LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Marino
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#3316 Mensagem por Marino » Qua Dez 26, 2007 7:59 pm

cicloneprojekt escreveu:
luisabs escreveu:
Luís Henrique escreveu:Nesse natal minha família se reuniu e pude conversar com meu primo, ten-cel aviador da FAB.

Perguntei sobre as propostas americanas. Sobre a preferência dos pilotos, etc.

As perguntas e as respostas:

No FX-1 o Flanker era o grande favorito dos aviadores, e agora?

Agora existem alguns grupos com diferentes opiniões.

E o Gripen?

acho difícil, problema na autonomia.
Aliás todos os caças europeus têm esse problema. Eles foram pensados para atuar no TO europeu....

E os Americanos? Ouvi falar em F-15E?

acho difícil, problema com restrições de armamentos.

Então o Rafale ja ganhou?

vamos ver, vamos ver. É o que ta mais na mídia, mas vamos ver....

E o Sukhoy-35?

acho que esta entre o Rafale e o Sukhoy.

---
Feliz Natal pra todo mundo e parece que em janeiro o Papai Noel vai dar uma passadinha na FAB... :wink:


Bueno, pra mim ta mais que bom se ficar entre o Rafale e o Sukoi. Particularmente acredito no Rafale como o escolhido, devido ao aprendizado com o sub-nuclear deles, apesar de eu ser minoria dentre os pensadores.


A questão do sub nuclear da MB está quase equacionada. O sub convencional que servirá de degrau para o SNA está nos finalmentes , para não dizer que já está decidido..., o FX segue seu caminho tortuoso sem muita ligação com a MB, pode acreitar, a MB ´´e que provavelmente seguirá a onda do FX, APÓS este estar selecionado.

X2.




PRick

#3317 Mensagem por PRick » Qua Dez 26, 2007 8:55 pm

cicloneprojekt escreveu:
Luís Henrique escreveu:Nesse natal minha família se reuniu e pude conversar com meu primo, ten-cel aviador da FAB.

---
Feliz Natal pra todo mundo e parece que em janeiro o Papai Noel vai dar uma passadinha na FAB... :wink:


Ó conterrâneo, lembra-te que o Lula estará (sendo obrigado a) cortar o orçamento de 2008 em virtude do pau que o governo levou com a CPMF, vamos devagar, portanto, que o santo é de barro.


Duvido,

Esperem um aumento de impostos, IOF, alguns outros, e estavam previstos cortes de impostos, nada será feito. Também o cancelamento dos aumentos dos servidores, só vão dar a inflação. O adiamento dos concursos públicos previstos.

[ ]´s




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Immortal Horgh
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#3318 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 26, 2007 10:23 pm

GERSON VICTORIO escreveu:
Túlio escreveu:Mas meu Jesus, se os custos do SP já fazem todo mundo chorar, rasgar as vestes , arrancar os cabelos e questionar a necessidade de um NAe, ainda mais o JFK, meu Deus do Céu... :shock:

Olhem a Ala Aérea dele, quanto custa isso? Pra comprar e para manter? E agüentar o berreiro da FAB que a MB teria mais Caças e Aviões de Ataque modernos do que ela própria?

Eu bem que queria um desses mas...ACHO MEIO QUE BRABO... 8-]


Uma pergunta que não quer calar...por os EUA não os mantiveram operando? especulação minha....muito caro de operar mesmo para o padrão USNAVY

Túlio véio, concordo plenamente contigo.

Abraço

Gerson


A USN planeja ter a frota de NAe toda nuclear, por isso a desativação das unidades convencionais. Atualmente ela tem 9 da classe Nimitz e um da classe Enterprise em operação, além de um 10º Nimitz em construção.


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#3319 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 26, 2007 10:29 pm

cicloneprojekt escreveu:
luisabs escreveu:
Luís Henrique escreveu:Nesse natal minha família se reuniu e pude conversar com meu primo, ten-cel aviador da FAB.

Perguntei sobre as propostas americanas. Sobre a preferência dos pilotos, etc.

As perguntas e as respostas:

No FX-1 o Flanker era o grande favorito dos aviadores, e agora?

Agora existem alguns grupos com diferentes opiniões.

E o Gripen?

acho difícil, problema na autonomia.
Aliás todos os caças europeus têm esse problema. Eles foram pensados para atuar no TO europeu....

E os Americanos? Ouvi falar em F-15E?

acho difícil, problema com restrições de armamentos.

