Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3286 Mensagem por faterra » Seg Jul 04, 2011 12:22 am

helio escreveu:É evidente que a modernização dos M113 não será o ideal, entretanto não é a melhor forma torcer para que seja um fracasso.
O ideal é claro seria projetar um blindado novo. Entretanto, isto leva tempo, por mais que se tente projetar agora, até que esteja operacional demorará quase uma década. A unica empresa brasileira especializada em projetar blindados sobre esteiras era a Bernardini e ela faliu há mais de 15 anos.
Penso eu que o proximo passo após o IVECO Guarani entrar em operação seria a vez do EB encomendar uma familia de blindados sobre esteiras fabricado no Brasil.
De nada adianta também adquirir mais 5 centenas de VBTP de esteiras no mercado externo, para subsituir os M113 por 10 anos gastando dinheiro e tendo que montar toda uma cadeia logistica/operacional.
O M113 está em atividade em grande quantidade e em inumeros países inclusive nos EUA
Nada mau para um velhinho que foi chamado de taxi numa guerra que aconteceu há mais de 40 anos atrás!!!!!

Abraços

Hélio
Mas, se demora 1 década para estar operacional, não seria conveniente começar agora a projetá-lo? Se formos esperar os Guaranis, serão mais quantos anos? Será que o CTEx não está trabalhando neste projeto?




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18203
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3287 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 04, 2011 1:35 am

Nào, não é necessário comecar a projetar uma VBTP SL agora. Com a modernizacão, os M113 aguentarão entre 15 anos e 20 anos. O CTEx estará envolvido com o desenvolvimeto da família Guarani pelo menos até 2016 (prazo para ficar pronto a VB de reconhecimento).
Ademais, como o cobertor é curto, não temos verba para desenvolver a viatura SL concomitantemente.
e se observar a Estratégia Braco Forte do EB, nos próximos 20 anos será pouco gasto com viaturas sobre lagartas a partir de 2014.(o que é gasto ate' essa data refere-se a modernizacão e retrofit dos M113 e pagto e adequacão dos LEO1A5.

E ainda por cima, o que atua contra o emprego da verba para dos blindados SL é que teremos de gastar muito com aquisicão de material de AAAe (e é urgente), bem como necessitamos substituir com urgência nosso material decrépito de artilharia de campanha, bem como mobiliar mais Bdas que simplesmente não tem Artilharia, e outras novas que serão criadas.

é evidente que os M113 são vovôs e que precisariam ou ser substituídos ou modernizados de forma mais abrangente. Mas o cobertor é curto e em vista das outras necessidades, é melhor que o EB gaste mesmo com as viaturas SL o que pretende gastar mesmo.




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3288 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Jul 04, 2011 4:45 am

Um blindado bom para determinadas missões seria o OGUM EE-T4. Fácil de transportar por avião, compacto, leve, boa blindagem e deve ser bem barato de fabricar. Um ataque a um acampamento com estes tanquinhos deve ser um desespero para os defensores. Na tomada do Alemão então? Imaginem o Bope subindo morro com um tanquinho destes que entra em qualquer beco? Fui :twisted:




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3289 Mensagem por crubens » Seg Jul 04, 2011 2:30 pm

Dia 1º chegou um novo lote de Leopard. :wink:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3290 Mensagem por Jet Crash® » Seg Jul 04, 2011 2:47 pm

Pablo Maica escreveu:O Bradley é uma M...

Tem um filme que mostra o desenvolvimento dele "The pentagon Wars" (Máquina de Guerra no Brasil). Se puder olha pra ter uma ideia de como nasceu esse trambolho.




Um abraço e t+ :D

O principal defeito do Bradley é o seu preço. Se não me falha a memória chega a 2 milhões de dólares. Quase o preço de um T-90.




Editado pela última vez por Jet Crash® em Seg Jul 04, 2011 5:09 pm, em um total de 1 vez.
Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3291 Mensagem por EDSON » Seg Jul 04, 2011 4:14 pm

O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60826
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3292 Mensagem por Túlio » Seg Jul 04, 2011 6:36 pm

O Marder, que eu saiba, é legal por suas 32t e possibilidade de uso de blindagem modular e/ou reativa, mas leva menos que um GC (Br) completo e não é anfíbio...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2115
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 213 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3293 Mensagem por gogogas » Seg Jul 04, 2011 7:36 pm

faterra escreveu:
helio escreveu:É evidente que a modernização dos M113 não será o ideal, entretanto não é a melhor forma torcer para que seja um fracasso.
O ideal é claro seria projetar um blindado novo. Entretanto, isto leva tempo, por mais que se tente projetar agora, até que esteja operacional demorará quase uma década. A unica empresa brasileira especializada em projetar blindados sobre esteiras era a Bernardini e ela faliu há mais de 15 anos.
Penso eu que o proximo passo após o IVECO Guarani entrar em operação seria a vez do EB encomendar uma familia de blindados sobre esteiras fabricado no Brasil.
De nada adianta também adquirir mais 5 centenas de VBTP de esteiras no mercado externo, para subsituir os M113 por 10 anos gastando dinheiro e tendo que montar toda uma cadeia logistica/operacional.
O M113 está em atividade em grande quantidade e em inumeros países inclusive nos EUA
Nada mau para um velhinho que foi chamado de taxi numa guerra que aconteceu há mais de 40 anos atrás!!!!!

