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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:36 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Iiiih rapá, vendo BBB?
Tá perdido!

Vamos lá, vamos ver se teu cérebro zerou: 2x 2 = .....
Calma, se a acabou de assistir BBB, volte amanhã. :lol:
A coisa é mais grave, Pay-Per-View. :? :? :?

:lol: :lol: :lol:

Volto amanhã, talvez mais surtado que os caras do BBB. :lol: :lol: :lol:


Peraí, vou fazer a conta proposta e volto pra responder, não demorará muito. :? :?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:39 pm
por Carlos Mathias
Pronto, zeraram os miolo do homi! :shock: :roll: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:40 pm
por kirk
PRick escreveu:
kirk escreveu:

Olá Orestes,

Ao que me desafia fazer é impossível como sabes, faria a mesma proposta ao amigo, poderia então postar opiniões do RESTANTE dos pilotos? Sei que não!

Porém, convido o amigo a postar UMA ÚNICA opinião de um Piloto ou Mecânico do M-III que não concordasse que ela tenha sido ineficiente.

Sds
kirk
É engraçado como você faz leitura seletiva, esquecendo determinados textos, aceitando a crítica de um Brigadeiro que jamais voou em M-3, porém, ignorando a opinião abaixo já postada no fórum, leia bem e preste atenção no texto, antes de voltar a falar algo a respeito.

[]´s
em, o que eu poderia dizer? Primeiro um pequeno histórico.
Participei da licitação dos Mirage III quando eu era capitão Ajudante de Ordens do Cmt do Comando de Defesa Aérea recém criado alias, eu assinei o primeiro boletim interno e registrei a inclusão no efetivo do seu primeiro Comandante e de seu Ajudante de Ordens (eu). Nesse período fui designado, acumulando as funções, Chefe da Comissão de Implantação da Base de Anápolis. Fui o primeiro fabiano a entrar na cidade após Anápolis ter sido escolhida como local de uma Base Aérea.
Dois anos após, fui transferido para o Sistema Logístico como chefe da Comissão de Recebimento das Aeronaves, e da inplantação da parte logística da Base Aérea de Anápolis. Recebí todas as aeronaves desmontadas e em coordenação com a assistência técnica francesa, as montamos e fizemos os primeiros vôos de experiência nas 16 aeronaves.
As aeronaves iniciando o seu ciclo operacional, iniciei um estudo da manutenção de seus equipamentos e da célula propriamente dita. Negociei, após conclusão do estudo (3 anos), um contrato de aquisição dos bancos de ensaio, ferramentas especiais, publicações técnicas, instrução na França de 50 mecânicos e suprimento necessário para 20 revisões da cada equipamento reparável dos MIR III. Passei dois anos na França recebendo todo o objeto do contrato e após fui para o Parque de São Paulo instalar os bancos de Ensaio e testes,e fazer as primeiras revisões nos equipamentos (caixas pretas). Durante esse período, iniciei o estudo da revisão das células, pois deveríamos nos antecipar, dentro duma diagonal de células para evitar que todas atingissem os seus limites de utilização juntas. Terminado o estudo negociei com a DASSAULT a aquisição do ferramental necessário, publicações técnicas, suprimentos e assistência técnica para as primeiras revisões. Recebí a primeira aeronave e acompanhei as primeiras revisões das células e os vôos de ensaio em Anápolis respectivamente.
Então fui fazer o curso de Estado Maior aqui no Rio.
Como podem notar eu trabalhei, exclusivamente, no Projeto Mirage, de 1970 até 1985 e participei intensamente em todas as fases de sua implantação logística.
Como vc bem falou, existem as tais Lendas Urbanas. Durante todo esse período e até a desativação dos MIR III, direta ou indiretamente estive envolvido com essas máquinas e posso afirmar que os problemas que tivemos, todos sem excessão, foi por nossa culpa. Poderia enumerar quais foram elas, resumindo porém, posso dizer que foi por falta de cultura aeronáutica, restrições orçamentárias e uma burocracia monumental. O MIR III foi a única aeronave, desde que FAB é FAB, que teve um planejamento de todo o seu ciclo de vida e por incrivel que possa parecer, nesse nosso País, todo o planejamento foi realizado. Os três últimos MIR III usados adquiridos, em função de uma taxa de atrito prevista, foram escolhidos por mim, já como Brigadeiro e as véspera de passar para a reserva.Como uma Lenda Urbana, diametralmente oposta a que vc pensou, e foi na verdade um fato, os MIR III completarm 30 anos de serviço na FAB com 100% de disponibilidade em toda afrota. Fato inédito na FAB e normal em países mais adiantados.
Dúvidas? posso falar desse assunto uma infinidade de horas.
Queiram-me bem, pois não estou tirando onda de "sabido" mas tenho orgulho de ter conseguido participar desse projeto da sua escolha até a sua desativação. Acredito que isso foi e será inédito na FAB


