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Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 4:11 pm
por Francoorp
FIGHTERCOM escreveu:É fácil julgar o trabalho dos outros (neste caso, da FAB), díficil é estar na pele deles e fazer com competência.
Abraços,
Wesley
Pra começar nem sabemos se são fatos estes ai... são suposições, pelo menos de minha parte.
E não estou julgando não, simplesmente não acho palavras para dizer o que seria nem tentar adquirir um pouco mais de informações sobre um equipamento novo da força.
Temos que ver isso ai direitinho, pois é muito importante na formação de pessoal da FAB.
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 4:26 pm
por Carlos Lima
Francoorp escreveu:cb_lima escreveu:Sei la Francoorp,
Por mais que se estude a implementação e o uso de um equipamento, na prática e principalmente interagindo com o ambiente e as suas características particulares honestamente as experiências podem ser bem diferentes e é para isso que normalmente quando se recebe algo, esse equipamento tem todo um programa de "recebimento" que pode inclusive implicar em modificações e sugestões e renegociações porque as coisas não são tão simples na prática.
Então sei lá cara... muito cuidado quando dizer que existem incompetências e pedir cabeças, bla bla bla e coisas afins... muitas vezes a reavaliação e as adaptações e o encontro de problemas "em campo" são na verdade parte das "competências".
[]s
CB_Lima
Sim verdade me excedi... o ponto é que as novidades também existem... tinha me esquecido disso... mas não falei de incompetência dos que fazem isso ou aquilo nas maquinas.
O que eu digo de incompetência seria o caso de não se ter realizado um estudo e a tentativa de se adquirir um pouco da experiência dos outros operadores(quase impossível), ou da fabricante(possivel contratavel), em ter um mínimo do conhecimento ja adquirido neste equipamento, decidindo descobrir tudo sozinho... pode ser sim que nada disso nem mesmo tenha sido TENTADO, e se foi assim mesmo, bem dizer o que então, qual seria a palavras justa para isso??
Mas quanto aos depois, aos conhecimentos novos e às novas situações vividas não se discute, não tem incompetência a não ser que as novas experiências não venham passadas para a formação de pessoal... o que não é o caso da FAB, que preza muito isso.
Bom, legal que você viu que se excedeu
Só digo isso porque esse tipo de comentário pode levar a conversa que está boa para um lado dispensável e todos perdem
Enfim, é quase certo que tais estudos tenham sido feitos sim, o que temos que lembrar é que existem processos e comissões de recebimento além do pessoal que vai realizar o treinamento e se tornar instrutor e linha de suporte para o equipamento...
Para você ter uma idéia mesmo no caso do S Tucano que é tupiniquin existiu o "Grupo Alpha" que tive a oportunidade de conhecer e o trabalho dos caras além de lidar com o S Tucano como plataforma "de combate" ainda tinham que lidar como ele como treinador "avançado" e substituto dos Xavantes o que é um mundo totalmente diferente dos "Terceiros" esquadrões.
E ainda assim dá-lhe testes e modificações para que a plataforma finalmente (mesmo depois de recebida) pudesse ser realmente dita como "operacional".
Muito provavelmente algo semelhante está ocorrendo no caso do HIND e temos que tomar extremo cuidado nessas horas com qualquer notícia "negativa" porque em primeiro lugar o equipamento ainda está sendo avaliado e inserido na doutrina op. da FAB e qualquer "diferença" pode ganhar o nome de 'problema' em um piscar de olhos e na minha opnião isso não é verdade.
[]s
CB_Lima
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 6:36 pm
por prp
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 6:43 pm
por sapao
Francoorp,
antes de mais nada quero deixar claro que não tive e nem tenho intenções de atacar pessoalmente a você ou a qualquer outra que discorde de meu ponto de vista, e sim sempre atacar a divergência dos pensamentos.
Percebi que no ultimo post você se sentiu atacado pessoalmente pelas minhas palavras, e talvez meu jeito de escrever o leve a pensar isto; de maneira que vou procurar ser o mais breve nos comentários para evitar mal-entendido e utilizar posts antigos.
