Dieneces escreveu:Voando a Mach 2 , concordo , mas acho que as melhorias acrescentadas aos F-5 , não chegaram a tanto.Bolovo escreveu:Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .
Cara, de SM pra CO num F-5 é menos de cinco minutos.A questão que eu estabeleci , Bolovo , é contra uma ameaça vinda do sul , pelo litoral . Canoas , além de defender uma zona de maior potencial estratégico ao seu redor , bloqueia melhor esse avanço inimigo , eis que dista cerca de 100 km do mesmo, Santa Maria , é quase o triplo de distância. Com caças de CURTO raio de ação isso faz diferença .Para ameaças mais a oeste do litoral , concordo que SM cumpriria bem a tarefa de interceptação.
Historicamente, as interceptações sempre foram mais intensas a oeste do que a sudeste, pórém tivemos várias ocorrências como a do Ninrod e outros tantos, mas a oeste ah oeste......
Uma histporinha para vocêss;
Lá pela metade da decada de 80, quando da finalização da implantação do DACTA II, nossos "amigos" hermanos se "perderam" na rota várias vezes, casualmente sempre no mesmo ponto e na mesma rota, não pararam equanto não conseguiram o que queriam, plotar o sitio radar de Santiago RS, apesar do alerta em CO, não dava tempo do bicudo decolar e interceptar, tanto é que foi solicitado ao comando para avançar um elemento para Maria ou Santo Angelo, o que inicialmente foi negado, quando da autorização já era tarde, se estivessem em Maria......
Grande abraço