Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3391 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 12, 2010 3:35 pm

Lord Nauta escreveu:Realmente as quantidades iniciais são uma grande preocupação. Fico temeroso em ficarmos no primeiro lote e em futuro breve ser preciso voltar as compras de oportunidade. Apesar da END da possibilidade de continuidade administrativa (vitoria da Dilma) nada descarta uma desaceleração dos investimentos em Defesa. A legislação impeditiva a este tipo de processo de fato não existe. Quanto a construção dos navios de superficie em minha opinião e com base as condições objetivas existentes no país (PIB, reservas cambiais, divida externa, capacitação industrial, nova frota mercante, pré-sal...etc) os primeiros lotes poderiam ter um maior numero de unidades.
Os navios de escolta em vez de 5 navios (que de fato vão substituir os classe Pará e a Dodsworth), deveriam ser ao menos 10. Os navios adicionais substituiriam cinco das atuais Fragatas ( as em piores condições operacionais na epóca do lançamento dos novos navios). Considerando que cada um destes navios tenham o custo de U$ 750 milhões,seriam U$ 7,5 bilhões ao longo de varios anos. Totalmente factivel com as condições do Brasil. Entretanto um lote de 10 navios deve abranger um planejamento que contemple modificações do projeto durante a construção, incluindo a possibilidade de atualização dos primeiros navios que serão entregues.
Talvez a forma de apresentar a demanda pelos navios de escolta não seja a mais adequada, e por isso os programas sempre estão em risco de serem cancelados ou reduzidos. Na minha opinião a MB deveria fazer uma mudançca filosófica com relação especificamente a eles.

Desde sempre o comando da MB procura identificar as tarefas que os escoltas deveriam cumprir, define o número de meios necessários para isso e apresenta um plano de aquisição de X ou Y navios. O custo total do programa é X ou Y multiplicado pelo custo unitário, o que sempre dará um valor total muito alto. O fato deste valor ser dividido em décadas de investimentos passa a ser secundário na argumentação. Assim a discussão acaba recaindo sobre se o número solicitado de escoltas em si, se ele seria realmente necessário ou se poderia ser um número menor, ou se os navios poderiam ser de algum modelo mais barato (e portanto menos capaz ou de segunda mão), e por aí vai. Sem ameaças visíveis a enfrentar, a Marinha dificilmente encontra argumentos fortes para defender a quantidade e os modelos de navios que deseja, é sempre mais fácil para qualquer político dizer que não precisamos de mais do que um mínimo para manter os marinheiros ocupados e que nem precisariam ser novos, ou equipados com mais do que um ou dois canhões, etc... .

Imaginemos agora uma outra forma. Se supusermos que a marinha deseja 30 escoltas (nem é preciso discutir se são realmente necessários ou não) capazes de operar por 40 anos, isto significa que para manter este número um novo navio teria que ser entregue a cada 1,5 anos. Isto quer dizer um valor entre 500 milhões e 1 bilhão dividido por 1,5 ao ano, o que comparado a outros gastos anuais do governo como o bolsa família ou os juros da dívida pública é um valor pífio. Mas pode-se facilmente defender que se o programa for interrompido arrisca-se perder a capacidade de projeto/construção de navios, e inviabilizar por falta de continuidade uma série de desenvolvimentos locais de sistemas (SICONTA, MAGE, MSS-1, e o que mais pudermos fazer aqui) , prejudicando não só a marinha em si mas a indústria e a tecnologia nacionais. A questão passa a extrapolar a defesa apenas, mas a envolver o desenvolvimento do país, a manutenção de empregos altamente qualificados, etc..., e aí poucos políticos se atreveriam a ficar contra. Poderiam haver discussões sobre os modelos de navios em si, os sistemas a embarcar, etc..., mas se alguém falasse em interromper o programa teria que assumir pessoalmente o risco de prejudicar os diveros setores envolvidos, e aí a argumentação ficaria muito mais difícil. E caso surgisse uma venda para o exterior de algum navio de guerra desenvolvido no Brasil esta posição de construção continuada seria quase imbatível perante os políticos e a sociedade. É mais ou menos o que espera-se ver acontecer no caso dos Sub's.

