindo ao ano de 2008, quando o NG passou para a short-list.
Agora eu não sei dizer.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3409 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 14, 2013 12:14 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Sei lá.

O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?

[]s
CB_Lima
Eu estava me referindo ao ano de 2008, quando o NG passou para a short-list.
Agora eu não sei dizer.
Pois é 5 anos se passaram, estamos entrando no sexto não veremos um NG operacional até mais ou menos 2020.

Vale a pena manter ele na lista?

A minha opinião é não. Qual é a de vocês?

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3410 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 14, 2013 12:18 am

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: No caso do F-35, provavelmente a LM não pudesse fornecer informações técnicas exigidas pela FAB e nem atender aos requerimentos quanto à ToT do FX2. Assim, respondeu ao RFI com o F-16 e sambou no SL.
Foi isso que aconteceu?



[]s
CB_Lima
Não. Na época, o representante da LM no Brasil, o Brigadeiro (R) Mark de Mattos disse que apenas poderia fornecer o F-35 em 2019, ou seja 11 anos depois, devido ao compromisso de atender aos participantes do consórcio primeiro.
Alguns no fórum propagavam o " mito" do F-35 fura-fila. Mas era só mito.
Para atender ao requisito temporal da FAB eles ofereceram o F-16, com posterior atendimento com o F-35.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3411 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 14, 2013 12:24 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Foi isso que aconteceu?

[]s
CB_Lima
Não. Na época, o representante da LM no Brasil, o Brigadeiro (R) Mark de Mattos disse que apenas poderia fornecer o F-35 em 2019, ou seja 11 anos depois, devido ao compromisso de atender aos participantes do consórcio primeiro.
Alguns no fórum propagavam o " mito" do F-35 fura-fila. Mas era só mito.
Para atender ao requisito temporal da FAB eles ofereceram o F-16, com posterior atendimento com o F-35.
Ok.

Então o que aconteceu não foi o que o Santiago especulou.

Mas estamos em 2013. O F-35 está começando a entrar em serviço e o Software 2b (que irá habilitar diversas funcionalidades) já está sendo testado e breve também chegará as aeronaves já entregues.

O NG não ficará operacional até o fim da década. O F-35 é de uma geração seguinte e já está aí.

Vale a pena ele continuar na lista?

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18552
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3412 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 14, 2013 12:27 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Eu estava me referindo ao ano de 2008, quando o NG passou para a short-list.
Agora eu não sei dizer.
Pois é 5 anos se passaram, estamos entrando no sexto não veremos um NG operacional até mais ou menos 2020.

Vale a pena manter ele na lista?

A minha opinião é não. Qual é a de vocês?

[]s
CB_Lima
No discurso de despedida da COPAC, o ex-Presidente, Carlos Baptista, quando abordou a questão do FX, focou bastante na questão da operacionalidade.

O que (ou quem) ele estava defendendo, e quem não, fica para a interpretação de cada um.

Na minha opinião, a gente precisa de um caça o quanto antes.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3413 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 14, 2013 12:35 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Pois é 5 anos se passaram, estamos entrando no sexto não veremos um NG operacional até mais ou menos 2020.

Vale a pena manter ele na lista?

A minha opinião é não. Qual é a de vocês?

[]s
CB_Lima
No discurso de despedida da COPAC, o ex-Presidente, Carlos Baptista, quando abordou a questão do FX, focou bastante na questão da operacionalidade.

O que (ou quem) ele estava defendendo, e quem não, fica para a interpretação de cada um.

Na minha opinião, a gente precisa de um caça o quanto antes.
Sim,

O Brigadeiro e todos nós sabemos que operacionalidade é importante. E isso é conseguido através de um trabalho conjunto entre Força Aérea, MD, Administração de recursos de maneira sadia, e Governo colaborando.

Se um desses elementos não colabora, nem planador decola da maneira que deveria...

Então se na sua opinião precisamos de um caça o quanto antes, faz sentido termos o NG na lista?

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3414 Mensagem por Boss » Qui Nov 14, 2013 1:15 am

E ainda querem que levemos a shit list a sério. :roll:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3415 Mensagem por Penguin » Qui Nov 14, 2013 10:58 am

...
Editado pela última vez por Penguin em Qui Nov 14, 2013 12:45 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3416 Mensagem por Penguin » Qui Nov 14, 2013 12:33 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: No discurso de despedida da COPAC, o ex-Presidente, Carlos Baptista, quando abordou a questão do FX, focou bastante na questão da operacionalidade.

O que (ou quem) ele estava defendendo, e quem não, fica para a interpretação de cada um.

Na minha opinião, a gente precisa de um caça o quanto antes.
Sim,

O Brigadeiro e todos nós sabemos que operacionalidade é importante. E isso é conseguido através de um trabalho conjunto entre Força Aérea, MD, Administração de recursos de maneira sadia, e Governo colaborando.

Se um desses elementos não colabora, nem planador decola da maneira que deveria...

Então se na sua opinião precisamos de um caça o quanto antes, faz sentido termos o NG na lista?

