TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32101 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 25, 2010 10:57 pm

Olha, eu duvido que a Rússia não entregava antes prá nós em troca de um bom contrato + PAK. :x




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32102 Mensagem por kirk » Seg Jan 25, 2010 11:28 pm

bcorreia escreveu:
kirk escreveu:
NINGUÉM DESMENTIU !

A única "nota" da FAB foi para corrigir o que estava errado na notícia, "que ainda não havia entregue o relatório" ... sabe porque ela emitiu a nota? Porque ela REALMENTE não havia entregue o definitivo e isso "implicaria" que o Jobim estivesse mentindo e ainda que o "vazamento" poderia ter ocorrido através do Jobim ... a única notícia corrigida foi essa!

Que o Rafale ficou em 3º na avaliação NÃO FOI DESMENTIDO, nem pela FAB nem pelo Governo Brasileiro, nem Nelson Jobim, nem Lula e não foi somente o PREÇO o problema, foi ToT e também que a Embraer NÃO QUER ENTRAR NA EMPREITADA do Rafale o vice Presidente para assuntos Militares da Embraer, que participou da avaliação, já disse públicamente que a proposta não é boa, e o Brasil não se interessa em fabricar "peças" do Rafale, MUITO MENOS queremos fabricar aviões "SOB-LICENÇA" de quem quer que seja.

O Rafale, ficou em último, na laterna, na rabeira, o pior, ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS se o Rafale vencer vai ser "somente" politicamente (leia-se politicagem), no "tapetão" entendem? Na avaliação técnica não deu pra ele, ficou na BERLINDA !

Gostaria de saber que parte do "Rafale ficou na LANTERNA no relatório da FAB" vocês não entenderam ou tem dúvidas?

Sds
kirk
Então por favor, explique uma coisa.

Se os EUA são sempre os mais problemáticos em transferir tecnologia e em embarreirar componentes, inclusive isso sendo uma das preocupações com relação ao avião da Boeing, como que o F18 ficou na frente do Rafale, se o preço não foi o único a ser considerado nesse ranking?
Prá vc ver o "NIVE" da trasf de tecno proposta pela França!, ou seja após a 37ª célula daqui a 10 anos isso se optarmos por + Rafales

Sds
kirk




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32103 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 25, 2010 11:32 pm

Kirk, acho que não é isso não. Tenho 99% de certeza aliás.
Alguém poderia colocar o link, mas a partir da 7º célula começará a nacionalização de componentes, se assim quiser o Brasil.




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32104 Mensagem por kirk » Seg Jan 25, 2010 11:34 pm

WalterGaudério escreveu:
ELSONDUARTE escreveu:Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Lula fecha questão para a compra de 36 caças Rafale bem mais caros, e não teme retaliação dos EUA
Edição do Alerta Total - http://www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

O chefão-em-comando Lula da Silva pode oficializar a qualquer momento (que lhe for mais conveniente) a sua decisão já tomada de comprar 36 caças franceses Rafale, gradualmente, para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira. Lula prefere apostar nos benefícios de uma estratégia maior de defesa, no valor de bilhões de dólares, com a França. Além do avião, a indústria bélica francesa montará helicópteros e submarinos no Brasil.

A resolução final de $talinácio vazou nas atentas antenas parabólicas do Detrito Federal. A decisão final teria sido baseada em um “relatório” que lhe seria entregue pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, antes de partir para uma reunião da indústria bélica em Jerusalém, Israel. Respaldado por Jobim, Lula deixa claro a vários interlocutores que não teme retaliações políticas dos Estados Unidos, por optar pela parceria com a França.

Pelo acordo, os aviões começam a ser construídos a partir de 2013. Das 36 aeronaves que deverão ser vendidas na primeira etapa do projeto FX-2, as seis primeiras serão produzidas na França, quase que de forma integral com peças francesas. A partir da sétima unidade, os franceses prometem que a linha de montagem seria transferida ao Brasil. Aqui os Rafale seriam produzidos sob licença pela Embraer.

