Comece contando PAKinhos saltando a cerca ...Carlos Mathias escreveu:Mais? Só se eu dormir!!!!!Relaxa ... CM !!!
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
kirk escreveu:MELHOR MESMO seria uma feijoada com caipirinha, que é o que oferece os Vikings ... que "entrecôte" que nada!PRick escreveu: Sem dúvida, muito melhor comer um entrecôte, que carne de rena da tundra polar!
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kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago,Santiago escreveu:Geraldo Cavagnari é um ex-militar (Coronel) da reserva e fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp (NEE). Até então nunca falou especificamente sobre o Rafale. Bastou questionar a opção Rafale para que a sua condição de especialista mereça aspas? O Cavagnari sempre foi sério. O que mudou?ninjanki escreveu: Santiago,
Mesmo colocando o "se", que aliás passa batído na primeira leitura, o "especialista" não deixa de inserir um dado baseado em boato, e pior, do tipo mais ridículo, visto que, que eu saiba, nenhum Rafale foi abatido em nenhuma zona de conflito, e nenhum dos exercícios entre FAs de diferentes países parece indicar qualquer deficiência do Rafale exceto contra caças de 5a. geração(que aliás, parecem vencer todos os combates em que se envolvem, contra qualquer um...) Quando faz isso, e eu acredito que seja de propósito, deixa claro que todo o seu posicionamento é contra o caça francês, mas assim como todo mundo mais que comenta sobre o assunto, a escolha é baseada em achismos, e a argumentação para fundamenta-la, baseada em impressões... Assim fica difícil de levar a sério...
Quanto ao desempenho real dos caças, como isso poderia ser efetivamente medido? Pense bem, só quem consegue testar o desempenho de um caça é o seu inimigo, e desde que seja um conflito real. Tudo mais tem condicionadores, limitantes, segredos e detalhes que tornam a análise um jogo de advinhação. DE fato, só vamos conhecer a performance real do F-X2 depois que começarmos a opera-lo, e testarmos seus sistemas contra nossas armas. Oque ainda pode não nos dizer como ele se comportará contra(em termos de EW), por exemplo, um sistema anti-míssil russo, ou um caça F-16...
O curioso é que dentre os especialista em temas militares (geralmente ex-militares) e jornalistas especializados e pseudos especializados no cenário nacional, o único que se entusiasma com o Rafale é o Godoy.
Outra coisa, as preferência aqui no fórum são baseadas em informação incompleta e superficial. Assim como vc prefere A e eu B, outros C. Cada um irá encontrar N justificativas para sua preferência.
Nunca escondi que sou contra uma escolha política dissociada de uma avaliação/seleção técnica. A menos que exista uma razão muito forte para isso. Por exemplo, no caso de Israel, seus gastos militares são majoritariamente financiados pelos EUA, assim eles podem escolher o que quiserem, desde que seja americano. A Venezuela só poderia comprar da Russia, pois não havia outra alternativa. Não vivemos nada semelhante que nos obrigue a nos estabelecermos como um mercado cativo.
Mas responda uma coisa, quem no Brasil está melhor preparado para avaliar a capacidade de um dado sistema de armas? Vc acha que se adquire um, dessa importância e valor, sem saber do que ele é capaz em diversas condições? Eu não estou me referindo a super trunfo, longe disso. Pelo visto a escolha política em 7 de setembro não se baseou em nenhuma avaliacão técnica. E ai reside o grande risco apontado por Cavagnari:
Mas o presidente tomou uma decisão política. Vamos supor que mais tarde essa aeronave [francesa] seja empregada e não se obtenha resultados bons em termos operacionais, a culpa é do presidente da República, não da Força Aérea.
