Bolovo escreveu:PRick escreveu:Bolovo escreveu:Continuo concordando com o piloto do A320 e discordando do Prick. Especialista de avião é piloto e ponto. Meu irmão já acompanhou um vôo inteiro ida e volta de A320 Guarulhos-Salvador. O avião faz nada de anormal, como andam dizendo por aí.
Quem disse que o avião faz algo de anormal? Ele voa como os demais ou deveria, porém é diferente dos demais, porque suas superfícies de vôo são elétricas, se não me engano o A-320 foi o primeiro do tipo na aviação comercial. Como os textos que postei aqui deixam bem claro, diga-se de passagem ainda em 1990. Algo bastante conhecido no mundo, só nossos pilotos não sabem.
Claro, o Prick o dono da verdade. Alias, você está lembrando o que você criticava o que o Degan fazia. Agora vamos obrigar a Embraer, a Boeing e a Airbus lagar o FBW e voltar aos velhos comandos hidráulicos. Nossos pilotos, que nem treinados no país são, são treinados nos EUA e na Europa. Meu irmão está mandando currículo pra meio mundo, a Oceanair que parece que é a mais provável poderá chama-lo em agosto (agora com a nova crise aí, não sei), daí ele iria voar Fokker 50 ou 100, fazendo o treinamento na Holanda ou nos EUA (na American). Um piloto estuda muito, mas muito mesmo sobre aviação, você sequer IMAGINA quanto. Quando um piloto vai voar um 737-700 por exemplo, ele faz um curso de especialização no 737-700, de uns seis meses eu acho, com simulador e tudo mais. Prick, reconheço que você sabe muito de navios e tudo que envolva a seção navais, tem coisa que você escreve lá que eu me sinto um ignorante, pois não faço idéia do que você diz, mas vou te contar uma coisa, você não conhece coisa alguma sobre aviões comerciais, então no lugar de falar essas besteiras, poderia ficar quieto. Meu deus, onde vamos parar, um cara com 30 anos de aviação não sabe nada de avião!!
Paisano escreveu:Bolovo escreveu:Paisano escreveu:Bolovo escreveu:Uai, Paisano eu também acabei de ver o programa e ele não confirmou?! Eu escutei que sim!
Quem confirmou a veracidade não o responsável pelo fórum?
Também. Pelo que eu vi aqui o piloto não quis falar nada.
Pois podia jurar que ouvi no programa que o tal comandante negava ser o autor do texto.
Ele se NEGOU a falar SOBRE O ASSUNTO, não sobre a VERACIDADE.
alcmartin escreveu:Nao liga não, Bolovo...o referido piloto foi copiloto de A320,319 e 330 durante anos...e é atualmente cmte de A320 e A319. Fez curso de Airbus na fabrica, faz simulador nos USA todo ano, mas, coitado, perto dos especialistas do DB, nào sabe nada...
Vou fazer isso, a partir de agora falo mais nada sobre o assunto.
Acho que tem muito gente fazendo torcida organizada, incapaz de separar a realidade dos fatos:
1- Postei uma série de notícias sobre a queda ou acidentes envolvendo A-320, nestes acidentes, em questão, existe uma controvérsia sobre o motivo do acidente, a culpa recaiu sobre os pilotos, mas diversas fontes independentes dizem que a investigação encobriu ou não levou em consideração as reações adversas da interface homem máquina, ou homem X inteligência aritificial:
2- O A-320 não são só FBW, mas ele possuí computadores que uma vez programados fazem o papel do piloto, parece que em alguns casos, os computadores entraram em conflito com as decisões posteriores dos pilotos, o fabricante alega que foram os pilotos que programaram erradamente os computadares, pq eles não falham. Os textos que postei não só trazem as notícias das quedas, como também, críticas ao projeto por darem aos computadores poder de decisão, que deveria ser deixado para os pilotos, este assunto é interessante, pq tem um debate de fundo, sobre filosofia de projeto, que inclui, inclusive a ergonomia dos controles da cabine de comando, com a presença por exemplo de um joystick, no lugar do manche tradicional. Por sinal, este debate já havia surgido com o lançamento do F-16, um joystick em apenas em um lado na cabine, representa um problema para pilotos canhotos por exemplo, como tb, em caso de emergência, pode dificultar em muito o controle da aeronave. Este debate é tão antigo que foi esquecido:
3- Portanto, o A-320 é um projeto, como qualquer outro, nenhum deles é perfeito, mas todos eles tem pontos forte ou fracos. Vejam que por exemplo os Aerojets da Embraer, ainda usam o manche central tradicional, a meu ver uma evolução ao joystick lateral:
4- Agora, não vamos confundir as causas do acidente atual com os 03 que postei, apenas sugeri um linha de investigação, como devem existir várias outras, até se determinar a causa ou causas deste acidente, especificamente, são coisas que não podem ser misturadas:
5- Sobre o A-320 ser seguro, acho que é um avião acima da média, desde que os pilotos estejam familiarizados com suas capacidades eletrônicas e o que elas implicam na maneira de se comandar o avião. Comandar um avião vai muito além de somente pilotar, mas dominar todo o complexo conjunto de programação que o avião permite, e mesmo o seu painel:
6- Por sinal, vale a pena nos lembrarmos do Legacy, no recente acidente com o avião da Gol, aonde 02 pilotos exeperientes, sem conhecer direito os equipamentos, desligaram o dispositivo mais fundamental para a segurança de vôo sem querer!!
[ ]´s