Então o Rafale ja ganhou?

vamos ver, vamos ver. É o que ta mais na mídia, mas vamos ver....

E o Sukhoy-35?

acho que esta entre o Rafale e o Sukhoy.

---
Feliz Natal pra todo mundo e parece que em janeiro o Papai Noel vai dar uma passadinha na FAB... :wink:


Bueno, pra mim ta mais que bom se ficar entre o Rafale e o Sukoi. Particularmente acredito no Rafale como o escolhido, devido ao aprendizado com o sub-nuclear deles, apesar de eu ser minoria dentre os pensadores.


A questão do sub nuclear da MB está quase equacionada. O sub convencional que servirá de degrau para o SNA está nos finalmentes , para não dizer que já está decidido..., o FX segue seu caminho tortuoso sem muita ligação com a MB, pode acreditar, a MB ´´e que provavelmente seguirá a onda do FX, APÓS este estar selecionado.


Se formos analisar, então o favorito seria o Rafale, pois um NAe que comporte um SU-35 naval teria que ser maior que o SP.


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#3320 Mensagem por Túlio » Qua Dez 26, 2007 10:34 pm

Para mim, o Walter véio está dizendo é OUTRA KÔZA: que navios ianques viriam nas rabeiras dos caças IANQUES (o famigerado 'pacotão')...

Mantenho respeitosamente minhas dúvidas a respeito...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#3321 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 26, 2007 10:38 pm

Suponhamos então que o Eagle seja o vencedor do FX-2, na minha visão o único pacote naval americano que poderia nos interessar seriam os Ticonderogas que serão desativados em 2008 (cerca de 4), mas não vejo isso como sendo possível.



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#3322 Mensagem por Túlio » Qua Dez 26, 2007 10:42 pm

Immortal Horgh escreveu:Suponhamos então que o Eagle seja o vencedor do FX-2, na minha visão o único pacote naval americano que poderia nos interessar seriam os Ticonderogas que serão desativados em 2008 (cerca de 4), mas não vejo isso como sendo possível.



[ ]s



São kôzaz assim que mantêm minhas dúvidas do 'pacotão ianque...' 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#3323 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 26, 2007 10:45 pm

O que mantém o pacotão ianque em pé, além das coisas de sempre, é o dólar baixo. Russo na FAB me parece difícil (opinião minha).




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#3324 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 26, 2007 10:47 pm

Mesmo assim, ainda falta equacionar a questão armamento e principalmente aquilo que o NJ insiste tanto.


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#3325 Mensagem por FABIO » Qua Dez 26, 2007 10:54 pm

os navios classe ticonderoga estao fora da realidade orçamentaria da MB mesmo
vindo a preço baixo ,mas seu custo operacional e enorme. aMB precisa ficar atenta
as fragatas inglesas que vao dar baixa em 2008 que sao as tipo-22 b3.




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#3326 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Dez 26, 2007 11:18 pm

Immortal Horgh escreveu:
GERSON VICTORIO escreveu:
Túlio escreveu:Mas meu Jesus, se os custos do SP já fazem todo mundo chorar, rasgar as vestes , arrancar os cabelos e questionar a necessidade de um NAe, ainda mais o JFK, meu Deus do Céu... :shock:

Olhem a Ala Aérea dele, quanto custa isso? Pra comprar e para manter? E agüentar o berreiro da FAB que a MB teria mais Caças e Aviões de Ataque modernos do que ela própria?

Eu bem que queria um desses mas...ACHO MEIO QUE BRABO... 8-]


Uma pergunta que não quer calar...por os EUA não os mantiveram operando? especulação minha....muito caro de operar mesmo para o padrão USNAVY

Túlio véio, concordo plenamente contigo.

Abraço

Gerson


A USN planeja ter a frota de NAe toda nuclear, por isso a desativação das unidades convencionais. Atualmente ela tem 9 da classe Nimitz e um da classe Enterprise em operação, além de um 10º Nimitz em construção.