Att, Sapão
Francoorp
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Seg Nov 01, 2010 6:12 pm
Entendi... suposições contra suposições... os fatos não subsistem então fica o dito pelo não dito, e ficamos nestas especulações... o Lynx fez especulações assim como nós... expressou sua opinião e colocou a sua teoria, somente isso!!
Francoorp
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 2:16 pm
... e não falei que as afirmações do linx eram suposições sobre suposições, falei que aqueles FATOS(não suposições) não eram uma espécie de regra geral... chamei as tuas afirmações de suposições, e não as do Lynx! Porque estais distorcendo o que eu disse???
Para mim parece uma contradição, não tenho o costume de distorcer nada, a menos que acidentalmente. Foi esse o caso?
Noticia ruim corre rápido meu caro, ainda mais em uma democracia... se tivessem problemas graves estes Hind ai, teríamos relatos noticiados....
Por favor, tenha um pouco mais de fé nos órgãos de contra-inteligência das FFAA!
F-22 e F-15 dos Yankees estão em pedaços, pois não vieram...
Para a CRUZEX, mas quase toda RED FLAG os RAPTOR estão lá, e os F-15 são baseados em Nellis.
Acho estranho a FAB não colocar os HIND em um exercício dessa magnitude para testar seus sistemas como um meio do pais vermelho, aos moldes do que fez com o F-5M quando no inicio da operação BVR.
E não vejo problemas em suposições, desde que sejam colocadas como suposições e não como fatos.
Então vou deixar claro para que não gere mais duvidas.
Toda vez que eu colocar um fato, você vai perceber porque vai estar com a fonte de consulta; caso contrario será sempre uma suposição ou teoria.
E mais uma vez vemos que o senhor se agarra às afirmações do Lynx para os casos do Helis Linxs...
e mais uma vez eu rebato que não tem nada a ver com este caso especifico dos Hind, pois são situações diferentes e produtos diferentes.
E mais uma vez eu repito que tem certas coisas que so se descobrem na operação. Em nenhum momento eu disse que o HIND é igual ao Lynx, o que eu disse foi:
sapao
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Dom Out 31, 2010 5:52 pm
“...O MI-35 tem problemas de adaptação ao TO amazonica, o que e natural, então duvido sua colocação por la em um primeiro momento”
Agora vamos lembrar o que o Lynx falou:
lynx
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Seg Nov 01, 2010 11:36 am
...tivemos um para-brisa estourado pelo calor em uma aeronave pousada em Porto Seguro-BA. Foi verificado que o padrão utilizado pela RN não aguentava nosso clima de verão. A solução veio por meio de um para-brisas francês. Esse foi só o exemplo mais gritante de equipamentos que tiveram que ser substituídos.
Imagina uma aeronave marítima, concebida para a RN que opera no mundo todo, não aguentar o calor.
Esse tipo de coisa é dificl de se colocar em um contrato, porque é impossível se cobrir todas as eventuais possibilidades.
Se vai evoluindo com o tempo, o do R-99 foi melhor que o do A-1, o do F-5M foi melhor ainda, o do CASA idem e por ai vai, mas nunca sera perfeito.
Utilizo o exemplo para mostrar que isso acontece sempre, não é porque é russo ou chinês. Não estou querendo dizer que porque o Lynx teve problema o HIND também tem, e sim dizer que esse tipo de coisa e normal para helis, caças, subs e por ai vai.
Busquei o que estava mais a mão, mas existem inúmeros exemplos parecidos por ai.
