Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#331 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 29, 2007 6:57 pm

Luís Henrique escreveu:Bolovo vc não esta entendendo.

EU não estou comparando Su-35 com F-22....

O F-22 sim, tem uma real vantagem em RCS...

O que estou comparando é Su-35 vs eurocanards...

Estes eurocanards podem ter alguma vantagem em RCS, etc mas no fringir dos ovos todos eles são de 4 geração, todos eles tem RCS de mesma ordem....

Ou vc acha que os eurocanards tem RCS equivalente ao F-22???
0,01...0,0001....???

Eu sei que o provavel é que fiquemos com Rafale e o Chavito com Su-35...mas não é por isso que vou fechar os olhos e acreditar que o meu caça é furtivo e que o dele é um elefante branco.... :?

Nenhum dos dois é furtivo e ambos são discretos...

Vou torcer para que os Rafales venham com radar AESA e que venham bem armados...também vou torcer para que venham em quantidade.....vou torcer para que possamos treinar bastante e desenvolver ainda mais a nossa doutrina NCW...vou torcer para adquirirmos mais R-99A....etc....mas não vou fechar os olhos para os fatos...
O Su-35BM será uma grande ameaça, até mesmo para os Rafales....

Ah, com os Eurocanards então tá beleza. Tem muito 3º geração por aí, que guaribado, fica quase ou no mesmo nível de vários genuínos 4º geração. Os F-16 Block60, F-15SG, Su-35BM, Mig-35, são exemplos que batem de frente com Gripen, Eurofighter e Rafale. Só não me venham comparar Su-35BM com F-22, daí não dá.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#332 Mensagem por Skyway » Qua Ago 29, 2007 7:05 pm

chm0d escreveu:
Skyway escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Então tá carlos, refutando o lógico e assumindo que os engenheiros russos fazem milagre, eu concordo com vc tá?

Agora....achismo? Vc não me conhece meu amigo. Só digo que muitos dados são tão falsos quanto nota de 3....não falo mais. Wink

Fui!

E isso é lógica?:

Porra, vcs vão continuar discutindo isso depois desse trecho que destaquei?

Carambola.... Como diz o colega, super-trunfo é foda......

É um desenho de 1970! Não interessa se vão remontar ele todo em compostos, fibras, papel ou chiclete. O desenho é o mesmo da década de 70!

Tem hora que essa fixação fica ridícula.

São esses os argumentos lógicos?
Vc não me conhece meu amigo. Só digo que muitos dados são tão falsos quanto nota de 3....não falo mais

O que eu coloquei foram dados de fontes abertas, não tem nada de secreto, nem segredo militar. Se você tem acesso a segredos militares, fica difícil debater, porque a cada dado que eu colocar você vai dizer: "Vc não me conhece meu amigo. Só digo que muitos dados são tão falsos quanto nota de 3....não falo mais".

E aí vamos ficar nessa roda, onde os conhecedores de segredos militares aparecem, desqualificam os colegas e todas as fontes abertas e depois se retiram dizendo: "Só digo que muitos dados são tão falsos quanto nota de 3....não falo mais".

Assim fica difícil. Pode-se ao menos dizer algo, como outro colega nosso colocou aqui, assim:

São diferentes os (aviões) mas o RCS...

Ele só falou que os russos não estão sendo "garganta" no RCS...

O colega poderia simplesmente dizer que todos aqui ignoram o assunto e que não fala mais.

Vamos colocar aqui dados para todos debaterem, vamos analisar e não apenas negar por negar. O Sintra por exemplo já me fez uma pergunta e vai dizer que o cara da tabela é maluco e tal( :D ), mas... Se olharmos com atenção a tabela, bate com os dados divulgados de alcançe dos radares ali colocados.

Se o Bolovo diz que o Gripen voa 3000Km com 10 ton de arma (não diz, ele não é tão louco assim pelo Gripen), vamos colocar dados e comparações para mostrar que é difícil, quase impossível. Agora se eu disser: "Você não sabe de nada, isso é tudo cascata." Vai parecer no mínimo deselegante e apenas esvazia o debate.