[]s
Não me importa se o cara é o maior especialista de todos os tempos. Quando ele fala algo que, com base noque eu sei, fere a lógica, eu não vou acreditar nele. Veja bem, eu não disse que desacredito se ele for contra a minha escolha, mas dizer que o Rafale é mais fácil de abater, conforme boatos sobre a performance dele em conflitos, a gente tem de parar e pensar: Quantos Rafales já foram abatidos no Afeganistão? Que ameaça existe, nos cenários de combate aonde o Rafale foi empregado, para aviões?
Com base no que eu sei, a resposta é que nenhum Rafale foi abatido, e no Afeganistão, não há nenhuma ameaça à operação de aviões de combate e bombardeiros em geral. Sendo assim, só posso considerar ilógico o comentário, e a conclusão do dito especialista. Percebe, eu não supuz saber mais que ele, nem tampouco considerei minha preferência mais relevante que os fatos, apenas somei 2+2 e ví que oque ele falou não fazia sentido.
Tens alguma fonte que corrobore alguma das suposições que ele apresentou sobre a vulnerabilidade do Rafale?
Allan
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
kirk escreveu:MELHOR MESMO seria uma feijoada com caipirinha, que é o que oferece os Vikings ... que "entrecôte" que nada!PRick escreveu: Sem dúvida, muito melhor comer um entrecôte, que carne de rena da tundra polar!
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PRick escreveu:Bárbaro selvagem!
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- Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
15 anos? Voce definitivamente sabe de algo a mais que ninguem sabe aqui... , pois nao 'e exatamente assim que a banda toca.kirk escreveu:É LEMENTÁVEL ...
Que alguns Brasileiros dêem crédito muito mais ao que diz Sarkozy o Presidente da França, do que o que AFIRMA a sua própria Força Aérea ...
Na prática, a diferença entre a proposta francesa e a suéca é que um oferece uma co-produção na aeronave e Fabricação em território nacional, ou seja o avião será Made-in-Brazil ... o outro, no máximo, daqui a 15 anos ou mais nos oferece a fabricação de aeronaves "Sob-Licença" da Dassault.
Uns preferem o Filé ... outros preferem "roer o osso" ... fazer o que?
Sds
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Alem disso o Projeto do NG 'e "Sueco" ... sendo assim de certo modo estariamos fabricando uma aeronave "sob-licenca" dos EUA, Inglaterra, Suecia, e todos aqueles paises cujas bandeirinhas estao na aeronave sueca, porque nao sai um de uma fabrica ou no Brasil ou na suecia sem que todos os paises que participam daquele joint venture digam amem.
E quanto a roer osso acho que levando-se em consideracao que os 2 concorrentes do Gripen JV (joint Venture) sao da mesma geracao, estao em operacao nos seus paises de origem e estao voando por ai e sendo cada vez mais atualizados... enquanto isso na sala de justica o JV nem comprado pelo seu pais de origem foi... sei la... acho tudo bem relativo.
Mas vai saber...
No fim, quem pode afirmar que o JV 'e a preferencia da FAB? Um Brigadeiro ou outro veio "talvez" e contrariou as regras de sigilo para fazer birra e todo mundo na Internet acha que isso 'e a opiniao "da FAB"... se 'e que isso foi verdade... 'e bom esse cara ser colunista da Air Combat que todo mes tem Brigadeiro da USAF/RAF insatisfeito reclamando de algo e nem por isso o mundo muda em funcao deles.
Sei la... 'e bom relaxar, pegar o osso e tirar o tutano e fazer um bom caldo de sustanca para aturar o pessoal que gosta do Rafale... pois isso vai durar pelo menos 30 anos
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Povo, aqui da varanda, meus parabéns... as ultimas paginas foram o verdadeiro exemplo do que é o DB...opiniões diversas, mas sempre sem perder a postura!
Abs!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Realmente, é lamentável...kirk escreveu:É LEMENTÁVEL ...
Que alguns Brasileiros dêem crédito muito mais ao que diz Sarkozy o Presidente da França, do que o que AFIRMA a sua própria Força Aérea ...