"que possa ter sido responsável por uma imagem negativa vinculada ao modelo de manutenção do Mirage-III?"
Vamos por parte:
1- o modelo de manutenção dos MIR III, é o modelo europeu, ou seja, a filosofia de Revisão Geral adotado pelo Brasil desde a missão francesa no Campo dos Afonsos.
Uma Revisão Geral consiste em parar a aeronave por um bom período para desmonta-la por completo, inspecionar toda a célula e asas com testes não destrutivos (NDI)sobre rachaduras por fadiga e corrosão; tratá-la onde apresente corrosão quimica; substituir toda a cablagem elétrica; remontá-la com equipamentos revisados e colocá-la em condições operacionais para mais um ciclo de 8 anos no caso dos MIR III. A filosofia de manutenção dos americanos prevê, mais ou menos a mesma coisa, só que indisponibiliza a aeronave menos tempo e não vai até a desmontagem total.A filosofia européia de manutenção permite que se voe uma aeronave indefinitivamente, desde que se encontre suprimento ao longo dos anos. A americana, limita a utilização da aeronave em "X" anos e após vira sucata. Voar o C-130 por longo período (mais de 25 anos) é uma temeridade se não fizermos uma revisão geral à europeia, pois muitas partes deles não são inspecionadas pelas TO americanas.
2 - Desconheço o que se passou em outros países quanto a "lenda urbana" dos MIR III. Aquí no Brasil e na FAB a lenda foi puramente política. Quando estava na antiga DIRMA, por volta de 1974, levei um problema dos MIR III que precisava ser solucionado pelo Sub Diretor de manutenção. Ao iniciar a descrição do problema, fui interrompido pelo Sub diretor que me falou: "Major, faça o que achar melhor, eu não tomo conhecimento dos MIR III por que fui contrário a sua aquisição". Como podes notar foi de um "profissinalismo" exemplar de país de terceiro mundo. Muitos reclamavam do preço da revisão dos motores: um milhão de dólares /each. Quando os espanhois desativaram os seus MIR III e os trocaram por F-1, eu estava fazendo uma visita a Base Aérea de Manices em Barcelona. Ofereceram ao Brasil o pacote completo de revisão dos motores a troco de banana. Levei o assunto às autoridades da FAB e até hoje espero um "feed back". Não compraram para fortalecer a Lenda Urbana brasileira dos MIR III.
3 - "O francês é um portugues que deu certo" Outra Lenda Urbana. Ele é desonesto, trapaceiro e mau caráter. Durante esses anos todos em contato com a Industria Francesa, in loco e profissionalmente quando no Brasil, jamais notei essas características neles. São comerciantes como qualquer outro e cumprem rigorosamente os contratos assinados. Se levarmos em conta que os brasileiros quando chegam na França pensam que as mulheres francesas mantém as mesmas características da época da libertação americana na 2ª Guerra Mundial e que os comerciantes aeromáuticos atuais tratam os "xicanos" como massa corrupta e corruptivel, dá para perceber outra vertente da lenda urbana brasileira. Em minha estada na França cansei de ver Comissões sul americanas, inclusive brasileiras, em visitas aos diversos fabricantes. Eram motivo de chacota e a programação era LIDO e restaurantes caros com reuniões de trabalho com duração de uma hora por semana.
4 - Monomotor, sem REVO, num País continental foi outro argumento contra a aeronave que era explorado pelos americanófilos radicais..
5 - Dificuldade de ressuprimento, outra Lenda Urbana. O sistema computadorizado de então, foi copiado da limha de montagem da fábrica do C-130 e aplicado na manutenção das aeronaves da FAB. Na época foi realmente um grande passo administrativo, porém a adaptação de um software industrial para um de acompanhamento logístico transformou-o em uma colcha de retalhos ineficiente na maioria de seus aspectos. Conclusão tinhamos que projetar o consumo de um parafuso, por exemplo, em no minimo dois anos que era o tempo de "pedido/remessa/recebimento. Imagine a confusão para cada peça de cada equipamento de cada fabricante. É muito dificil para qualquer montadora atender a um ressuprimento nesses moldes.
6 - As Publicações Técnicas não tiveram nenhuma reclamação, pois nunca foram lidas pelos "políticos" fabianos.
7 - Nunca houve reclamações das revisões dos equipamentos reparáveis nem das Revisões Gerais das células feitas no PAMA SP durante todo o periodo de vida dos MIR III .
NOTA: os atritos que tivemos, nenhum teve como causa a manutenção. As indisponibilidades nunca foram causadas, esclusivamente, pela manutenção..
Bem vou ficando por aqui. Tem mais, mas aí a gente vai para detalhes que já pertencem ao passado.
Abs.
Prick,

