Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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#331 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jul 20, 2007 9:35 pm

Luís Henrique escreveu:Eu sempre defendi uma marinha equilibrada. E sempre apoiei a aviação de asa fixa da FAB.

Continuo defendendo, desde que o governo invista realmente nas nossas forças armadas.

Com o valor que o governo pretende liberar para o PRM, se esse valor não for ampliado, ai eu passo a preferir + submarinos em vez de um novo navio aerodromo...

Estava pensando e apenas 3 submarinos + os outros 5 que ja temos é muito pouco.

Um PA novo por menor e mais barato que seja, custará o mesmo que 3 SNA. E uma aviação de asa fixa, por menor que seja (12 caças) custará o mesmo que 3 SNA também...

Lembrando que este meio assim como as aeronaves seriam construidas fora do Brasil, gerando emprego e tecnologia para outras nações e que o SNA geraria emprego e tecnologia aqui no Brasil.

Eu prefiro 6 SNA e deixar a idéia de um navio aerodromo para quando a nação estiver melhor governada.



Prezado Luis Henrique


Acredito que devemos pensar um pouco mais quanto as reais possiblidades do Brasil em relação a defesa nos anos que estão
por vir.
As vezes reclamamos das quantidades de navios previstos a serem incorporados na Marinha do Brasil.
Mas e bom verificar o que ocorre no resto do mundo também.
Vejamos alguns exemplos em relação a programas recentes de construção submarinos em países com maiores recursos para a defesa, sob tensão de conflito e com necessidades de projeção em outros continentes.
Espanha: 4 submarinos Tipo 80
Alemanha: 2 + 2 U212
Italia: 2 + 2 U212
Grécia: 4 U214
Coréia do Sul: 3 U214
França: 6 SNA classe Barracuda

Acredito que na revisão do PRM em 2013 novos submarinos serão acrescentados. Agora em relação aos SNA a MB devera ter em torno de 3/4 exemplares. Esta analise tem como base a França que com toda sua capacidade financeira e industrial mantém um força de 6 SNA sem contar os SSBN.

Sds




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#332 Mensagem por stan » Dom Jul 22, 2007 4:07 am

Senhores,

Considero cordado e sensato o planejamento da MB.
Porém, com a intenção de construção de um novo P.A. , subs propulsão diesel e sub. de propulsão nuclear cocomitantemente, não creio que consigam recurso para oito escoltas novas.
Considerando-se que até 2016 sejam incorporados 3 novas escoltas. Até lá permanecem 6 niterói, 1 barroso, 4 inhaúma modernizadas e 2 t.22 modernizadas (+ou-).
No caso de atraso do PRM passa a ser considerada a aquisição de escoltas usadas.

Nesta hipótese os principais navios que estarão disponíveis e em condições, políticas inclusive, de serem adquridas pela marinha:

1. Type 22-III > a princípio a baixa se dará a partir de 2014. Estarão com 25 anos. Dado os constantes e crescentes gastos com novos projetos poderá ser antecipada a baixa destes navios, embora não tenha sido deflagrado o projeto do navio que o substitua.
2. Type 23 > a previsão inicial de baixa se dá a partir de 2020. estarão com cerca de 25 anos.
3. Bremen - f.122 > sua substituição se dará a partir de 2014 pelas f.125. Inicialmente serão quatro. A quem diga que todas serão substituídas pela f.125. terão cerca de 30 anos.

Particularmente, acho a opção t.22-III formidável. Porém as Bremen, em processo de atualização, com lançador sea sparrow, 2 RAM, 1 super rapid de 76 mm, harpoon, radar 3D, CODOG, hangar para 2 lynx são, apesar da idade muito atraentes. A hipótese das type 23, acho que para antes de 2020 pouco provável. É uma excelente ASW.
Em ambos os casos, creio que pode ser acompanhadas de alguns lynx juntos.

A melhor opção ainda é escoltas novas. Isso é indiscutível.
Caso não se concretize, qualquer destas opções acima mencionadas sendo efeitvadas fica a MB bem servida por algum tempo.