Na prática, a diferença entre a proposta francesa e a suéca é que um oferece uma co-produção na aeronave e Fabricação em território nacional, ou seja o avião será Made-in-Brazil ... o outro, no máximo, daqui a 15 anos ou mais nos oferece a fabricação de aeronaves "Sob-Licença" da Dassault.
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kirk
Que a FAB tenha exigido A dos fabricantes, e que a END indique que seria correto pedir B(originalmente, a FAB falou que o essencial era a capacidade de integrar armas e sistemas localmente, através da abertura do código-fonte. Essa é a ToT que a FAB pediu. E essa ToT não é, nem de longe, suficiente para o caça de 5a. geração, e até acho que não é a parte mais difícil de desenvolver). O F-X2 não se presta para desenvolver um avião nacional, nem tampouco um multi-nacional. O objetivo do projeto é dar um avião para a FAB que possa substituir aqueles que sairão de serviço dentro de alguns anos, e garantir nossa defesa. O END preconiza que a FAB vai desenvolver um caça de 5a. geração, ou pelo menos tentar, e que deve-se buscar adquirir tecnologias que economizem tempo no processo de desenvolvimento. Não importa se o NG vai ser desenvolvido aqui, ou se o Rafale só é oferecido como kit de montagem. Oque importa é que tecnologias efetivamente estão sendo ofertadas, à que preço e como elas vão acelerar nosso desenvolvimento do caça de 5a geracão. Custo de voo, dois ou um motor, capacidade de carga, desenvolvimento locar ou avião pronto, são coisas secundárias, relevantes, mas secundárias. E é justamente esse pedaço que não sabemos. A menos que a FAB tenha avaliado, por exemplo, as ToTs sob essa perspectiva, até o relatório pode não ser útil para nosso objetivo. Não estou dizendo que não é, nem que a FAB não fez, nem tampouco que o governo está certo. Só estou dizendo que existem várias formas da coisa estar acontecendo, e que se não podemos condenar a FAB por antecipação, endeusar boatos, reais ou não, apresentados na mídia, também não podemos.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olá CB,cb_lima escreveu:15 anos? Voce definitivamente sabe de algo a mais que ninguem sabe aqui... , pois nao 'e exatamente assim que a banda toca.kirk escreveu:É LEMENTÁVEL ...
Que alguns Brasileiros dêem crédito muito mais ao que diz Sarkozy o Presidente da França, do que o que AFIRMA a sua própria Força Aérea ...
Na prática, a diferença entre a proposta francesa e a suéca é que um oferece uma co-produção na aeronave e Fabricação em território nacional, ou seja o avião será Made-in-Brazil ... o outro, no máximo, daqui a 15 anos ou mais nos oferece a fabricação de aeronaves "Sob-Licença" da Dassault.
Uns preferem o Filé ... outros preferem "roer o osso" ... fazer o que?
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Alem disso o Projeto do NG 'e "Sueco" ... sendo assim de certo modo estariamos fabricando uma aeronave "sob-licenca" dos EUA, Inglaterra, Suecia, e todos aqueles paises cujas bandeirinhas estao na aeronave sueca, porque nao sai um de uma fabrica ou no Brasil ou na suecia sem que todos os paises que participam daquele joint venture digam amem.
E quanto a roer osso acho que levando-se em consideracao que os 2 concorrentes do Gripen JV (joint Venture) sao da mesma geracao, estao em operacao nos seus paises de origem e estao voando por ai e sendo cada vez mais atualizados... enquanto isso na sala de justica o JV nem comprado pelo seu pais de origem foi... sei la... acho tudo bem relativo.
Mas vai saber...
No fim, quem pode afirmar que o JV 'e a preferencia da FAB? Um Brigadeiro ou outro veio "talvez" e contrariou as regras de sigilo para fazer birra e todo mundo na Internet acha que isso 'e a opiniao "da FAB"... se 'e que isso foi verdade... 'e bom esse cara ser colunista da Air Combat que todo mes tem Brigadeiro da USAF/RAF insatisfeito reclamando de algo e nem por isso o mundo muda em funcao deles.