É claro que isto só funcionaria se o índice de nacionalização dos navios fosse elevado, pois dizer que se vai simplesmente comprar os navios de um país qualquer não seria associado ao desenvolvimento nacional. Mas isto é até bom, pois desqualifica a idéia das compras de oportunidade. E para uma marinha que deseja possuir uma frota de superfície mais numerosa que a de países que são construtores tradicionais de navios de guerra, como Inglaterra e Itália, este não deveria ser nenhum problema.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18528
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2389 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3392 Mensagem por knigh7 » Ter Out 12, 2010 11:00 pm

PRick escreveu:
http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=148791&d=1166274540
Ah, agora eu gostei de ver. [009] [009]

Os franceses colocaram algo que a FREMM precisava: um radar de longo alcance.

Espero que a MB faca o mesmo nas suas FREMM.




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3393 Mensagem por FABIO » Qua Out 13, 2010 11:26 am

prezado amigo Marino o senhor pode nos dizer se vai sair a encomenda de mais 6 NAPA 500ton? é possivel o primeiro SBR ser entregue antes de 2017? como anda a revitalização
das fragatas tipo 22 e corvetas inhauma da MB?




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3394 Mensagem por Marino » Qua Out 13, 2010 11:35 am

Fabio, eu não trabalho no setor de material da MB.
Muita coisa eu não tenho acesso, até por seguirmos aquela máxima: "necessidade de conhecer".
Veja a sua primeira pergunta dos NPa. Somente quem controla orçamento, federal e da própria MB, licitações, etc, poderia lhe dar uma ESTIMATIVA, que eu não tenho.
Sobre os submarinos, veja as notas da MB nos links que já postei aqui, da página da Marinha. É de onde eu tiro os dados que posto.
Sobre a reviatlização dos navios, as obras continuam.
É isso.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3395 Mensagem por talharim » Qua Out 13, 2010 1:22 pm

Tem que botar 2 Bofors Trinity 40mm em cada Type-22 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É sacanagem essa ''modernizaçao'' que a MB está fazendo nas Greenhalgh somente Sisconta e MM40 Exocet.

Uma Type-22 modernizada com o file é muito mais capaz que as Niterói.

Com um gasto ''aceitavel'' a meu ver poderiam incluir inclusive o Seawolf Block2 aí vira massacre as Niterói virariam barco patrulha perto de uma Type-22




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3396 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 13, 2010 2:36 pm

talharim escreveu:Tem que botar 2 Bofors Trinity 40mm em cada Type-22 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É sacanagem essa ''modernizaçao'' que a MB está fazendo nas Greenhalgh somente Sisconta e MM40 Exocet.

Uma Type-22 modernizada com o file é muito mais capaz que as Niterói.

Com um gasto ''aceitavel'' a meu ver poderiam incluir inclusive o Seawolf Block2 aí vira massacre as Niterói virariam barco patrulha perto de uma Type-22
Tenho que concordar que dois Trinity, um de cada lado da extensão da ponte, dariam uma capacidade de auto-defesa de bem melhor às Type-22 da MB, mas acho que a idéia da marinha já é ir preparando a baixa destes navios, então ela não deve estar querendo gastar muito dinheiro com eles.

Se o dinheiro estiver sendo gasto em coisas como a modernização dos A-1 e o desenvolvimento do MAN-1, então tá bom.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3397 Mensagem por Marino » Qua Out 13, 2010 3:12 pm

COMANDANTE DA MARINHA
Ausência do País - Ausentar-me-ei em viagem oficial à Itália e França, no período de 11 a 31 de outubro de 2010.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3398 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 13, 2010 3:14 pm

Marino escreveu:COMANDANTE DA MARINHA
Ausência do País - Ausentar-me-ei em viagem oficial à Itália e França, no período de 11 a 31 de outubro de 2010.
[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3399 Mensagem por talharim » Qua Out 13, 2010 3:31 pm

Ja estamos as portas de 2011.................se a construçao dessas FREMM ITALIANAS nao começar já em 2011 a MB estará em situaçao crítica em 2015.............se os planos forem esses mesmo de darem baixa nas Type-22.