Aqui vão alguns dos fatos que utilizei, peguei no vootatico pois acho que ele é uma referencia para esses assuntos
-16 DEZ 2009 CHEGARAM OS PRIMEIROS MI-35
-15 MAR 2010 AJUSTE DOS RECEBIMENTOS DOS AH-2 PELA FAB (fonte revista ASAS)
“Basicamente, segundo a reportagem de ASAS apurou com exclusividade, tratam-se de ajustes de compatibilidade entre a aviônica das aeronaves e o sistema de comunicação existente nos capacetes de voo padrão da FAB, de origem norte-americana; e a adaptação da fonte de força externa brasileira aos helicópteros.”
coisa que alias você disse que não procedia
Francoorp
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Seg Nov 01, 2010 10:09 pm
“...Pois bem e esta reclamação dos capacetes não procede, pois vemos que os capacetes são russos, e não adaptação de capacetes ocidentais.”
Por fim:
-15 ABR 2010 Os AH-2 serão apresentados
Dessas informações, e sabendo do problema de se adaptar novos vetores que é histórico e universal, cheguei a conclusão de que 4 meses é muito tempo para se receber 3 aeronaves; a não ser que tivessem havido imprevistos maiores do que o esperado.
Porque se falar mais posso ser enquadrado aqui (como você bem ressaltou):
Ja no inciso IV seria o oficial da FAB que não publicar os atos oficiais a responder, sendo que reza que : "Negar publicidade aos atos oficiais"
Assim... fique atento se os fatos realtados forem reais e classificados como o senhor afirmou ser!!
Como você disse,falar mais que isso é crime, so estou relembrando o que já saiu na mídia e utilizando o exemplo do Lynx para que você possa ter uma noção.
sapao
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Seg Nov 01, 2010 5:42 pm
-Diria que são problemas semelhantes aos que o Lynx citou no post dele..
.
Sei que é pouco mas é o que tem, ter certeza todos nos queremos ter, mas se houvessem todas as informações disponíveis talvez não houvesse o fórum.
...para se classificar documentos como Ultra-Secretos(30anos) serve a competencia do Presidente ou Viece-Presidente da Républica, Ministro de estado, Comandante Chefe da FAB ou um diplomata responsavel por sede diplomàtica(embaixador)...
Exato, militar da FAB com função de comando, direção ou chefia; por exemplo UM COMANDANTE DE ESQUADRÃO OU DE FAE!!!
Lei que institui o Sistema Brasileiro de Inteligencia, e cria a Agencia Brasileira de Inteligencia.
§ 2o A obrigatoriedade de publicação dos atos em extrato independe de serem de caráter ostensivo ou sigiloso os recursos utilizados, em cada caso.
devem ser publicadas mesmo que secretas, na modalidade EXTRATO(sem informaçòes sobre o que se compra, e suas caracteristicas técnicas)...
Então caso se verifique que devemos comprar peças que não eram previstas devido à não adaptação dos Hind, pois este seria sim imprevista, estas deverão constar em publicação oficial da FAB mesmo que seja sigilo e faça parte de seu funcionamento, e ter Helis voando é parte do funcionamento... então esta tua hipótese seria verificavel e confirmavel... Tem que estar em alguma parte do DOU.
Você mesmo explica que isso vale para a ABIN, não para as FFAA. Se tem que publicar tudo, me diz ai aonde saiu a quantidade e o tipo de armamento que ve e que tipo de sistemas de guerra eletrônica ele vai ter...
Será que isso saiu no DO? Se der pane nos misseis e a gente tiver qeu repor, isso vai sair no DO?
O que não é o caso do Brasil... e em muitos destes países com técnicos analfabetos ai, pode ter certeza que tem um HIND voando a todo gás em suas forças armadas!
E eu lhe pergunto se é esse tipo de sargento que você acha que o brasil deve contar ou daquele com nível técnico e que faz o tipo chato que fica toda hora perguntando o porque das coisas?
O pre-sal esta ai, para termos maquinas voando a todo gás basta a gente querer vender a alma ao diabo, pode ter certeza quem tem uma ruma deles na esquina querendo comprar nossa autonomia...
e olha bem no código penal militar, pois tem muita coisa ali também nesta linha ai... eu me lembro que tem mas não sei te afirmar onde, deveria revelo por um momento para encontrar
Devido ao grande numero de ações penais na justiça, saiba que o que mais se faz hoje nas FFAA é olhar o código penal militar, entre outros.