Sei la... 'e bom relaxar, pegar o osso e tirar o tutano e fazer um bom caldo de sustanca para aturar o pessoal que gosta do Rafale... pois isso vai durar pelo menos 30 anos
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CB_Lima
A considerar sua linha de raciocínio a Embraer também é um "JV", não faço idéia porque a China insiste em que a Embraer fabrique lá os seus E-Jets, afinal, assim como o MP3 ilusório chamado Gripen os Embraer "carregam" componentes de diversos países.
Isso vale também para os Typhoons e JSFs, todos com equipamentos mult-nacionais e perigosamente expostos a "ira" do Tio Sam.
A única bandeirinha americana proposta ao Brasil pelos Vikings é a da turbina, se é tão preemente assim "nosso isolamento" em relação aos gringos, o caminho para uma total independência (de quem quer que seja), passa pelo desenvolvimento conjunto com os suécos e investimentos em nossa própria turbina, nunca pela total entrega de nossa soberania à França.
Se o "elemento fundamental" é o nosso total isolamento em relação aos gringos a única alternativa seria a Russa ... definitivamente a França é maior "parceira" dos gringos do que do Brasil, isso é evidente e histórico, principalmente na esfera militar.
Não acho equilibrada nossa postura de pretenso isolamento em relação aos EEUU em nossas FFAA, não podemos "cuspir e despresar" o maior mercado consumidor do mundo ... já imaginou o que seria da Embraer se dependessemos de compras francesas?
O equilibrio se faz necessário para que realmente sejamos um "player" no cenário internacional, certamente não chegaremos a esse patamar estando "totalmente dependentes dos Gauleses".
Se isso vier a se materializar, em breve, nosso país terá sérios problemas com o então Gov francês e a alternativa será "voltar" correndo aos braços do Tio Sam, em razão da truculência, restrições, e falta de cumprimento do Gov da França, isso porque pra "fugir dos gringos vendemos nossa almas para a gália.
Prefiro um Brasil INDEPENDENTE !!!
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kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Já leu o END ?ninjanki escreveu:Realmente, é lamentável...kirk escreveu:É LEMENTÁVEL ...
Que alguns Brasileiros dêem crédito muito mais ao que diz Sarkozy o Presidente da França, do que o que AFIRMA a sua própria Força Aérea ...
Na prática, a diferença entre a proposta francesa e a suéca é que um oferece uma co-produção na aeronave e Fabricação em território nacional, ou seja o avião será Made-in-Brazil ... o outro, no máximo, daqui a 15 anos ou mais nos oferece a fabricação de aeronaves "Sob-Licença" da Dassault.
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Que a FAB tenha exigido A dos fabricantes, e que a END indique que seria correto pedir B(originalmente, a FAB falou que o essencial era a capacidade de integrar armas e sistemas localmente, através da abertura do código-fonte. Essa é a ToT que a FAB pediu. E essa ToT não é, nem de longe, suficiente para o caça de 5a. geração, e até acho que não é a parte mais difícil de desenvolver). O F-X2 não se presta para desenvolver um avião nacional, nem tampouco um multi-nacional. O objetivo do projeto é dar um avião para a FAB que possa substituir aqueles que sairão de serviço dentro de alguns anos, e garantir nossa defesa. O END preconiza que a FAB vai desenvolver um caça de 5a. geração, ou pelo menos tentar, e que deve-se buscar adquirir tecnologias que economizem tempo no processo de desenvolvimento. Não importa se o NG vai ser desenvolvido aqui, ou se o Rafale só é oferecido como kit de montagem. Oque importa é que tecnologias efetivamente estão sendo ofertadas, à que preço e como elas vão acelerar nosso desenvolvimento do caça de 5a geracão. Custo de voo, dois ou um motor, capacidade de carga, desenvolvimento locar ou avião pronto, são coisas secundárias, relevantes, mas secundárias. E é justamente esse pedaço que não sabemos. A menos que a FAB tenha avaliado, por exemplo, as ToTs sob essa perspectiva, até o relatório pode não ser útil para nosso objetivo. Não estou dizendo que não é, nem que a FAB não fez, nem tampouco que o governo está certo. Só estou dizendo que existem várias formas da coisa estar acontecendo, e que se não podemos condenar a FAB por antecipação, endeusar boatos, reais ou não, apresentados na mídia, também não podemos.
