Re: Urgente!!!!!!!!!!! [EDIT] Dois Tu-160 pousam na Venezuela
Enviado: Seg Set 22, 2008 12:19 am
nada que um FAL não faça skyway
http://defesabrasil.com/forum/
Ok, agora entendi onde você quer chegar....Carlos Mathias escreveu:Perfeito o que escreveste, concordo em tudo, mas... Lembra que eu disse que era uma situação hipotética? Logo não há que ser ligada à realidade, concorda? A situação é a que postei e creio não precisar repetir.
Todos nós sabermos a resposta para a pergunta, porque não apenas escrever? Eu creio que seja impossível um caça que voe a mach 1.8 alcançar um outro avião qualquer que voe a mach 2 . Certo ou errado?
Minha burrice não vai tão longe aponto de não poder compreender que numa situação de guerra, ou no caso de sobre-aviso, com aviões radares e etc, poder-se-ia colocar um caça num posição favorável em relação ao bombardeiro.
Tudo isso surgiu quando falou-se em estacionar caças em Natal para interceptar tais vôos. Ora, quais são os caças candidatos a FX? Respondido isso, surgiu a hipótese, real ou não, sobre a diferença de velocidade destes caças e do TU-160.
Aí misturam religião com tudo o que foi possível, mas sobre a tal hipótese nada ou pouquíssimo se falou.
Abraços!
FAL "num poooode", tem que ser AK-47, se não não funciona...nada que um FAL não faça skyway
Não é onde eu quero chegar, é apenas a resposta, seja qual for. Se a condição fosse derrubar o alvo com um MICA IR, a resposta SEMPRE seria o Rafale. Não tem onde eu ou você queremos chegar, tem a resposta, só isso.Ok, agora entendi onde você quer chegar....
Realmente, dos concorrentes do FX-2 o único mach 2+ é o Su-35BM.
Mesmo assim, para Su-35 poder alcançar o Tu-160 por trás também será necessário tempo de alerta, disponibilidade, subir como um louco, bom posicionamento, etc. Qual é a velocidade de subida do Su-35BM?
Abraços
Pois é, eu perguntei de propósito mesmo. Aí já começa perder para o Rafale.Carlos Mathias escreveu:Não é onde eu quero chegar, é apenas a resposta, seja qual for. Se a condição fosse derrubar o alvo com um MICA IR, a resposta SEMPRE seria o Rafale. Não tem onde eu ou você queremos chegar, tem a resposta, só isso.Ok, agora entendi onde você quer chegar....
Realmente, dos concorrentes do FX-2 o único mach 2+ é o Su-35BM.
Mesmo assim, para Su-35 poder alcançar o Tu-160 por trás também será necessário tempo de alerta, disponibilidade, subir como um louco, bom posicionamento, etc. Qual é a velocidade de subida do Su-35BM?
Abraços
Como disse antes, apesar da minha pouca inteligência, sei de todas estas dificuldades, mas estas são intransponíveis para um caça que não possa superar mach 2, não é verdade?
Sobre a vel de subida...
Pelo que está aí é igual ou maior que 280 m/s, não é?
Carlos, um caça Mach 1,8 é acionado para interceptar um Tu-160 que esta voando a Mach 1, o caça esta com o radar desligado, ele é vetorado por um radar em terra, ele começa a se aproximar do Tu(que mantem sua velocidade) pelas 6h, com quantos Km de distâcia a tripulação do Tu será avisada da presença do caça? e se a interceptação for feita pelas 3, 9 e 12h, quando o Tu vai saber que tem um Mach 1,8 em seu encauso?Carlos Mathias escreveu:KKKKKKKKKK
Vamos no um por um.
Só para relembrar, a situação é de um bombardeiro categoria mach 2 e o caçador o perseguindo pelas seis. Agora vamos as justificativas/argumentos.
Perfeito, mas nenhuma alusão à situação proposta. Poder até um Tucano pode, mas...A disposição de radares em terra, aeronaves AWACS e mesmo caças inferiores a Mach 2 pode ser plenamente capaz de pegar bombardeiros como Tu-160, Tu-26 e B-1s, tudo vai depender das condições de momento e estratégias adotadas por ambas os lados....
F-5? Nem vou comentar.quem não se lembra da festa e tamanho comentario que foi na epoca da interceptação do vulcan ingles por dois f5 cegos?, imagina então se interceptar dois tu160, vai ser feriado nacional de tres dias
Perfeito.Para acompanhar os vôos, seria importante contar um radar potente e em Fernando de Noronha, assim como em Natal, e prontidão de caças.
Dizem que os TU-160 andaram passeando sobre o Canadá ainda este ano, com NORAD e tudo.A maioria dos países utiliza caças classe mach 1.8+ para a defesa aérea, inclusive o Canadá, que faz parte do NORAD. Talvez porque seja praticamente impossível interceptar um bombardeiro desses voando a 1.000 km/h a baixa altitude ou mach 2 em altas. A estratégia parece não ser essa.