A Dassault têm 0,9% das ações da empresa brasileira. Os franceses acenam com benefícios e novos componentes técnicos para o projeto da Embraer de construir um avião de carga, o KC-390. No caso dos Rafale, tecnologias sensíveis, como os sistemas de comando de voo digitais (DFCS), softwares, sistemas de autoproteção por infravermelho, seriam repassadas. Parceiros da Dassault - a Thales e a Snecma – também repassariam ao Brasil os módulos das antenas ativas do sistema do Eletronic Scanning Radar e a cadeia de manutenção dos motores.

Assim que Lula confirmar o meganegócio, será a primeira venda internacional do Rafale. A venda ao Brasil é considerada fundamental para reerguer a Dassault Aviation – bastante afetada pela crise (da marolinha). A empresa é controlada pela EADS – que tem 46,32 por cento das ações, enquanto a holding familiar Marcel Dassault detém 50,55 por cento.

Até a lucrativa parceria com $talinácio, a Dassault não tinha conseguido vender seus caças fora da França. Perdeu para os americanos na Holanda em 2001, na Coreia do Sul em 2002, em Cingapura em 2005, e até no Marrocos (ex-colônia francesa) em 2007. A grande dúvida entre especialistas aeronáuticos é se o Rafale não é desnecessariamente potente e caro para as necessidades do Brasil.

Também não existe clareza sobre o preço de cada Rafale. Pode variar entre 64 milhões de euros e 70 milhões de euros, sem contar o custo do desenvolvimento do avião. Outras estimativas indicam um preço de 138 milhões de euros por aparelho. Comparado a aviões rivais, como o de fabricação sueca Gripen NG, da Saab, considerado cerca de 30 a 50 mais caro. O F-18, da Boeing, também seria mais barato que o Rafale.

O primeiro Rafale alçou vôo em 1996 e hoje ele está disponível em três versões. A Aeronáutica francesa começou a usar os Rafale em 2006, com atraso de 10 anos depois da concepção do protótipo. Até 2021, as Forças Armadas francesas terão 294 caças Rafale (234 da Aeronáutica e 60 da Marinha). O custo do programa Rafale, na França, era estimado em 39,6 bilhões de euros (valores de janeiro de 2008).
$talinácio é phoda!!!! :mrgreen: :mrgreen: [003] [003] [003] by PNDH 3 [024] [024]
""Lula fecha questão para a compra de 36 caças Rafale bem mais caros, e não teme retaliação dos EUA ""

A velha tática COMUNA de amaldiçoar os Gringos para JUSTIFICAR as cagadas, by Cháves! :mrgreen:

Sua Santidade Lula, ESSA CONVERSINHA MOLE NÃO COLA, de fato gringos não vão retaliar ninguém por causa de 36 aviões (sic), se eu fosse Vossa Santidade me preocuparia mais com a reação INTERNA.

Sds
kirk




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32105 Mensagem por Marino » Seg Jan 25, 2010 11:35 pm

36??????????????????????????




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32106 Mensagem por kirk » Seg Jan 25, 2010 11:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Kirk, acho que não é isso não. Tenho 99% de certeza aliás.
Alguém poderia colocar o link, mas a partir da 7º célula começará a nacionalização de componentes, se assim quiser o Brasil.
De fato Carlos, existe a mensão de "montagem" no Brasil a partir da 8ª célula, porém com a seguinte ressalva "se a indústria brasileira "comportar" a absorção das novas tecnologias", pergunto: e quem vai determinar se a ind nacional tem ou não capacidade de absorção de tecnologia? Amigo, em cima dessa ressalva, se não quizerem, não tranferem tecnologia nem de um parafuso do "Super Dispendioso".

Sds
kirk




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32107 Mensagem por Penguin » Seg Jan 25, 2010 11:52 pm

Túlio escreveu:
Mapinguari escreveu: Acho esse tipo de coisa algo muito bobo. Para não dizer mais nada.

É só sarro. Podias devolver escrevendo PAK-FA no outro aviãozinho... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Aproveitando os momentos sarristicos... :lol:
BRASIL-FRANÇA
Marchinha do Rafale
domingo, 24 de janeiro de 2010 | 15:40



Qualquer semelhança é mera coincidência.

Aviso ao contribuinte: o vídeo foi retirado do filme Entrei de Gaiato.