Já leu sobre não nos entregarmos a um único fornecedor ?
O amigo está totalmente equivocado, importa SIM se o avião é montado ou fabricado em território nacional, isso faz toda a diferença nas priorizações do END.
Já leu sobre a priorização de NOSSA Indústria e não a Dassault? Sabe qual a opinião da maioria da nossa indústria estratégica? sabe porque?
Já li o END em sua totalidade e se o GF decidir por colocá-lo em prática os Vikings vencem a concorrência sem delongas, sugiro que o amigo leia!
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- Andre Correa
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
se não podemos nos entregar a 1 só fornecedor, por que estão a comprar tudo da França? a exemplo dos EC725... pq não o NH90? pq a própria França não adquiriu mais dos EC725 e preferiu os NH90?? o Brasil está a parecer uma loja de armamentos e aeronaves... é Seahawk, Panthers do EB, MI-35, EC725... não tem mais nenhum fabricante que não tenhamos comprado meia dúzia pra colorir mais a FAA? Talvez um Tigre HAP/HCP??? pra q padronizar a frota se pode sempre criar diversos padrões diferentes de operação e manutenção??? alguma coisa cheira mal nesse comando... já enfiaram toneladas de dinheiro la com os Mon Chéris, e agora precisa mesmo torrar mais quase 10bi lá??? mesmo que seja contrário ao que a FAB quer, e contrário a realidade dos últimos 30 anos??? tsc tsc... F/A-18 Super Hornets mais do que habilitariam o Brasil a estar super bem defendido, como abririam muitas outras portas... não quer depender dos EUA?, quer ser independente??? e por isso está a comprar tudo da França, pra mostrar que é independente??? tsc tsc... não enxerga que está só a trocar de assento, pq os motoristas mudam, mas o Brasil continua como passageiro...
Audaces Fortuna Iuvat
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Os NH-90 não são só franceses, como os Typhoon, os NH-90 é fruto de um consórcio, e a França está comprando mais EC-725.alcluiz escreveu:se não podemos nos entregar a 1 só fornecedor, por que estão a comprar tudo da França? a exemplo dos EC725... pq não o NH90? pq a própria França não adquiriu mais dos EC725 e preferiu os NH90?? o Brasil está a parecer uma loja de armamentos e aeronaves... é Seahawk, Panthers do EB, MI-35, EC725... não tem mais nenhum fabricante que não tenhamos comprado meia dúzia pra colorir mais a FAA? Talvez um Tigre HAP/HCP??? pra q padronizar a frota se pode sempre criar diversos padrões diferentes de operação e manutenção??? alguma coisa cheira mal nesse comando... já enfiaram toneladas de dinheiro la com os Mon Chéris, e agora precisa mesmo torrar mais quase 10bi lá??? mesmo que seja contrário ao que a FAB quer, e contrário a realidade dos últimos 30 anos??? tsc tsc... F/A-18 Super Hornets mais do que habilitariam o Brasil a estar super bem defendido, como abririam muitas outras portas... não quer depender dos EUA?, quer ser independente??? e por isso está a comprar tudo da França, pra mostrar que é independente??? tsc tsc... não enxerga que está só a trocar de assento, pq os motoristas mudam, mas o Brasil continua como passageiro...