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Luís Henrique
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#333 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 22, 2007 3:18 pm

Lord Nauta escreveu:
Luís Henrique escreveu:Eu sempre defendi uma marinha equilibrada. E sempre apoiei a aviação de asa fixa da FAB.

Continuo defendendo, desde que o governo invista realmente nas nossas forças armadas.

Com o valor que o governo pretende liberar para o PRM, se esse valor não for ampliado, ai eu passo a preferir + submarinos em vez de um novo navio aerodromo...

Estava pensando e apenas 3 submarinos + os outros 5 que ja temos é muito pouco.

Um PA novo por menor e mais barato que seja, custará o mesmo que 3 SNA. E uma aviação de asa fixa, por menor que seja (12 caças) custará o mesmo que 3 SNA também...

Lembrando que este meio assim como as aeronaves seriam construidas fora do Brasil, gerando emprego e tecnologia para outras nações e que o SNA geraria emprego e tecnologia aqui no Brasil.

Eu prefiro 6 SNA e deixar a idéia de um navio aerodromo para quando a nação estiver melhor governada.



Prezado Luis Henrique


Acredito que devemos pensar um pouco mais quanto as reais possiblidades do Brasil em relação a defesa nos anos que estão
por vir.
As vezes reclamamos das quantidades de navios previstos a serem incorporados na Marinha do Brasil.
Mas e bom verificar o que ocorre no resto do mundo também.
Vejamos alguns exemplos em relação a programas recentes de construção submarinos em países com maiores recursos para a defesa, sob tensão de conflito e com necessidades de projeção em outros continentes.
Espanha: 4 submarinos Tipo 80
Alemanha: 2 + 2 U212
Italia: 2 + 2 U212
Grécia: 4 U214
Coréia do Sul: 3 U214
França: 6 SNA classe Barracuda

Acredito que na revisão do PRM em 2013 novos submarinos serão acrescentados. Agora em relação aos SNA a MB devera ter em torno de 3/4 exemplares. Esta analise tem como base a França que com toda sua capacidade financeira e industrial mantém um força de 6 SNA sem contar os SSBN.

Sds


A diferenca eh que a Alemanha adquiriu 4 U212 mas em um espaco bem mas curto de tempo. Creio que o 4 chegara ate o ano que vem.

Agora a MB fala em planejamento para 2025....Ou seja, daqui a 18 anos. O que da uma media de 1 submarino a cada 6 anos.... :?

O Brasil eh muito maior que a Franca e em 2025 tera uma economia maior tambem....

sei la. acho muito pouco esse numero de 3/4...

Ja que eh uma arma muito poderosa, que poucos a possuem, deveriamos dar prioridade a esta arma e construir uma frota de maior porte.




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#334 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jul 22, 2007 5:39 pm

Luís Henrique escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Luís Henrique escreveu:Eu sempre defendi uma marinha equilibrada. E sempre apoiei a aviação de asa fixa da FAB.

Continuo defendendo, desde que o governo invista realmente nas nossas forças armadas.

Com o valor que o governo pretende liberar para o PRM, se esse valor não for ampliado, ai eu passo a preferir + submarinos em vez de um novo navio aerodromo...

Estava pensando e apenas 3 submarinos + os outros 5 que ja temos é muito pouco.

Um PA novo por menor e mais barato que seja, custará o mesmo que 3 SNA. E uma aviação de asa fixa, por menor que seja (12 caças) custará o mesmo que 3 SNA também...

Lembrando que este meio assim como as aeronaves seriam construidas fora do Brasil, gerando emprego e tecnologia para outras nações e que o SNA geraria emprego e tecnologia aqui no Brasil.

Eu prefiro 6 SNA e deixar a idéia de um navio aerodromo para quando a nação estiver melhor governada.



