SAIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#331 Mensagem por Jacobs » Seg Dez 03, 2007 1:22 pm

zela escreveu:
midnight escreveu:Estive dando uma olhada no segurança e defesa e vi isso:
Imagem

É um top attack, alguém tem mais informações sobre isso?


Até onde eu sei, isso aí é uma bomba de fragmentação inteligente, com 40 bombas dentro. Cada bomba dessa procura um alvo através do infravermelho e solta um jato de cobre capaz de perfurar blindagens. Cada bombinha dessa procura um alvo que não foi iluminado por outra bombinha, fazendo com que o índice de destruição seja maior; caso um alvo não seja achado, o artefato explode no ar, para evitar baixas civis no futuro.
Só não me lembro o nome da bomba.


Aparentemente são os desenhos iniciais da Wind Corrected Munitions Dispenser (vulgo CBU-97 WCMD).

Esse armamamento ja está operacional com a USAF. É uma bomba cluster, porém cada "bomblet" tem um seeker IR pra adquirir blindados.




Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

#332 Mensagem por midnight » Seg Dez 03, 2007 2:06 pm

zela escreveu:
midnight escreveu:Estive dando uma olhada no segurança e defesa e vi isso:
Imagem

É um top attack, alguém tem mais informações sobre isso?


Até onde eu sei, isso aí é uma bomba de fragmentação inteligente, com 40 bombas dentro. Cada bomba dessa procura um alvo através do infravermelho e solta um jato de cobre capaz de perfurar blindagens. Cada bombinha dessa procura um alvo que não foi iluminado por outra bombinha, fazendo com que o índice de destruição seja maior; caso um alvo não seja achado, o artefato explode no ar, para evitar baixas civis no futuro.
Só não me lembro o nome da bomba.


Segundo li essa da ilustração se chama BONUS e foi desenvolvida na França.




Imagem
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

#333 Mensagem por zela » Seg Dez 03, 2007 2:12 pm

Bem, aí já não sei. O certo é que os americanos possuem uma e já está operacional.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#334 Mensagem por Morcego » Seg Dez 03, 2007 2:31 pm

midnight escreveu:Estive dando uma olhada no segurança e defesa e vi isso:
Imagem

É um top attack, alguém tem mais informações sobre isso?


Passou no armas do futuro, joga cobre derretido em altissima temperatura dentro do tanque.




Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

#335 Mensagem por Benke » Seg Dez 03, 2007 3:00 pm

midnight escreveu:
Segundo li essa da ilustração se chama BONUS e foi desenvolvida na França.


A BONUS e a outra, TCM, foram desenvolvidas pela BOFORS




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#336 Mensagem por Moccelin » Seg Dez 03, 2007 3:18 pm

Jacobs escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:O que vai ser feito com os Leo 1A1 já é tido como certo... Vão mobiliar os RCBs, que atualmente contam com os M-41C.

Quanto a modernização, eu sinceramente não acredito que isso vá ser feito, porém seria uma boa, principalmente se fosse pra testar os optrônicos, computadores de tiro, periscópios e outros sistemas que serão usados no Osório 2.0 hehehehehehehe...


Aproveitando que você tocou no assunto, existe esse tipo de conversa nos bastidores, ou o Osorio está morto e enterrado?

Meu maior sonho quanto a defesa, é ver o FX concluído, e o Osorio sendo fabricado para o EB! :D


Eu mandei um e-mail para a Imbel logo que eu fiquei sabendo que os projetos da Engesa foram entregues a ela. A resposta que eu recebi na época (2003) foi que havia a idéia de levar alguns projetos da Engesa pra frente... Mas não citaram qual, aí vem a dúvida... Seria o Urutu III ou o Osório mesmo?!?!? Por exemplo, o Urutu III pode estar usando algumas idéias tiradas de projetos que não foram pra frente, como o Sucuri II...




The cake is a lie...
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#337 Mensagem por Jacobs » Seg Dez 03, 2007 4:40 pm

vilmarmoccelin escreveu:
Jacobs escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:O que vai ser feito com os Leo 1A1 já é tido como certo... Vão mobiliar os RCBs, que atualmente contam com os M-41C.

Quanto a modernização, eu sinceramente não acredito que isso vá ser feito, porém seria uma boa, principalmente se fosse pra testar os optrônicos, computadores de tiro, periscópios e outros sistemas que serão usados no Osório 2.0 hehehehehehehe...


