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Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 7:39 pm
por Gerson Victorio
AlbertoRJ escreveu:Essa foto é de agosto de 2010, viagem de Anápolis para Porto Alegre e o sexto Mirage 2000 foi o que tirou a foto:

Imagem

Prova recente de, no mínimo, 50% de disponibilidade. Sabemos que o alerta não pode ser desativado e que deve ser composto de duas aeronaves, mais provável três, conforme disse o sapao. Alerta com uma aeronave só em uma situação emergencial e a foto demonstra que não é o caso.

Fonte: Flickr de um dos pilotos.

[]'s

Alberto,

essa foto é Mirage.... [082] deve ser o clima do nordeste... :mrgreen:

Gerson

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 7:52 pm
por Carlos Mathias
8-] 8-] 8-] 8-]

Quer dizer que a estória do Mirage no lixo caiu, né? :lol:

Eu vi a pouco tempo uma foto que me parece tinham 10 M-2000C voando.
Mas certas coisa requerem lugar e hora certa para se comentar.

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:07 pm
por PRick
Santiago escreveu: Cara vc pirou?
Ninguém está generalizando.
Esse é um indicador disponibilizado pelo Ministério da Defesa francês para o Congresso daquele país e que reflete as condições deles, financeiras, logísticas e de prioridades. Fim de papo. É disponibilidade média e não instantânea.

Taux de disponibilité 2007 - 2008 - 2009
Rafale 50 % 61 % 50 %
Mirage 2000 B 60 % 44 % 53 %
Mirage 2000 C 50 % 54 % 59 %
Mirage 2000-5F 48 % 52 % 52 %
Mirage 2000 D 44 % 43 % 41 %
Mirage 2000 N 61 % 58 % 60 %
Source : ministère de la défense

Ninguém aqui ou no Alide disse que os MIrage 2000 estão no chão. Isso não é verdade.
O que se disse na imprensa é que há dificuldades na sua manutenção. Confirmado por fonte do Alide (que mencionou que a disponibilidade girava em torno de 45%, similar a francesa) e no documento do Congresso francês:
Des difficultés techniques et logistiques (échangeurs et régulateurs des moteurs
des Mirage 2000, moteurs des Mirage F1), devraient toutefois se faire ressentir
au cours du second semestre et les niveaux de disponibilité en 2008 devraient
être comparables à ceux de 2007.
[]s
Acho que foi você que pirou, isso é a disponibilidade média por modelo anualizada, nós queremos é a disponibilidade por esquadrão, entendeu? Porque nós temos somente um esquadrão, e apenas um tipo de M-2000. Não existe disponibilidade média ou instantânea, existe médias por tipo de avião ou por esquadrão, todas são feitas por período de tempo, que pode ser maior ou menor(o que você chama de instantânea?), é disso que estamos tratando. Essa disponibilidade pode ser afetada conforme os gastos de manutenção/estrutura e por intensidade de uso.

Quanto você fala em disponibilidade de 45%, eu te pergunto, por qual período de tempo? Como foi feito esse cálculo no GDA, por quem chutou isso na internet? Uma disponibilidade anual de 45%, pode significar, 100% durante 02 meses, 20% durante dez meses, ou qualquer outro número que dê a média final de 45%. De modo claro, sem saber como foi feito esse cálculo, e como é a estrutura de apoio e seus gastos, esse número solto não quer dizer nada enquanto parâmetro.

Você trouxe a disponibilidade por modelos, o interessante seria saber a disponibilidade anual por esquadrão, para poder comparar com o nosso esquadrão, dado que na FAB só temos M-2000 num esquadrão.

[]´s

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:19 pm
por Helton2042
Carlos Mathias,
Posta a foto aí se puder, deve tá bem bacana!

Abraço!

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:21 pm
por Carlos Mathias
Eu vi aqui, mas não lembro em que tópico... :|
Me desculpe. :|

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:26 pm
por Cougar_PH
f-5 acabaram de pousar...
não sei se pampa ou gav.

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:27 pm
por Carlos Lima
Sei lá Santiago,

Acho que é ao que parece você sempre tenta puxar a conversa para o que você mesmo disse lá tras... a tal da "culpa do fornecedor" .

Honestamente... se você não leu o boletim das aeronaves, não faz parte do esquadrão, não cuida das programações e se não leu todas as cláusulas do contrato de manutenção, além de não ser o cara que distribui as verbas de Operação e não faz a programação de vôo.

Sem que você tenha acesso a no mínimo esses dados... procurar "um culpado" é um exercício para lá de chutado.

O mesmo vale para tais disponibilidades... se você não está a par da programação de vôo dos esquadrões e tudo aquilo que o Justin e o sapao (por exemplo) estão tentando explicar... são só números de algo que passou e pode refletir nada ou coisa alguma.