Prezado Luis Henrique


Acredito que devemos pensar um pouco mais quanto as reais possiblidades do Brasil em relação a defesa nos anos que estão
por vir.
As vezes reclamamos das quantidades de navios previstos a serem incorporados na Marinha do Brasil.
Mas e bom verificar o que ocorre no resto do mundo também.
Vejamos alguns exemplos em relação a programas recentes de construção submarinos em países com maiores recursos para a defesa, sob tensão de conflito e com necessidades de projeção em outros continentes.
Espanha: 4 submarinos Tipo 80
Alemanha: 2 + 2 U212
Italia: 2 + 2 U212
Grécia: 4 U214
Coréia do Sul: 3 U214
França: 6 SNA classe Barracuda

Acredito que na revisão do PRM em 2013 novos submarinos serão acrescentados. Agora em relação aos SNA a MB devera ter em torno de 3/4 exemplares. Esta analise tem como base a França que com toda sua capacidade financeira e industrial mantém um força de 6 SNA sem contar os SSBN.

Sds


A diferenca eh que a Alemanha adquiriu 4 U212 mas em um espaco bem mas curto de tempo. Creio que o 4 chegara ate o ano que vem.

Agora a MB fala em planejamento para 2025....Ou seja, daqui a 18 anos. O que da uma media de 1 submarino a cada 6 anos.... :?

O Brasil eh muito maior que a Franca e em 2025 tera uma economia maior tambem....

sei la. acho muito pouco esse numero de 3/4...

Ja que eh uma arma muito poderosa, que poucos a possuem, deveriamos dar prioridade a esta arma e construir uma frota de maior porte.



Prezado amigo

Concordo com a necessidade de termos uma força de submarinos um pouco maior. Entretanto devemos também verificarmos o que ocorre em outras Marinhas do Mundo vejamos, por exemplo, a Australia possui 25760 Km de litoral e 6 submarinos e o Canadá com litorais nos oceanos Altântico e Pacifico conta com apenas 4 submarinos (no momento três operacionais). Em relação ao programa da Marinha da Alemanha de submarinos U212A este começou em 1998 e tem previsão de ser concluído em 2008 (11 anos). O PRM da MB esta projetado 3 submarinos entre 2008 e 2025 (17 anos). A data de 2025 não indica necessariamente a de entrega do último submarino. Este programa com a revisão do PRM em 2013 pode ser ampliado além do que e perfeitamente possivel a construção simultanea de dois submarinos no AMRJ. Devemos lembrar que o Programa da classe Oberon previa 2 unidades ampliada para 3 e dos IKL 209 2 exemplares ampliado para 5. Considerando o exposto podemos considerar que a previsão de 3 navios sera aumentada posteriormente, talvez com a construção de uma classe desenvolvida localmente.

Sds

Lorde Nauta




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Luís Henrique
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#335 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 23, 2007 5:01 pm

Lorde Nauta,

Você diz que talvez seja ampliada com construção de uma classe nacinal.

Então quer dizer que por enquanto o plano é de 3 submarinos estrangeiros.

AI não entra SNAC 1 nem o SNAC 2 ??? :? :shock:

Que porcaria....

Eu vislumbro uma MB com no mínimo 6 SSK e 6 SNA.

O ideal seria pelo menos 8 de cada.




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#336 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 23, 2007 7:13 pm

Luís Henrique escreveu:Lorde Nauta,

Você diz que talvez seja ampliada com construção de uma classe nacinal.

Então quer dizer que por enquanto o plano é de 3 submarinos estrangeiros.

AI não entra SNAC 1 nem o SNAC 2 ??? :? :shock:

Que porcaria....

Eu vislumbro uma MB com no mínimo 6 SSK e 6 SNA.

O ideal seria pelo menos 8 de cada.



Prezado Luis Henrique

No PRM esta prevista a construção de três submarinos de projeto estrangeiro U214 ou Scorpené. Até o momento tudo indica que sera o U214. Estes navios a exemplo da classe Tupi serão construídos no AMRJ.
Em 2013 o PRM sera revisado e naturalmente podera ocorrer a necessidade de acrescentar a construção de novos navios. Neste momento e que podera surgir a definição de uma ampliação dos submarinos a serem construidos,sendo eles da mesma classe em construção ou uma classe de projeto nacional. Para que seja uma classe de projeto nacional este já devera estar pronto e ser perfeitamente compativel com o estado-da-arte.

