Luís Henrique escreveu:Eu sempre defendi uma marinha equilibrada. E sempre apoiei a aviação de asa fixa da FAB.
Continuo defendendo, desde que o governo invista realmente nas nossas forças armadas.
Com o valor que o governo pretende liberar para o PRM, se esse valor não for ampliado, ai eu passo a preferir + submarinos em vez de um novo navio aerodromo...
Estava pensando e apenas 3 submarinos + os outros 5 que ja temos é muito pouco.
Um PA novo por menor e mais barato que seja, custará o mesmo que 3 SNA. E uma aviação de asa fixa, por menor que seja (12 caças) custará o mesmo que 3 SNA também...
Lembrando que este meio assim como as aeronaves seriam construidas fora do Brasil, gerando emprego e tecnologia para outras nações e que o SNA geraria emprego e tecnologia aqui no Brasil.
Eu prefiro 6 SNA e deixar a idéia de um navio aerodromo para quando a nação estiver melhor governada.
Prezado Luis Henrique
Acredito que devemos pensar um pouco mais quanto as reais possiblidades do Brasil em relação a defesa nos anos que estão
por vir.
As vezes reclamamos das quantidades de navios previstos a serem incorporados na Marinha do Brasil.
Mas e bom verificar o que ocorre no resto do mundo também.
Vejamos alguns exemplos em relação a programas recentes de construção submarinos em países com maiores recursos para a defesa, sob tensão de conflito e com necessidades de projeção em outros continentes.
Espanha: 4 submarinos Tipo 80
Alemanha: 2 + 2 U212
Italia: 2 + 2 U212
Grécia: 4 U214
Coréia do Sul: 3 U214
França: 6 SNA classe Barracuda
Acredito que na revisão do PRM em 2013 novos submarinos serão acrescentados. Agora em relação aos SNA a MB devera ter em torno de 3/4 exemplares. Esta analise tem como base a França que com toda sua capacidade financeira e industrial mantém um força de 6 SNA sem contar os SSBN.
Sds