Por Antonio Ribeiro




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Jobim/Saito:Viagem EUA , jogada de mestre?????...

#32108 Mensagem por marcelo l. » Ter Jan 26, 2010 12:05 am

Wolfgang escreveu:OLHEM A CARA DO JAPA DE FELICIDADE! AH, RAFINHA.... :twisted:


Imagem

Lendo o tópico desde o começo o saito parecia ter uma preferencia??




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32109 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 12:15 am

Arruma uma foto dele comendo uma bela picanha numa churrascaria que eu vou dizer que o ganhador do FX é um boi. :roll: :lol:




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32110 Mensagem por kirk » Ter Jan 26, 2010 12:29 am

gaitero escreveu:
kirk escreveu: Olá Cláudio,

Leio frequentemente o Poder Aéreo e acho bastante dinâmico e informativo!

Muito Oportuna a matéria, pois, os EC-725, segundo informações já postadas aqui, foi "fechado" a mais de um ano e ninguém da FAB quer assinar o contrato definitivo.

Há entre os foristas (ou moderador, não me lembro) a afirmação de que os contratos definitivos do FX-2, ter que conter OBRIGATÓRIAMENTE a assinatura da FAB, isso explica muita coisa, entre elas, o porque não foi anunciado a vitória do Rafale.

Se a informação estiver correta, terá que haver CONSENSO entre FAB e Gov. Fed. para a efetiva concretização da compra.

Sds
kirk
Meu deus...

Sem mais comentários...
gaitero, não entendi sua crítica, talves minha inteligência não seja boa o bastante para captar seus profundos pensamentos!

Em tempo, vc também lê o poder aéreo?

Sds
kirk




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32111 Mensagem por Justin Case » Ter Jan 26, 2010 12:30 am

kirk escreveu:
Prá vc ver o "NIVE" da trasf de tecno proposta pela França!, ou seja após a 37ª célula daqui a 10 anos isso se optarmos por + Rafales

Sds
kirk
Kirk,
No meu entender, transferência de tecnologia pouco ou nada tem a ver com a transferência dos trabalhos de montagem para o Brasil.
Embraer já é montadora desde os tempos do AT-26 Xavante (1968?).
A fabricação de peças e equipamentos também não tem relação com a montagem. Pode começar antes ou depois; ser realizada aqui para o Brasil e para a França (algumas partes) ou só lá na França (outras).
Uma das opções ofertadas foi iniciar a montagem aqui a partir da 7ª célula. Isso para não atrasar as entregas.
Se for necessário fazer diferente, não deve haver problema. É questão de ajuste para as condições que melhor atendam à necessidade da FAB.
Isso é o que foi anunciado e comentado.
Abraço,

Justin




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32112 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 12:32 am

Enquanto isso no EB, mais um lote de Leo à vista.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32113 Mensagem por Justin Case » Ter Jan 26, 2010 12:34 am

Editado por ter sido duplicado.
Justin




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32114 Mensagem por Mapinguari » Ter Jan 26, 2010 12:41 am

Carlos Mathias escreveu:Kirk, acho que não é isso não. Tenho 99% de certeza aliás.
Alguém poderia colocar o link, mas a partir da 7º célula começará a nacionalização de componentes, se assim quiser o Brasil.
Pela proposta francesa, os seis primeiros aviões serão totalmente construídos na França e serão entregues no tyerceiro anos após a assinatura do contrato (2013?), seguidos por mais cinco ou seis montados no Brasil no quarto ano (2014) e mais dois lotes com os aviões restantes, em 2015 e 2016, com crescente participação da indústria nacional (acho que não supera 40% de componentes estruturais, IMHO). Portanto, os 36 aviões da encomenda inicial estariam no Brasil até 2016.
Se vierem os lotes adicionais, aí sim, deve haver incremento na participação brasileira.
Mas o que eu quero saber é quanto à integração do MAR-1, A-Darter, futuro BVR e bombas guiadas nacionais. Aí é que eu vou querer ver a disposição e boa vontade francesa em transferir conhecimentos sobre o avião.




Mapinguari

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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32115 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 26, 2010 12:43 am

Basta o contrato. Não é isso que se diz?




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