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Das trocas por PA's nucleares eu já sabia, mas no Japão a USNAVY conseguiu no choro ter aprovado o uso de um PA nuclear a ser baseado lá devido as restrições que os japoneses impoem pelo acontecido em hiroshima e nagasaki, por que não usar PA convencionais então?(isso já acontece hoje mais o KITTE HAWK será substituido por um PA nuclear), não seria justamente pelo seu custo de manutenção de um convencional?. :wink:

abraços

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
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#3327 Mensagem por Sintra » Qua Dez 26, 2007 11:53 pm

A.K. for T-7 escreveu:Soultrain e Sintra,

Sei que os colegas Tugas são piadistas e gostam de brincar, mas pelo menos o que eu estou postando aqui não é boato inconseqüente, como vocês levam a crer com seus posts. Na realidade, e já cansei de falar isso, as informações que posto são passadas por Ten-Cel Avs e Cel Avs em funções diretamente ligadas ao processo de análise e seleção de aeronaves, ou ainda de unidades de caça e instrução que tenho a possibilidade de visitar. Tenho este contato graças a familiares que são/foram da FAB e amigos que faço nas missões em que tenho apoio/contato direto com pessoal da FAB. Sempre que entro em contato, gasto muito do meu tempo - e do tempo e paciência deles - com incontáveis questionamentos, para trazer algo de novo para o pessoal do Fórum, que é tão aficcionado quanto eu e certamente gostaria de saber o que se passa. Até agora, vocês podem checar pelo que já se realizou, ainda não dei uma bola fora. É certo que, por vezes, um ou outro faz a SUA INTERPRETAÇÃO do que eu disse, e vem com devaneios ou até apelidos bestas, como "F-35 Fura-Fila" (coisa esta, furar a fila, que nunca disse que iria ocorrer e que, à época da análise da proposta do F-16 B60, estava previsto para após 2018) para desmerecer este trabalho investigativo e de informação que faço por gosto e gratuitamente. Agora, aqui as coisas são como são, já expliquei isso. Tenho certeza que para mim, que estou em contato com estas pessoas, é mais fácl de entender o que se passa do que para vocês, que estão do outro lado da piscina. Agora, só peço que não desmereçam este trabalho que eu faço, jogando-o na vala comum dos boatos sem fundamento ou dos achismos pessoais. Se vocês quiserem uma prova (como pediu o Soultrain), convido-os para virem ao Brasil, Rio de Janeiro, nde posso apresentá-los a um ou dois oficiais que lhes explicarão aquilo que me explicam. Pode ter certeza que eu despenco daqui de Salvador para o Rio, para "provar" isso, de modo a não ser achincalhado de forma desnecessária. Também se vocês assim preferirem, eu paro de postar sobre isso, assim ficamos todos na expectativa, na boataria infundada e nos achismos pessoais até o primeiro semestre do ano que vem. Mas, como sempre digo, nada como dar tempo ao tempo...



OUUUUUUUUCHHH :shock:

Beraldi

Antes de mais vou tornar muito claro, se alguma vez escrevi alguma coisa que o atingiu pessoalmente, PEÇO DESCULPAS...
Não era essa a minha intenção ( e se abusei da piada fácil, algo em que por vezes me excedo, está no direito de me "arrancar as orelhas" :oops: ).

Já aqui escrevi anteriormente que não colocava, de forma nenhuma, em duvida as informações que você coloca aqui, e que estas lhe estavam a ser passadas por gente da FAB e tal como não questiono a veracidade destas informações ou a idoneidade dos militares da FAB com quem você conversou. Agora, tenho seriessimas dúvidas acerca de quem, ou o quê, passou essa conversa do "Streak Eagle" na FAB, ou dos F-35 a serem fabricados no Brasil... Fico com ideia de que alguém, ou "algo" anda a contar "histórias da carochinha" para os Militares Brasileiros.

As minhas duvidas sobre o "Streak Eagle" para o Brasil (excelente opção, se vier a tornar-se realidade) são que... tirando o RAPTOR é o caça táctico mais caro de adquirir construido em qualquer País à face do planeta... E a sua manutenção é assustadora, é francamente superior em dinheiro e em Horas/homem de trabalho comparativamente ao "Super Bug" ou os Eurocanards.
Vale o dinheiro, vale o custo de manutenção, MAS não creio que neste momento seja minimamente realista para uma Força Aérea que tem dificuldades em manter um elevado nº de horas de vôo/ano para os seus pilotos a voarem em F-5E e AMX e que recentemente decidiu adquirir 12 caças em segunda mão por 60 milhões de dólares.