Beleza Projeto, mas a hipótese é de um caça mach 1,8 perseguindo um bombardeiro mach 2,2.Se a coisa ficasse realmente séria, a única solução que acredito ser eficaz seria obtendo o controle do espaço aéreo na Venezuela, onde estão as bases. Claro, existindo condições para isso.
É apenas uma idéia.
Abraços
Alcântara, se os TU-160 voarem a uns 800Km da costa já fogem dos radares costeiros. Se descerem, fogem de qualquer radar a mais de 350Km, mesmo os AWACS a 10.000m. Mas como nenhum dos caças citados tem radar com esse alcance para alvos voando baixo, ele escapa sem precisar acelerar.O Mathias falou aí em baixar a altitude para não ser detectado. "Pois baim", esqueceu de citar que, fazendo isso, cai também a velocidade e, principalmente o ALCANCE do Tu-160.
Bem os radares dos navios seriam detectados pelo RWR bem longe, logo, ou dá uma volta, ou desce, porque os radares de navios só alcançam um alvo voando a 200m da água a uns 50Km.Quanto a detecção-radar ao longo da costa, não precisamos nos "prender" apenas aos radares dos Cindactas. No mar, temos os radares da MB também!
Abraços!!!
Além de tudo isso, haja navio para fechar o Atlântico.
Quem você acha que pode sustentar essas velocidades por mais tempo? Um caça que voa no máximo a mach 1.8 limpo ou um bombardeiro de alcance intercontinental classe mach 2.2? Além disso, se o TU-160 chega a no máximo mach 2.2 , então manter mach 1,8 não será o máximo do esforço para ele. Já para um caça cujo o máximo de velocidade já seja mach 1.8, alcançar esta velocidade já será um esforço que exigirá o alijamento de TODOS os tanques e talvez as armas.Essas velocidades não são permanentes, nem do Bombardeiro russo, nem dos caças, o gasto de combustível torna proibitivo isso. Quando ao S 530 D é tão moderno quanto o BlackJack! Fica fazendo farol com equipamento de 20 anos atrás.
Prick, estamos falando de caças mach 1.8 e de um bombardeiro mach 2.2 tá certo? O SU-35 está acima de caças mach 1.8, além de não precisar levar tanques externos para conseguir um ótimo alcance e tanques = arrasto.Numa situação real nenhum dos caças conseguiria atingir Mach 2, um SU-35 com mísseis e tanques cheios não alcança tal velocidade. Em geral a velocidade máxima é conseguida com o avião limpo e 50% do combustível interno.
E mais, se estamos nos baseando na velocidade máxima como parâmetro de partida, então o SU-35 ao menos vai conseguir voar mais rapidamente que os mach 1.8 da vida.
Fonte?O alcance do S 530 D de frente para um alvo tão grande chega a 60 Kms, o pessoal do Bombardeiro Ex-URSS nem vai saber o que os acertaram.
Já leu sobre o RCS de bombardeiros como B-1B e TU-160? E não estamos falando de frente-a-frente, repito.
Perfeito Santiago, mas... O Su-35 carrega mais de 10.000Kg de combustível internamente e já tem um excelente alcance, logo, não precisaria ejetar tanques para acelerar. Já os mach 1.8 da vida nunca decolam sem seus inseparáveis tanques externos, que aí sim, aumentam muito o arrasto e com eles, nem perto de mach 1.8 eles chegam.Sei nao Carlos.
Um Su-35 armado tambem sofre interferencia do atrito e diminui a sua velocidade maxima.
Nao me surpreenderia nada...
As armas arrastam para todos, é verdade.
Mas a hipótese são caças mach 1.8 perseguindo o TU-160. O SU-35 está acima dessa marca.
No caso desse último sobrevôo dos TU-160, será que algum dos nossos radares os detectou?
Abraços a todos e muito obrigado pelas respostas.
Linda estratégia, Carlos... até parece com a que os alemães usavam com os Me-109... em caso de "aperto", mergulhe porque os Spits não conseguem acompanhar...Carlos Mathias escreveu:Alcântara, se os TU-160 voarem a uns 800Km da costa já fogem dos radares costeiros. Se descerem, fogem de qualquer radar a mais de 350Km, mesmo os AWACS a 10.000m. Mas como nenhum dos caças citados tem radar com esse alcance para alvos voando baixo, ele escapa sem precisar acelerar.Alcantara escreveu:O Mathias falou aí em baixar a altitude para não ser detectado. "Pois baim", esqueceu de citar que, fazendo isso, cai também a velocidade e, principalmente o ALCANCE do Tu-160.
Bem os radares dos navios seriam detectados pelo RWR bem longe, logo, ou dá uma volta, ou desce, porque os radares de navios só alcançam um alvo voando a 200m da água a uns 50Km.Alcantara escreveu:Quanto a detecção-radar ao longo da costa, não precisamos nos "prender" apenas aos radares dos Cindactas. No mar, temos os radares da MB também!
Além de tudo isso, haja navio para fechar o Atlântico.
Espero ter respondido diretamente.bem poucos responderam diretamente