Depois você começa a falar coisas sem sentido, primeiro diz para não comprar tudo no mesmo lugar, mas se queixa dos produtos de várias procedências?? Nós não estamos comprando equipamento da França somente, estamos comprando deles a capacidade de projetar e fabricar localmente, o que é bem diferente de comprar algo de pratileira, quem compra de pratileira nunca está bem defendido. Vou repetir, estamos buscando independência, sim, por isso, nada mais de simplesmente comprar material bélico, é por isso, que os EUA estão deixando de serem os nossos principais fornecedores, por sinal, a França será o principal, mas não o único fornecedor.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
kirk escreveu:Já leu o END ?ninjanki escreveu: Realmente, é lamentável...
Que a FAB tenha exigido A dos fabricantes, e que a END indique que seria correto pedir B(originalmente, a FAB falou que o essencial era a capacidade de integrar armas e sistemas localmente, através da abertura do código-fonte. Essa é a ToT que a FAB pediu. E essa ToT não é, nem de longe, suficiente para o caça de 5a. geração, e até acho que não é a parte mais difícil de desenvolver). O F-X2 não se presta para desenvolver um avião nacional, nem tampouco um multi-nacional. O objetivo do projeto é dar um avião para a FAB que possa substituir aqueles que sairão de serviço dentro de alguns anos, e garantir nossa defesa. O END preconiza que a FAB vai desenvolver um caça de 5a. geração, ou pelo menos tentar, e que deve-se buscar adquirir tecnologias que economizem tempo no processo de desenvolvimento. Não importa se o NG vai ser desenvolvido aqui, ou se o Rafale só é oferecido como kit de montagem. Oque importa é que tecnologias efetivamente estão sendo ofertadas, à que preço e como elas vão acelerar nosso desenvolvimento do caça de 5a geracão. Custo de voo, dois ou um motor, capacidade de carga, desenvolvimento locar ou avião pronto, são coisas secundárias, relevantes, mas secundárias. E é justamente esse pedaço que não sabemos. A menos que a FAB tenha avaliado, por exemplo, as ToTs sob essa perspectiva, até o relatório pode não ser útil para nosso objetivo. Não estou dizendo que não é, nem que a FAB não fez, nem tampouco que o governo está certo. Só estou dizendo que existem várias formas da coisa estar acontecendo, e que se não podemos condenar a FAB por antecipação, endeusar boatos, reais ou não, apresentados na mídia, também não podemos.
Já leu sobre não nos entregarmos a um único fornecedor ?
O amigo está totalmente equivocado, importa SIM se o avião é montado ou fabricado em território nacional, isso faz toda a diferença nas priorizações do END.
Já leu sobre a priorização de NOSSA Indústria e não a Dassault? Sabe qual a opinião da maioria da nossa indústria estratégica? sabe porque?
Já li o END em sua totalidade e se o GF decidir por colocá-lo em prática os Vikings vencem a concorrência sem delongas, sugiro que o amigo leia!