O Director da "Boeing F-15 International Programs", Steve Winkler fez uma lista dos Paises com os quais estavam a decorrer negociações/ofertas para a aquisição de novos "Eagles" e o Brasil não constava (os Paises mencionados foram a Arábia Saudita, a Coreia do Sul, o Japão, Singapura e os EUA). A informação encontra-se na ultima Air International, num suplemento especial sobre o "Eagle", a entrevista com o Director da Boeing é do inicio de Novembro, o jornalista é o Britânico Jon Lake.

Da próxima vez que falar com oficiais da FAB pergunte se existe "Budget" para quadruplicar o dinheiro gasto em horas de vôo e manutenção, se a resposta for "não" pode crer que a FAB não vai receber "Eagles" tão depressa.
Pessoalmente, creio bem que no espaço de tempo de, mais ou menos, um ano vamos ver uma oferta no site do "FMS" muito, muito semelhante à que foi feita agora a Marrocos, só que para o Brasil.

Abraços :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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#3328 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Dez 27, 2007 12:16 am

GERSON VICTORIO escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
GERSON VICTORIO escreveu:
Túlio escreveu:Mas meu Jesus, se os custos do SP já fazem todo mundo chorar, rasgar as vestes , arrancar os cabelos e questionar a necessidade de um NAe, ainda mais o JFK, meu Deus do Céu... :shock:

Olhem a Ala Aérea dele, quanto custa isso? Pra comprar e para manter? E agüentar o berreiro da FAB que a MB teria mais Caças e Aviões de Ataque modernos do que ela própria?

Eu bem que queria um desses mas...ACHO MEIO QUE BRABO... 8-]


Uma pergunta que não quer calar...por os EUA não os mantiveram operando? especulação minha....muito caro de operar mesmo para o padrão USNAVY

Túlio véio, concordo plenamente contigo.

Abraço

Gerson


A USN planeja ter a frota de NAe toda nuclear, por isso a desativação das unidades convencionais. Atualmente ela tem 9 da classe Nimitz e um da classe Enterprise em operação, além de um 10º Nimitz em construção.


[ ]s


Das trocas por PA's nucleares eu já sabia, mas no Japão a USNAVY conseguiu no choro ter aprovado o uso de um PA nuclear a ser baseado lá devido as restrições que os japoneses impoem pelo acontecido em hiroshima e nagasaki, por que não usar PA convencionais então?(isso já acontece hoje mais o KITTE HAWK será substituido por um PA nuclear), não seria justamente pelo seu custo de manutenção de um convencional?. :wink:

abraços

Gerson


Coloca este questionamento lá na Naval que tem um tópico sobre NAe, aqui fica meio deslocado discutir esse assunto (que por sinal é muito interessante).


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#3329 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Dez 27, 2007 12:17 am

FABIO escreveu:os navios classe ticonderoga estao fora da realidade orçamentaria da MB mesmo
vindo a preço baixo ,mas seu custo operacional e enorme. aMB precisa ficar atenta
as fragatas inglesas que vao dar baixa em 2008 que sao as tipo-22 b3.


Acho que já deixamos passar de bobeira as 3 Type 23 que o Chile comprou.


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#3330 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Dez 27, 2007 12:32 am

Sintra escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Soultrain e Sintra,

Sei que os colegas Tugas são piadistas e gostam de brincar, mas pelo menos o que eu estou postando aqui não é boato inconseqüente, como vocês levam a crer com seus posts. Na realidade, e já cansei de falar isso, as informações que posto são passadas por Ten-Cel Avs e Cel Avs em funções diretamente ligadas ao processo de análise e seleção de aeronaves, ou ainda de unidades de caça e instrução que tenho a possibilidade de visitar. Tenho este contato graças a familiares que são/foram da FAB e amigos que faço nas missões em que tenho apoio/contato direto com pessoal da FAB. Sempre que entro em contato, gasto muito do meu tempo - e do tempo e paciência deles - com incontáveis questionamentos, para trazer algo de novo para o pessoal do Fórum, que é tão aficcionado quanto eu e certamente gostaria de saber o que se passa. Até agora, vocês podem checar pelo que já se realizou, ainda não dei uma bola fora. É certo que, por vezes, um ou outro faz a SUA INTERPRETAÇÃO do que eu disse, e vem com devaneios ou até apelidos bestas, como "F-35 Fura-Fila" (coisa esta, furar a fila, que nunca disse que iria ocorrer e que, à época da análise da proposta do F-16 B60, estava previsto para após 2018) para desmerecer este trabalho investigativo e de informação que faço por gosto e gratuitamente. Agora, aqui as coisas são como são, já expliquei isso. Tenho certeza que para mim, que estou em contato com estas pessoas, é mais fácl de entender o que se passa do que para vocês, que estão do outro lado da piscina. Agora, só peço que não desmereçam este trabalho que eu faço, jogando-o na vala comum dos boatos sem fundamento ou dos achismos pessoais. Se vocês quiserem uma prova (como pediu o Soultrain), convido-os para virem ao Brasil, Rio de Janeiro, nde posso apresentá-los a um ou dois oficiais que lhes explicarão aquilo que me explicam. Pode ter certeza que eu despenco daqui de Salvador para o Rio, para "provar" isso, de modo a não ser achincalhado de forma desnecessária. Também se vocês assim preferirem, eu paro de postar sobre isso, assim ficamos todos na expectativa, na boataria infundada e nos achismos pessoais até o primeiro semestre do ano que vem. Mas, como sempre digo, nada como dar tempo ao tempo...



