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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 02, 2010 11:24 pm
por Carlos Mathias
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Dom Out 03, 2010 9:10 am
por Marino
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Ter Out 12, 2010 9:44 am
por V.Soares
Olá bom dia a todos do fórum.
Li na net a algum tempo que a marinha estava fazendo pesquisas sobre fibra de carbono. Alguém tem notícias desse projeto? Como andam as pesquisas?
Outra coisa. Como será feita a comunicação entre o SubNuc e a base?
Agradeço pelas respostas.
Valeu!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Ter Out 12, 2010 12:01 pm
por alcmartin
Gente, estou lendo esse livro, co-escrito por Tom Clancy(acho que na vera o outro escreve e ele empresta o nome e fatura
), que descreve a vida e a operação em um SSN-688, o USS Miami.
URL=
http://img836.imageshack.us/i/submarinoq.jpg/]
[/URL]
O livro é bem interessante, mas quando cheguei na parte da propulsão, o reator nuclear...
bom, lá diz que o reator dassa classe usa como combustível o U235, enriquecido a...90%!!
O caso é que os reatores civis usam entre 2 e 5%. Para armas atômicas, de 95 a 98%. Então, de cara, pergunto aos nossos entendidos
, o nosso seria por aí, também ?
E, de cara, deslumbra-se futuros possíveis pepinos quando o submarino chegar...
Digo, referindo-me aquelas campanhas internas/externas contra uma possível nuclearização do Brasil. Mais munição para os chatos internos e malandros externos...
A não ser, que realmente o Brasil seja muiiiito mais bem quisto que o Irã.
PS- mestre Walter, prepare-se: um catupilhão de dúvidas em breve lançarei sobre ti...
Abs!!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 11:53 am
por WalterGaudério
Considerei extremamente relevante e divido com vcs agora.
É um extrato de uma reportagem pré-EURONAVAL executada pela revista T&D. Vou postar apenas o que é pertinente ao tópico.
SBr e SNB
Em Lorient, onde está localizada a recém inaugurada escola de desenhos de submarinos para a MB, foi possível se fazer perguntas ao capitão-de-mar-e-guerra Francisco Antonio de Oliveira Junior, diretor do Escritório Técnico de Desenvolvimento de Submarinos na França, e Luiz Antonio Abdala de Moura, gerente do projeto de engenharia dos submarinos e chefe da equipe brasileira em Lorient. Na escola, especialmente criada para os brasileiros, cerca de 40 engenheiros estão sendo treinados, num programa que terá duração de 18 meses.
No futuro, segundo T&D apurou, a DCNS enviará ao Brasil uma equipe de 15 engenheiros, que passarão a trabalhar no Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo.
Segundo o comandante Oliveira Junior, o SBr terá um sistema de combate específico, desenvolvido de acordo com as necessidades brasileiras. Este sistema não será o SUBTICS, mas sim derivado dele. "Afirmar que o submarino terá o SUBTICS é o mesmo que dizer que o submarino brasileiro é o Scorpène", exemplificou o oficial da MB. Um especialista brasileiro em sistemas de gerenciamento de combate de submarinos, com mais de dez anos de experiência, está em Toulon para participar de todo o processo de desenvolvimento.
Já o submarino nuclear brasileiro (SNB) foi tema de praticamente todas as perguntas de jornalistas estrangeiros, interessados em saber qual será o envolvimento francês no projeto, e também qual seria a sua aplicação no Brasil. Os representantes da MB afirmaram que a França participará apenas da parte não nuclear do SNB, e que este será utilizado para a proteção da costa brasileira. A expectativa é que o reator miniaturizado do SNB já esteja disponível em 2014. Os submarinos estadunidenses da Classe Los Angeles são considerados como um benchmark para o projeto do SNB, que deverá ter um deslocamento entre 6 e 7 mil toneladas, conforme informaram.
Em relação ao projeto do SBr, o comandante Oliveira Junior informou que, até o momento, mais de 200 empresas nacionais foram contatadas pela DCNS para trabalhar em nacionalização e transferência de tecnologia. Ressaltou também que nos contratos assinados com o estaleiro francês, foram incluídas cláusulas prevendo a obrigação da DCNS em substituir equipamentos e sistemas obsoletos nas primeiras unidades do SBr, de modo que toda a frota, quando operacional, acompanhe as evoluções tecnológicas ocorridas entre a entrega da primeira unidade e a da última, de modo a estar no estado-da-arte, em linha com que houver de mais moderno à época.Mísseis da MBDA
A missile house europeia MBDA exibiu a nova versão do SIMBAD-RC, um sistema de defesa antiaérea naval remotamente controlado, apto a enfrentar um variado leque de ameaças, como aeronaves e mísseis antinavio. A plataforma remota é capaz de lançar dois mísseis Mistral 2, controlados por um console operado por apenas uma pessoa, e que também pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de combate do navio.