Acho que o seu exercício fica mais completo e mais acertivo se você realmente souber como a "organização e a programação anual" dessas FAs e esquadrões funcionam... e honestamente o pouco que sei dita que existe sempre uma exigência maior no ínicio do ano (para alguns países é Janeiro, para outros "Julho") para treinamentos e qualificações e no fim do ano para "campanhas"... e sendo assim essa disponibilidade muda de acordo e ainda pode variar de ano para ano dependendo se estão recebendo mais "novinhos"/transferências, promoções, etc etc etc etc.

... e sem contar upgrades, deslocamentos, ensaios, intercâmbios com outras unidades, "show case"/relações públicas (shows, etc) (caso a unidade faça tal trabalho) e por aí vai...

Mas para lembrar a todos os navegantes é que 100% de disponibilidade "hoje" quase sempre significa "zero" amanhã.

No fim, procurar informação "mais estratégica" na Internet... sei não... quanto mais delicado o assunto mais improvável que esteja escrito em um web site desses da vida... ainda mais os Oficiais.

[]s
CB_Lima

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:38 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu: Cara vc pirou?
Ninguém está generalizando.
Esse é um indicador disponibilizado pelo Ministério da Defesa francês para o Congresso daquele país e que reflete as condições deles, financeiras, logísticas e de prioridades. Fim de papo. É disponibilidade média e não instantânea.

Taux de disponibilité 2007 - 2008 - 2009
Rafale 50 % 61 % 50 %
Mirage 2000 B 60 % 44 % 53 %
Mirage 2000 C 50 % 54 % 59 %
Mirage 2000-5F 48 % 52 % 52 %
Mirage 2000 D 44 % 43 % 41 %
Mirage 2000 N 61 % 58 % 60 %
Source : ministère de la défense

Ninguém aqui ou no Alide disse que os MIrage 2000 estão no chão. Isso não é verdade.
O que se disse na imprensa é que há dificuldades na sua manutenção. Confirmado por fonte do Alide (que mencionou que a disponibilidade girava em torno de 45%, similar a francesa) e no documento do Congresso francês:
[]s
Acho que foi você que pirou, isso é a disponibilidade média por modelo anualizada, nós queremos é a disponibilidade por esquadrão, entendeu? Porque nós temos somente um esquadrão, e apenas um tipo de M-2000. Não existe disponibilidade média ou instantânea, existe médias por tipo de avião ou por esquadrão, todas são feitas por período de tempo, que pode ser maior ou menor(o que você chama de instantânea?), é disso que estamos tratando. Essa disponibilidade pode ser afetada conforme os gastos de manutenção/estrutura e por intensidade de uso.

Quanto você fala em disponibilidade de 45%, eu te pergunto, por qual período de tempo? Como foi feito esse cálculo no GDA, por quem chutou isso na internet? Uma disponibilidade anual de 45%, pode significar, 100% durante 02 meses, 20% durante dez meses, ou qualquer outro número que dê a média final de 45%. De modo claro, sem saber como foi feito esse cálculo, e como é a estrutura de apoio e seus gastos, esse número solto não quer dizer nada enquanto parâmetro.

Você trouxe a disponibilidade por modelos, o interessante seria saber a disponibilidade anual por esquadrão, para poder comparar com o nosso esquadrão, dado que na FAB só temos M-2000 num esquadrão.

[]´s
Seria interessante, mas esse dado não está disponível.
A logística de manutenção é igual por modelo (e sub-modelo). Por isso a disponibilidade é divulgada assim.
Uma disponibilidade baixa deve ser explicada. É isso que o relatório ao congresso francês faz. Ele dá satisfação à Assembléia eleita pelo povo sobre a situação das Forças Armadas francesas e isso é disponibilizado ao público (obviamente com limitações). Um dia chegaremos lá.

45% é próximo ao que a França obtém no período de um ano. Logo não me parece estar fora da realidade. A menos que tenhamos melhores condições financeiras e logísticas do que a Armée de l'Air, coisa que não me parece verdadeira.

Quanto a estatística...pode ser 45% em todos os 12 meses do ano, pode ser 90% durante 6 meses e 0% nos demais seis, ou seja, pode ser qualquer combinação que resulte em 45%/ano. Essa é a média anual que se consegue com os recursos atuais, considerando que os 45% estão dentro da realidade.

[]s

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:41 pm
por Carlos Mathias
Já li não sei onde que nos EUA o número também é esse.
Nossos A-1 já estiveram bem abaixo disso.
Os F-5 quando estavam no processo de MLU devem ter ficado com disponibilidade horrível.

Sabe o que eu acho Santiago?
Você está embarcando em canoa alheia, e furada.

Mas cada um é cada um. :)

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:54 pm
por Penguin
cb_lima escreveu:Sei lá Santiago,

Acho que é ao que parece você sempre tenta puxar a conversa para o que você mesmo disse lá tras... a tal da "culpa do fornecedor" .