Aproveitando que você tocou no assunto, existe esse tipo de conversa nos bastidores, ou o Osorio está morto e enterrado?

Meu maior sonho quanto a defesa, é ver o FX concluído, e o Osorio sendo fabricado para o EB! :D


Eu mandei um e-mail para a Imbel logo que eu fiquei sabendo que os projetos da Engesa foram entregues a ela. A resposta que eu recebi na época (2003) foi que havia a idéia de levar alguns projetos da Engesa pra frente... Mas não citaram qual, aí vem a dúvida... Seria o Urutu III ou o Osório mesmo?!?!? Por exemplo, o Urutu III pode estar usando algumas idéias tiradas de projetos que não foram pra frente, como o Sucuri II...


Mas a Imbel não fabrica apenas armamento leve? Será que estes projetos não deveriam ser entregues pra outra empresa, ou então tocados pelos engenheiros do EB?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#338 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 03, 2007 7:41 pm

vilmarmoccelin escreveu:
Jacobs escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:O que vai ser feito com os Leo 1A1 já é tido como certo... Vão mobiliar os RCBs, que atualmente contam com os M-41C.

Quanto a modernização, eu sinceramente não acredito que isso vá ser feito, porém seria uma boa, principalmente se fosse pra testar os optrônicos, computadores de tiro, periscópios e outros sistemas que serão usados no Osório 2.0 hehehehehehehe...


Aproveitando que você tocou no assunto, existe esse tipo de conversa nos bastidores, ou o Osorio está morto e enterrado?

Meu maior sonho quanto a defesa, é ver o FX concluído, e o Osorio sendo fabricado para o EB! :D


Eu mandei um e-mail para a Imbel logo que eu fiquei sabendo que os projetos da Engesa foram entregues a ela. A resposta que eu recebi na época (2003) foi que havia a idéia de levar alguns projetos da Engesa pra frente... Mas não citaram qual, aí vem a dúvida... Seria o Urutu III ou o Osório mesmo?!?!? Por exemplo, o Urutu III pode estar usando algumas idéias tiradas de projetos que não foram pra frente, como o Sucuri II...

Eu lembro que nessa mesma época eu li uma revista que falava que a Imbel tinha intenção de reviver o projeto Ósorio. A coisa mais triste da decada de 90 foi o fechamento da Engesa. Mesmo tendo sido bem arriscado apostar a empresa toda numa concorrência lá na Arábia, acho que o governo deveria ter ajudado a Engesa, comprado alguns Osório, ou mesmo não deixando ela fechar e fazer a "Diaspora dos Engenheiros Bélicos" do Brasil por aí. Perdemos algo que era único, estrategico, de exportador de 1º classe nos 80, passamos para importador de 8º nas decadas seguintes... TRISTE! :cry:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8876
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 463 vezes

#339 Mensagem por Pablo Maica » Seg Dez 03, 2007 7:50 pm

A IMBEL deveria ter tomado o mesmo destino da Embraer...


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#340 Mensagem por Moccelin » Seg Dez 03, 2007 10:58 pm

Pablo Maica escreveu:A IMBEL deveria ter tomado o mesmo destino da Embraer...


Um abraço e t+ :D


Se fosse a uns 3 anos eu discordaria na hora do Pablo, mas depois que eu ví tudo o que anda acontecendo com o MD-97 eu passei a concordar.

Se ela tivesse sido privatizada, nem que seja só parte, poderíamos estar com uma Imbel forte, grande e privada (ou semi-privada) talvez até tivéssemos um país mais liberal no quesito armamento graças aos lobbys etc...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8876
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 463 vezes

#341 Mensagem por Pablo Maica » Seg Dez 03, 2007 11:12 pm

Eu tbm discordaria ha uns 3 ou 4 anos Vilmar... porém depois que vi o que acontece com o MD-97 e os preços absurdos do mesmo, e do AGLC vejo que hoje a IMBEL é mais um fardo para o EB do que uma "reserva estratégica" como se pensa...