O Mistral está em operação na Marine Nationale e também em outras 14 forças navais, inclusive a brasileira. Desenvolvido dentro do conceito fire and forget (dispare e esqueça), seu alcance é de cerca de seis quilômetros e massa abaixo de 19 kg. As torretas do SIMBAD-RC têm menos de 350 kg, são giroestabilizadas e adaptadas ao design de novos navios, de características stealth e conceito de embarcações rápidas.
Até o final do ano, um protótipo do sistema estará disponível, com testes sendo iniciados em 2011 num navio de um cliente não divulgado. De acordo com a MBDA, a empresa já respondeu a dez pedidos de propostas de fornecimento.
Outro produto que a MBDA destacou foi o míssil SM-39, versão do tradicional Exocet, lançada por submarinos mesmo mergulhados. Este produto, aliás, tem sido promovido junto à Marinha do Brasil, para operação pelos futuros SBr.
Conhecendo a FREMM
Em Lorient, a DCNS apresentou a primeira unidade da Classe de fragatas franco-italiana FREMM, a Aquitaine, ora em construção (ver T&D nº 121). Com deslocamento de 6.000 toneladas, 108 tripulantes (comparado aos cerca de 250 em navios da mesma categoria atualmente), tem a mais reduzida assinatura acústica em seu tipo, baixos custos de ciclo operacional e um sistema de combate preparado para guerras centradas em rede (NCW). Segundo informações do gerente da DGA responsável pelo projeto, quando em operação, a FREMM deverá ter uma disponibilidade mínima de 3.500 horas em mar, com autonomia de até 45 dias.
Representantes da DCNS destacaram que a FREMM francesa não está finalizada, isto é, continuam a ser incluídas novas capacidades. No momento, está sendo estudada a integração de diferentes sistemas de combate, um hangar para dois helicópteros, entre outras inovações.
A Aquitaine deve ser lançada ao mar no início do próximo verão europeu (inverno no hemisfério sul), e a expectativa é que os testes sejam realizados entre 2011 e 2012. A previsão é que seja entregue à Marine Nationale antes de novembro de 2012. Já a segunda unidade, a Normandie, deve ser lançada no verão europeu de 2012.
Também em Lorient, foi salientada toda a gama de navios de superfície da DCNS, como a família de navios-patrulha oceânicos (OPV) Gowind. O mercado de OPVs é considerado difícil em razão da forte competição, mas o estaleiro europeu acredita ter um produto bastante inovador, com vários diferenciais. Um deles, por exemplo, é a integração com a operação de VANTs e veículos de superfície não tripulados (USV).
Apostando nisso, em maio de 2010, a companhia optou por construir com seus próprios recursos uma Gowind, que será operada pela Marine Nationale. T&D teve a oportunidade de visitar a unidade em construção, que deve ser entregue no final de 2011. O OPV francês terá 90 metros de comprimento, velocidade máxima de 21 nós e alcance de 8.000 milhas náuticas, e será dedicado a ações de natureza policial.
Foi também destacada a Classe de navios de projeção e assalto anfíbio Mistral, com duas unidades em uso na França, e outra recentemente encomendada. Além da versão em produção, com 21 mil toneladas de deslocamento e 199 metros de comprimento, a DCNS revelou outra, de menor porte, de 14 mil toneladas e 169 metros de comprimento, com cinco helipontos, ao invés de seis no modelo de maior porte. Conforme a empresa, várias Marinhas estão requerendo esse tipo de navio. Especula-se, também, que a MB seria uma das interessadas.
Outro produto foi o Brave, um navio de apoio multipropósito com cerca de 30 mil toneladas de deslocamento, 95 metros de comprimento e 28 metros de boca. O modelo, concebido de acordo com os requerimentos da Marinha Francesa e que pode também ser customizado para apoio logístico, é dotado de hangar e capacidade para receber helicópteros de até 15 toneladas.
Como já é tradição em grandes eventos relacionados à alta tecnologia, as empresas de ponta costumam apresentar conceitos futurísticos de novos sistemas. Para a Euronaval 2010, a DCNS destacará o conceito do ADVANSEA, um navio totalmente elétrico e centrado em rede, com 120 metros de comprimento e 4.500 toneladas de deslocamento, proposto para substituir as fragatas da Classe Lafayette. O sistema de armas, que leva em conta o crescimento de ameaças assimétricas e outras, como ataques cibernéticos e guerra de veículos não tripulados, é uma arma elétrica laser.
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 12:19 pm
por alcmartin
A expectativa é que o reator miniaturizado do SNB já esteja disponível em 2014. Os submarinos estadunidenses da Classe Los Angeles são considerados como um benchmark para o projeto do SNB, que deverá ter um deslocamento entre 6 e 7 mil toneladas, conforme informaram.