E gente, super-trunfo só é super-trunfo quando interessa, não é? Na hora de colocar dados do F-22 não vejo os colegas pularem e dizer: "Ôpa, super-trunfo não, eu sei a verdade verdadeira!"

Esse é um espaço de debates e de enriquecimento de cultura. Façamos o melhor uso sempre, concordando ou não, vamos enriquecer sempre com informações ou contra-informações que seja(by OrestesPF).

Heheheheeh, ok Carlos, os russos são fodas, ouvi dizer que vão colocar até o Bear com RCS de torradeira agora..é esperar pra ver. :wink:

E não tenho conhecimento de nenhuma informação secreta, seja lá o que isso significa...mas bom senso e noção para interpretar informações e desconfiar do que um fabricante diz de seu produto, são coisas fundamentais.

Pé no chão e uma boa discussão, é tudo que gosto num fórum, fora isso, to fora. :wink:

Um abraço!

Estamos vendo o "bom nivel" de discussão você quer. (EM NEGRITO)

Com relação a dados de fabricantes, vamos começar a duvidar do F-22, F-35 etc...

Abs.

Não quero nivel nenhum de discussão sobre esse assunto. não percebeu?

AD ASTRA PER ASPERA
Jacobs
Sênior
Sênior

#333 Mensagem por Jacobs » Qua Ago 29, 2007 8:12 pm

vilmarmoccelin escreveu:Eu concordo com o Luis... Se for assim o F-15 também é ruim, afinal também é uma Árvore de Natal piscando... F-15 e Su-27 (e derivados dos dois) são caças grandes... A desvantagem que eles tem no RCS ele contornam por poder carregar um radar mais potente, e com uma antena maior, que, se construídos com tecnologia equivalente vai dar um poder BEEMMM superior a esse radar...

Disse tudo... agora basta ter um bom senso semelhante ao seu, e chegar à conclusão de que o F-15 está sendo substituido pelo F-22 (baixíssimo RCS). E EXATAMENTE por isso também que o substituto da familia Su-27 será desenvolvido no projeto PAK-FA.

Se o Super Flanker fosse bom de RCS, a Russia não precisaria de PAK-FA...

Agora comparar RCS do Su-35BM com os eurocanards ja fica meio dificil!

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#334 Mensagem por Moccelin » Qua Ago 29, 2007 9:45 pm

Jacobs... Mas é esse o X da questão... O RCS do Su-35BM é superior ao dos Eurocanards... Mas não é um absurdo como muitos pensam... Segundo dados de diversas fontes fica mais ou menos assim: 0,25m^2 pros Eurocanards e 1m^2 pro Suckoy... Mas essa desvantagen em RCS, pra mim, é compensada pelas vantagens de ser um caça grande (aquele menor índice de perda de desempenho etc), além do radar mais potente, etc... Como eu já disse...

O RCS do F-15 provavelmente poderia ser muito melhorado também, PORÉM os EUA não PRECISAM disso... Eles tem dinheiro para construir F-22 e QUEREM construir F-22, afinal tem que manter a indústria de guerra deles ativa, e modernizações necessitam bem menos horas/homem (empregos)... E provavelmente um dos motivos de eles não gastarem com pesquisas para diminuir RCS de caças de 3ª geração é esse mesmo... Não ter desculpa pra político negar dinheiro pra construção de novos F-22, e claro, não vender F-15 usados com RCS diminuído num futuro próximo.

Já a Rússia está com mais dificuldades, então tem que modernizar seus caças a ponto de manterem eles com capacidade de enfrentar os inimigos mais modernos...