[]s
CB_Lima
---------------------------------------------------

Depende. Quais os prazos de entrega de cada concorrente, negociados em 2008?
Naquele momento (2008), segundo Nota Oficial disponível no site da FAB, se esperava que as entregas do 1o lote do FX2 ocorressem após 2014.

Até onde se sabe, os suecos (através da Saab e do Governo Sueco) se comprometeram, caso o Brasil selecionasse o Gripen, em acelerar o programa para atender aos prazos do FX2. Nunca houve queixa do Governo brasileiro com relação a qualquer prazo negociado.

Claro que naquele momento o fato do Gripen estar em desenvolvido aumentava o seu risco, porém esse risco havia sido incorporado nas avaliações e não resultou na eliminação dele. Por outro lado, o fato do Gripen estar em desenvolvimento tb representava oportunidades de participação de empresas brasileiras em um processo que os demais concorrentes não poderiam igualar. Se por um lado havia um risco maior, por outro os ganhos tb poderiam ser maiores. Era naquele momento a única janela de oportunidade aberta no Ocidente para a participação do Brasil no desenvolvimento de um caça supersônico moderno.

O que ocorreu com o FX2 depois de 2008? Atrasos, atrasos e mais atrasos. Na realidade, depois de 2008, nenhum novo GRANDE programa de aquisição de armas saiu. Se deu continuidade ao que já havia sido aprovado antes e até hoje se aguarda uma definição não apenas do FX2, mas tb do Prosuper e de outros grandes projetos de defesa como o PAEMB (2 porta aviões, as 30 escoltas, os 04 navios de propósitos multiplos etc planejados para 2030), etc, etc.

No andar da carruagem e da situação econômica complicada no horizonte, de ajuste fiscal, independente da escolha, temo que necessitaremos de mais um tampão. A ver...

[]s
Editado pela última vez por Penguin em Qui Nov 14, 2013 1:20 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3417 Mensagem por Penguin » Qui Nov 14, 2013 12:46 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Não. Na época, o representante da LM no Brasil, o Brigadeiro (R) Mark de Mattos disse que apenas poderia fornecer o F-35 em 2019, ou seja 11 anos depois, devido ao compromisso de atender aos participantes do consórcio primeiro.
Alguns no fórum propagavam o " mito" do F-35 fura-fila. Mas era só mito.
Para atender ao requisito temporal da FAB eles ofereceram o F-16, com posterior atendimento com o F-35.
Ok.

Então o que aconteceu não foi o que o Santiago especulou.

Mas estamos em 2013. O F-35 está começando a entrar em serviço e o Software 2b (que irá habilitar diversas funcionalidades) já está sendo testado e breve também chegará as aeronaves já entregues.

O NG não ficará operacional até o fim da década. O F-35 é de uma geração seguinte e já está aí.

Vale a pena ele continuar na lista?

[]s
CB_Lima

--------------------------------------------------------------------------------


Sim, foi isso que aconteceu.
Haveriam muitas dificuldades para compartilhar as tecnologias do F-35. Assim a LM respondeu ao RFI com o F-16BR.
Jobim em visista aos EUA em 2009 havia também afirmado coisa semelhante, descartando o F-35:
“Não estou interessado (no F-35), com esse preço, sem transferência de tecnologia e com alto grau de sofisticação, muito acima das nossas necessidades”, disse o ministro, que passou toda a quarta-feira na base aeronaval de Norfolk, onde assistiu a filmes sobre os caças e visitou um submarino nuclear de ataque USS Scranton.
Lockheed não oferece o F-35 ao Brasil para não compartilhar tecnologia

VALOR ONLINE
Publicado: 26/08/08 - 0h00

SÃO PAULO - A gigante da norte-americana de defesa Lockheed Martin confirmou que decidiu não apresentar seu avião caça modelo F-35 Joint Strike Fighter à licitação do governo brasileiro para a modernização de sua frota militar. Segundo a empresa, o motivo para não incluir o jato em sua proposta foi o alto grau de transferência de tecnologia, imposto pelas regras da concorrência.

Pelo estipulado pelo governo para o projeto F-X2, o fabricante vencedor terá que repassar toda a tecnologia necessária para manter o avião em operação.

Por isso, a Lockheed decidiu apresentar à licitação o modelo F-16BR, uma versão do F-16, um dos aviões de caça mais utilizados em todo o mundo, adaptada às necessidades da Força Aérea Brasileira. Embora seja um sucesso de vendas, o F-16 é um caça mais antigo, tendo sido desenvolvido nos anos 1970. Sua vantagem é ser relativamente barato e ter um baixo custo operacional. Já o F-35 foi criado no final da década de 1990, começo dos anos 2000 e tem capacidade furtiva (stealth) e de pouso e decolagem na vertical (VTOL), como o britânico Harrier.

Uma das preocupações da Lockheed Martin ao apresentar a proposta com base no F-16 e não no F-35 - uma aeronave muito mais moderna - tem a ver com o tipo de tecnologia que o governo dos EUA autorizaria repassar ao Brasil. Sem esse compromisso, o negócio poderia ser desfeito.