Vou continuar a ler o livro!!
Abs, mestre!!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 12:38 pm
por WalterGaudério
Gente, estou lendo esse livro, co-escrito por Tom Clancy(acho que na vera o outro escreve e ele empresta o nome e fatura
), que descreve a vida e a operação em um SSN-688, o USS Miami.
URL=
http://img836.imageshack.us/i/submarinoq.jpg/]
[/URL]
O livro é bem interessante, mas quando cheguei na parte da propulsão, o reator nuclear...
bom, lá diz que o reator dassa classe usa como combustível o U235, enriquecido a...90%!!
O caso é que os reatores civis usam entre 2 e 5%. Para armas atômicas, de 95 a 98%. Então, de cara, pergunto aos nossos entendidos
, o nosso seria por aí, também ?
Alcmartin, é isso mesmo, o grau de enriquecimento é altíssimo. Mas isso tem algumas finalidades, a primeira óbvia é que com um grau de enriquecimento deste nível, a vida útil da carga de energia nuclear do reator é extremente durável. permitindo reabastecimentos em intervalos de até 7/8 anos.
E, de cara, deslumbra-se futuros possíveis pepinos quando o submarino chegar...
Digo, referindo-me aquelas campanhas internas/externas contra uma possível nuclearização do Brasil. Mais munição para os chatos internos e malandros externos...
A não ser, que realmente o Brasil seja muiiiito mais bem quisto que o Irã.
Alcmartin nosso reator irá operar com um grau de enriquecimento menos, acredito que 20%
PS- mestre Walter, prepare-se: um catupilhão de dúvidas em breve lançarei sobre ti...
Abs!!
Pode lançar uma salva de torpedos azul. Se eu souber algo, a resposta vai chegar rápido. Sempre as ordens, e viva o Rio Gde do SUL!!!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 4:23 pm
por alcmartin
Salve, mestre!
Aí ninguém poderá reclamar:20% é o permitido até para o Irã. Mas tomara que isso não implique em custos maiores ou uma menor autonomia.
abração!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 7:35 pm
por Francoorp
E isso é por que não estão transferindo tecnologia para o Brasil, a cegueira da ideologia politica faz mal galera !!
Olha o que eu achei... interessante né... é velha,mas tem os nomes dos bois de forma clara e precisa!!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 8:01 pm
por Francoorp
Mudanças no Programa do Submarino !!!
Noticia velha que eu não vi em lugar nenhum !!
Rapaiz, tò ficando quente neste tal de Diario Oficial... ótima fonte de informação!
E tem gente que ainda diz que não vale nada!!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 8:40 pm
por Franz Luiz
"...... foram incluídas cláusulas prevendo a obrigação da DCNS em substituir equipamentos e sistemas obsoletos nas primeiras unidades do SBr, de modo que toda a frota, quando operacional, acompanhe as evoluções tecnológicas ocorridas entre a entrega da primeira unidade e a da última, de modo a estar no estado-da-arte, em linha com que houver de mais moderno à época. ........"
A MB realmente caprichou nas exigências e no contrato. Fantástico. Assim cria-se um dispositivo
para deixarmos de ser o país do "no MLU".
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 8:45 pm
por Bender
Gostaria de agradecer a todos,que deram uma força para o famoso trabalho da feira de ciencias da minha magrela,entre 33 trabalhos foi um dos 3 com nota dez,professores que coordenaram os outros trabalhos ficaram surpresos e parabenizaram pelo tema, muitos pais de alunos também,ficou muito legal para o nível colegial,muitos pararam para assistir os filmes inteiros,muita gente sequer sabia que tudo isso estava em curso. Foram exibidos dois filmes,um sobre o Fortsub colocado pelo Marino e uma reportagem da globo colocada pelo grande campograndense Gerson Victório no youtube. 3 dias antes resolvi fazer uma nova maquete eu mesmo para eles,se a minha falta de senso aumentar,colocarei uma foto do primeiro reator nuclear feito com bule de vidro de cafeteira elétrica e motor de fonte de alimentação de pc,o eixo foi feito com canudo de lanchonete,tudo isso abrigado no primeiro casco inteiramente nacional de botijão de água de 5 litros pintado de preto fosco.
Meu muito obrigado a todos,a garotada pediu que eu agradecesse pessoalmente a todos voces!
Grande abraço!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 8:50 pm
por Marino
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 8:57 pm
por Carlos Mathias
Aêêêêêêh paizão, parabéns à menina!!!!
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Enviado: Sáb Out 16, 2010 9:00 pm
por Bolovo
Ôôô... nos faz esse favor e nos mostre essa transferência de tecnologia aí. Casco feito com botijão de água é novidade pro mundo.