Penguin escreveu:Lima,Carlos Lima escreveu: Eu não sei de nada amigo,
O que eu sei foi que o MU estava negociando um acordo com os russos e a short-list foi anunciada antes disso. Esse acordo de salvaguardas ajudaria em muito a proposta que seria feita pelos russos.
Então não acho que é correto você afirmar que isso nasceu da cabeça do PP.
O que posso dizer sim, é que ele foi um que desde aquela época ficou absolutamente revoltado com o fato de termos perdido a oportunidade de pelo menos "aumentar o nível" das propostas do F-X.
Na boa, até porque ele não está aqui para se defender dessa sua "novidade".
Mas voltando ao dia de hoje... e aí? Você acha que o F-X tem que ser escolhido baseado nesses 3 que estão aí depois de quase 5 anos?? Ou você acha que olhando pela janela o mundo lá fora pode apresentar novas oportunidades?
[]s
CB_Lima
Com relação ao FX2, eu acho que a coisa ficou complicada.
Vejamos:
- Há uma necessidade urgente.
- Se o FX2 fosse decidido até dezembro/2013, um contrato não seria fechado com menos de um ano de negociações (perde-se 2014), sendo realista com base no que ocorre no mundo.
- A 1a aeronave não seria entregue em menos de 3 anos, ou seja, a FAB começaria a receber o 1o FX2 no início de 2018!
Se o FX2 acabasse em dezembro de 2013 e se começasse um FX3, quanto tempo levaria o processo para solicitar propostas aos fabricantes, recebê-las, analisá-las e decidir por uma? 1 ano?!
Supondo que leve milagrosamente um ano e em plena eleições, o caça vencedor seria anunciado em dezembro/2014. Depois some mais 1 ano de negociações e lá se foi 2015. Com muita sorte e contando com 3 anos para o recebimento da 1a unidade, em 2019 a FAB estaria recebendo o FX3. Como em ano eleitoral é improvável que algo ocorra e no 1o ano de governo se espera ajustes e cortes, atrasa-se assim o processo em 2 anos; e a FAB só veria o FX3 em 2021!
Na minha opinião, a situação menos pior seria que o FX2 fosse decido este ano.
Caso contrario, será inevitável um novo tampão.
E no caso do cancelamento do FX2, torcer para que o FX3 não leve tanto tempo.
Outra opção seria adquirir um "bom tampão" que dure um bom tempo e desenvolver o FX3 com "calma".
Com tanto atraso, tudo ficou muito mais difícil.
[]s
Seguindo está linha de raciocínio que em minha opinião o Gripen-NG esta fora. Se os outros dois concorrentes as entregas ficariam para 2018, imagina o Gripen-NG que ainda não tem protótipo nem linha de produção.