Sds

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#337 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jul 23, 2007 10:00 pm

Luís Henrique escreveu:Lorde Nauta,

Você diz que talvez seja ampliada com construção de uma classe nacinal.

Então quer dizer que por enquanto o plano é de 3 submarinos estrangeiros.

AI não entra SNAC 1 nem o SNAC 2 ??? :? :shock:

Que porcaria....

Eu vislumbro uma MB com no mínimo 6 SSK e 6 SNA.

O ideal seria pelo menos 8 de cada.


Luís Henrique só um esclareceimento. Ofato de não constar em informações oficiais da MB menção ao SNAC-1(sub convencional que seria /será o protótipo para quase todo o sub nuclear,_a exceção, óbvio do reator nuclear) nem ao SNAC-2, o sub nuclear de ataque propriamente dito, é que a materialização de um está ligada ao outro obrigatoriamente.

A MB está apenas desencvolvendo a instalação protótipo de geração de energia nuclear, não o submarino.

Devo ainda esclarecer, que não é mais citado em documentos oficiais a nomeclatura SNAC-1 e SNAC-2, para designar respectivamente, o submarino "protótipo" e o submarino nuclear de ataque.

Tampouco existe ainda oficialmente o Projeto SMB-10(que havia sucedido o projeto SNAC-1. Por um motivo muito simples, não existe ainda o projeto do SNA propriamente dito. Portanto, a partir do momento em que a MB definir(na verdade o governo é que tem que querer) as especificações do SNA é que se poderá definir o SMB-10(com o nome que receber maisadiante)

PARTE EDITADA

O CPN trabalhará em momento oportuno(após a definição do modelo de sub estrangeiro a ser adotado pela MB e produzido pelo AMRJ), os novos rumos de um futuro projeto de submarino convencional a ser construído provavelmente a partir de 2015/17, aí já teremos definido o caminhofinal para o SNB, e , portanto uma imagem do que será um submarino protótipo.

sds

Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Jul 23, 2007 10:44 pm, em um total de 1 vez.
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#338 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 23, 2007 10:16 pm

Obrigado pelas informações.

Confesso que pensei que esses 3 submarinos previstos no PRM poderia ser:

o primeiro) U-214 ou Scorpene
o segundo) SMB-10
o terceiro) SNA

Mas ja que serão 3 U-214 ou Scorpene, então tomara que nessa revisão de 2013 a MB consiga no mínimo dobrar esse número, senão so teremos uma frota de submarinos nucleares em 2050... :?




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#339 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 24, 2007 9:07 pm

stan escreveu:Senhores,

Considero cordado e sensato o planejamento da MB.
Porém, com a intenção de construção de um novo P.A. , subs propulsão diesel e sub. de propulsão nuclear cocomitantemente, não creio que consigam recurso para oito escoltas novas.
Considerando-se que até 2016 sejam incorporados 3 novas escoltas. Até lá permanecem 6 niterói, 1 barroso, 4 inhaúma modernizadas e 2 t.22 modernizadas (+ou-).
No caso de atraso do PRM passa a ser considerada a aquisição de escoltas usadas.

Nesta hipótese os principais navios que estarão disponíveis e em condições, políticas inclusive, de serem adquridas pela marinha:

1. Type 22-III > a princípio a baixa se dará a partir de 2014. Estarão com 25 anos. Dado os constantes e crescentes gastos com novos projetos poderá ser antecipada a baixa destes navios, embora não tenha sido deflagrado o projeto do navio que o substitua.
2. Type 23 > a previsão inicial de baixa se dá a partir de 2020. estarão com cerca de 25 anos.
3. Bremen - f.122 > sua substituição se dará a partir de 2014 pelas f.125. Inicialmente serão quatro. A quem diga que todas serão substituídas pela f.125. terão cerca de 30 anos.

