Re: NRP TRIDENTE / NRP ARPÃO
Enviado: Ter Jan 18, 2011 5:39 pm
a dares informações top-secret sem mencionares a fonte não fosse seres um protegido do sócas e a esta hora a combi preta já estava parada á porta do teu palacete
PereiraMarques escreveu:
Reparação do Tridente deverá estar concluída sexta-feira
por Lusa Hoje
A reparação no revestimento do submarino Tridente deverá estar concluída sexta-feira e no início da semana iniciará uma "missão prolongada no mar", informou hoje à Lusa o porta-voz da Marinha. Alexandre Santos Fernandes afirmou estar a decorrer a reparação pelos técnicos da empresa fabricante alemã e que sexta-feira deverá estar terminada. "No início da próxima semana, o Tridente vai para o mar para iniciar uma missão prolongada", referiu.
Sábado, o mesmo responsável estimou que a reparação demoraria entre "cinco a oito dias" e que depois o Tridente iria para o mar em "patrulha e para validar outros equipamentos e sistemas". Na sequência da manchete do semanário Expresso sobre a reparação do submarino, o porta-voz garantiu à Lusa que se tratava de "um problema menor que não coloca em causa a segurança do submarino e da tripulação".
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=1761997
Contrato: Dez pessoas, entre as quais sete portugueses, vão a julgamento
Alemães tramam Portugal
O juiz Carlos Alexandre acusa dois ex-gestores da Man Ferrostaal, empresa alemã que integrava o consórcio fornecedor dos dois submarinos, de terem "delineado um plano para induzir em erro o Estado português, em momento muito anterior à celebração dos contratos de aquisição e de contrapartidas [dos dois submersíveis".
Por:António Sérgio Azenha
Com base nesta conclusão, o juiz de instrução criminal decidiu levar a julgamento os dez gestores, dos quais sete portugueses, acusados pelo Ministério Público no final de 2009, pelos crimes de falsificação de documento e burla qualificada. Os gestores incorrem numa pena de prisão de dois a oito anos.
O despacho de pronúncia de Carlos Alexandre, conhecido ontem, é categórico: "Nas circunstâncias em concreto, os autos indiciam que temos o GSC [German Submarine Consortium]/Ferrostaal que, conluiado com os beneficiários das contrapartidas [empresas portuguesas], apresenta às entidades competentes, para validar, os projectos de contrapartidas e os formulários de cumprimentos, nos quais incorpora toda uma factualidade diferente da que se passou na realidade, assim induzindo em erro os elementos que integram aquelas entidades fiscalizadoras".
No essencial, segundo o despacho, Horst Weretecki e Antje Malinowski, através da "execução de um plano criminoso" desenvolvido a partir de 2000, convenceram a Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC) de que os projectos apresentados "eram bons". Só que esses projectos, segundo os indícios apurados, "resultaram de actuação das partes intervenientes [empresas] sem qualquer intervenção do GSC/Man Ferrostaal".
Daí que o juiz considere "não se estar perante um mero incumprimento contratual, e portanto perante um ilícito civil, mas antes um ilícito de natureza penal".
REDUZIR CUSTOS DA FERROSTAAL
A alegada burla cometida pela Ferrostaal ao Estado português teve, segundo o despacho do juiz Carlos Alexandre, um objectivo muito simples: ao integrar nas contrapartidas projectos que não eram reais, os gestores da empresa alemã "visaram reduzir os custos inerentes às contrapartidas, a suportar pelo GSC/Man Ferrostaal".
Como contrapartida da compra dos submarinos, o GSC comprometeu-se a fornecer a Portugal projectos de 1,2 mil milhões de euros.
ARGUIDOS CONTESTAM CRIME DE BURLA
Os arguidos no caso das contrapartidas dos submarinos contestam a acusação de que tenha sido praticado um crime de burla qualificada, como acusa o Ministério Público e o juiz de instrução criminal confirma.
Segundo refere o despacho do juiz, "a estar em causa o crime de burla, este se não consumou no momento em que foi assinado o contrato, ou seja, em 21 de abril de 2004". E isto aconteceu "na medida em que todos os actos de execução daquele crime teriam ocorrido com a apresentação ao Estado português, através do presidente da CPC [Comissão Permanente de Contrapartidas], da proposta final de contrapartidas".
JUIZ VALIDA PERÍCIA EFECTUADA PELA INTELI
A perícia da INTELI ao contrato das contrapartidas, que fora contestada pelos arguidos, foi validada pelo juiz de instrução criminal.
Para que não restem dúvidas, Carlos Alexandre frisou que "a INTELI nunca prestou serviços à ACECIA relacionados com os contratos de aquisição e de contrapartidas dos submarinos". E garantiu que os peritos eram de confiança e credíveis. Frisou que as relações pessoais dos peritos e dos investigadores são insusceptíveis de gerar desconfiança.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -corrupcaoContratos com Portugal e Grécia
Submarinos: Ex-quadros da Ferrostaal acusados de corrupção
O Ministério Público de Munique acusou um antigo membro do conselho de administração e um ex-director da empresa alemã Ferrostaal de corrupção, pelo pagamento de mais de 62 milhões de euros de subornos para garantir contratos de compra de submarinos de Portugal e da Grécia.
Os dois acusados não foram identificados, noticiou hoje a agência Bloomberg, que acrescenta que os investigadores solicitaram ainda ao tribunal que a Ferrostaal, com sede em Essem, Alemanha, seja citada no processo criminal, o que permitirá confiscar os lucros obtidos pela empresa com as vendas.
O jornal Handelsblatt noticiou hoje que a falta de acordo entre o Ministério Público de Munique e a Ferrostaal se deve à recusa da empresa em pagar uma multa de 196 milhões de euros.
http://lmcshipsandthesea.blogspot.com/
On Thursday morning, 14 April, N.R.P. ARPÃO left HDW en route to Norway. After completing recent tests, the boat will leave from there towards the Alfeite Naval Base, its new home port in Portugal. It will then be in use by the Portuguese Navy together with the NRP TRIDENTE which has arrived in July 2010 from Kiel. With the departure of yard number 384 ends for HDW the Portuguese construction program, which had started on 21.04.2004 with the signing of the contract for two boats of the Class 209PN.