Existem algumas linhas de pensamento que são contra o que se cobra, mas enquanto for lei ainda está valendo, e lei diz explicitamente que se não cumprir é crime militar, se depois no julgamento você vai ser absolvido é outra conversa...
e muito disso ai poderia ser recolhido do próprio fabricante, que no fim é quem mais conhece o equipamento, tendo que responder aos clientes e executar manutenções e fazer relatórios de situações reais não estabelecidas por eles nos manuais...
sapao
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:47 am
Os da FAB tem contrato de um FSR (field service representative) que varia de 2 a 4 anos, para justamente aparar estas arestas.
Esse pessoal são ex-militares americanos com muuuuuuuuita experiencia na operação da maquina, e servem de ligação direta com o fabricante para sanar duvidas e problemas na manutenção.
Como já disse, com os russos é de 5 anos, talvez por ser a primeira vez.
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 6:54 pm
por helio
Sapão vou responder em vermelho ok?[quote="sapao"]Kingh e CM, gratos pela explicação, eu supunha quem era mas não tinha a certeza.
Caro Helio,
sobre a materia apenas escrevi o que acho correto, sem a menor pretensão de ser o dono da verdade ou de ensinar alguem com tanta experiencia a fazer seu trabalho.
Cabe esclarecer que este não é a minha profissão, sou apenas um pesquisador que faz matérias de forma voluntária(Tanto eu, o Paulo e o Bacchi)e não recebemos quaiquer remuneração. A grande maioria das viagens que efetuamos são às custas dos nossos bolsos. Somos consequentemente isentos de qualquer preferncia por um ou outro fabricante.
Na minha opinião, uma materia com o teor tão importante e explosivo deveria ter sido feita de maneira a salvaguardar a imgem das instituições, que estão acima das pessoas. Depois de lançada, ja era. Agora se vier o MI-35 todos aqui vão pensar que a FAB tem mais poder e tal; caso contrario se vier o MI-28 que o EB bateu o pé; e se nçao vier nada provavelmente vão colocar a culpa na FAB por ser invejosa e ter melado a compra... Tudo isso acredito muito longe de ser verdadeiro.
Concordo com voce, pois quando disse que a matéria tinha fatos verídicos, me referi exclusivamente de pareferencia do EB por um heli de ataque,não me referi a eventual `contrariedade à FAB
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:07 pm
por helio
Desculpe Sapão mas o meu PC continua a dar problemas.
Continuando a minha resposta acompanhei com atenção a questão da aviação embarcada aonde com certeza a MB foi a arma que provocou o impasse e não a FAB.
Quanto a questão da AVEx confesso que não pesquisei sobre o assunto, entretanto embora se pregue a obediencia as instituições por parte das forças armadas, em histórias pós-guerra os oficiais da FAB foram os que mais rebelaram, como em 1956 na revolta de Jacareacanga e alguns anos depois em Aragarças. Não estou de forma nenhuma dizendo que os oficiais da FAB continuam rebeldes, mas veja que o patrono da FAB o Brig. Eduardo Gomes foi um dos militares que mais participou em revoluções e revoltas na história do Brasil e sempre contra o lado legalista. Mesmo exercendo cargos politicos continuou a inspirar contestações por parte de uma ala da FAB. Com certeza vc sabe disso e não preciso aqui repetí-los.
Voltando ao tema dos Mil-35, tenho uma informação um pouco diferente sobre a demora para operacionaliza-los. Segundo me explicaram uma das razões da demora foi o pagamento em atraso aos russos por parte do GF.
Informaram também que sequer foram adquiridos munições do canhão e do lança foguetes. Vc pode confirmar isto?
Um abraço
Hélio
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:16 pm
por prp
São quatro histórias diferentes, todas com boas fontes, agora cabe a nós tirarmos nossas conclusões.