Honestamente... se você não leu o boletim das aeronaves, não faz parte do esquadrão, não cuida das programações e se não leu todas as cláusulas do contrato de manutenção, além de não ser o cara que distribui as verbas de Operação e não faz a programação de vôo.

Sem que você tenha acesso a no mínimo esses dados... procurar "um culpado" é um exercício para lá de chutado.

O mesmo vale para tais disponibilidades... se você não está a par da programação de vôo dos esquadrões e tudo aquilo que o Justin e o sapao (por exemplo) estão tentando explicar... são só números de algo que passou e pode refletir nada ou coisa alguma.

Acho que o seu exercício fica mais completo e mais acertivo se você realmente souber como a "organização e a programação anual" dessas FAs e esquadrões funcionam... e honestamente o pouco que sei dita que existe sempre uma exigência maior no ínicio do ano (para alguns países é Janeiro, para outros "Julho") para treinamentos e qualificações e no fim do ano para "campanhas"... e sendo assim essa disponibilidade muda de acordo e ainda pode variar de ano para ano dependendo se estão recebendo mais "novinhos"/transferências, promoções, etc etc etc etc.

... e sem contar upgrades, deslocamentos, ensaios, intercâmbios com outras unidades, "show case"/relações públicas (shows, etc) (caso a unidade faça tal trabalho) e por aí vai...

Mas para lembrar a todos os navegantes é que 100% de disponibilidade "hoje" quase sempre significa "zero" amanhã.

No fim, procurar informação "mais estratégica" na Internet... sei não... quanto mais delicado o assunto mais improvável que esteja escrito em um web site desses da vida... ainda mais os Oficiais.

[]s
CB_Lima
Eu mencionei dois fatores: recursos do usuário e problemas com o fornecedor.
Capacidade técnica da FAB não seria problema e não mencionei.

Em 2007/8 os próprios franceses apontavam problemas técnicos e logísticos com a manutenção das turbinas dos Mirage 2000.
As noticias mais recentes daqui apontam tb problemas na manutenção das turbinas como causa da retirada prematura dos Mirage 2000 da FAB.
Brigadeiro na FAB discorre sobre a dificuldade de manutenção de equipamentos franceses.
Fonte da Alide confirma o que saiu da Revista T&D e explica a natureza das dificuldades de manutenção dos Mirage 2000: prazo longos, indisponibilidade de peças e preço acima do normal de certos componentes praticado pelo "fornecedor exclusivo".

Cada um tira suas conclusões e acredita no que quiser, pois aqui não há relatórios como há na França.

[]s

OBS:

Esse papo começou assim e poderia ter acabado ai. Mas qq verdade sobre a França (do próprio Ministério da Defesa francês) parece provocar dores...
Carlos Mathias escreveu:Foi o que disseram no ALIDE, que os que estivessem na CRUZEX seriam os em condições de voar, o resta é lixo por falta de peças e blá, blá, blá...
Na Armée de l'Air a disponibilidade média dos Mirage 2000 é menor que 60% (44% a 57% dependendo do modelo).
Será que os nossos possuem melhor disponibilidade que os franceses?
Segundo fontes do Alide, a disponibilidade média do nossos Mirage 2000 gira em torno de 45%.

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:58 pm
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:Já li não sei onde que nos EUa o número também é esse.
Nossos A-1 já estiveram bem abaixo disso.
Os F-5 quando estavam no processo de MLU devem ter ficado com disponibilidade horrível.

Sabe o que eu acho Santiago?
Você está embarcando em canoa alheia, e furada.

Mas cada um é cada um. :)
Se os 45% estão dentro da normalidade, por que o choro?!

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 8:59 pm
por Carlos Mathias
Então tá, é isso aí.

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 9:01 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Então tá, é isso aí.
[100] [009]

[]s
CB_Lima

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 9:09 pm
por Penguin
cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Então tá, é isso aí.
[100] [009]

[]s
CB_Lima
[100]

Re: Cruzex V

Enviado: Seg Nov 01, 2010 9:23 pm
por AlbertoRJ
Mas esses 45% perfazem o pior índice?

Por exemplo, nos anos 2007, 2008 e 2009:

M2000B: 56%, 60% e 46%.
M2000C: 48%, 50% e 57%.
M2000D: 47%, 44% e 46%.
M2000N: 64%, 61% e 61%.

A disponibilidade global da aviação de caça francesa em 2008 era de 60%.

A disponibilidade global (da aviação de caça) se manteve praticamente a mesma em 2007/2008 e 2009:

Mirage 2000 B 60 % 44 % e 53 %
Mirage 2000 C 50 % 54 % e 59 %
Mirage 2000-5F 48 % 52 % e 52 %
Mirage 2000 D 44 % 43 % e 41 %
Mirage 2000 N 61 % 58 % e 60 %
Au premier semestre 2009, le taux de disponibilité globale des aéronefs est
de 59 % (contre 60 % en 2008)
Por que esses 45%? Não entendi.

[]'s