Em 1º lugar, gostaria de saber quem assina essa declaração?

Em segundo gostaria de chamar a atenção para o fato dele chamar para os Brasileiros as responsabilidades da ineficiencia do equipamento / manutenção em prol da ISENÇÃO de culpa dos franceses, em resumo :

Então a culpa é NOSSA, sim nós brasileiros 3º mundistas e desonestos somos os Únicos e exclusivos CULPADOS da ineficiencia francesa. Cito :

- direta ou indiretamente estive envolvido com essas máquinas e posso afirmar que os problemas que tivemos, todos sem excessão, foi por nossa culpa.

- Desconheço o que se passou em outros países quanto a "lenda urbana" dos MIR III. Aquí no Brasil e na FAB a lenda foi puramente política.

- Ao iniciar a descrição do problema, fui interrompido pelo Sub diretor que me falou: "Major, faça o que achar melhor, eu não tomo conhecimento dos MIR III por que fui contrário a sua aquisição". Como podes notar foi de um "profissinalismo" exemplar de país de terceiro mundo.

- Em minha estada na França cansei de ver Comissões sul americanas, inclusive brasileiras, em visitas aos diversos fabricantes. Eram motivo de chacota e a programação era LIDO e restaurantes caros com reuniões de trabalho com duração de uma hora por semana.

- Monomotor, sem REVO, num País continental foi outro argumento contra a aeronave que era explorado pelos americanófilos radicais..

- Conclusão tinhamos que projetar o consumo de um parafuso, por exemplo, em no minimo dois anos que era o tempo de "pedido/remessa/recebimento. Imagine a confusão para cada peça de cada equipamento de cada fabricante. É muito dificil para qualquer montadora atender a um ressuprimento nesses moldes.

- As Publicações Técnicas não tiveram nenhuma reclamação, pois nunca foram lidas pelos "políticos" fabianos.

SEM COMENTÁRIOS !

Que Brigadeiro assina isso Prick, seria o "famoso" Alvarenga?

Sds
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:44 pm
por orestespf
Resposta para 2 x 2: 5!!!!