1. Tudo ocorreu nos conformes;
2. houve problemas de adaptação, por má vontade dos Russos;
3. a FAB fez pirraça, birra e chiliqui;
4. os Russos mandaram uns mecanicos bêbados que fizeram cagadas.
Qual a resposta correta?
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:19 pm
por eligioep
helio escreveu:
...................
Voltando ao tema dos Mil-35, tenho uma informação um pouco diferente sobre a demora para operacionaliza-los. Segundo me explicaram uma das razões da demora foi o pagamento em atraso aos russos por parte do GF.
Informaram também que sequer foram adquiridos munições do canhão e do lança foguetes. Vc pode confirmar isto?
Um abraço
Hélio
Hélio,
mesmo conhecendo você e o seu excelente trabalho, esta é uma resposta que acredito dificilmente será dada por alguém que está no meio....
Algumas a gente pode largar, mas mesmo assim, depois de confirmadas, e assinadas!!!
Outras, a gente sabe, e não podemos "alarmar os gansos"....!!!
Assim, estamos à disposição!
Abraços!
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:24 pm
por Carlos Mathias
Na minha opinião, houveram problemas normais na introdução de um equipamento novo, sob todos os aspectos.
Há grupos/setores/pessoas/ect insatisfeitos com o rumo das cosas no brasil,e por isso, lançam versões de cachaçada (lembrem-se que "o Lula decidiu pelo Rafale durante um porre"), ferraria, falta de peças e abandono da FAB pelo fornecedor e etc.
É o que eu acho, e também acho importantíssimo que os militares mais afeitos venham aqui mostrar como as coisas são em realidade.
Esse "trabalho" deles, muito mais que informar, vem mostrar que a FAB não está de pirraça, nem jogando contra.
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:30 pm
por prp
Sapão, Helio, Linx, Marino e todos os outros grandes que agora me foge a memória,
Espero que continuem assim, postando suas opiniões e informações aqui, para que nós, leigos no assunto, possamos fazer nosso juizo de valor.
Tudo agora ficou muito claro, apesar de não está esclarecido.
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:41 pm
por Carlos Mathias
Eu eu, felizmente ou infelizmente, vou continuar trazendo as "informações" prá cá, para que sejam confrontadas com informações mais lógicas, claras e críveis.
Me desculpem os atingidos e os que terão trabalho de desarmar a arapuca fofoquística.
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:46 pm
por Francoorp
Para a CRUZEX, mas quase toda RED FLAG os RAPTOR estão lá, e os F-15 são baseados em Nellis.
Acho estranho a FAB não colocar os HIND em um exercício dessa magnitude para testar seus sistemas como um meio do pais vermelho, aos moldes do que fez com o F-5M quando no inicio da operação BVR.
Pouco importa, o senhor falava da Cruzex... e tentou coligar isso com os "Problemas de adaptação" do Hind... a coisa não procede.
Então vou deixar claro para que não gere mais duvidas.
Toda vez que eu colocar um fato, você vai perceber porque vai estar com a fonte de consulta; caso contrario será sempre uma suposição ou teoria.
Isso ai !!
E mais uma vez eu repito que tem certas coisas que so se descobrem na operação. Em nenhum momento eu disse que o HIND é igual ao Lynx,
E então a comparação não é valida, as realidades são diferentes....
Imagina uma aeronave marítima, concebida para a RN que opera no mundo todo, não aguentar o calor.
Esse tipo de coisa é dificl de se colocar em um contrato, porque é impossível se cobrir todas as eventuais possibilidades.
Se vai evoluindo com o tempo, o do R-99 foi melhor que o do A-1, o do F-5M foi melhor ainda, o do CASA idem e por ai vai, mas nunca sera perfeito.
Utilizo o exemplo para mostrar que isso acontece sempre, não é porque é russo ou chinês. Não estou querendo dizer que porque o Lynx teve problema o HIND também tem, e sim dizer que esse tipo de coisa e normal para helis, caças, subs e por ai vai.
Busquei o que estava mais a mão, mas existem inúmeros exemplos parecidos por ai.