The cake is a lie...
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#335 Mensagem por Alcantara » Qua Ago 29, 2007 11:02 pm

vilmarmoccelin escreveu:O RCS do F-15 provavelmente poderia ser muito melhorado também, PORÉM os EUA não PRECISAM disso... Eles tem dinheiro para construir F-22 e QUEREM construir F-22, afinal tem que manter a indústria de guerra deles ativa, e modernizações necessitam bem menos horas/homem (empregos)... E provavelmente um dos motivos de eles não gastarem com pesquisas para diminuir RCS de caças de 3ª geração é esse mesmo... Não ter desculpa pra político negar dinheiro pra construção de novos F-22, e claro, não vender F-15 usados com RCS diminuído num futuro próximo.

Olha, os norte-americanos já pensaram sim em dar uma "guaribada" no F-15. Procurem informações sobre o F-15X, algumas vezes também chamado de F-15XX. Seria uma opção para a USAF caso o Programa ATF (que resultou no F-22) não vingasse ou sofresse revezes ou atrasos demais.

Essa seria uma versão bem modificada do F-15, com novas entradas de ar, muito provavelmente novas asas (seguindo o conceito do F-22), todo o pacote de aviônicos e radar do F-22, motores F-110 (ou ainda, F-119/F120), fora uma "guaribada" geral na furtividade, como foi feito no F-18E/F. Seria sem sombra de dúvidas um "****" caça. O custo total desse programa estava estimado em 3 bilhões de dólares.

Abraços!!!! :lol:

F-15XX HAS LARGE WING

The F-15XX airframe is similar to the F-15E's. One major change is
incorporation of a new, larger, wing manufactured mainly from composite
materials. The wing area would grow roughly 10% from 608 to 670 sq. ft.
The wing spand would increase from 42ft. to 48ft. 5 ub.

The wing is swept 38.5 degrees and has a 3.5 aspect ration. The
symmetrical wing would use leading edge slats to change the camber rather the the current leading edges modified with a conical camber.

The changes are aimed at reducing transonic drag and allowing the aircraft to cruise at supersonic speed without afterburner. The larger wing also would increase fuel capacity by nearly 3,000lb to 16,257lbs.

The F-15XX would utilize new offensive and defensive avionics systems and some low obseveable characteristics which would reduce the aircraft's signature in the front quadrant. It would employ the same engines now
being developed for the ATF.

The total cost to develop and produce 750 F-15XX aircraft is estimated at
$33 billion, versus $72 billion for the ATF. McDonnell Douglas believes
it coudl deliver the first aircraft four years after a go ahead decision.>>

Imagem

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#336 Mensagem por Plinio Jr » Qui Ago 30, 2007 10:26 am

Jacobs escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Eu concordo com o Luis... Se for assim o F-15 também é ruim, afinal também é uma Árvore de Natal piscando... F-15 e Su-27 (e derivados dos dois) são caças grandes... A desvantagem que eles tem no RCS ele contornam por poder carregar um radar mais potente, e com uma antena maior, que, se construídos com tecnologia equivalente vai dar um poder BEEMMM superior a esse radar...

Disse tudo... agora basta ter um bom senso semelhante ao seu, e chegar à conclusão de que o F-15 está sendo substituido pelo F-22 (baixíssimo RCS). E EXATAMENTE por isso também que o substituto da familia Su-27 será desenvolvido no projeto PAK-FA.

Negam a origem do Su-35BM em termos de projeto ao Su-27, que lhe confere um grande RCS em relação a Eurocanards, mas o associam comercialmente ao restante da familia Flanker..... :roll:

O desenho entre eles (Rafale, EF-2000, Gripen, Su-35BM), diz tudo, a utilização de materias compostos, ajuda, mas não faz milagres e muito menos esconde a origem de projeto deles.

A saída para os russos, para equilibrar as coisas é o PAK-FA...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Skyway
Sênior
Sênior

#337 Mensagem por Skyway » Qui Ago 30, 2007 10:43 am

Plinio Jr escreveu:
Jacobs escreveu:

Negam a origem do Su-35BM em termos de projeto ao Su-27, que lhe confere um grande RCS em relação a Eurocanards, mas o associam comercialmente ao restante da familia Flanker..... :roll:

O desenho entre eles (Rafale, EF-2000, Gripen, Su-35BM), diz tudo, a utilização de materias compostos, ajuda, mas não faz milagres e muito menos esconde a origem de projeto deles.