Sds
kirk
Você leu ela em sua totalidade? E a parte do FX-2? Parece que não, porque ela fala o mesmo que o NINJANKI disse, é bem claro o trecho a respeito. O Rafale pode ser tão montado aqui quanto o Gripen NG, porém, é preciso saber se queremos montar um 4 geração, é isso que você não quer entender, deve-se gastar recursos de desenvolvimento num caça de 4 ou de 5 geração? O Rafale nos dá essa escolha, já o Gripen NG não. Deu para entender melhor agora o dilema.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Li sim, no dia que foi publicado. O foco principal do END é o desenvolvimento nacional de meios, não para dependermos de múltiplas fontes, mas para sistematicamente diminuir nossa dependência externa para equipamentos de defesa. Enquanto não se tem dinheiro para desenvolver algo, a estratégia é diversificar fornecedores. No caso dos subs, havia dinheiro e prioridade para desenvolver o submarino, então quem nos ofertou a tecnologia de que precisávamos para acelerar o processo ganho o contrato e o dinheiro. Se o Estado brasileiro pretende desenvolver um caça de 5a. geração, esse é um trabalho que já deve ter começado, então, novamente, oque importa é qual dos concorrentes vai nos ajudar mais no caça de 5a. geração. Desenvolver um caça de 4,5 geração pode ser um passo nesse sentido, como os defensores do Gripen NG como escolha preconizam, mas não é, necessáriamente, a única alternativa, ou a melhor. Se o caça de 5a geração fosse algo para daqui a 30 anos, concordaria com a priorização da montagem nacional do avião substituto. Mas desconfio que o END e a execução do mesmo não preveem tanto tempo de desenvolvimento. Não se pode ou deve dividir a atenção quando executando um projeto dessa magnitude, senão não saimos do lugar.kirk escreveu:
Já leu o END ?
Já leu sobre não nos entregarmos a um único fornecedor ?
O amigo está totalmente equivocado, importa SIM se o avião é montado ou fabricado em território nacional, isso faz toda a diferença nas priorizações do END.
Já leu sobre a priorização de NOSSA Indústria e não a Dassault? Sabe qual a opinião da maioria da nossa indústria estratégica? sabe porque?
Já li o END em sua totalidade e se o GF decidir por colocá-lo em prática os Vikings vencem a concorrência sem delongas, sugiro que o amigo leia!
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A Embraer não tem todos os blocos para desenvolver um caça de 5a. geração, e de fato, muitos componentes de um caça desses teriam de ser atendidos por outras empresas, para ser um produto realmente nacional. A posição da Embraer de defender o Gripen NG pode ou não ser uma escolha boa para o país. Queremos privilegiar a indústria nacional, como você bem falou, e não simplismente satisfazer todos os seus desejos... Há uma diferença.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
artigo interessante:
e mais este
http://www.rfi.fr/actuen/articles/122/article_6795.asp"Also on Monday, the French defence ministry announced that arms sales reached 7.95 billion euros in 2009, more than a fifth higher than the previous year."
e mais este
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/p ... 012820.eceThe defence review could decide that Britain needs to retain the expeditionary capability that comes with having at least one aircraft carrier, but cannot afford the JSF. In that case it would be entirely possible, and politically advantageous if Britain wants a new entente cordiale, to buy the French Rafale jet. The Rafale is much cheaper than the JSF and compatible with our proposed carriers if they are built for catapult-assisted take-off. The Rafale has a service life until 2040.
Triste sina ter nascido português
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Você está querendo que tratemos nossos caças como aviões civis, porém são coisas absolutamente incompatíveis e distintas.Olá CB,
A considerar sua linha de raciocínio a Embraer também é um "JV", não faço idéia porque a China insiste em que a Embraer fabrique lá os seus E-Jets, afinal, assim como o MP3 ilusório chamado Gripen os Embraer "carregam" componentes de diversos países.
A SAAB deveria ter visto isso e tomado como exemplo, e ao invés de criar um NG da vida, oferecer o C/D sem equipamentos americanos, estaria bem melhor hoje na competição.Isso vale também para os Typhoons e JSFs, todos com equipamentos mult-nacionais e perigosamente expostos a "ira" do Tio Sam.
Vejo que você já reconhece que partes americanas são um risco a se considerar. Já é um começo.
Parou, parou!A única bandeirinha americana proposta ao Brasil pelos Vikings é a da turbina, se é tão preemente assim "nosso isolamento" em relação aos gringos, o caminho para uma total independência (de quem quer que seja), passa pelo desenvolvimento conjunto com os suécos e investimentos em nossa própria turbina, nunca pela total entrega de nossa soberania à França.
Que mistureba é essa cara?
Única bandeira? Você tá por fora mesmo sobre Gripen-NG e as banderinhas.
