Andre...
Acho que quem está se recusando a ler o que está escrito e ignorar o que está sendo dito é você.
Mas em todo o caso... vamos lá...
KC-390 - > Necessidade de substituir as versões do C-130A,B,E,F,H/Transall/An-12/24/26/30 que existem por aí.
Hoje um país querendo substituir esses aviões tem os Casa 295, C-27, C-130 J ou An-76 (o An-70 ainda está mais ou menos pronto e desenvolvido), além do A-400 e em uma categoria um pouco superior... o C-17 e novas versões do An-76.
O problema é que ou esses aviões custam muito barato e não estão a par em termos de transporte do que eles poderiam substituir ou eles carregam bem mais e são bem mais caros do que as aeronaves que eles estão substituindo.
Com isso temos um Hiato... um nicho que se bem explorado pode render frutos. A própria LM está desenvolvendo um Hércules "Light", e os russos/indianos também estão trabalhando do lado deles. Aí entra para competir o KC-390 que nasceu inclusive de uma necessidade da FAB de em torno de 28 aeronaves além de compromissos que hoje tem mais ou menos 60 aeronaves garantidas.
---------------------------------------------------------------------------
Agora vamos ao caso do C-1.
A MB tem um PA da classe do Sampa e segundo a sua doutrina ela definiu que precisa de uma aeronave AEW e COD. Existiam alternativas:
1 - Helis
2 - Esperar para ver o que os UAVs vão trazer nessa área
3 - Procurar uma aeronave que já existe e que poderia operar no Sampa e adaptá-la para a missão.
4 - Desenvolver uma aeronave para tal propósito.
Helis
Vantagem - já existem diversas soluções que vão do EH-101 ao KA-31 até o Sea King
Desvantagens - O "bang per money" não compensa. É uma plataforma muito limitada em termos de alcance e sem dúvida tal limitação ficaria mais ainda evidente com as Escoltas que a MB planeja comprar... Outro problema... não faz COD que é algo que por exemplo a Guerra na Líbia provou ser muito importante.
UAVS
Vantagem - plataforma autonoma e que tem autonomia muito grande.
Desvantagens - É algo que ainda irá acontecer, não faz COD e não faz REVO.
Aeronave já existente e reformar (C-1)
Vantagens - Existem empresas como a Marsh que são especializadas em reforma esse tipo de aeronave. A aeronave já existe, precisa de uma reforma e existem células suficientes para em um primeiro momento a MB fazer COD e depois partir para um projeto mais ambicioso. E é claro sai mais em conta $$$.
Desvantagens - A reforma depende de uma plataforma antiga e ainda tem que se provar que vale a pena para poder partir para algo mais ambicioso.
Desenvolver aeronave
Vantagem - Você vai poder chamar de "nacional".
Desvantagens - Demanada muito pequena (8 a 10 aeronaves - A FAB não vai querer desenvolver um turbohélice do Zero para fazer algo que ela poderia investir em E-JETs já existentes para fazer muito mais), pouca capacidade de carga para missões diferentes de missões navais, mercado potencial muito pequeno, vai custar $$$$$ para um retorno que você pode muito bem conseguir com o uso de uma plataforma já existente.
Com relação ao resto dos mercados - Taiwan = E-2D , México = Talvez, mas eles precisam de uma aeronave com muita autonomia!, Japão = E-2 e nunca vão comprar uma aeronave militar Made in Brazil, Singapura = C-550 Israel, Egito = E-2 D, Israel = C-550 (inclusive aposentaram os seus E-2 e venderam para o México faz anos).
Meus 3 cents
[]s
CB_Lima