Entendo as tuas posições, mas "casos parecidos" não são idênticos, e nem mesmo uma tradição perpetuada... o Lynx teve os seus problemas, os MI-35 terão os seus... mas por enquanto não temos estes problemas em mãos.
Aqui vão alguns dos fatos que utilizei, peguei no vootatico pois acho que ele é uma referencia para esses assuntos
-16 DEZ 2009 CHEGARAM OS PRIMEIROS MI-35
-15 MAR 2010 AJUSTE DOS RECEBIMENTOS DOS AH-2 PELA FAB (fonte revista ASAS)
“Basicamente, segundo a reportagem de ASAS apurou com exclusividade, tratam-se de ajustes de compatibilidade entre a aviônica das aeronaves e o sistema de comunicação existente nos capacetes de voo padrão da FAB, de origem norte-americana; e a adaptação da fonte de força externa brasileira aos helicópteros.”
coisa que alias você disse que não procedia
Exatamente não procede... e a reportagem mesmo diz isso, pois estes " ajustes de compatibilidade entre a aviônica das aeronaves e o sistema de comunicação existente nos capacetes de voo padrão da FAB, de origem norte-americana;" não existem, vimos todos que os capacetes são russos!! E no mais não fala de problemas, mas de ajustes, como falamos antes as adaptações existirão, e estes na reportagem tem o nome de ajustes, mas dai a ser "Um problema" seria mais uma questão interpretação.
Por fim:
-15 ABR 2010 Os AH-2 serão apresentados
Dessas informações, e sabendo do problema de se adaptar novos vetores que é histórico e universal, cheguei a conclusão de que 4 meses é muito tempo para se receber 3 aeronaves; a não ser que tivessem havido imprevistos maiores do que o esperado.
Aqui fala-se de problemas de adaptação DE NOVOS VETORES, e não dos problemas da adaptação que o vetor tem em relação aos outros sistemas... e estes 4 meses são os imprevistos, e duvido que perderam 4 meses para se adaptar um capacete e no fim decidiram ficar com os russos mesmo. Isso está mais para imprevistos de produção ou montagem, coisa normal na indústria.
Sei que é pouco mas é o que tem, ter certeza todos nos queremos ter, mas se houvessem todas as informações disponíveis talvez não houvesse o fórum.
Concordo, por isso estamos aqui.
...para se classificar documentos como Ultra-Secretos(30anos) serve a competencia do Presidente ou Viece-Presidente da Républica, Ministro de estado, Comandante Chefe da FAB ou um diplomata responsavel por sede diplomàtica(embaixador)...
Exato, militar da FAB com função de comando, direção ou chefia; por exemplo UM COMANDANTE DE ESQUADRÃO OU DE FAE!!!
Um comandante de esquadrão não tem este poder(competência) serve um comandante de uma das forças... o cacique mesmo, o senhor Saito em pessoa!! Esta na lei da segurança da informação, Lei 4.553 de 27 de dezembro de 2002, Art. 6°.
Você mesmo explica que isso vale para a ABIN, não para as FFAA. Se tem que publicar tudo, me diz ai aonde saiu a quantidade e o tipo de armamento que ve e que tipo de sistemas de guerra eletrônica ele vai ter...
Será que isso saiu no DO? Se der pane nos misseis e a gente tiver qeu repor, isso vai sair no DO?
Normalmente as FFAA's comprar as coisas em bloco, não em simples unidades, esperam chegar a um nível de segurança dos estoques e ai se compra... mas o caso aqui é especial, e pelo o que sei tem sim que ser publicado, mas de forma de estrato(sem muitos detalhes)... seria o cumulo o serviço secreto ter que publicar seus atos e as administrações militares não... mais verossímil o contrário
O dispositivo legal disso ai está em algum lugar, basta procurar, trouxe este da ABIN pois foi o que lembrei a memória, o outro precisaria de uma pesquisa mais direta e ja cansei de procurar regras e leis... so conversando aqui com o senhor ja tive dor de cabeça por conta das pesquisas destas leis que postei ai!!