Particularmente, acho a opção t.22-III formidável. Porém as Bremen, em processo de atualização, com lançador sea sparrow, 2 RAM, 1 super rapid de 76 mm, harpoon, radar 3D, CODOG, hangar para 2 lynx são, apesar da idade muito atraentes. A hipótese das type 23, acho que para antes de 2020 pouco provável. É uma excelente ASW.
Em ambos os casos, creio que pode ser acompanhadas de alguns lynx juntos.

A melhor opção ainda é escoltas novas. Isso é indiscutível.
Caso não se concretize, qualquer destas opções acima mencionadas sendo efeitvadas fica a MB bem servida por algum tempo.



Prezado Amigo Stan

Considerando a extensa modernização qua as Type 122 estão sofrendo acredito que as mesmas serão utilizadas plenamente até praticamente o final de suas vidas úteis. No momento de suas baixas não terão condições de serem aproveitadas para uma compra de oportunidade.
A algum tempo atrás a Marinha da Alemanha fez para a MB uma apresentação das fragatas da classe Type F123 Brandenburg. Conjecturando que o programa de submarinos seja continuado pela classe U214 e que exemplares adicionais da classe F 125 sejam construidos, e possivel que por volta de 2020 as F123 que estarão com cerca de 24/26 anos venham a ser uma oportunidade de compra pela MB.

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#340 Mensagem por stan » Qua Jul 25, 2007 12:17 am

Isto quer dizer que opção alemã cai por terra (???!!!) a curto/médio prazo, restando as opções inglesas :) e ou americanas :cry: ??




"ad sumus""
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#341 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 25, 2007 2:34 pm

stan escreveu:Isto quer dizer que opção alemã cai por terra (???!!!) a curto/médio prazo, restando as opções inglesas :) e ou americanas :cry: ??


Eu diria Stan, que na berdade não havaeria/haverá opções americanas no futuro( a não ser que a Navy retome o programa LCS), pois o esteio da frota de superfície americana são os DDG da classe Arleigh Burke, que tem um padrão muito alto em termos de armamento e sensores para serem repassados a terceiros.

A fonte que continuará a ser a Europa, mas será muito mais fraca do que é hoje.

Alguém já pensou aí no Canadá?

sds

Walter




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#342 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 25, 2007 4:25 pm

Luís Henrique escreveu:Lorde Nauta,

Você diz que talvez seja ampliada com construção de uma classe nacinal.

Então quer dizer que por enquanto o plano é de 3 submarinos estrangeiros.

AI não entra SNAC 1 nem o SNAC 2 ??? :? :shock:

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Eu vislumbro uma MB com no mínimo 6 SSK e 6 SNA.

O ideal seria pelo menos 8 de cada.


Luís Henrique aqui vai uma série de desenhos divulgados no início dos anos 90, sobre o que seria a classe SMB-10(SNAC-1 e SNAC-2-{SNB}) caso a MB permanecesse com a "Linha alemã".

Imagem

Imagem


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#343 Mensagem por saullo » Qua Jul 25, 2007 6:17 pm

Caro Walter,
do Canadá poderiam vir CTs Iroquois, que podem servir para defesa de área, existindo hoje 3 ativos e 1 na reserva, ou FT Classe Halifax, bem mais novas com 12 unidades ativas, em função de emprego geral.
Você chutou ou ouviu alguma coisa ?
Se for parecem ambos um bom negócio

Abraços




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#344 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 25, 2007 6:25 pm

Obrigado Walter,

Legal as imagens...

Torço pra que cheguemos la...

Torço para termos uma frota de SMB e uma de SNA e vendas no mercado externo de SMB.,... :lol:




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#345 Mensagem por soultrain » Qua Jul 25, 2007 6:31 pm

Boas,

Tenho duvidas que o Canadá se livre em curto prazo de algum navio combatente. Foi aprovado há muito pouco tempo a modernização da classe Halifax por 3.1b$. As Iroquois foram modernizados há pouco tempo (Tribal Class Update and Modernization Program, TRUMP) estive de visita ao HMCS Athabaskan (DDH 282) e fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade e bom estado do navio.

Uma das prioridades do actual governo é a soberania dos territórios, com enfase à componente naval, por isso tudo não acredito na redução de frota.

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