Provavelmente se ela fosse privatizada hoje teriamos um fuzil fazendo frente ao G-36, M-4, FN-2000 e outros no mercado internacional, fora que ela poderia ter aproveitado projetos da ENGESA e tambem hoje poderiamos estar retornando ao mercado mundial de blindados que quem sabe chegar ao um posto parecido com o que a Embraer galgou ao longo dos anos.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#342 Mensagem por Marino » Sex Dez 07, 2007 4:52 pm

Novidades de nosso EB:

DESPACHO DECISÓRIO Nº 159 /2007
Em 5 de dezembro de 2007
PROCESSO: PO nº 64447.113/2007-23 - D Log
ASSUNTO: autorização para adiantamento de pagamento ao ESCRITÓRIO FEDERAL DE
TECNOLOGIA DE DEFESA E AQUISIÇÕES DO MINISTÉRIO DA DEFESA DA REPÚBLICA
FEDERAL DA ALEMANHA (BUNDESAMT FÜR WEHRTECHNIK UND BESCHAFFUNG -
BWB), referente ao serviço de contratação de empresas capacitadas à seleção, manutenção
reparadora, ajuste de configuração e transporte de todo o equipamento adquirido, de acordo com o
Projeto 1F73 (Aquisição de Meios Terrestres).
Departamento Logístico
1. Processo originário do Departamento Logístico, que solicita autorização para pagamento
antecipado ao ESCRITÓRIO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE DEFESA E AQUISIÇÕES DO
8 - Boletim do Exército n° 49, de 7 de dezembro de 2007.
MINISTÉRIO DA DEFESA DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA (BUNDESAMT FÜR
WEHRTECHNIK UND BESCHAFFUNG - BWB), já ouvida a Secretaria de Economia e Finanças.
2. Considerando o disposto no art. 38 do Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986, e
tendo em vista o parágrafo único do art. 87 das Instruções Gerais para a Realização de Licitações e
Contratos no Ministério do Exército (IG 12-02), aprovadas pela Portaria Ministerial nº 305, de 24 de maio
de 1995, publicadas no Diário Oficial da União de 26 de maio de 1995, dou o seguinte
D E S P A C H O
a. AUTORIZO, em caráter excepcional, o pagamento antecipado, no valor de
€27.887.185,28 (vinte e sete milhões, oitocentos e oitenta e sete mil, cento e oitenta e cinco euros e vinte e
oito centavos), ao ESCRITÓRIO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE DEFESA E AQUISIÇÕES DO
MINISTÉRIO DA DEFESA DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA (BUNDESAMT FÜR
WEHRTECHNIK UND BESCHAFFUNG - BWB), referente ao serviço de contratação de empresas
capacitadas à seleção, manutenção reparadora, ajuste de configuração e transporte de todo o equipamento
adquirido, de acordo com o Projeto 1F73 (Aquisição de Meios Terrestres), com recursos do PI
F6MBVTRVOBL, PTRES 300063, ND 44.90.00 - Fonte 0100 - Área Externa, a ser feito pelo
Departamento Logístico, correspondente a trinta e três vírgula noventa e dois por cento do valor global do
Contrato nº 069/2007-DLog/EB.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

#343 Mensagem por J.Ricardo » Sex Dez 07, 2007 5:38 pm

Outra empresa que me preocupa é a Avibras, alguém sabe da situação dela? A última vez que tive notícias dela foi daquela fenomenal venda de Astros-II.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
PRick

#344 Mensagem por PRick » Sex Dez 07, 2007 5:39 pm

J.Ricardo escreveu:Outra empresa que me preocupa é a Avibras, alguém sabe da situação dela? A última vez que tive notícias dela foi daquela fenomenal venda de Astros-II.


Anda atrasando a entrega de material ecomendado pelo EB, e já pago, pelo que andaram postando aqui. :(


[ ]´s




PRick

#345 Mensagem por PRick » Sex Dez 07, 2007 5:43 pm

Pablo Maica escreveu:Eu tbm discordaria ha uns 3 ou 4 anos Vilmar... porém depois que vi o que acontece com o MD-97 e os preços absurdos do mesmo, e do AGLC vejo que hoje a IMBEL é mais um fardo para o EB do que uma "reserva estratégica" como se pensa...

Provavelmente se ela fosse privatizada hoje teriamos um fuzil fazendo frente ao G-36, M-4, FN-2000 e outros no mercado internacional, fora que ela poderia ter aproveitado projetos da ENGESA e tambem hoje poderiamos estar retornando ao mercado mundial de blindados que quem sabe chegar ao um posto parecido com o que a Embraer galgou ao longo dos anos.


Um abraço e t+ :D


Ou poderia ficar igual a Avibrás ou pior, igual a Engesa. :twisted: :twisted:

[ ]´s




Responder