Eu defendo uma extensa modernizaçao das Type-22 para operarem tranquilamente até 2025.

Ou em ultimo caso baixa nas Type-22 em 2015 e compra emergencial de Type-23 ou Bremen para prover o minimo ridicularmente necessário para defesa de area para nosso grupos-tarefa.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3400 Mensagem por PRick » Qua Out 13, 2010 3:44 pm

Marino escreveu:COMANDANTE DA MARINHA
Ausência do País - Ausentar-me-ei em viagem oficial à Itália e França, no período de 11 a 31 de outubro de 2010.
A disputa deve estar acirrada, aquele modelo de FREEM que coloquei acima é um parceria conjunta dos Croassantes com os Espaguetes. Uma espécie de FREMM internacional, com sistemas mais abertos e maior flexibilidade na configuração final.

[]´s




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3401 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 13, 2010 3:47 pm

Bom... tem todas as instalações dos Subs e até a Eurocopter para visitar por lá...

Seria interessante saber a "agenda dele"... dia a dia :lol: :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3402 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 13, 2010 4:23 pm

talharim escreveu:Ja estamos as portas de 2011.................se a construçao dessas FREMM ITALIANAS nao começar já em 2011 a MB estará em situaçao crítica em 2015.............se os planos forem esses mesmo de darem baixa nas Type-22.

Eu defendo uma extensa modernizaçao das Type-22 para operarem tranquilamente até 2025.

Ou em ultimo caso baixa nas Type-22 em 2015 e compra emergencial de Type-23 ou Bremen para prover o minimo ridicularmente necessário para defesa de area para nosso grupos-tarefa.
Entendo seu ponto, realmente se não tivermos um "burst" de construção de escoltas em breve depois de 2015 nossa marinha vai estar pior ainda do que está hoje.

Mas de qualquer forma as Type-22 já não dão defesa de área, com um míssil que tem alcance máximo de 8km. Qualquer bomba com um kit de TV custando US$10.000 alcança mais do que isso. No máximo elas são boas em autodefesa, e de fato ficariam melhores com canhões AA, mas não sei se vale à pena.

Temos que reconhecer que a MB jamais possuiu defesa de área digna deste nome. Na RN isto não era função das Type-22, e sim dos Type-42 com seus Sea Dart.


Leandro G. Card




PRick

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3403 Mensagem por PRick » Qua Out 13, 2010 4:54 pm

Bem, fiz uma modificações na arte anterior, essa configuração me parece excelente para o FREMM AAé, coloquei um lançador Sylver duplo, ao contrário do simples que existia na arte original, quer dizer ele tem o dobro da capacidade das FREMM comuns. O que vocês acham?

[]´s

Imagem




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3404 Mensagem por gaitero » Qua Out 13, 2010 5:03 pm

PRick escreveu:Bem, fiz uma modificações na arte anterior, essa configuração me parece excelente para o FREMM AAé, coloquei um lançador Sylver duplo, ao contrário do simples que existia na arte original, quer dizer ele tem o dobro da capacidade das FREMM comuns. O que vocês acham?

[]´s

Imagem

Aparentemente, só tem lugar para mais 16 misseis na FREMM.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#3405 Mensagem por talharim » Qua Out 13, 2010 5:19 pm

Confio na competencia da MB.

Espero corte da primeira chapa da primeira FREMM ITALIANA para primeiro semestre do ano que vem.

Que Deus abençoe a MB e o EB precisam trabalhar em dobro pela falta de uma terceira força.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder