gabriel219 escreveu: ↑Qui Jul 25, 2024 8:08 am
Assim, entre um conjunto VT4 beeem modificado e VN20, desde que fabricados integralmente no Brasil, prefiro mil vezes que qualquer transMBT por ai, mas precisam ser fatalmente modificados.
Poderíamos usar o chassis do VN20, somente com motor atrás para a versão VBC CC e o outro com torre UT-30MK2 e um canhão mais apropriado do que 30 mm. A ideia de usar o VN20 como MBT - o grau de proteção do chassis me parece ser o mesmo que o VT4 - é aproveitar o espaço interno deixado na parte da tripulação para que usemos uma torre não tripulada, talvez uma versão da torre do Centauro, porém de fato não tripulada e reforçar a blindagem na carroceria para dotar uma tripulação de quatro tropas.
Já que o custo é inferior aos candidatos, que use mais verba para fazer um T-14 e T-15 tupiniquins, mas preparem-se para possíveis sanções.
O EB precisa aumentar os requisitos do programa do MBT e IFV para 60 toneladas e 55 toneladas, respectivamente.
Pelo menos acrescer mais 10% o peso em ordem de marcha do Carro de Combate. Vai ser possível incluir MBTs de verdade e esvazia a argumentação da turma que quer empurrar um MMBT ("coincidentemente" dos fabricantes que vêm fazendo lobby pesado por aqui ) de que a elevação do peso traria gravíssimos problemas logísticos. Seria 10% a mais apenas.
e vai entender por que certos jornalistas especializados em Defesa vêm fazendo lobby pelo M-346 para a FAB. A modernização dos Super Tucanos vai torná-lo um concorrente dele (já com o T-50 é mais difícil porque este é supersônico).
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Dom Jul 28, 2024 1:30 pm
por FCarvalho
Certamente a oferta chinesa em termos financeiros é muito mais propositiva ao EB do que qualquer outro CC e\ou IFV SL que seja oferecido por europeus e\ou sul coreanos. Não tem nem como competir. Mas seria assim apenas se fôssemos receber os veículos já prontos e acabados, sem tot ou qualquer outra coisa. Não é isso que o RO\RTLI do exército dispõe.
A prioridade é para a consecução de capacidades na BIDS para o pleno suporte dos bldos no Brasil, a partir da implantação de logística industrial e tecnológica no país; para isso, será necessário que todos os candidatos arrumem parcerias dentro da BIDS a fim de potencializar suas propostas, mas, principalmente, dar concretude ao que for disposto financeiramente.
Sabe-se que a BIDS hoje, aquela realmente com CNPJ nacional de pai e mãe, não tem capacidades para gerar apoio em tudo o que o EB quer\espera dela em termos de provimento de insumos a um CC e\ou IFV SL. Então, as soluções também devem passar por outros setores da indústria nacional que, como se sabe, também, não vê com bom olhos quaisquer investimentos no setor da defesa nacional, visto o nosso histórico(ruim). O melhor exemplo está aí no projeto da VBTP Guarani.
Assim, para os chineses, ficaria tudo mais fácil se conseguirem comprar metade da Avibras, e ter um pé aqui dentro com tudo dentro já pronto, como outras empresas estrangeiras tem na BIDS, e no restante da própria indústria nacional. A cadeia de fornecedores da Avibras, diga-se de passagem, é bastante abrangente. E permitir que continue funcionando, é um desejo de todos os envolvidos no caso. Além de funcional para os programas das ffaa's na empresa, é também para a própria BIDS, que poderá ter na empresa mais um ponto de apoio de negócios, exportação, empregos e renda, agora com produtos chineses e\ou desenvolvidos por ela com tecnologia e dinheiro deles. Tirando os chiliques nervosos do velho Sam, é um ganha-ganha para o país, ffaa's e governo.
Muito provavelmente o peso da VBC CC será ajustado ao se viu na visita à China pelo cmte e comitiva do EB. E claro, ao que há também hoje disponível mundo afora, e que supera largamente a casa das 50 ton sem maiores problemas.
Não acredito que haja modificações para a VBC Fuz, que está no limite do peso de 45 ton, que hoje é o que se tem para a maioria dos IFV SL vendidos no mercado, a depender do gosto e necessidades dos clientes. Dificilmente o EB abrirá mão destes requisitos, e menos ainda irá colocar nas mãos dos chineses tanto os CC quanto as VBC Fuz. No mínimo, não seria prudente. O problema maior, em termos de custos, são justamente os CC, e estes, aparentemente, pode-se ajustar com um "VT-4BR" feito por encomenda.
Assim, da China, nestes dois programas, ou vamos de VT-4 adaptado para o EB, ou compramos VN-17, que é o modelo que melhor se encaixa no RO da VBC Fuz. Só não sei dizer se este bldo está liberado para exportação. Não encontrei informações a despeito. De qualquer forma, em termos de custos\preços, a VBC Fuz é o projeto que irá demandar a maior quantidade de bldos e versões a serem comprados, assim como os VBTP Guarani. Neste sentido, com os seus custos mais baixos, no caso de virem semi-acabados e terminados aqui para incluir insumos escolhidos pelo EB conforme o RTLI, ele anda é bem mais vantajoso que a concorrência.
A ver qual será a resposta da concorrência. Com certeza o cmte do EB já veio com uma, ou várias, propostas no bolso da sua visita à China. Agora é escolher qual cabe melhor na nossa realidade, e no orçamento do exército.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Dom Jul 28, 2024 11:49 pm
por Fábio Machado
Gente, vocês tão colocando muito o carro na frente dos bois. Os chineses já perderam duas licitações importantes no EB, mesmo com delegações do EB acompanhando o desempenho dos equipamentos deles "in loco".... Toda a vez que um comandante do EB viaja surge esse tipo de especulação.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Seg Jul 29, 2024 1:00 am
por FCarvalho
Fábio Machado escreveu: ↑Dom Jul 28, 2024 11:49 pm
Gente, vocês tão colocando muito o carro na frente dos bois. Os chineses já perderam duas licitações importantes no EB, mesmo com delegações do EB acompanhando o desempenho dos equipamentos deles "in loco".... Toda a vez que um comandante do EB viaja surge esse tipo de especulação.
Os chinas vão ter o seu espaço no EB e demais ffaa's, ainda que no longo prazo. Isso é uma tendência interna das forças, e política também.
Pessoalmente creio que irão resistir o máximo que puderem. Mas só até quando o desespero bater na porta com a falta de grana até para o jeton dos estrelados e as viagens pra levar a patroa e as crianças pra passear na Disney e Paris.
E isto não está muito longe de acontecer.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
por Lywis
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Qui Ago 01, 2024 9:23 pm
por knigh7
Lywis escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Os jornalistas vão acabar tendo acesso. É bom acompanhar o site da T&D.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Sex Ago 02, 2024 10:11 am
por cabeça de martelo
Lywis escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros = Viaturas de Combate de Infantaria? A rodas (6x6 ou 8x8) ou lagartas?
Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate = Carros de Combate? / Centauro?
Lywis escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros = Viaturas de Combate de Infantaria? A rodas (6x6 ou 8x8) ou lagartas?
Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate = Carros de Combate? / Centauro?
Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros
Acredito que esta deva ser a nomeclatura escolhida pelo EB para, na teoria, classificar um IFV dentro da sua organização.
Não há nos manuais do exército a figura do IFV, seja pela falta de bldo específico, seja pela falta de doutrina para operar o mesmo.
Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate
Esta é a nomeclatura para os Carros de Combate(tanques) que o EB vinculou a tal tipo de veículo.
O Centauro é classificado como Viatura Blindada Combate Média Sobre Rodas
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Sex Ago 02, 2024 3:28 pm
por FCarvalho
Lywis escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Lendo o edital é possível verificar que o mesmo, quanto as informações prestadas, tanto do EB como de eventuais interessados é de caráter sigiloso, logo, está fechado entre as partes interessadas. Portanto, não é um processo público.
Foi publicada errada em que se abre mão do dispositivo para que o fornecedores possam receber parte ou todo dos bldos em lotação no EB como parte do pagamento.
E principal, a meu ver, o EB parece fechou questão quanto a comunalidade obrigatória de plataforma entre as duas viaturas, ou seja, o tal conceito MMBT venceu a queda de braço dentro do comando do exército. Ou, o cmte do EB voltou da China com uma solução pronta no bolso, e este processo é apenas de cunho burocrático e, talvez, meritório para o processo de escolha que já está feito internamente, de forma a conseguir os melhores preços e vantagens na disputa.
Lywis escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros = Viaturas de Combate de Infantaria? A rodas (6x6 ou 8x8) ou lagartas?
Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate = Carros de Combate? / Centauro?
Sim, VBCIs e Carros de Combate respectivamente.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Sex Ago 02, 2024 11:17 pm
por Fábio Machado
Lywis escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 8:02 pm
EB lançou RFI/RFQ para 78 Viaturas Blindadas de Combate de Fuzileiros e 65 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate.
Entretanto, o EB suprimiu da página os anexos IV e V, exatamente onde estão as especificações. Quem quiser ter acesso terá de solicitar por e-mail... Será que eles mandam por email pra "qualquer um"?
Se quiser arriscar, pode pedir os documentos suprimidos sob o fundamento da lei de acesso a informação (Lei 12.527/2011).... A maior probabilidade é que o senhor seja olimpicamente ignorado, rsrsrs....