Abraços

Hélio
Mas, se demora 1 década para estar operacional, não seria conveniente começar agora a projetá-lo? Se formos esperar os Guaranis, serão mais quantos anos? Será que o CTEx não está trabalhando neste projeto?
Imagine se o Charrua tivesse operacional !!!!!Poderia até existir uma versão modernizada ...




Gogogas !
gil eanes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3294 Mensagem por gil eanes » Seg Jul 04, 2011 7:45 pm

E como é que fica a tal da infantaria mecanizada?




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3295 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 04, 2011 7:50 pm

EDSON escreveu:O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.

O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.

A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.

Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.

Isto para mim é uma tremenda deficiencia.

Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.

Acho que eu sou o unico no Brasil, que sabe disto.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3296 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 04, 2011 9:20 pm

Túlio escreveu:O Marder, que eu saiba, é legal por suas 32t e possibilidade de uso de blindagem modular e/ou reativa, mas leva menos que um GC (Br) completo e não é anfíbio...
Tulio, existe algo que eu não entendo!

O Marder e o VCTP argentino foram projetados pela mesma firma e tem dimensões quase iguais:

Marder 1: peso=29,2 ton.; comprimento= 6,79 m.; largura= 3,24 m.; motor MTU serie 833 V6 de 600 CV; transmissão Renk HSWL 194.

VCTP: peso=28 ton.; comprimento=6,83 m.; largura=3,32 m.; motor MTU serie 833 V6 de 720 CV; transmissão Renk HSWL 204.

O motor serie 833 tem cilindros com diametro de 170 mm e curso de 175 mm >>> motores dos dois tem mesmas dimensões.

A transmissão Renk HSWL 204 é uma versão mais moderna da HSWL 194 >>> transmissões dos dois tem mesmas dimensões.

Muito bem, a tripulação do Marder 1 é de 9 tripulantes e a do VCTP 12 !?!?!?

E note que o VCTP tem em adição à torre biposto com canhão de 20 mm (a torre do Marder 1 é também biposto, mas com canhão externo), mais uma metralhadora 7,62 no teto, na parte posterior, com controle remoto!

Como explicar esta diferença em tripulação?

Bacchi




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3297 Mensagem por EDSON » Seg Jul 04, 2011 10:13 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
EDSON escreveu:O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.

O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.

A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.

Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.

Isto para mim é uma tremenda deficiencia.

Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.

Acho que eu sou o unico no Brasil, que sabe disto.

Bacchi
Vou trazer a explicação já que devo fazer a pesquisa de novo. Tem haver com número de soldados transportados e sua deficiêcnia contra minas e IED acho, mas vou atrás e fico devendo por enquanto.




Editado pela última vez por EDSON em Seg Jul 04, 2011 10:15 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3298 Mensagem por EDSON » Seg Jul 04, 2011 10:14 pm

Túlio escreveu:O Marder, que eu saiba, é legal por suas 32t e possibilidade de uso de blindagem modular e/ou reativa, mas leva menos que um GC (Br) completo e não é anfíbio...
E o Bradley é tão leve assim?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3299 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 05, 2011 4:26 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
EDSON escreveu:O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.

O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.

A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.

Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.

Isto para mim é uma tremenda deficiencia.

Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.

Acho que eu sou o unico no Brasil, que sabe disto.

Bacchi
Não o unico não, Bacchi. Aqui no fórum, não lembro exatamente em que tópico, discutimos isso. Um pelotão americano composto por três grupos de combate (com 9 cada) tem que ser distribuído em quatro Bradleys (que levam só 7). Tem todo um funcionamento quando andam embarcados, mas desembarcados é normal.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3300 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jul 05, 2011 7:50 am

Bolovo escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.

O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.

A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.

Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.

Isto para mim é uma tremenda deficiencia.

Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.

Acho que eu sou o unico no Brasil, que sabe disto.

Bacchi
Não o unico não, Bacchi. Aqui no fórum, não lembro exatamente em que tópico, discutimos isso. Um pelotão americano composto por três grupos de combate (com 9 cada) tem que ser distribuído em quatro Bradleys (que levam só 7). Tem todo um funcionamento quando andam embarcados, mas desembarcados é normal.
Ótimo. Isto me deixa contente!

Bacchi




Responder