Justificativa:

0 = 0
(2 x 2) - (2 x 2) = 5 - 5
(2 x 2) (1 - 1) = 5 (1 - 1)
Agora corta-se o termo comum (SIC, SIC, SIC), o termo 1 - 1:
(2 x 2) = 5.

Pronto! Provado que 2 x 2 = 5. :lol: :lol: :lol:







PS: tem um enorme erro na linha (com os SICs), onde "cortei" um termo que é zero (1 - 1), o que não é permitido na matemática, visto equivaler a uma divisão por zero. Mas como brincadeira, vale! :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:46 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Pronto, zeraram os miolo do homi! :shock: :roll: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Conta feita e "provada" no post anterior. :shock: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:48 pm
por Carlos Mathias
Provada pelas lei de BBB num poooooode!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sáb Fev 06, 2010 11:50 pm
por Hader
Caceta Orestes! Você me fez lembrar da minha primeira aula de análise matemática (acho que hoje chamam de Cálculo...). Prove de raiz de 2 é irracional usando a prova pelo absurdo (ou algo assim...rs). E da-lhe leitura do Demidovich e Apostol...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 12:02 am
por kirk
soultrain escreveu:Orestes,

Desculpe, mas porque está a dar importância a essa personagem?

[[]]'s
Soultrain,

Pedirei ao Orestes que o "cutuque, para tirar água de pedra", sei que deve ter algo de bom em ti, AINDA não descobri, mas, deve ter, sem dúvida! :lol: :lol: :lol:

Sds
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 12:03 am
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Provada pelas lei de BBB num poooooode!

Poooode, hoje poooodeeee, me permito tal abuso!!! :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 12:09 am
por orestespf
Hader escreveu:Caceta Orestes! Você me fez lembrar da minha primeira aula de análise matemática (acho que hoje chamam de Cálculo...). Prove de raiz de 2 é irracional usando a prova pelo absurdo (ou algo assim...rs). E da-lhe leitura do Demidovich e Apostol...
:lol: :lol: :lol: :lol:

Sim, a Análise, hoje, é dividida em "duas partes": o Cálculo (análise básica ou elementar, ou seja, a calculeira mesmo) e as disciplinas chamadas Análise (dos cursos de Matemática, que se resume a Análise I --- primeiro curso com rigor no assunto --- para a licenciatura; e Análise II e às vezes III para o Bacharelado em Matemática, onde se aprofunda o conteúdo e o rigor matemático). Tais assuntos são minhas áreas, mas para pesquisa quase não há espaço, visto este assunto ser "clássico". Porém da grande área Análise faço parte (meus estudos, minhas pesquisas), mui particularmente EDP (Equações Diferenciais Parciais), daí o mínimo de fluência no assunto que brinquei anteriormente.


Forte abraço, amigo Hader!!!!!

Orestes

PS: fico extremamente feliz em saber das referências (livros) que estudou, são os melhores que conheci e conheço, tenho estes textos no original, parabéns pela formação!!!! :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 12:12 am
por orestespf
kirk escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Desculpe, mas porque está a dar importância a essa personagem?

[[]]'s
Soultrain,

Pedirei ao Orestes que o "cutuque, para tirar água de pedra", sei que deve ter algo de bom em ti, AINDA não descobri, mas, deve ter, sem dúvida! :lol: :lol: :lol:

Sds
kirk
Ambos (Soutrain e Kird) são ótimos, tanto em pessoa quanto em "personalidade", vocês só precisam afinar os discursos, falta muito pouco, acredito. :wink: :wink:

Abraços forte aos dois,

Orestes, o BBB da vez (emparedado???).

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 1:13 am
por Carlos Lima
Pessoal,

Por favor vamos pegar leve com determinados posts principalmente nos que tendem a "desqualificar" outros usuarios... podemos nao concordar, mas vamos tomar cuidado com o lado "pessoal".

A todos... agradeco!
...

Voltando ao assunto Eu amo o MIII x Eu odeio o MIII e quero os franceses longe do meu pais :)...

Como toda boa historia existe argumento (e municao) para ambos os lados...

