tflash escreveu:O Combustível do Jumbo e de outras marcas de supermercado consegue ser mais barato por dois motivos. A área de negócio do proprietário não é essa, por isso pode fazer preços muito perto do custo porque a empresa não sobrevive através da venda de combustíveis. Outro motivo é o combustível em si que é de 2ª escolha. Passa nas normas UE mas não tem os aditivos nem é refinado da mesma forma que o da BP ou GALP (todos os combustíveis em Portugal são refinados nas refinarias da Galp, excepto os da Repsol que vem de Espanha.)
Sobre o combustível ser de 2ª escolha, já ouvi muita coisa. Tenho mecânicos que dizem que não faz mal nenhum e depois há pessoal que já teve problemas, inclusive reparações carissmas lá para os lados de onde o P44 vive. Já me deram duas hipóteses: De o dono da bomba juntar qualquer substância aos tanques para render mais ou que a utilização constante das bombas levam a que elas sejam reabastecidas muitas vezes, não deixando as impurezas assentarem completamente no fundo.
O último relato foi de um amigo meu que tem um turbo diesel de gama média recente e diz que atestou o carro numa dessas bombas e fez uma viagem para o Algarve. Segundo ele, o carro não passou dos 170 e fez um consumo bem acima do normal.
como disse, desde o Verão de 2008 que ponho gasolina no carro da minha mulher e gasóleo no meu em bombas do Jumbo, EXCLUSIVAMENTE, e até hoje não tive nenhum problema.
Curioso, curioso, foi o facto da Galp ter aberto em Setúbal um posto de "marca branca", em concorrência directa com as bombas dos hipermercados...como bem disse o presidente do ACP "então diziam que as gasolinas de marca branca não prestavam, e agora vão vender também gasolina que não presta?"
O que acredito é que esses "rumores" de que as gasolinas dos hipermercados não prestarem tenha sido lançada pela própria Galp para tentar conter a fuga de clientes.
mientras....
Atestar o depósito em Espanha custa menos 13,44 euros que em Portugal
07 de Janeiro de 2011, 15:02
Um condutor que ateste o depósito em Espanha com 60 litros de gasolina 95 paga em média menos 13,44 euros que em Portugal, indicam os dados mais recentes da Comissão Europeia.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Direcção Geral da Energia da Comissão Europeia, relativos a 03 de Janeiro, indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, quase sete cêntimos acima da média europeia e 22,4 cêntimos mais cara que em Espanha.
Os mesmos dados indicam que em Portugal, a 03 de Janeiro, cada litro de gasolina sem chumbo 95 custava em média 1,48 euros. Mais cara que em Portugal só na Grécia (1,593 euros), Holanda (1,579 euros), Bélgica (1,482 euros) e os países nórdicos Dinamarca (1,522 euros), Finlândia (1,493 euros) e Suécia (1,485 euros).
Já na vizinha Espanha, cada litro de gasolina custa 1,256 euros. A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que sem impostos os preços entre os dois países distam apenas 2,1 cêntimos.
Assim, sem impostos cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 62,03 cêntimos, ou seja mais barata do que os 62,24 cêntimos em Espanha.
De acordo com a Direção Geral de Geologia e Energia, a 03 de Janeiro cada litro de gasolina 95 passou a custar em média 1,48 euros, dos quais 58,3 cêntimos são imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) e 27,7 cêntimos de IVA (que aumentou no início do ano). Ou seja, os impostos têm um peso de 58 por cento no valor total de cada litro.
O vice-presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) relatou à Lusa um exemplo ainda mais rentável do abastecimento em Espanha.
"Os camiões TIR têm hoje depósitos adaptados de 1000 litros. O que fazem os camionistas? Abastecem fora de Portugal e vêm para cá com os tanques cheios. Poluem, provocam desgaste nas estradas e vão novamente pagar impostos a Espanha nos reabastecimentos", contou António Amaral.
Aos preços actuais, no exemplo do camião com um depósito de gasóleo de 1000 litros, a poupança seria de 90 euros (o litro de gasóleo custa 1,277 euros em Portugal e 1,187 em Espanha).
No último boletim de 2010, a 20 de dezembro (ainda com o IVA antigo), a gasolina portuguesa era a 9ª mais cara (incluindo impostos) enquanto o gasóleo era o 12º mais caro. Aos preços de hoje, Portugal tem a sétima gasolina mais cara com impostos e o 8º gasóleo mais caro.
A ANAREC estima que ao longo do ano de 2010 e no último trimestre de 2009
"a fuga de IVA e ISP para Espanha foi superior a 1.000 milhões de euros", dos quais uma grande parte diz respeito a combustíveis, disse António Amaral.
A gasolina mais barata na Europa é a da Bulgária (1,123 euros por litro).
Por outro lado, num dos países com maior rendimento per capita do mundo, o Luxemburgo, a gasolina custa 1,235 euros, ainda mais barata do que os 1,256 de Espanha.
@Lusa
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1119596.html
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e vivan los chulos de la galp!!!!!