A Boeing, que concorre com seu F/A-18 Super Hornet, porém, acredita que isso não será problema. A proposta da fabricante inclui um sistema de radar de varredura eletrônica ativa de última geração, fabricado pela também norte-americana Raytheon. Tecnologias como essa normalmente são protegidas pelos governos dos países para os quais foram desenvolvidas, uma vez que o acesso a ela facilita a criação de contramedidas eficientes.

Além do F-16BR e do F/A-18 E Super Hornet, modelos de quatro outras fabricantes também estão concorrendo. Eles são o Rafale, da Dassault; o Typhoon, da Eurofighter; o Gripen BG, da Saab; e o Su-30, da Sukhoi.

A intenção do governo brasileiro é adquirir uma primeira leva de até 36 aeronaves, para entrega a partir de 2010. As compras, porém, podem ser elevadas para um total de 120 aparelhos.
(José Sergio Osse | Valor Online)


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/lockhe ... z2kcjImYB2

Se o Brasil aceitasse adquirir o F-35 sem o nível de ToT exigido no FX2, ele estava disponível. Mas segundo Jobim...
Jobim reconheceu que o F-35 “é impressionante”, um jato de quinta geração mais arrojado que os concorrentes: “Não tem comparação com os Sukhoi e os Rafale”. Mas, segundo ele, o F-35, de ataque, é bom demais para a expectativa brasileira: “Um dos problemas é a incompatibilidade dos aviões com as nossas necessidades”. Dirigindo-se ao comandante da aeronáutica, Juniti Saito, que o acompanhava, Jobim perguntou: “Não é, Saito?” Desconfortável, o brigadeiro foi reticente e pareceu discordar: “Bem… O Brasil teria uma capacidade dissuasória maravilhosa…”
Será que o MD e o MRE já mudaram de concepção?
Editado pela última vez por Penguin em Qui Nov 14, 2013 1:46 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3418 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 14, 2013 1:44 pm

Santiago,

Isso e materia de 2008. Estamos em 2013. O Gripen NG nao voou nem tem tanta parceria (entre muitas Aspas) disponiveis ja que o primeiro prototipo ja esta sendo construido, e so vai entrar em servico depois do F-35 e nao muito antes do PAK.

Vale a Pena te-lo na lista que foi feita em 2008?

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3419 Mensagem por Penguin » Qui Nov 14, 2013 2:11 pm

Carlos Lima escreveu:Santiago,

Isso e materia de 2008. Estamos em 2013. O Gripen NG nao voou nem tem tanta parceria (entre muitas Aspas) disponiveis ja que o primeiro prototipo ja esta sendo construido, e so vai entrar em servico depois do F-35 e nao muito antes do PAK.

Vale a Pena te-lo na lista que foi feita em 2008?

[]s
CB
Claro que é matéria de 2008. Pois foi quando a FAB enviou o RFI e as empresas responderam.
No caso da matéria acima, foi explicado a razão pela qual a LM não ter participado com o F-35 e sim com o F-16.

Ahh...a short list foi tb definido em 2008. Se valeria a pena ter o Gripen nela? Como o FX2 era e é muito mais que uma simples aquisição de caça, pode fazer muito sentido ter o Gripen no short list.

Lima, no FX2 hoje participam 3 propostas envolvendo caças de 4a geração que foram exaustivamente avaliados e negociados. O Ministro da Defesa disse recentemente que o FX2 será finalizado. Ou seja, a escolha sairá desse universo. Será o Gripen E, o Rafale ou o SH. Qualquer que seja a escolha, incluindo o Gripen, só chegará aqui em 2017 ou 2018, se a decisão sair logo.

Agora vamos ao mundo hipotético. Se o FX2 fosse cancelado e se fosse reiniciado um novo processo o que provavelmente aconteceria? Lembrando...aqui é ficção! A Rússia iria oferecer o T-50, os EUA provavelmente (ou não) o F-35, a Turquia o TF-X, a Coreia do Sul o KF-X, talvez uma proposta da Saab (o projeto F2020) e iriam participar versões avançadas dos caças de 4a geração (Rafale F-4, Gripen E, Typhoon Tranche 4 e SH International). Em 2025 com sorte, esse processo de avaliação chegaria a um final e em 2030 a FAB estaria recebendo seus novos FX3 e poderia finalmente substituir os então decrépitos F-5BR e AMX-M.

Eu preferiria que se finalizasse logo o FX2. E que se iniciasse em paralelo um processo, sem pressa, de escolha do FX3.
A FAB receberia seus 36 FX2 até o começo dos anos 20 e a partir disso estaria produzindo o FX3 na Embraer.
Editado pela última vez por Penguin em Qui Nov 14, 2013 2:18 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3420 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 14, 2013 2:15 pm

Considerando que estamos em 2013.

Vale a Pena manter o NG? Por que?

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
Trancado