A saída para os russos, para equilibrar as coisas é o PAK-FA...

Aleluia alguem disse uma coisa coerente aqui.

AD ASTRA PER ASPERA
Kratos
Sênior
Sênior

#338 Mensagem por Kratos » Qui Ago 30, 2007 11:03 am

Interessante esse F-15X.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Jacobs
Sênior
Sênior

#339 Mensagem por Jacobs » Qui Ago 30, 2007 11:48 am

E esse F-15 "malandro" aqui:

Imagem

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#340 Mensagem por Moccelin » Qui Ago 30, 2007 12:34 pm

Projetos existiram, aos montes, porém eles não o fizeram para poder pedir mais F-22 ao congresso sem eles encherem o saco falando que o F-15XXX não tinha inimigos potencialmente mais fortes e que não era necessário... E provavelmente para poder vender os F-15 sem medo de entregar uma arma com RCS baixo para o tamanho...

Já os russos aparentemente estão tentando a todo custo criar formas de baixar o RCS dos seus Flankers, afinal ainda querem vender a família Flanker por um tempo como caças topo de linha...

The cake is a lie...
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#341 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 30, 2007 1:22 pm

Alguém aqui acha que os eurocanards se equilibram com o F-22???

creio que não.

Os russos precisam do Pak-Fa para ficarem com um poderio equilibrado com o F-22....

Para manter o equilibrio com os eurocanards o Su-35BM é suficiente.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#342 Mensagem por Alcantara » Qui Ago 30, 2007 2:30 pm

Jacobs escreveu:E esse F-15 "malandro" aqui:

Imagem

Cara, F-15XXX na FAB já tá ótimo pra mim. :lol:
Legal a arte. Não tinha visto ainda.

Abraços!!! :lol:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
PRick

#343 Mensagem por PRick » Qui Ago 30, 2007 2:32 pm

Luís Henrique escreveu:Alguém aqui acha que os eurocanards se equilibram com o F-22???

creio que não.

Os russos precisam do Pak-Fa para ficarem com um poderio equilibrado com o F-22....

Para manter o equilibrio com os eurocanards o Su-35BM é suficiente.

Mas os Russos não têm, e não deverão ter nenhum Su-35BM, já que a aviação de caça na Rússia não é prioridade. Não basta desenvolver o avião, tem que fabricar e usar, e não me diga que num caso de emergência irão produzir os que precisarem. A Rússia tem capacidade industrial muito inferior a OTAN, então não têm, e nem terá condição para produzir em escala semelhante. Enquanto isto os Eurocanards estão em produção, e ainda sendo desenvolvidos.

Não existe a menor condição dos Russos manterem um Guerra convencional com a OTAN hoje em dia. E eles mesmo sabem disso, a prioridade é o Arsenal Atômico.

[ ]´s

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#344 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 30, 2007 2:33 pm

Só uma pergunta...

Acabou a MAKS 2007 e quantos Su-35BM a Rússia comprou?

Pois é... é o que eu imaginava... Zero!

Srs,

Os caras não tem grana... vocês acham que eles iriam investir 1 Centavo em mais uma versão do Flanker que 'corre o risco' de não ser superior em certos cenários aos caças de Linha de frente 'Ocidentais'?

Honestamente acho que o pouco de dinheiro que eles tem vai para o PAK-FA e atualizações 'meia bala' nos SU-27 (e olhe lá!!!)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Skyway
Sênior
Sênior

#345 Mensagem por Skyway » Qui Ago 30, 2007 2:45 pm

:shock: Um pouco de realidade faz bem mesmo.... 8-]

AD ASTRA PER ASPERA
Responder