E eu lhe pergunto se é esse tipo de sargento que você acha que o brasil deve contar ou daquele com nível técnico e que faz o tipo chato que fica toda hora perguntando o porque das coisas?
O pre-sal esta ai, para termos maquinas voando a todo gás basta a gente querer vender a alma ao diabo, pode ter certeza quem tem uma ruma deles na esquina querendo comprar nossa autonomia...
Mas de jeito maneira !!! Nunca meu caro!! Eu acredito que temos que contar com gente especializada, de alto nível!!
Mas sem duvidas teremos problemas com as adaptação do pessoal à estas aeronaves novas, mas repito que isso é mais um problema de adaptação de pessoas e não da máquina em si.
Devido ao grande numero de ações penais na justiça, saiba que o que mais se faz hoje nas FFAA é olhar o código penal militar, entre outros.
Existem algumas linhas de pensamento que são contra o que se cobra, mas enquanto for lei ainda está valendo, e lei diz explicitamente que se não cumprir é crime militar, se depois no julgamento você vai ser absolvido é outra conversa...
Sim, mas pra casos administrativos como estamos falando, a coisa é diferente... e esta coisa ai de ter sempre que ter o "livro" debaixo do braço dentro das forças é muito triste, uma coisa que não deveria existir.
Os da FAB tem contrato de um FSR (field service representative) que varia de 2 a 4 anos, para justamente aparar estas arestas.
Esse pessoal são ex-militares americanos com muuuuuuuuita experiencia na operação da maquina, e servem de ligação direta com o fabricante para sanar duvidas e problemas na manutenção.
Como já disse, com os russos é de 5 anos, talvez por ser a primeira vez.
Verdade,
então temos algumas informações fora das do manual russo, pedimos outras informações à respeito destas aeronaves... é isso, entendi certo???
Valeu!!
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:50 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Eu eu, felizmente ou infelizmente, vou continuar trazendo as "informações" prá cá, para que sejam confrontadas com informações mais lógicas, claras e críveis.
Me desculpem os atingidos e os que terão trabalho de desarmar a arapuca fofoquística.
Acho que você não deveria se preocupar quanto a isso...
afinal ... estamos aqui para debater e aprender
Acho que a coisa indo com o devido respeito... temos muito o que caminhar nessas conversas!
[]s
CB_Lima
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:50 pm
por Francoorp
Carlos Mathias escreveu:Na minha opinião, houveram problemas normais na introdução de um equipamento novo, sob todos os aspectos.
Há grupos/setores/pessoas/ect insatisfeitos com o rumo das cosas no brasil,e por isso, lançam versões de cachaçada (lembrem-se que "o Lula decidiu pelo Rafale durante um porre"), ferraria, falta de peças e abandono da FAB pelo fornecedor e etc.
É o que eu acho, e também acho importantíssimo que os militares mais afeitos venham aqui mostrar como as coisas são em realidade.
Esse "trabalho" deles, muito mais que informar, vem mostrar que a FAB não está de pirraça, nem jogando contra.
Concordo!!
O que é muito diferente de ter "Problemas de Adaptação ao TO da Amazônia"... como poderia uma aeronave de combate utilizada em todo o mundo, até em teatros de florestas fluviais, ter problemas no nosso teatro de operações?? Somos um planeta extra-terrestre??
Isso ai está estranho, tem algo que não enquadra!!
Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Ter Nov 02, 2010 7:53 pm
por sapao
E para descontrair e esclarecer a todos aqui, estava relendo os post e esqueci de comentar:
Francoorp
Título: Re: MI 35 PARA O EB ??
Enviado: Dom Out 31, 2010 10:08 pm
Vendo estes numeros de clientes e unidades vendidas podemos dizer que este projeto seja um dos mais bem sucedidos do mundo, talvez somente o UH-Huey(Sapão) tenha tido mais sucesso... talvez!!
Como sabemos, existem vários fatos que comprovam que o HUEY teve mais sucesso:
1-Não projetaram um HUEY para ser um helicóptero, os helicópteros é que foram projetados para serem um HUEY!