Honestamente ja ouvi pessoalmente opnioes boas e ruins que variavam conforme a 'epoca e o que estava acontecendo... honestamente ouvi o mesmo dos americanos...

Uma questao importante que comentei outro dia e acho que o pessoal nao deu muita bola 'e que quando comparam o F-5 ao MIII (para dizer que o MIII foi ruim bla bla bla) 'e que as pessoas esquecem que com o contrato do F-5 a FAB aprendeu varias licoes da 'epoca do MIII (aonde o contrato nao foi muito bem feito), e uma s'erie de off-sets necessarios para manter a aeronave e tambem ajudar a Embraer foram selados naquela e'poca e com isso a nossa frota de F-5 recebeu ferramental e treinamento adicional alem de capacitacao tecnica em muitas areas diferentes do MIII...

Existia uma certa disputa na FAB aonde o pessoal da "antiga" amava o F-5 (lembre esse pessoal operada F-80/Xavantao/TF-33!!!!!!!!) e o pessoal "do Dacta" amava o MIII isso gerou toda a sorte de problemas pois por muitos anos o pessoal da "costa" era quem decidia na FAB e como ja sabemos de vez em quando esses grupos (lembram dos "cardeais" x MB? ) nao ajudaram muito...

Isso (e crises economicas, etc etc) tiveram enormes influencias na operacao do MIII da FAB...

Mas vamos s'o a um rapido paralelo... o MIII era a aeronave padrao de diversas FA da OTAN, e inclusive no caso Frances levava armas nucleares... era a elite da elite...

O F-5 era a aeronave que os EUA acharam necessario criar para vender para paises que queriam algo como o F-4 mas eles se recusavam a vender ou nao tinham $$$ para pagar.

Isso faz do F-5 uma aeronave ruim? Claro que nao... eramos operadores de F-80/TF-33 quando os Argentinos ja tinham at'e o "Sabre/A-4"! com misseis ar-ar" anos antes!!!!!!

Mas vejam... os franceses vendiam e venderam a aeronave que era a "espinha dorsal" da sua FA... em uma epoca aonde parte da FAB criou um Esqdrao do "Zero" para essas donzelas aonde a parte mais "tradicional e antiga" da ca'ca da FAB nem passava da vel. do som!!!!

Imaginem s'o a Birra!?

Dai vieram os problemas de um pais que estava acostumado a receber "sobras" dos EUA que lidou pela primeira vez com um contrato mais "serio"... as licoes foram aprendidas e da'i o F-5 veio bem mais "preparado".

Entao se 'e para usar a historia, vamos nos lembrar um pouco do cenario na e'poca ao inves de simplesmente dizer que A ou B sao ruins e ponto.

:)

Enfim... s'o os meus 2 cents!

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 1:46 am
por PRick
cb_lima escreveu:Pessoal,

Por favor vamos pegar leve com determinados posts principalmente nos que tendem a "desqualificar" outros usuarios... podemos nao concordar, mas vamos tomar cuidado com o lado "pessoal".

A todos... agradeco!
...

Voltando ao assunto Eu amo o MIII x Eu odeio o MIII e quero os franceses longe do meu pais :)...

Como toda boa historia existe argumento (e municao) para ambos os lados...

Honestamente ja ouvi pessoalmente opnioes boas e ruins que variavam conforme a 'epoca e o que estava acontecendo... honestamente ouvi o mesmo dos americanos...

Uma questao importante que comentei outro dia e acho que o pessoal nao deu muita bola 'e que quando comparam o F-5 ao MIII (para dizer que o MIII foi ruim bla bla bla) 'e que as pessoas esquecem que com o contrato do F-5 a FAB aprendeu varias licoes da 'epoca do MIII (aonde o contrato nao foi muito bem feito), e uma s'erie de off-sets necessarios para manter a aeronave e tambem ajudar a Embraer foram selados naquela e'poca e com isso a nossa frota de F-5 recebeu ferramental e treinamento adicional alem de capacitacao tecnica em muitas areas diferentes do MIII...