Quem foi que alguma vez falou em isolamento dos EUA? Você tentar levar a conversa para o radicalismo não vai tornar isso realidade. Nunca se falou em isolamento dos EUA, os S-70 por exemplo, são prova, além dos torpedos e sistemas LM da MB.
Caminho para a total independência? Se nem um motor eles conseguem colocar sem a benção americana, que independência é esta?
E cara, ficar repetindo essas coisas tipo "total entrega de nossa soberania à França."?
Você acha realmente que isso vai funcionar por aqui? Pense bem, pelo que você leu nas últimas páginas, veja se está sendo bom usar este estilo ou contando contra você fazer esse tipo de afirmação repetitiva à lá lavagem cerebral.
Kirk/Spock, você tem de adaptar o discurso ao local em que está, entende?
De novo. É uma tentativa de impingir uma idéia de que o GF está querendo se isolar dos EUA, e para supostamente mostrar o que? Que "o GF está agindo de maneira puramente ideológica". Tudo isso para martelar a idéia de que o Rafale "só está sendo escolhido por razões ideológicas e que tecnicamente é ruim, que o GF está desprezando as ToTs e agindo puramente com o fígado".Se o "elemento fundamental" é o nosso total isolamento em relação aos gringos a única alternativa seria a Russa ... definitivamente a França é maior "parceira" dos gringos do que do Brasil, isso é evidente e histórico, principalmente na esfera militar.
Mas isso funciona? Não é uma tática muito primitiva não? Se eu, um reles forista entusiasta percebo, que dirá os verdadeiramente importantes no processo!
E qual a imagem que fica de quem usa destes artifícios?
Aaaah tá, agora entendi, isso é a sua opinião apenas. Que alívio, pensei que fosse algo relacionado com a SAAB e suas impressões em relação ao Brasil e seu povo.Não acho equilibrada nossa postura de pretenso isolamento em relação aos EEUU em nossas FFAA, não podemos "cuspir e despresar" o maior mercado consumidor do mundo ... já imaginou o que seria da Embraer se dependessemos de compras francesas?
Mas de onde você tirou essa idéia de isolamento dos EUA?
Como é que podemos querer "cuspir e despresar" se estamos equipando nossas armas estratégicas com equipamentos made in USA?
E muito pelo contrário, não estamos desprezando o mercado americano, aliás, mercado nenhum. Justamente por termos diversificado como nunca nossos mercados é que passamos praticamente incólumes pela crise.
E a EMBRAER está incorrendo em erro se aposta todas as suas fichas no mercado americano, ninguém no mundo faz mais isso. Quer dizer, ninguém de alguma relevância, pois aos satélites é o que resta.
Mas pelo que se observa, é justamente o contrário, a EMBRAER também está diversificando seus mercados, e depende de muitos países na verdade, inclusive da França.
Sabes quantos ERJ-135/145 voam pela Air France?
A frase começou bem, mas no final descambou para o martelamento da total dependência da França.O equilibrio se faz necessário para que realmente sejamos um "player" no cenário internacional, certamente não chegaremos a esse patamar estando "totalmente dependentes dos Gauleses".
Mas meu Deus do céu, quem é que acredita nisso?Se isso vier a se materializar, em breve, nosso país terá sérios problemas com o então Gov francês e a alternativa será "voltar" correndo aos braços do Tio Sam, em razão da truculência, restrições, e falta de cumprimento do Gov da França, isso porque pra "fugir dos gringos vendemos nossa almas para a gália.
E cara, esquece! Correr para braços do tio Sam, por mais que você, eu e outros sonhemos com isso, ou não.
Correremos para qualquer braço, menos para este. E há boas opções pelo mundo, muito boas aliás.
Todos queremos isso, cada um com sua visão do que seja independência.Prefiro um Brasil INDEPENDENTE !!!
Sds
kirk
Abraços!