2-CM, se o HIND é divino foi porque o HUEY autorizou a canonização.
3-Bolovo, o H-60 é o melhor do mundo porque o HUEY saiu dessa categoria ao começar a operar em outras galáxias.
4-Para bater o recorde de velocidade, os fabricantes do Lynx passaram um trote chamando o HUEY para um baile de china, quando ouviram o barulho dele chegando (umas 40nm de distancia) falaram para o Lynx que ele estava hangarado no box do HUEY.
5- O MI-26 é o heli que leva mais carga no mundo porque os russos aproveitram para marcar a prova no dia em que o HUEY foi assustar o Lynx.
6-O MI-17 e o HUEY fizeram uma aposta para ver quem era o mais tosco, quem perdesse ia ficar no projeto final igual a um cupuaçu.
7-Chamaram o HUEY para fazer o Aguia de Fogo, ele foi achando que era um comercial de bebida. Chegando lá, quando falaram que ia ter que fazer pirueta e usar maquiagem, ele sacou o relho de 3 pontas que carrega e deu uma coça nos produtores, nos cameras, no automan que foi tentar separar a briga (dizem que depois disso ele nunca mais consegui fazer uma curva direito), meia duzia de coque no HERBIE porque achou que ele estava pintado igual um fresco da capital e um esfrega na KITT que estava olhando tudo de longe.
8-O COMANCHE estava com o programa a perigo, para ganhar mais verbas foram fazer uma demosntração dos armamentos. O alvo escolhido era um H-1D pousado, sem armas e com o motor desligado...
No final da demonstração o HUEY poupou a vida dos pilotos porque o cavaleiro não tem culpa do pangaré que o chefe lhe dá, e o programa foi cancelado.
9-O HUEY foi escolhido para participar do TRANSFORMERS, os produtores sabiamente resolveram ligar antes dessa vez, o que não deu resultado porque o HUEY acha que telefone é coisa de mulher para ficar charlando com a sogra, assim que mandaram um telegrama com o convite. Meses depois o telegrama volta, dentro dele tinha um bilhete de papel de açougue escrito com carvão de fogo de chão: “Transformá lá em Uruguaiana é coisa de fresco no carnaval, e se for pra isso mesmo que vocês tão me chamando eu tenho um primo que entende dessas cosas...”
10- O HUEY e o S-61 fizeram uma aposta de quem pegava mais contatos em toda mar do norte, quem perdesse ia ter que usar nariz de Pinóquio.
11- O Puma e o HUEY apostaram quem transportava mais soldados de um de lado do canal da mancha até o outro em um período de 2 horas, quem perdesse iria colocar 2 bobs de cabelo em cima de cabine e falar que é filtro para a entrada de ar.
12- O Super-Puma e o Cougar fizeram a mesma aposta com o HUEY.
13- O 725 e o 225 tambem.
14- Os recordes de pouso e decolagem em altitude são do Esquilo no EVEREST porque quando falaram para fazer um pouso e uma decolagem no lugar mais dificil possível para um helicóptero, o HUEY foi até o fundo das marianas e voltou, ao ficar sabendo que era para ir para cima respondeu:
“-Mas para cima não vai qualque rum, ó lazarento? E eu achando que era uma competição séria...”
Virou as costas e foi embora cantando: “Não me pergunte onde fica o Alegrete...”
15-Se o Chuck Norris estivesse no comando de um HARPAI III, com o Jack Bouer de artilheiro, e eles colidissem com um HIND pilotado pelo sargento John Rambo, fundindo-se e se tornando uma aeronave só, ela seria um HUEY na versão de resgate, porque para a versão armada ainda falta muito...
Muitos modelos tentam ser o melhor helicóptero, porque lenda só existe uma:
HUEY
Em tempo:
16- Pensaram em chamar o HUEY para fazer Trovão azul, mas ficaram com medo deles ser colorado e o relho cantar de novo...