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Sáb Ago 03, 2024 12:14 pm
por FCarvalho
O edital é claro no que tange o sigilo dos dados tratados neste processo. Por isso, também, os anexos IV e V com as características foram suprimidos, para não haver discussões posteriores sobre a decisão tomada. Só quem pode ter acesso a estes requisitos são parlamentares, notadamente das comissões de Defesa e RE do congresso, se quiserem.
Mas mesmo assim, qualquer informação prestada pelo EB àquelas comissões seria feita em sessão fechada ao público, dado o sigilo declarado do processo. A não ser que os parlamentares requeiram a abertura pública dos dados. Mas até nisso os militares podem alega questões de segurança nacional, segredo comercial, blá, blá, etc.
O que se pode questionar o cmdo do exército é porque este processo em específico ao contrário dos demais está sendo tratado sob sigilo, e quais os critérios adotados para justificar o mesmo, tendo em vista que até o momento o EB não adotou este tipo de medida em nenhum dos RFI\RFQ anteriores para aquisição de material no exterior.
Como disse, ou o EB já tem um vencedor, e este processo é apenas para cumprir tabela e dar ares de licitude e legalidade à compra, ou eles estão fazendo alguma coisa por debaixo dos panos que se dado a público geraria muitas discussões, podendo atrasar mesmo o processo de compra.
Só ao dizer que a plataforma deve ser comum para CC e VBC Fuz, já dá para saber quais serão os possíveis candidatos, e o possível vencedor.
Mas é preciso lembrar que, dependendo dos requisitos postos no processo, e agora omissos ao público, as empresas podem oferecer ambos blindados ou apenas um deles. Tudo vai depender dos requisitos determinados neste processo.
A ver.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Sáb Ago 03, 2024 12:49 pm
por FCarvalho
Do edital para VBC CC e VBC Fuz.
5. Dos Resultados Pretendidos
5.1.1 Apresentar ao Exército Brasileiro novas VBC Fuz e VBC CC que apresentem comunalidade de plataformas entre si.
Item grafado em negrito no edital para destacar o mesmo.
A priori, pode-se subentender que o EB quer uma única plataforma que seja a base de ambos veículos.
Conquanto, sem saber exatamente quais são os requisitos para estas expostos nos item suprimidos no site da EPEX, não é possível cravar com exatidão o que de fato o exército pretende receber. Embora o texto acima indique a intenção de obter-se uma plataforma comum para os dois veículos, a depender das ofertas, custos apresentados e outros ditames que atendam ao RO e RTLI dos bdos, pode-se aventar ainda que soluções diferentes destas possam ser ofertadas, mas não necessariamente aceitas, deste que atendam aos proposto naqueles documentos.
Por enquanto, até que se dê conhecimento público aos requisitos, o que se tem em mãos ainda é o que foi publicado anteriormente, mantendo-se os limites de peso, armamento e desempenho alinhados. É sempre bom ficar atento questões semânticas contidas nos documentos oficiais, dado que o "resultado pretendido" pode ser ou não alcançado neste processo. É uma intencionalidade, não uma decisão pronta e irrevogável.
O EB quer saber agora oficialmente quanto lhe vai custar os tais de MMBT para as quantidades pretendidas. E se isso vai caber ou não no seu bolso nos próximos anos. Se notaram, neste processo, as VBC Fuz vem descritas em primeiro, seguidas da VBC CC. Isto, também, quer dizer alguma coisa. E não é mero e simples despropósito de conjugação nominal.
De forma simplista, até agora o que se sabe de potenciais ofertas, dentre os principais concorrentes que atenderiam a premissa acima, são:
Pessoalmente sou de opinião de que colocar todos os ovos dos CC e IFV SL debaixo de um mesmo fornecedor é algo temerário e pouco prudente em relação ao atendimento das nossas necessidades, principalmente olhando o quadro geopolítico mundial.
Mas, como o EB ao que tudo indica está olhando apenas o seu bolso, e nada além, neste processo, por mais que tal conceito MMBT ainda não se tenha provado na prática, e não existam clientes firmes, os riscos de uma compra assim são muito altos e bem claros a meu ver. E isto pode impactar diretamente a operacionalidade da força blindada no longo prazo, por mais que tenhamos logística implantada aqui para sustentar tais bldos.
Vamos ter que aguardar até novembro o próximo passo do exército, dependendo dos resultados obtidos por agora.
Boa sorte para nós. Creio que vamos precisar, e muito.
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Sáb Ago 03, 2024 1:32 pm
por FCarvalho
Re: UM MBT NACIONAL
Enviado: Ter Ago 06, 2024 10:36 pm
por knigh7
Os alemães queriam os nossos Leo1A5 para enviarem para a Ucrânia. Provavelmente os EUA, Reino Unido, Suécia e Itália topariam comprar nossos Leopards.
Isso poderia facilitar bastante a aquisição e acelerá-la e no futuro,mais curto, comprar mais. O problema que eu vejo é o governo que sabe o destino dos nossos CC...