Existia uma certa disputa na FAB aonde o pessoal da "antiga" amava o F-5 (lembre esse pessoal operada F-80/Xavantao/TF-33!!!!!!!!) e o pessoal "do Dacta" amava o MIII isso gerou toda a sorte de problemas pois por muitos anos o pessoal da "costa" era quem decidia na FAB e como ja sabemos de vez em quando esses grupos (lembram dos "cardeais" x MB? ) nao ajudaram muito...

Isso (e crises economicas, etc etc) tiveram enormes influencias na operacao do MIII da FAB...

Mas vamos s'o a um rapido paralelo... o MIII era a aeronave padrao de diversas FA da OTAN, e inclusive no caso Frances levava armas nucleares... era a elite da elite...

O F-5 era a aeronave que os EUA acharam necessario criar para vender para paises que queriam algo como o F-4 mas eles se recusavam a vender ou nao tinham $$$ para pagar.

Isso faz do F-5 uma aeronave ruim? Claro que nao... eramos operadores de F-80/TF-33 quando os Argentinos ja tinham at'e o "Sabre/A-4"! com misseis ar-ar" anos antes!!!!!!

Mas vejam... os franceses vendiam e venderam a aeronave que era a "espinha dorsal" da sua FA... em uma epoca aonde parte da FAB criou um Esqdrao do "Zero" para essas donzelas aonde a parte mais "tradicional e antiga" da ca'ca da FAB nem passava da vel. do som!!!!

Imaginem s'o a Birra!?

Dai vieram os problemas de um pais que estava acostumado a receber "sobras" dos EUA que lidou pela primeira vez com um contrato mais "serio"... as licoes foram aprendidas e da'i o F-5 veio bem mais "preparado".

Entao se 'e para usar a historia, vamos nos lembrar um pouco do cenario na e'poca ao inves de simplesmente dizer que A ou B sao ruins e ponto.

:)

Enfim... s'o os meus 2 cents!

[]s
CB_Lima
O problema todo é que isso, e alguns relatos e notícias vindas do passado, apenas corroboram uma falta de profissionalismo, uma politicagem dentro da Força que é extremamente prejudicial a sua capacidade operativa. Ter picuinha do material, a ponto de tomar atitudes prejudiciais a sua operação é um absurdo.

Sou totalmente contrário ao F-18E, mas se por um acaso ele fosse o escolhido, defenderia a melhor operação possível, com tudo sendo feito aqui e o máximo zelo com sua manutenção e uso, pouco importando que ele seja dos EUA, porque afinal, isso seria ruim para a FAB e o Brasil. Assim, não entendo essa gente. Como falei antes, acho o F-18E um "lixo", porém, não é porque é dos EUA que os caças são ruins, existem excelentes caças nos EUA.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 2:18 am
por Booz
orestespf escreveu:
jp escreveu:Nível, prumo, quiçá uma régua de 24".
Onde nós vamos parar?
Bem, aqui paramos à meia-noite [005]
Dá um golinho aí, mano velho, é que o prumo tá meio tombado hoje, precisa de uns ajustes etílicos. :? :? :? :?

Mano, nem vi seu post me perdôe (fui "dormido" por minha doce e angelical esposa :twisted: ).

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Fev 07, 2010 2:33 am
por Booz
Hader, Mein lieber Freund! Brüderlichen Gruß.

Jamais perpretaria tal indelicadeza! Veja que há na afirmação uma conotação jocosa, que se estende à interprete citada... :wink: Compartilho vossa admiração pela impressionante Frau Battler!
Embora não troque Callas por nada... (a voz! A voz meu caro!... :mrgreen: )

* * *

Escusas mais que aceitas (eu e minha deusa de ébano agredecemos - que meu "torrãozinho de açúcar" aqui de casa não leia este post :mrgreen: ), cubro e faço-lhe réplica de suas fraternas saudações.

JP