OUUUUUUUUCHHH :shock:

Beraldi

Antes de mais vou tornar muito claro, se alguma vez escrevi alguma coisa que o atingiu pessoalmente, PEÇO DESCULPAS...
Não era essa a minha intenção ( e se abusei da piada fácil, algo em que por vezes me excedo, está no direito de me "arrancar as orelhas" :oops: ).

Já aqui escrevi anteriormente que não colocava, de forma nenhuma, em duvida as informações que você coloca aqui, e que estas lhe estavam a ser passadas por gente da FAB e tal como não questiono a veracidade destas informações ou a idoneidade dos militares da FAB com quem você conversou. Agora, tenho seriessimas dúvidas acerca de quem, ou o quê, passou essa conversa do "Streak Eagle" na FAB, ou dos F-35 a serem fabricados no Brasil... Fico com ideia de que alguém, ou "algo" anda a contar "histórias da carochinha" para os Militares Brasileiros.

As minhas duvidas sobre o "Streak Eagle" para o Brasil (excelente opção, se vier a tornar-se realidade) são que... tirando o RAPTOR é o caça táctico mais caro de adquirir construido em qualquer País à face do planeta... E a sua manutenção é assustadora, é francamente superior em dinheiro e em Horas/homem de trabalho comparativamente ao "Super Bug" ou os Eurocanards.
Vale o dinheiro, vale o custo de manutenção, MAS não creio que neste momento seja minimamente realista para uma Força Aérea que tem dificuldades em manter um elevado nº de horas de vôo/ano para os seus pilotos a voarem em F-5E e AMX e que recentemente decidiu adquirir 12 caças em segunda mão por 60 milhões de dólares.

O Director da "Boeing F-15 International Programs", Steve Winkler fez uma lista dos Paises com os quais estavam a decorrer negociações/ofertas para a aquisição de novos "Eagles" e o Brasil não constava (os Paises mencionados foram a Arábia Saudita, a Coreia do Sul, o Japão, Singapura e os EUA). A informação encontra-se na ultima Air International, num suplemento especial sobre o "Eagle", a entrevista com o Director da Boeing é do inicio de Novembro, o jornalista é o Britânico Jon Lake.

Da próxima vez que falar com oficiais da FAB pergunte se existe "Budget" para quadruplicar o dinheiro gasto em horas de vôo e manutenção, se a resposta for "não" pode crer que a FAB não vai receber "Eagles" tão depressa.
Pessoalmente, creio bem que no espaço de tempo de, mais ou menos, um ano vamos ver uma oferta no site do "FMS" muito, muito semelhante à que foi feita agora a Marrocos, só que para o Brasil.

Abraços :wink:


Sintra, só para questionar um ponto que colocou bem: o custo de manutenção de um Eagle é bem alto, mas digamos que não ocorra corte de verbas por causa do fim da CPMF, enfim, o governo cria qualquer porcaria de imposto; no ano que vem o orçamento segundo o NJ deve ficar em R$ 9 bilhões + R$ 1 bilhão em emenda adicional, ou seja, R$ 10 bilhões, que dariam aproximadamente US$ 5,8 bilhões. Neste ano o orçamento ficou em aproximadamente US$ 2 bilhões, assim o orçamento deve mais do que dobrar. Com isso e como a economia vai indo mais ou menos razoável, podemos até esperar um novo aumento de verbas, sendo assim, creio que o problema em se manter caças desse nível não existiria.


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